EcoSport Club

Fórum de discussões sobre o Ford EcoSport


Olá pessoal, caso queiram participar do grupo de whatsapp, basta deixar o seu número no tópico WhatsApp. https://ecosportclub.forumeiros.com/t2104-whats-app-ecosport?highlight=whatsapp

Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

Consumo de combustível

Ir à página : Anterior  1 ... 10 ... 17, 18, 19 ... 25 ... 33  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo  Mensagem [Página 18 de 33]

#1
 Alfredo Carlos

avatar
Membro Advanced
Membro Advanced
Relembrando a primeira mensagem :

Pedido a todos os parceiros do Forum,
Informem sobre o consumo de seus carros, quem roda com etanol, gasolina ou GNV, cambio manual ou automatic.
Hoje estou rodando apenas na gasolina, pago na comum em média R$2,69, as vezes rola promoção de aditivada por R$2,59. O consumo estava sempre entre 7Km p/l, hoje em uso misto (cidade e vias expressas consigo entre 8 e 9km p/l, na estrada o máximo que conseguí foi 11 km p/l sempre entre 100 e 140 km p/h.
Mandem suas experiências quem sabe consigo melhorar o consumo.
Abraços
Alfredo


#426
 Makobjr

Makobjr
Membro Pro
Membro Pro
Boa Noite.

Na Quinta feira passada retirei minha Eco 2008 xlt Auto, já estava meio preparado enquanto ao consumo, mas a minha eco esta fazendo em torno de 5,5 km/l.

Comprei ela com 36.000 km já fiz uma revisão e troquei as velas pois os filtros e óleo foi trocado na revisão pela concessionaria para me entregar o carro.

Li em um dos posts que se desconectar a bateria ira zerar o modulo e ele regravara sozinho, e se acostumara com meu modo de dirigir e melhorara o consumo "Pelo menos um pouco". Isto procede, alguém já fez.

Apesar disto eu e minha esposa estamos adorando o carro não vejo a hora de pegar uma estrada.

https://www.youtube.com/channel/UCD5sWCShHjbt6QMwMrsg--w

#427
 Josimar

Josimar
Diamond Titanium
Diamond Titanium

Olá, Makobjr. Parabéns pela sua aquisição.

Em relação à "desconectar a bateria para zerar o modulo", não sei se você se referiu a um procedimento que recomendei para um colega, mas se for, era bem específico para o caso dele (problema com a bateria). No caso dele deu certo, mas postei depois um advertência para que os colegas não saíssem fazendo isso em seus veículos, pois pode haver algumas consequências indesejadas.

Você está abastecendo com etanol? Se for, este é o consumo esperado. Com gasolina iria fazer, nas mesmas condições algo em torno de 7 a 7,5 km/l.

Neste outro tópico trocamos algumas ideias sobre esta questão do consumo "exagerado":

https://ecosportclub.forumeiros.com/t1854-alto-consumo

Abs

#428
 Makobjr

Makobjr
Membro Pro
Membro Pro
Obrigado Josimar

Mas estou na gasolina, por isso me assustei um pouco.

Em questão da bateria nao foi só aqui, mas em outro site que nao me recordo. Por isso isso me surgiu mais duvidas.

Abraços.

https://www.youtube.com/channel/UCD5sWCShHjbt6QMwMrsg--w

#429
 kentakk

kentakk
Diamond Titanium
Diamond Titanium
Caramba deve ter algo errado, pois noutro topico tinha gente dizendo que fazia ate uns 7,5 no etanol ciclo urbano.
Assim nao da....
Se for isso mesmo estou ficando desgostoso com o carro...
Meu primo tinha o honda fit o primeiro modelo com cambio automatico CvT fazia uns 13 na cidade com gasolina.
Afinal a ecosport nao eh tao pesado assim para gastar tanto.
O que eu posso concordar eh que na estrada acima de 120km/h fique gastao pelo fato de ser quadradao e nao ter aerodinamica.
Se bem que fui a atibaia e devo ter gastado uma media de 9km/litro(etanol). Levando se em conta que a estrada estava meio engarrafada num trecho da fernao dias.
Outra coisa.... raramente ligo o ar condicionado, apenas ligo para desembacar o vidro.

