EcoSport Club

Fórum de discussões sobre o Ford EcoSport


Olá pessoal, caso queiram participar do grupo de whatsapp, basta deixar o seu número no tópico WhatsApp. https://ecosportclub.forumeiros.com/t2104-whats-app-ecosport?highlight=whatsapp

2003

2003



1ª Geração

Modelos

  • 1.0 XL supercharger - gasolina
  • 1.6 XL - gasolina
  • 1.6 XLS - gasolina
  • 1.6 XLT gasolina

Veja as fichas técnicas dos modelos 1.0 XL e 1.6 XL:

FICHA TÉCNICA - 1.0 XL
CARROCERIA
Tipo Utilitário esportivo
Carroceria Monobloco
Capacidade de passageiros 5
SISTEMA ELÉTRICO
Diagnóstico Via comunicação CAN HS (High Speed)
Alternador 90 A
Bateria 12 V, 43 Ah, 390 CCA
MOTOR
Zetec RoCam Supercharger, dianteiro, transversal, 1.0 litros, 4 cilindros em linha, 8 válvulas; gasolina
Número de válvulas por cilindro 2; SOHC (comando simples no cabeçote)
Diâmetro x curso 68,68 x 67,40 mm
Cilindrada 998 cm3
Potência máxima (cv / rpm) 95 / 6.000
Torque máximo (kgfm / rpm) 12,64 / 4.250
Taxa de compressão 8,2
Sistema de alimentação Injeção eletrônica multiponto seqüencial, com compressor mecânico e resfriador de ar
Módulo de controle eletrônico Black Oak
TRANSMISSÃO
Ford IB5, mecânica, 5 marchas à frente e uma à ré; tração dianteira
Relação das marchas
1a marcha - 3,85
2a marcha - 2,29
3a marcha - 1,52
4a marcha - 1,11
5a marcha - 0,88
Ré - 3,62
Redução do diferencial 4,56
DIREÇÃO
Tipo pinhão e cremalheira com assistência hidráulica
Diâmetro máximo de esterçamento 10,0 m
Voltas batente a batente 2,97
EMBREAGEM
Acionamento hidráulico
SUSPENSÃO
Dianteira Tipo McPherson, independente, com braços em A inferiores e buchas horizontais, montados em quadro auxiliar. Molas helicoidais com compensação de carga lateral e amortecedores pressurizados com “stop” hidráulico. Barra estabilizadora de 18 mm independente, com buchas antideslizantes. Isolação do amortecedor “dual path”.
Traseira Tipo “twist-beam” (eixo de torção), semi-independente, com correção de convergência em curvas. Molas montadas sob assoalho e amortecedores pressurizados. Isolação do amortecedor traseiro com montagem externa à carroceria e tipo “dual path"
FREIOS
Dianteiros discos sólidos ventilados, diâmetro 258/22 mm
Traseiros tambores, com 203,2 mm de diâmetro (8 polegadas) com ajuste milimétrico de folga de lona/tambor
Atuação Cilindro-mestre em circuito diagonal X, atuador (booster) com 9" de diâmetro
RODAS / PNEUS
6,0 x 15 polegadas, de aço com calota integral - Cinturato P4 da Pirelli / 205/65 R 15
CAPACIDADE DO PORTA-MALAS
296 litros / 712 (com banco rebatido)
TANQUE DE COMBUSTÍVEL
45 litros
DIMENSÕES EXTERNAS
Comprimento 4.228 mm
Largura 1.734 mm (com espelhos
Altura 1.622 mm (com bagageiro até o teto
Distância entre-eixos 2.490 mm
Bitola dianteira 1.484 mm
Bitola traseira 1.446 mm
DIMENSÕES INTERNAS
Espaço para ombros dianteiro 1.430 mm
Espaço para pernas dianteiro 1.050 mm
Espaço para cabeça dianteiro 1.007 mm
Espaço para ombros traseiro 1.346 mm
Espaço para pernas traseiro 952 mm
Espaço para cabeça traseiro 989 mm
Espaço para joelhos traseiro 38 mm
FORA-DE-ESTRADA
Ângulo de entrada 28º
Ângulo de saída 34º
Altura livre do solo 200 mm
DESEMPENHO
Velocidade máxima 157 km/h
Aceleração de 0 a 100 km/h 14,8 s
Retomada de velocidade em 4a marcha, 50 a 100 km/h 18,5 s
CONSUMO CIDADE / ESTRADA (km/l) (Norma NBR 6601)
10,9 / 13,4
CONSUMO SIMULADO (km/l) para tráfego
Urbano pesado 7,0
Suburbano 11,7
CARGA ÚTIL
450 kg
PESO
1.200 kg
PESO BRUTO TOTAL
1.650 kg
SEGURANÇA Carroceria com célula de sobrevivência e zonas de deformação programada, barras de proteção lateral, cintos de segurança de três pontos, e sistema antifurto PATS de imobilização do motor. Bolsa inflável para o motorista opcional.
PRINCIPAIS EQUIPAMENTOS DE SÉRIE
- Acabamento lateral no compartimento de carga com porta-objetos
- Ajuste de altura do banco do motorista
- Antena e fiação para som
- Aquecedor
- Aviso sonoro de farol aceso
- Banco traseiro bipartido 60/40
- Barras de proteção lateral
- Calotas integrais
- Coluna de direção com ajuste de altura
- Compartimento para carga sob o banco do passageiro dianteiro
- Console central integral
- Conta-giros
- Desembaçador do vidro traseiro
- Direção hidráulica
- Espelho de cortesia para o motorista e passageiro
- Espelho retrovisor com controle manual
- Ganchos para reboque dianteiro e traseiro
- Imobilizador antifurto PATS
- Limpador/lavador do vidro traseiro
- Luz de cortesia frontal e no compartimento de carga
- Pára-choque traseiro com apoio para os pés
- Pneus 205/65 R15
- Porta-sacola no porta-luvas
- Relógio digital
- Saídas de ar com acabamento em aço escovado
- Vidros verdes
OPCIONAIS
- Alto-falantes e CD player básico ou com viva-voz para telefone celular, que podem ser instalados na Rede de Distribuidores Ford
- Ar condicionado
- Bolsa inflável para o motorista
- Protetor de cárter

Fonte: http://www.vrumm.com.br


FICHA TÉCNICA - 1.6 XL
CARROCERIA
Tipo Utilitário esportivo
Carroceria Monobloco
Capacidade de passageiros 5
SISTEMA ELÉTRICO
Diagnóstico Via comunicação CAN HS (High Speed)
Alternador 90 A
Bateria 12 V, 36 Ah/270 CCA (sem ar condicionado), 43 Ah/390 CCA (com ar condicionado)
MOTOR
Zetec RoCam, dianteiro, transversal, 1.6 litros, 4 cilindros em linha, 8 válvulas; gasolina; naturalmente aspirado
Número de válvulas por cilindro 2; SOHC (comando simples no cabeçote); bloco em ferro fundido; cabeçote e cárter em alumínio
Diâmetro x curso 82,07 x 75,50 mm
Cilindrada 1.596 cm3
Potência máxima (cv / rpm) 98 / 5.250
Torque máximo (kgfm / rpm) 14,37 / 4.250
Taxa de compressão 9,5
Sistema de alimentação Injeção eletrônica multiponto seqüencial
Módulo de controle eletrônico Black Oak
TRANSMISSÃO
Ford IB5, câmbio manual de 5 marchas (5 á frente e uma à ré); tração dianteira
Relação das marchas
1a marcha - 3,58
2a marcha - 1,93
3a marcha - 1,41
4a marcha - 1,11
5a marcha - 0,88
Ré - 3,62
Redução do diferencial 4,25
DIREÇÃO
Tipo pinhão e cremalheira com assistência hidráulica
Diâmetro máximo de esterçamento 10,0 m
Voltas batente a batente 2,97
EMBREAGEM
Acionamento hidráulico
SUSPENSÃO
Dianteira Tipo McPherson, independente, com braços em A inferiores e buchas horizontais, montados em quadro auxiliar. Molas helicoidais com compensação de carga lateral e amortecedores pressurizados com “stop” hidráulico. Barra estabilizadora de 18 mm independente, com buchas antideslizantes. Isolação do amortecedor “dual path”.
Traseira Tipo “twist-beam” (eixo de torção), semi-independente, com correção de convergência em curvas. Molas montadas sob assoalho e amortecedores pressurizados. Isolação do amortecedor traseiro com montagem externa à carroceria e tipo “dual path"
FREIOS
Dianteiros discos sólidos ventilados, diâmetro 258/22 mm
Traseiros tambores, com 203,2 mm de diâmetro (8 polegadas), ajuste milimétrico de folga de lona/tambor
Atuação Cilindro-mestre em circuito diagonal X, atuador (booster) com 9" de diâmetro
RODAS / PNEUS
6 x 15 polegadas, de aço com calota integral - Cinturato P4 da Pirelli / 205/65 R 15
CAPACIDADE DO PORTA-MALAS
296 litros / 712 (com banco rebatido)
TANQUE DE COMBUSTÍVEL
45 litros
DIMENSÕES EXTERNAS
Comprimento 4.228 mm
Largura 1.734 mm (com espelhos
Altura 1.622 mm (com bagageiro até o teto
Distância entre-eixos 2.490 mm
Bitola dianteira 1.484 mm
Bitola traseira 1.446 mm
DIMENSÕES INTERNAS
Espaço para ombros dianteiro 1.430 mm
Espaço para pernas dianteiro 1.050 mm
Espaço para cabeça dianteiro 1.007 mm
Espaço para ombros traseiro 1.346 mm
Espaço para pernas traseiro 952 mm
Espaço para cabeça traseiro 989 mm
Espaço para joelhos traseiro 38 mm
DESEMPENHO
Velocidade máxima 160 km/h
Aceleração de 0 a 100 km/h 13,4 s
Retomada de velocidade em 4a marcha, 50 a 100 km/h 15,6 s
CONSUMO CIDADE / ESTRADA (km/l) (Norma NBR 6601)
11,6 / 14,3
CONSUMO SIMULADO (km/l) para tráfego
Urbano pesado 7,5
Suburbano 11,8
FORA-DE-ESTRADA
Ângulo de entrada 28º
Ângulo de saída 34º
Altura livre do solo 200 mm
CARGA ÚTIL
450 kg
TRACIONAMENTO DE CARGA
400 kg
PESO
1.186 kg
PESO BRUTO TOTAL
1.650 kg
SEGURANÇA
Carroceria com célula de sobrevivência e zonas de deformação programada, barras de proteção lateral, cintos de segurança de três pontos, bolsas infláveis para o motorista e passageiro e sistema antifurto PATS de imobilização do motor.
PRINCIPAIS EQUIPAMENTOS DE SÉRIE
- Acabamento lateral no compartimento de carga com porta-objetos
- Ajuste de altura do banco do motorista
- Antena e fiação para som
- Aquecedor
- Aviso sonoro de farol aceso
- Banco traseiro bipartido 60/40
- Barras de proteção lateral
- Calotas integrais
- Coluna de direção com ajuste de altura
- Compartimento para carga sob o banco do passageiro dianteiro
- Console central integral
- Conta-giros
- Desembaçador do vidro traseiro
- Direção hidráulica
- Espelho de cortesia para o motorista e passageiro
- Espelho retrovisor com controle manual
- Ganchos para reboque dianteiro e traseiro
- Imobilizador antifurto PATS
- Limpador/lavador do vidro traseiro
- Luz de cortesia frontal e no compartimento de carga
- Pára-choque traseiro com apoio para os pés
- Pneus 205/65 R15
- Porta-sacola no porta-luvas
- Relógio digital
- Saídas de ar com acabamento em aço escovado
- Vidros verdes
OPCIONAIS
- Alto-falantes e CD player básico ou com viva-voz para telefone celular, que podem ser instalados na Rede de Distribuidores Ford
- Ar condicionado
- Bolsa inflável para o motorista
- Protetor de cárter
Fonte: http://www.vrumm.com.br

Pesquisas: Josimar Medeiros, Gato Guga, Igor Eduardo, Zanetti, Dolphim, Phill Lima