Bem vindo, Carlos.
Realmente, para uso contínuo em estradas de terra, o EcoSport (como qualquer carro feito para uso urbano) precisa de atenção especial na manutenção da suspensão.
Eu rodo frequentemente por estradas de terra, então já me acostumei a trocar batentes de amortecedores traseiros, bieletas e buchas diversas.
Aliás, as bieletas com defeito costumam gerar muitos ruídos na suspensão dianteira. Já coloquei as originais, que são muito caras, mas as da Cofap custam cerca de 1/3 do preço e tem duração similar.
No encaixe dos bancos traseiros e na tampa traseira convém aplicar algumas voltas de fita isolante. Isso ajuda a reduzir drasticamente os ruídos causados pelo contato dos metais.
Outro cuidado que tenho é diminuir a calibragem dos pneus. Com 27 a 28 libras/pol2 o carro roda mais macio e ainda pode ser utilizado no asfalto.
Mas se não pegar asfalto, pode rodar com 25 ou 26 libras (e recalibrar quando for para o asfalto) e poupar a suspensão e as costas, rsrsrs.
Em areia muito fofa já rodei com 20, 22 libras. Mas neste caso parava para calibrar na primeira oportunidade. Se pegasse qualquer trecho de asfalto ia no máximo a 60 km/h.
Mas o melhor mesmo foi quando comprei meu próprio calibrador portátil (R$ 50,00 - dica do colega Zanetti). Daí pude ficar mais à vontade para controlar a pressão dos pneus.
Comprei também um medidor de pressão digital (R$ 25,00), que é mais preciso e ajuda a verificar a pressão adequada a cada situação.
Abs