#430
 kentakk

kentakk
Diamond Titanium
Diamond Titanium
Falando em consumo ai volto a velha questao andar na banguela ou engatado usando o cut-off?
Se eh uma descida longa vou no cut-off....
Se for uma estrada longa e reta com pequeno declive prefiro a banguela mesmo, pois o cut-off funciona como um freio motor dai preciso acelerar para recuperar a velocidade perdida. É claro que em marcha lenta o motor esta consumindo um pouco de gasolina tambem.
Na minha opiniao o cut-off deveria ser melhor elaborada, tipo assim entrar somente qdo houver algum tipo de declive medianamente acentuado. Assim fica um meio-termo, nem banguela e nem cut-off freio motor.

#431
 Makobjr

Makobjr
Membro Pro
Membro Pro
Entao Irei verificar algumas coisas, e na próxima irei abastecer em outro posto para analisar o consumo.

O meu antigo carro era um fit 2008 mecânico 1.4 excelente carro nao tenho o que falar minhas minha esposa a 2 anos atras sofreu com a enchente em sao Paulo a 4 quarteirões da nossa casa.fizeram a troca do motor mas retificarão o cabeçote e depois disso o carro já nao era mais o menos fomos ate ver pra trocar na época e adoramos a eco então ela ficou no plano e neste últimos meses nao passava 5mil km já nao tinha mais óleo no motor e tava bebendo quase igual a eco. Nela cheguei a fazer 18 na estrada indo para Curitiba e 14 na cidade na ultima semana fez 9 na cidade e o valor pra arruma aiiii meu Deus deu ate pra troca de carro.

Mas hj mesmo com este consumo da eco eu e minha esposa estamos adorando ate por causa do transito e a suspencao nem se fala como e macia comparada a do fit ate do vectra 2008 elegance da minha sogra que tbm e beberão.

https://www.youtube.com/channel/UCD5sWCShHjbt6QMwMrsg--w

#432
 kingleer

kingleer
Membro Gold
Membro Gold
Suspensão da Eco mais macia que a do Vectra???

#433
 Zanetti

Zanetti
Diamond Titanium
Diamond Titanium
kingleer escreveu:Suspensão da Eco mais macia que a do Vectra???
Deve estar rebaixada

#434
 Josimar

Josimar
Diamond Titanium
Diamond Titanium
kentakk escreveu:Falando em consumo ai volto a velha questao andar na banguela ou engatado usando o cut-off?
Se eh uma descida longa vou no cut-off....
Se for uma estrada longa e reta com pequeno declive prefiro a banguela mesmo, pois o cut-off funciona como um freio motor dai preciso acelerar para recuperar a velocidade perdida. É claro que em marcha lenta o motor esta consumindo um pouco de gasolina tambem.
Na minha opiniao o cut-off deveria ser melhor elaborada, tipo assim entrar somente qdo houver algum tipo de declive medianamente acentuado. Assim fica um meio-termo, nem banguela e nem cut-off freio motor.
Também faço dessa mesma forma, Kentakk. Mas às vezes fico preocupado em usar a banguela. Pensei que só eu ainda usava este velho recurso, que às vezes é tão criticado. Simplesmente deixar de acelerar o carro faz com que o freio motor atue de forma incisiva para diminuir a velocidade, especialmente em pequenos declives, como você citou.

#435
 Makobjr

Makobjr
Membro Pro
Membro Pro
kingleer escreveu:Suspensão da Eco mais macia que a do Vectra???


em questão de andar em são Paulo com tantos buracos eu sinto mais conforto que do vectra. O qual ja revi a suspensão e esta tudo Ok.
não posso comparar em estrada pois ainda não peguei com a eco.

https://www.youtube.com/channel/UCD5sWCShHjbt6QMwMrsg--w

#436
 Josimar

Josimar
Diamond Titanium
Diamond Titanium
kentakk escreveu:[...]  Outra coisa.... raramente ligo o ar condicionado, apenas ligo para desembacar o vidro.[...]
Pôxa, já vi que sou meio "exagerado". Sei que SP é muito frio se comparado ao Nordeste, mas mesmo no frio ligo o AC o tempo todo...

