EcoSport Club

Fórum de discussões sobre o Ford EcoSport


Olá pessoal, caso queiram participar do grupo de whatsapp, basta deixar o seu número no tópico WhatsApp. https://ecosportclub.forumeiros.com/t2104-whats-app-ecosport?highlight=whatsapp

Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

Consumo de combustível

Ir à página : Anterior  1 ... 11 ... 18, 19, 20 ... 26 ... 33  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo  Mensagem [Página 19 de 33]

#1
 Alfredo Carlos

avatar
Membro Advanced
Membro Advanced
Relembrando a primeira mensagem :

Pedido a todos os parceiros do Forum,
Informem sobre o consumo de seus carros, quem roda com etanol, gasolina ou GNV, cambio manual ou automatic.
Hoje estou rodando apenas na gasolina, pago na comum em média R$2,69, as vezes rola promoção de aditivada por R$2,59. O consumo estava sempre entre 7Km p/l, hoje em uso misto (cidade e vias expressas consigo entre 8 e 9km p/l, na estrada o máximo que conseguí foi 11 km p/l sempre entre 100 e 140 km p/h.
Mandem suas experiências quem sabe consigo melhorar o consumo.
Abraços
Alfredo


#451
 kamikhazi

kamikhazi
Membro
Membro
ae galera, sou novo aqui....Tenho uma xlt 2.0 aut flex 09, comprei com 66mil km.

eu vi este site, onde se escolhe ano, modelo do veículo e vai postando os valores de consumo, achei interessante.

http://www.gastop.com.br/consumo/ford/ecosport

#452
 efemota

efemota
Administrador
Administrador
Acessei o o site, muito bacana.



EcoSport FreeStyle 1.6 2009 Prata Enseada

#453
 Zé Carlos

Zé Carlos
Membro Sênior
Membro Sênior
Também achei bem interessante o site.

#454
 Pablo Nascimento

Pablo Nascimento
Membro Jr
Membro Jr
Acessei também o site, pena que ninguém postou as médias ainda. Estou querendo melhorar meu consumo.

#455
 Ivan Mourão

avatar
Iniciante
Iniciante
Olá, amigos
Tinha uma Eco 2007-1,6 - que já havia comprado em 2010 e troquei por outra 2011/2011-2a.mão, com 34.000 km, em abril/2013.A 2007 já era economica.A 2011 depois de pegar estradas ,hoje tenho a média de consumo de gasolina===> com 77 litros de gasolina-rodei 950 km o que dá uma media de 12.33 km por litro.
Nesse percurso total, estão incluidos alguns kms, dentro da cidade ,com paradas em farol, cruzamentos e marcha lenta e sem A/C ligado.Eu e minha esposa, com algumas bagagens.Marcha na média de 100/115 km, por hora.Acredito que se fizer só em estradas livres nesses parametros conseguirei fazer uns 14 km por litro, no minimo.Irei pegar estrada novamente em breve e deverei usar sómente etanol e voltarei para dar o consumo.
Quanto ao consumo da cidade deve estar em torno de 7,5 a 8 p/litro.Estou muito satisfeito com o resultado.
Espero ter ajudado.Um abraço a todos.
Ivan Mourão

#456
 Josimar

Josimar
Diamond Titanium
Diamond Titanium
Boas médias, Ivan.

Suas médias estão muito similares às minhas: 12,5 km/L na estrada e 7,5 km/L na cidade (Gasolina - Eco 1.6 2008).

Nas últimas semanas resolvi testar o etanol. Na estrada 9,5 km/L e cidade 5,9 km/L. No meu Estado não vale a pena. Usei só mesmo para aferir as médias e para "limpar" o sistema, uma vez que há uma discussão sobre o fato do etanol ser corrosivo e deste modo ajudar na manutenção de um carro flex que só usa gasolina. De vez em quando abasteço com etanol.

Abs

#457
 brunoaggrassi

avatar
Iniciante
Iniciante
Já ouvi muita gente reclamando do consumo da Ecosport, mas não concordo. Acho ótimo.

Tenho uma Ecosport XLS 1.6 Flex, ano 2006, com 38.000 km. Resido em São Paulo e eventualmente uso o carro para trabalhar (geralmente uso uma moto). Sempre com trânsito, sempre em horário de pico. Também costumo andar pelo meu bairro à noite, mas tem trânsito movimentado, além de ser cheio de lombadas, com constante anda-e-pára. Tiro a média de consumo a cada abastecimento. Informação importante: rodo 100% com álcool. Pude constatar o seguinte:

Na cidade o consumo fica entre 7,5 km/l a 8,0 km/l (álcool).

Na última semana que utilizei o carro para trabalhar, com trânsito muito pesado, achei que o consumo iria pro espaço. Qualquer um pensaria isso em uma semana de trânsito parado por protestos na cidade. Que nada! Fez 8,2 km/l (também no álcool). Umas duas vezes consegui fazer média de 10 km/l aqui na cidade, mas sem trânsito. Na estrada não consegui fazer mais de 14 km/l.

Acho que é um carro bastante econômico se levar em consideração que tem motor 1.6, ótimo torque em baixa rotação e ágil em acelerações. Alguns amigos que possuem carro 1.0 invejam o consumo do meu.

Cheguei a rodar somente com gasolina, mas o consumo ficou quase igual ao do álcool. Além do que, teve uma grande desvantagem: o carro fica muito mais fraco com gasolina. Com ar ligado então, o desempenho fica ridículo.

Ainda sobre ar condicionado, vale dizer que uso muito pouco. Mas rodando no álcool não senti que influencia muito no consumo. Que eu lembre varia 1 km/l. E o carro não perde muito desempenho.

Logicamente o consumo varia muito em virtude do modo de condução de cada um. Com o tempo aprendi que ter o pé mais "leve" ajuda bastante na economia. Mas nem sempre dá para andar tranquilo, sem pressa.

DICA: para tirar a média certa é sempre bom pedir para o frentista do posto encher bem o tanque, pois a Eco tem um bocal estreito de abastecimento e tende a acionar a trava de segurança da bomba de combustível antes de estar completo. A minha aciona a trava umas 3 vezes antes de encher completamente. Depois da primeira, vai mais uns 10 litros ainda.

#458
 Josimar

Josimar
Diamond Titanium
Diamond Titanium
Olá, Bruno. Bem vindo ao fórum.

Parabéns por sua condução. Esta média no álcool realmente é muito boa excelente. Tem que ter o "pé muito leve" para consegui-la. Eu também costumava encher o tanque "pela boca" para realizar as medições, mas aprendi que o correto é parar no segundo disparo da bomba. Hoje paro no primeiro.

Por quê? Se encher demais pode saturar o cânister e daí o cheiro de combustível invade o carro. Como estou rodando atualmente com etanol, não percebo a diferença, mas normalmente rodo com gasolina e o veículo fica impregnado com o cheiro do combustível que, além de ser desagradável, é nocivo à saúde.

Além de tudo, seu carro deve ser muito bem conservado. Um Eco 2006 com 38.000 km é uma raridade. Os modelos deste ano em geral já passaram a barreira dos 100.000 km...   

Abs

#459
 MQM

avatar
Iniciante
Iniciante
A minha Eco 13/14 Tit PS está com 1500km e acabei de fazer uma viagem de São Paulo até Penha-SC (1300km) Ida e Volta sempre na velocidade máxima (100-120) e muitas ultrapassagens.

Deu média de 10km/l no alcool, fiquei bem contente pois está acima dos 8 do Inmetro.

Já na cidade, o pouco que andei deu média de 4,5 em trechos muitos curtos de muita subida e descida.

#460
 kentakk

kentakk
Diamond Titanium
Diamond Titanium
MQM escreveu:A minha Eco 13/14 Tit PS está com 1500km e acabei de fazer uma viagem de São Paulo até Penha-SC (1300km) Ida e Volta sempre na velocidade máxima (100-120) e muitas ultrapassagens.

Deu média de 10km/l no alcool, fiquei bem contente pois está acima dos 8 do Inmetro.

Já na cidade, o pouco que andei deu média de 4,5 em trechos muitos curtos de muita subida e descida.
a media da estrada achei bacana.  Mas na cidade deveria fazer bem mais, afinal dupla embreagem de seis marchas.....

#461
 Josimar

Josimar
Diamond Titanium
Diamond Titanium
Pois é, mas esse negócio de ligar o carro, andar pouco e ainda mais com aclives/declives constantes eleva muito o consumo. Enquanto o motor não aquece adequadamente, o consumo aumenta muito, especialmente com o carro cheio.

Além do que, quando se tem um carro robusto como o Eco, quase ninguém se contenta em ficar para trás no trânsito, afinal, está equipada com um motor 2.0 16V Duratec.

Diferentemente do 1.6, este é o mesmo motor que equipa as versões anteriores do Eco e é considerado beberrão por muitos usuários... Especialmente se for exigido...

PS: sei que você já sabe disso, Kentakk, mas foi só para lembrar que o TIT AT PS leva o Duratec, então não adiantam as seis marchas em velocidades baixas. Acredito que as vantagens das marchas extras só se fazem sentir após alcançar velocidades maiores do que as encontradas no trânsito das grandes cidades...

confused Será que essa teoria encontra respaldo?

#462
 kentakk

kentakk
Diamond Titanium
Diamond Titanium
Josimar Medeiros escreveu:Pois é, mas esse negócio de ligar o carro, andar pouco e ainda mais com aclives/declives constantes eleva muito o consumo. Enquanto o motor não aquece adequadamente, o consumo aumenta muito, especialmente com o carro cheio.

Além do que, quando se tem um carro robusto como o Eco, quase ninguém se contenta em ficar para trás no trânsito, afinal, está equipada com um motor 2.0 16V Duratec.

Diferentemente do 1.6, este é o mesmo motor que equipa as versões anteriores do Eco e é considerado beberrão por muitos usuários... Especialmente se for exigido...

PS: sei que você já sabe disso, Kentakk, mas foi só para lembrar que o TIT AT PS leva o Duratec, então não adiantam as seis marchas em velocidades baixas. Acredito que as vantagens das marchas extras só se fazem sentir após alcançar velocidades maiores do que as encontradas no trânsito das grandes cidades...

confused Será que essa teoria encontra respaldo?
ola Josimar.... independente do motor quanto mais marchas tiver o cambio melhor, pois o motor ira trabalhar mais sossegado usando a rotacao de melhor torque....  eu ja tive automatico de 3 marchas.... eca... um sufoco.... qdo troca de marcha parece que vc pulou da primeira para a terceira marcha.... Nota-se nitidamente a falta de força.... em consequencia alto consumo de combustivel....
Creio que qdo  a nova eco vier com o motor novo a coisa ira melhorar.....
De qualquer forma carro eh uma grande loteria... tem que ter sorte de pegar um carro bom.
Pra mim o automatico ideal seria no minimo 6 marchas, se nao for automatizado teria que ter o lock-up e controle de neutro. E o motor VVTi.

#463
 Josimar

Josimar
Diamond Titanium
Diamond Titanium
Beleza, Kentakk. Então minha teoria estava errada mesmo. Mais marchas ajudam mesmo em velocidades baixas. É que tentei achar uma explicação para os 4,5 km/L do colega...

Meu 4WD 2.0 também é equipado com o mesmo motor, além do carro ser mais pesado; já estou há duas semanas sem viajar e resolvi abastecer somente com etanol (o que nunca fiz antes).

A média na cidade, andando muito pouco, com muitos aclives/declives (moro em serra), está em 5,5 km/L, medidos pelo CB. Nos próximos dias vou abastecer e calcular a média na bomba.

Aproveitei e abasteci o 1.6 com etanol também, para comparar as médias nas mesmas condições. Mesmo tipo de trajeto, carga, uso de A/C, etc.

Nos próximos dias devo ter o veredicto...

What a Face

#464
 MQM

avatar
Iniciante
Iniciante
Esses 4,5 foi medido com o carro tendo 100km e nem foi meio tanque. Postarei quando conseguir uma média de um tanque inteiro consumido na cidade. Como o carro está amaciando acredito que ficarei nos 5,5.

O meu new fiesta tit ps faz 6,7 no mesmo percurso e 11 na estrada.

Eu tinha uma Captiva V6 e fazia 4,5 e 10, porém na gasolina aditivada.

O 3 carros acima são 6 marchas, e realmente o que muda é o conforto pois você não fica esticando as marchas na cidade, e quando reduz em uma subida o carro não chega a gritar.

O consumo faz muita diferença na estrada pois na 6 marcha a rotação fica baixa, você não houve o motor a 120km/h.

Eu esperava mais do consumo na cidade pelo fato de ser dupla embreagem, na Captiva eu sentia o conversor de torque atuando para suavizar as trocas e via que que se perdia muita energia nisso,fazendo uma equivalência com o manual, era como se você demorasse para soltar a embreagem nas trocas. Já no PS não tem nada disso.

#465
 MQM

avatar
Iniciante
Iniciante
wolgustyr escreveu:amigos  acabei de me cadastrar no fórum e estou em duvida se pego uma eco 1.6 ou 2.0 gostaria de saber de quem já tem quanto ela irar fazer na estrada e na cidade .

obs estou mais interessado em saber sobre a 2.0 já que vou viajar bastante halias estou vendo a 03/04 a gasolina.

sobre a 1.6 ela tem uma boa pegada se precisar sair de tras de um caminhão ela estando com 4 pessoas da conta se chorar muito .
Não sei se vc já pegou a sua mas esta matéria ajuda um pouco:

http://quatrorodas.abril.com.br/carros/comparativos//ecosport-1-6-x-ecosport-2-0-703378.shtml

#466
 kamikhazi

kamikhazi
Membro
Membro
Josimar Medeiros escreveu:Pois é, mas esse negócio de ligar o carro, andar pouco e ainda mais com aclives/declives constantes eleva muito o consumo. Enquanto o motor não aquece adequadamente, o consumo aumenta muito, especialmente com o carro cheio.

Além do que, quando se tem um carro robusto como o Eco, quase ninguém se contenta em ficar para trás no trânsito, afinal, está equipada com um motor 2.0 16V Duratec.

Diferentemente do 1.6, este é o mesmo motor que equipa as versões anteriores do Eco e é considerado beberrão por muitos usuários... Especialmente se for exigido...

PS: sei que você já sabe disso, Kentakk, mas foi só para lembrar que o TIT AT PS leva o Duratec, então não adiantam as seis marchas em velocidades baixas. Acredito que as vantagens das marchas extras só se fazem sentir após alcançar velocidades maiores do que as encontradas no trânsito das grandes cidades...

confused Será que essa teoria encontra respaldo?
esquentar ou não o motor antes de sair.....esquisito..
olhem a reportagem das dicas, que diz q ter q andar com o motor a frio logo que da partida.
http://revista.webmotors.com.br/direcao-sustentavel/saiba-os-truques-para-economizar-combustivel/1333467146025?utm_source=facebook&utm_medium=social&utm_campaign=post&utm_term=revista&utm_content=combustivel

#467
 kamikhazi

kamikhazi
Membro
Membro

assim que saio no farol, ele mostra de 1 a 3,5km/l no instantaneo!

esse CB me assusta! (2.0 aut 09 flex)

#468
 Josimar

Josimar
Diamond Titanium
Diamond Titanium
kamikhazi escreveu:
Josimar Medeiros escreveu:Pois é, mas esse negócio de ligar o carro, andar pouco e ainda mais com aclives/declives constantes eleva muito o consumo. Enquanto o motor não aquece adequadamente, o consumo aumenta muito, especialmente com o carro cheio.

Além do que, quando se tem um carro robusto como o Eco, quase ninguém se contenta em ficar para trás no trânsito, afinal, está equipada com um motor 2.0 16V Duratec.

Diferentemente do 1.6, este é o mesmo motor que equipa as versões anteriores do Eco e é considerado beberrão por muitos usuários... Especialmente se for exigido...

PS: sei que você já sabe disso, Kentakk, mas foi só para lembrar que o TIT AT PS leva o Duratec, então não adiantam as seis marchas em velocidades baixas. Acredito que as vantagens das marchas extras só se fazem sentir após alcançar velocidades maiores do que as encontradas no trânsito das grandes cidades...

confused Será que essa teoria encontra respaldo?
esquentar ou não o motor antes de sair.....esquisito..
olhem a reportagem das dicas, que diz q ter q andar com o motor a frio logo que da partida.
http://revista.webmotors.com.br/direcao-sustentavel/saiba-os-truques-para-economizar-combustivel/1333467146025?utm_source=facebook&utm_medium=social&utm_campaign=post&utm_term=revista&utm_content=combustível
Kamikhazi, desculpe se dei a entender que se deve aquecer o motor antes de sair com o veículo... Isso é uma prática ultrapassada (um mito) que já foi "aposentada" há muito tempo.

O que eu frisei é que o consumo é maior com o motor frio. O que se resolve logo que ele aquece adequadamente. Mas obviamente se o sujeito vai rodar menos de 3 km não há como aquecer adequadamente o veículo neste trajeto. Daí suas médias de consumo sempre serão desfavoráveis.

Se o sujeito deixar o carro ligado durante alguns minutos antes de sair, para esquentar o motor, irá gastar ainda mais combustível.

Vide manual do Eco (2009 pág.8-15): três minutos de espera com o motor funcionando equivale a um percurso de aproximadamente um quilômetro.  

De qualquer forma, a reportagem é muito esclarecedora em relação às dicas sobre condução. Realmente nós sempre falamos aqui sobre consumo e dificilmente relacionamos dicas tão valiosas para diminuir o mesmo...

#469
 kamikhazi

kamikhazi
Membro
Membro
Sem problemas Josimar, eu colecionei 4rodas durante uns anos, (desde 89 até 2002 acho) e o quesito consumo sempre era citado com formúlas, dicas, algumas abordagens técnicas de como economizar e etc...E hj em dia, só sei que nada sei...rs Quanto mais se aprende, mais deve continuar aprendendo, td muda qdo se trata d tecnologia...

Comprei uma eco faz 1 mes, está com 68mil, e ainda estou conhecendo o carro. Já tive um civic 93 aut...então tento aprender como o carro gosta de andar sem gastar muito...sempre vario o jeito de sair...mantendo o pedal, pisando forte e depois aliviando...ou pisando suave até chegar na velocidade da via....mas enfim.

Rodei 242,1km no odômetro e enchi o tanque com 42,61L de etanol a R$1,599, o que me deu 5,68km/l. Porém tive neste percurso alguns momentos que tive que carcar o pedal no fundo, pois levava familiares ao pronto socorro.....remoção de cidade pra outra, trechos de subida da romeiros (Santana de Parnaiba, Barueri e Itapevi) etc, o que deu aproximadamente 40km dos 242,1 (condução chamada esportiva) então não deu pra aferir o consumo certo em condução calma.

Eu tiro como base tb o consumo de minha moto 150cc que uso mais para ir ao trabalho...então, se deixo pneus descalibrados, sinto a moto presa no asfalto...e assim sei que vai acontecer com o carro, e o consumo dela ia de 33 pra 30km/l de gasolina

Sobre sair com o carro logo que liga, eu prefiro deixar o óleo lubrificar toda parte superior do motor, pra poder sair sem me preocupar...nunca se sabe, mas ja vi muitos carros 2010, 11....14 com motor fumando (corolla, uno vivace, fox), e estes carros são de pessoas que vejo que ligam o motor e saem riscando o contagiros nos 5mil. Então qdo ligo, nem acelero..deixo apenas o carro se movimentar por uns 2min já que por ser automático, vai saindo sozinho hehehehe

#470
 Zanetti

Zanetti
Diamond Titanium
Diamond Titanium
É só assim que entrar no carro ligar logo o motor, enquanto vc se ajeita e dá uma conferida no retrovisor ou aguarda o portão abrir já lubrificou as partes altas do motor e tudo bem

#471
 kamikhazi

kamikhazi
Membro
Membro
zanetti escreveu:É só assim que entrar no carro ligar logo o motor, enquanto vc se ajeita e dá uma conferida no retrovisor ou aguarda o portão abrir já lubrificou as partes altas do motor e tudo bem
é o tempo pra isso mesmo....até pra ver se o cachorro não entrou de baixo do carro..........hehe

#472
 Josimar

Josimar
Diamond Titanium
Diamond Titanium
Por isso mantenho os cães afastados da garagem... É muito traumático atropelar o próprio cachorro... Meu pai já fez isso umas três vezes...

Neste tópico conduzi uma experiência sobre o tempo de aquecimento do motor (por outro motivo), estando o veículo parado na garagem, com temperatura ambiente em torno de 18ºC:

https://ecosportclub.forumeiros.com/t1972-problemas-ecosport-2005-06#22566

Cheguei a um tempo de 8 minutos até o aquecimento do motor. Digamos que em temperaturas externas menores seriam 9 a 11 minutos...

Combinando isso com a informação sobre o consumo com o veículo em N (3 min = 1 Km), teremos aí um consumo comparável  a um percurso de 3 a 4 km. Ou seja, se formos esperar o motor aquecer, já teremos gasto pelo menos 1/2 litro de combustível.

Contudo, a informação do Manual do Eco (3 min = 1 Km) deve fazer referência a um veículo com o motor já aquecido. Provavelmente deve haver um consumo maior com o motor frio. Então talvez gaste-se entre 3/4 a 1 litro de combustível para aquecer o veículo.

Pena que o Computador de bordo do Eco não marque o consumo com o carro parado (seria algo do tipo litro/minuto ou litro/hora). daí poderíamos comparar o custo do tempo parado em engarrafamentos, com ou sem o A/C ligado, etc.

Já ouvi falar que outros veículos possuem esta informação... Alguém sabe algo a respeito?

confused

#473
 Josimar

Josimar
Diamond Titanium
Diamond Titanium
Excepcionalmente, passei a rodar somente com etanol por uns tempos.

Fiquei sem viajar por duas semanas e, no circuito urbano, com os carros rodando poucos km a cada trecho (isso aumenta o consumo), a média ficou em 5,0 km/L no 1.6 e 5,5 km/L no 2.0.

Ou seja, no circuito urbano o 2.0 se saiu melhor. E os trajetos são os mesmos, alternado os motoristas, os carros e os trajetos a cada período do dia.

PS: no meu caso não vale a pena utilizar etanol. É muito caro em relação à gasolina (R$ 2,19 contra R$ 2,65). Para ser vantajoso teria que custar menos de R$ 1,85.
 
Abs

#474
 herictilly

avatar
Iniciante
Iniciante
A minha freestyle 1.6 2007 - está fazendo 14,0 km/l - Gasolina no total.

Dirijo cerca de 160km por dia sendo 120km de estrada.

O segredo é pura física, manter o giro na casa dos 3.000 rpm, o que rende cerca de 110 / 120km/h

Aproveitar os trechos em declive da estrada / cidade e utilizar gasolina de boa qualidade.

Costumo andar sempre com no máximo 1/2 tanque, para ficar mais leve e render mais.

Também procuro 1x por mês rodar com o tanque cheio com Podium, o que gera mais potencia e ajuda na limpeza dos bicos.

O que sinto falta na minha é o CB, mas encontrei um jeito de contornar comprando um módulo p/ ligar na entrada ODB-2 e pegar os dados via celular, vamos ver se funciona.

#475
 Fabio Gomez

Fabio Gomez
Iniciante
Iniciante
Boa noite amigos,

Acabei de pegar minha ecosport 2013/2014, estou realmente apaixonado pelo carro, é simplesmente fantástico.

Será que posso confiar plenamente na informação dada pelo computador de bordo? Pois estou surpreso com o consumo, na estrada cheguei a fazer 16,5 km/l e estabilizou em 14,5 km/l e na cidade ficou na média de 13km/l.... Minha surpresa se deve por eu ter tido um carro 1.0 que na cidade fazia no máximo 12 km/l.

Abraços

#476
 Conteúdo patrocinado


Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo  Mensagem [Página 19 de 33]

Ir à página : Anterior  1 ... 11 ... 18, 19, 20 ... 26 ... 33  Seguinte


Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos