Olá,
Marcos.
Bem vindo ao fórum. Pelo visto, você sabe o que quer, pois não abre mão da Eco
4WD. Sem dúvida será uma excelente aquisição.
Em geral quem fala mal do EcoSport (até 2012) é porque
não conhece o carro. Como ele é o maior sucesso de vendas em SUV no Brasil, é muito famoso e sempre tem alguém que fala mal sem ter o mínimo conhecimento de causa.
Há raras exceções: o sujeito que compra um EcoSport e tem o azar de ganhar graves defeitos de fábrica, como pode ocorrer com qualquer produto. Ou ainda os que compram usado e o dono anterior (ou mesmo o novo dono) não investe nada em manutenção e acha que o carro vai durar para sempre sem o mínimo de investimento...
E há os que podem comprar um carro de
categoria superior - claro que o Eco está longe de ser o melhor carro - ele representa o melhor custo/benefício em sua categoria!
E ainda tem os que compram um carro com quase uma tonelada e meia, centro de gravidade elevado, pneus
off-road altos e largos e aerodinâmica de SUV - e querem o consumo de um UNO duas portas sem A/C...
Chegamos então nesta questão -
consumo - Quem sempre teve carro 1.0 sem A/C e DH e fazia 10 km/L na cidade e 16 km/L na estrada vai reclamar mesmo...
Mas quem tem um IX35 (p. ex.), que faz 4 na cidade e 7 na estrada e pega um Eco que faz 8,0 na cidade e 13,0 na estrada vai achar que está no céu...
Se seu maior interesse é consumo, faça como minha esposa e troque o Eco por um
Smart - fizemos 24,5 km/L na primeira viagem (
https://ecosportclub.forumeiros.com/t3644-ecosport-xlt-1-6-2008-vendido-air-bag-duplo-bancos-de-couro-pb).
Mas se a aventura está no seu DNA e por isso quer um
4x4 -
pegue o Eco e seja feliz! Já tenho o meu há quatro anos e é só alegria!