Detalhe: o "frio" a que me refiro é em torno de 18ºC ... Nada perto dos 5ºC que peguei em SP um dia desses... Ontem um amigo paulista chegou por aqui e disse que o nosso frio é um calorão para ele...

Aliás, no frio, se não ligar é que embaçam mesmo meus vidros. Acho que é mais ou menos por isso que vc está tentando uma solução com o a ar quente para desembaçar os vidros, não é, Kentakk?

#437
 sobral cunha

sobral cunha
Membro
Membro
Faz uma semana que troquei uma XLS 05 gasolina por uma Freestyle 09 Flex, confesso que o consumo na estrada usando etanol me agradou, busquei o carro a 180km daqui, pela Via Dutra (pouco aclive/declive) e ao chegar em casa abasteci, a média foi de 10,54 km/l. Esta semana, para ver se não aparecia nenhum problema, fui trabalhar com o carro fazendo viagens diárias de aproximadamente 95km, subindo e descendo serra, usando cut-off, a média ficou em 10,37 km/l. Sempre com velocidade na maior parte do tempo entre 100 e 110 KM/h, em ambos trajetos e com ar ligado (ainda).

Na cidade rodo muito pouco, +/- 5 km por dia, de casa até a rodoviária e vice-versa, não deu tempo para tirar qualquer média.

Não usei gasolina ainda, talvez nas férias faça um teste para ver como se comporta com este combustível.

Abraço à todos.

#438
 Josimar

Josimar
Diamond Titanium
Diamond Titanium
Parabéns pela troca, Sobral. Também troquei um 2005 XLS por um modelo 2008-2012. Apesar das mudanças serem quase todas estéticas, dá um prazer redobrado dirigir este modelo.

É provável que com gasolina você faça médias parecidas com as minhas (Na estrada, de 12,5 a 14,5 km/L a depender da carga e velocidade). Minha média usual na estrada é 13,5 km/L usando o 1.6. 

Mas no álcool seu consumo está ótimo.

Abs

#439
 sobral cunha

sobral cunha
Membro
Membro
Obrigado Josimar,

Sob o meu ponto de vista o carro realmente evoluiu um pouco se comparado a geração até 2007, está mais silencioso e, ao que me parece, a transmissão foi alongada (giro mais baixo para a mesma velocidade). De itens de conveniência gostei do apoio lombar (motorista) e da densidade da espuma dos bancos, um pouco mais firme do que a anterior, além do som my connection, que funciona 100% sem ressalvas .

O consumo realmente continua me surpreendendo, mantendo-se bem dentro do aceitável para a motorização e peso do carro.

Acabo de chegar de uma viagem que fiz com a família para o sul de MG (São Lourenço), foram 237km rodados e 22,8 litros de etanol gastos. Abasteci no mesmo posto de sempre e na mesma bomba, até o primeiro desarme do automático, a média ficou nos 10,39 Km/l, sem correrias e me mantendo no fluxo do trânsito.

A única ressalva do passeio são os radares, que em alguns trechos exigem velocidade máxima de 60Km/h e outros, acredite se quiser, 40km/h... haja paciência! Shocked 

Enfim, se eu gostava muito da Eco anterior, esta agora me deixa ainda mais feliz, o namoro promete ser longo.Cool 

Abraço.

#440
 Pedro Kanieski

Pedro Kanieski
Iniciante
Iniciante
Ola amigos, me cadastrei no site hj, comprei uma Eco XLT 2008, era meu sonho de consumo e estou muito satisfeito, estou viajando e minha media com gasolina aditivada esta em 13.7 sem ar ligado, antes fiz uma media na cidade e deu 8,8 tambem na gasolina.
revisei ela e troquei filtros de ar e gasolina, mas as velas estavam muito boas ainda.
Abraço

#441
 kentakk

kentakk
Diamond Titanium
Diamond Titanium
Pedro Kanieski escreveu:Ola amigos, me cadastrei no site hj, comprei uma Eco XLT 2008, era meu sonho de consumo e estou muito satisfeito, estou viajando e minha media com gasolina aditivada esta em 13.7 sem ar ligado, antes fiz uma media na cidade e deu 8,8 tambem na gasolina.
revisei ela e troquei filtros de ar e gasolina, mas as velas estavam muito boas ainda.
Abraço

 2.0  ?

#442
 anru

anru
Membro Jr
Membro Jr
Olá turma.

Nesta ultima semana, finalizei minhas coletas dos dados de consumo da Eco na Gasolina e Álcool.
Dados estes coletados tanto no consumo online de bordo como também entre os abastecimentos (pois a diferença foi praticamente zero).

Realizei os dados em duas etapas, primeiro somente com Gasolina e segundo somente com Álcool.

Resultados:
Gasolina cidade = 11,3 km/l
Gasolina rodovia = 15,0 km/l
Resultado geral misto (cidade/rodovia) = 10,2 km/l

Álcool cidade = 6,55 km/h
Álcool rodovia = 13,0 km/l
Resultado geral misto (cidade/rodovia) = 7,11 km/l.

Como sabem, a media de consumo entre Álcool e Gasolina é 70% mas, cada veículos (inclusive da mesma marca, modelo e ano) tem a sua relação de consumo própria ou exclusiva.
A da minha eco é o seguinte:

Cidade = 6,55/11,3 = 0,58 = 58%

Rodovia = 13/15 = 0,87 = 87%

Misto = 7,11 / 10,2 = 0,69 = 69%


Levando em consideração os seguintes preços dos combustíveis aqui em salvador:
Gasolina = 2,96 R$
Álcool = 2,150 R$
Relação do preço = 2,15 / 2,96 = 0,73 = 73%

Na cidade = vantagem para Gasolina
Na rodovia = vantagem para o Álcool
No misto = vantagem para a Gasolina

Depois dessas informações, já deu para ter a idéia de como está o desempenho da minha eco, mas, isso pode variar muitíssimo, pois as variáveis são grandes: período frio ou quente, preços dos combustíveis, combustíveis adulterados, transito intenso ou livre, abastecer pela manhã ou à noite, demora na calibragem dos pneus, rodar com as janelas abaixadas, rodar com uma pessoa ou com cinco pessoas, a forma de conduzir a eco, motor 1,6 ou 2.0 etc...

Tenho que fazer algumas considerações:

* Gasolina pontos positivos: menor consumo na cidade, veiculo mais forte com a temperatura do motor fria, melhor na chamada "meia embreagem",
* Gasolina pontos negativos = maior consumo na rodovia, maior poluição, risco de ser abastecido com gasolina batizada, maior riso de obstrução dos bicos injetores.

* Álcool pontos positivos = menor poluição, maior torque, menos risco de obstruir os bicos injetores, consumo melhor na rodovia.
* Álcool pontos negativos = motor muito fraco em operação frio, necessário deixar a rotação mais elevada nos primeiros minutos de funcionamento do motor, maior consumo com motor frio, preço do álcool ainda acima do que realmente deveria ser.

Estas são as minhas considerações, estarei atualizando-as pois, no final quem manda mesmo é os preços dos combustíveis. Tem amigos aqui que preferem o Álcool, outros preverem a Gasolina, vai do gosto e do prazer de dirigir este belo veículo.
Valeu!



Última edição por anru em Sex Jul 19, 2013 4:16 pm, editado 2 vez(es)

#443
 Josimar

Josimar
Diamond Titanium
Diamond Titanium
Parabéns, Anru.

Esta foi a melhor postagem sobre consumo que já vi por aqui. Só fiquei curioso para saber a quantidade média de passageiros e a velocidade mais comum nos trechos rodoviários.

Creio que por enquanto 13 km/l com etanol e 15 km/l com gasolina são os recordes por aqui.

Abs

#444
 anru

anru
Membro Jr
Membro Jr
Beleza, lembrando que estes números e testes foram feitos em condições favoraveis aos quais não mencionei:

1° Como trabalho na madrugada, rodo praticamente sozinho, não enfrento engarrafamento, semaforos fechados etc...
2° A noite é fria, não ligo o ar. Teste feito com ar desligado.
3° vidros fechados.
4° Eco sem carga, somente o meu peso e o peso do combustivel.

Não tem segredo e acho que um amigo daqui do fórum já falou como rodar acima dos 90 km/h e economizar ao mesmo tempo.

Já fiz o teste.

Coloque no cb o consumo instantâneo

Acelere até 110 ou 120 km/h
Depois disso é só dosar o pé no acelerador para manter esta velocidade e veja o consumo instantâneo Sempre acima dos 30 km/l.

Na descida, não acelere, deixe engatado a quinta e marcha e veja o consumo em 42,50 km/l. A velocidade vai caindo, mas como você iniciou a descida acima dos 100 km/h, no final dela vai estar acima dos 80 km/h. Se a ladeira for muito longa, dê umas beliscadas do acelerador e mantenha a velocidade acima dos 90 km/h.

Na subida, se não tiver carro lendo em sua frente, pise no acelerador e veja como a Eco sobe a ladeira sem esforço algum, pois você iniciou a subida  acima dos 110 km/h.

Esta forma de dirigir é minha, praticamente já nem visualizo o painel, pois já estou acostumado com a noção da velocidade que estou e também com os trechos que rodo com frequência.

Esta maneira de dirigir vai variar, pois temos pedágios nas estradas, buracos, britz policiais, motores 1.6 ou 2.0, bagagens e pesos extras, etc.

Se rodar acima dos 120 km/h, aí o consumo vai ser maior e terá menos autonomia. Isso porque como a Eco é relativamente alta e larga, ela vai ter uma perda em sua aerodimânica. Ela estará de encontro ao ar. Esta perda se dará em volta dos 130 km/h.

#445
 Pedro Kanieski

Pedro Kanieski
Iniciante
Iniciante
kentakk escreveu:
Pedro Kanieski escreveu:Ola amigos, me cadastrei no site hj, comprei uma Eco XLT 2008, era meu sonho de consumo e estou muito satisfeito, estou viajando e minha media com gasolina aditivada esta em 13.7 sem ar ligado, antes fiz uma media na cidade e deu 8,8 tambem na gasolina.
revisei ela e troquei filtros de ar e gasolina, mas as velas estavam muito boas ainda.
Abraço

 2.0  ?

OLa, 1.6 flex

#446
 wolgustyr

avatar
Iniciante
Iniciante
amigos  acabei de me cadastrar no fórum e estou em duvida se pego uma eco 1.6 ou 2.0 gostaria de saber de quem já tem quanto ela irar fazer na estrada e na cidade .

obs estou mais interessado em saber sobre a 2.0 já que vou viajar bastante halias estou vendo a 03/04 a gasolina.

sobre a 1.6 ela tem uma boa pegada se precisar sair de tras de um caminhão ela estando com 4 pessoas da conta se chorar muito .

#447
 Josimar

Josimar
Diamond Titanium
Diamond Titanium
Olá, Wolgustyr.

Seja bem vindo ao fórum.

No novo EcoSport 2.0 permanece a mesma motorização da versão anterior. Já no 1.6 o motor é novo. Como tenho as duas na garagem e as dirijo alternadamente (modelos antigos), posso dizer que não há grandes diferenças em relação a consumo. Mas o desempenho sem dúvida é diferente.

Já postei aqui que minhas médias de consumo são parecidas nas duas versões (8 km/l na cidade e 12,5 km/l na estrada). Já cheguei a fazer até 14,45 km/litro na estrada com o 2.0, mas foi uma exceção. Prefiro viajar com o 2.0 e aproveito a potência do motor para acelerar um pouco mais. Daí o consumo aumenta.

Alguns colegas já postaram que o consumo do novo modelo 1.6 é bem melhor. Neste caso haverá uma diferença maior em relação ao 2.0, visto que neste caso o motor ainda é o mesmo.

Mas o 1.6 não deixa a desejar no quesito desempenho. Dá tranquilamente para ultrapassagens corriqueiras na estrada. Se precisar é só jogar uma marcha inferior e pisar fundo que o motor responde.

Quanto ao combustível, creio que todos os motores são flex.

Se você resolver optar pela motorização 2.0, já pensou no modelo automático?

A diferença de preço entre a Freestyle 2.0 (64.050,00) e a SE 2.0 automática (64.960,00) é de menos de R$ 1.000,00.

Veja mais detalhes em: https://ecosportclub.forumeiros.com/t1894-diferencas-entre-as-versoes-16-do-novo-ecosport#22150

Abs



Última edição por Josimar Medeiros em Seg Ago 26, 2013 9:00 am, editado 1 vez(es)

#448
 Cotovax

Cotovax
Membro Jr
Membro Jr
wolgustyr escreveu:amigos  acabei de me cadastrar no fórum e estou em duvida se pego uma eco 1.6 ou 2.0 gostaria de saber de quem já tem quanto ela irar fazer na estrada e na cidade .

obs estou mais interessado em saber sobre a 2.0 já que vou viajar bastante halias estou vendo a 03/04 a gasolina.

sobre a 1.6 ela tem uma boa pegada se precisar sair de tras de um caminhão ela estando com 4 pessoas da conta se chorar muito .

fiz test drive nas duas e optei pela 1.6, mesmo antes de ver a opiniuào geral dizendo para optar por esta versão. Achei que o motor responde bem, principalmente no alcool. Por ser 16v, andando em alta rotaçào, sobre qualquer ladeira sem gritar. Na ultrapassagem já nao sinto tanta segurançacomo o amigo Josimar... sinto falta de mais uma meia duzia de cavalos. Mas de modo geral, pela diferença de preço, acho que vale o 1.6.

#449
 Josimar

Josimar
Diamond Titanium
Diamond Titanium
Pois é, Thiago. Me viro bem com o 1.6 nas ultrapassagens reduzindo uma ou duas marchas, mas prefiro mesmo é viajar com o 2.0; mas mesmo com ele preciso reduzir a marcha de vez em quando...

Mas falando sobre consumo: justamente por viajar mais com o 2.0, andei exagerando na velocidade (aproveitei que a esposa não estava reclamando, hehehe), de modo que só estava fazendo em torno de 10,3 km/l na estrada...

Reduzi um pouco a velocidade e, mesmo rodando entre 110-130 km/h, meu consumo estava péssimo. Fiz revisão de 60 K na sexta e achei que iria melhorar, mas continuou na mesma...

Há cerca de uma hora retornei de viagem e resolvi fazer uma experiência: zerei a média de consumo do CB e passei a rodar nas seguintes condições: 2.0 4WD, duas pessoas, sem carga, desliguei o A/C (coisa rara de fazer) e mantive a velocidade de 80 km/h, com a rotação do motor entre 2.000 e 2.200 RPM. Mantive a 5ª marcha engatada, não usei o freio, não passei por quebra-molas, etc. Contudo, estava saindo do litoral para um altitude de 550 m, mas no trecho em questão as ladeiras eram suaves...

Após 25 km de trajeto, o CB assinalou uma média de consumo de 17 km/L. Shocked 
  
Cheguei então em um trecho onde os aclives eram muito íngremes e precisei acelerar mais. Ao final de mais 25 km, com presença de lombadas, radares e trânsito, o CB marcou uma média final de 14,9 km/L.

Na chegada parei em um posto para conferir a média na bomba, mas o sujeito que já estava abastecendo na minha frente saiu do carro e acendeu um cigarro, a uns 3 metros da bomba... Depois o imbec%#  veio com o cigarro aceso conversar com o frentista e aproximou o cigarro a uns dois palmos do bocal do carro... E aquele cheiro de combustível no ar...

Saí em disparada do posto. Ainda pretendo viver mais um bocado...

What a Face

#450
 luiz.henrique

luiz.henrique
Membro Advanced
Membro Advanced
A quatro rodas fez um teste comparativo com o Novo Eco 1.6 e 2.0. No final do comparativo o 1.6 levou vantagem é foi indicado como melhor escolha. Eu já tive um Eco 1.6 ztec 2007, hoje tenho 2.0 Duratec AT. A 1.6 para a 2.0 na versão anterior perde feio em desempenho e tambem não leva vantagem considerável em consumo.
O que dá grande vantagem no novo 1.6 16v para o 2.0 Duratec é o excelente consumo. Tenho um colega com um novo eco 1.6 que está conseguindo média de 9.5 na estrada com etanol andando sem preocupação com rpm, etc.. Eu consigo no máximo 8,0 km/l andando muito controlado.

#451
 Conteúdo patrocinado


Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo  Mensagem [Página 18 de 33]

Ir à página : Anterior  1 ... 10 ... 17, 18, 19 ... 25 ... 33  Seguinte


Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos