EcoSport Club

Fórum de discussões sobre o Ford EcoSport


Olá pessoal, caso queiram participar do grupo de whatsapp, basta deixar o seu número no tópico WhatsApp. https://ecosportclub.forumeiros.com/t2104-whats-app-ecosport?highlight=whatsapp

Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

Consumo de combustível

Ir à página : Anterior  1 ... 6 ... 9, 10, 11 ... 21 ... 33  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo  Mensagem [Página 10 de 33]

#1
 Alfredo Carlos

avatar
Membro Advanced
Membro Advanced
Relembrando a primeira mensagem :

Pedido a todos os parceiros do Forum,
Informem sobre o consumo de seus carros, quem roda com etanol, gasolina ou GNV, cambio manual ou automatic.
Hoje estou rodando apenas na gasolina, pago na comum em média R$2,69, as vezes rola promoção de aditivada por R$2,59. O consumo estava sempre entre 7Km p/l, hoje em uso misto (cidade e vias expressas consigo entre 8 e 9km p/l, na estrada o máximo que conseguí foi 11 km p/l sempre entre 100 e 140 km p/h.
Mandem suas experiências quem sabe consigo melhorar o consumo.
Abraços
Alfredo


#226
 dirceuximenes

dirceuximenes
Membro Pro
Membro Pro
A minha está agora com 3k rodado, melhorou um pouco o consumo, antes fazia 7, agora tá na casa dos 8k/l na gasolina, agora tb o transito aqui em Fortaleza não tem ajudado muito, rsrsrsrs

#227
 Leandro Gordo

avatar
Membro Jr
Membro Jr
Fiz uma viagem de uns 1700 KM com a minha Ecosport, ela é 2.0 16V 4WD, com 3 pessoas + bastante bagagem ( tive de tirar até o tampão rsss) ela fez a media de 11 km na gasosa, eu acho que foi um pouco demais, por que as rodovias eram boas no geral, nao tinha serra, e eu estava comportado ao volante.

#228
 Alfredo Carlos

avatar
Membro Advanced
Membro Advanced
Leandro Gordo escreveu:Fiz uma viagem de uns 1700 KM com a minha Ecosport, ela é 2.0 16V 4WD, com 3 pessoas + bastante bagagem ( tive de tirar até o tampão rsss) ela fez a media de 11 km na gasosa, eu acho que foi um pouco demais, por que as rodovias eram boas no geral, nao tinha serra, e eu estava comportado ao volante.
É verdade meu caro, tenho uma automática/2011 e sempre ando entre 110 e 140 e ela faz de 11 a 12km/l, vamos ver agora que esta com mais de 30.000 rodados se vai melhorar o consumo, hoje marco na cidade pelo computador de bordo e cuidando sempre de não pisar fundo, tenho feito sempre acima de 9 km/l com ar ligado e tudo o mais, acho muito bom para a caixa de 4marchas. Parece que a versão 2012 virá com cambio automático de 6 marchas, a conferir.
Abraços
Ajfredo

#229
 marcio quintanilha

marcio quintanilha
Iniciante
Iniciante

Boa Tarde !!!

Sou novo no forum acabei de comprar uma ECOSPORT 2.0 16V AUTOMATICA, o carro é otimo e quanto ao consumo estava abastecebdo com gasolina da BR (PETROBRAS) e o consumo estava a media de 7 km/l na Gasolina um colega me falou da Gasolina da Shell V-Power e passei abastecer com essa gasolina e o consumo melhorou aprox. 9,8 km/l gasolina. Por ser uma carro com um motor 2.0 16V e mais de 1000 kg o consumo é bem condizente com o carro, as vezes eu vejo alguns comentarios que a ECO consome muito, este pessoal tem que levar em consideração a motorização do carro (2.0 16v) e não querer que este carro tenha um comsumo equilvalente com carros 1.6 ou 1.0. - Abraços a todos !!!

#230
 Alfredo Carlos

avatar
Membro Advanced
Membro Advanced
marcio quintanilha escreveu:
Boa Tarde !!!

Sou novo no forum acabei de comprar uma ECOSPORT 2.0 16V AUTOMATICA, o carro é otimo e quanto ao consumo estava abastecebdo com gasolina da BR (PETROBRAS) e o consumo estava a media de 7 km/l na Gasolina um colega me falou da Gasolina da Shell V-Power e passei abastecer com essa gasolina e o consumo melhorou aprox. 9,8 km/l gasolina. Por ser uma carro com um motor 2.0 16V e mais de 1000 kg o consumo é bem condizente com o carro, as vezes eu vejo alguns comentarios que a ECO consome muito, este pessoal tem que levar em consideração a motorização do carro (2.0 16v) e não querer que este carro tenha um comsumo equilvalente com carros 1.6 ou 1.0. - Abraços a todos !!!
Bem vindo meu caro,
Tambem estou usando gasolina Shell, as vezes VPower, outras comum, mas sempre no mesmo Posto de gasolina e o consumo ficou melhor.
Aproveite
alfredo

#231
 rpcordeiro

avatar
Iniciante
Iniciante
Comprei uma eco 2008 2.0 16v aut....e o consumo tá altíssimo, 5,9 km/l de gasolina na cidade. Vou levar na autorizada pra verificarem vela, bomba, filtros e esse tal de canister. Pelo que li aqui no forum, só pode ter algo de errado.

Observei que o motor esquenta muito rápido e de 30 em 30 segundos dispara o ventilador, mas o ponteiro da temperatura vai subindo e para na metade do mostrador e não passa dali.
Será que isso tem algo a ver?

#232
 Alfredo Carlos

avatar
Membro Advanced
Membro Advanced
rpcordeiro escreveu:Comprei uma eco 2008 2.0 16v aut....e o consumo tá altíssimo, 5,9 km/l de gasolina na cidade. Vou levar na autorizada pra verificarem vela, bomba, filtros e esse tal de canister. Pelo que li aqui no forum, só pode ter algo de errado.

Observei que o motor esquenta muito rápido e de 30 em 30 segundos dispara o ventilador, mas o ponteiro da temperatura vai subindo e para na metade do mostrador e não passa dali.
Será que isso tem algo a ver?
Meu caro amigo parabéns pela aquisição, realmente o consumo está alto, o primeiro passo é trocar velas e filtros, depois tente dirigir com o computador de bordo na seleção consumo instantâneo, desta forma deve chegar próximo dos 9km/l.
Abraços
Alfredo

#233
 adilson garcia

avatar
Membro Pro
Membro Pro
Sou novo no forum comprei uma eco 2006 a um mês é ja posso dizer que sou ecomaniaco, o carro e tudo de bom minha mulher emeu filhos tambem estão adorando, porem pelas medias que eu fiz ela esta gastando muito na cidade não consigo passar do 4 km por litro na cidade andando somente na maciota, e estou querendo usar gasolina para ver se melhora um pouco a media, alguem que ja tenha usado pode me orientar se realmente da uma media melhor na gasolina a minha e uma xlt 1.6, aqui o preço do alcool para a gasolina esta 70% mais barato, aquela velha conta que ensinarao, dividir o preço do alcool pelo da gasolina realmente da certo, desde ja agradeço a resposta.

#234
 rpcordeiro

avatar
Iniciante
Iniciante
adilson garcia escreveu:Sou novo no forum comprei uma eco 2006 a um mês é ja posso dizer que sou ecomaniaco, o carro e tudo de bom minha mulher emeu filhos tambem estão adorando, porem pelas medias que eu fiz ela esta gastando muito na cidade não consigo passar do 4 km por litro na cidade andando somente na maciota, e estou querendo usar gasolina para ver se melhora um pouco a media, alguem que ja tenha usado pode me orientar se realmente da uma media melhor na gasolina a minha e uma xlt 1.6, aqui o preço do alcool para a gasolina esta 70% mais barato, aquela velha conta que ensinarao, dividir o preço do alcool pelo da gasolina realmente da certo, desde ja agradeço a resposta.

4 km/l no alcool? Realmente ta muito baixo, tinha que ficar pelo menos em 6km/l. Faz o seguinte, troca filtro de combustível, filtro de ar e as velas se não melhorar, faz uma checagem no sistema de injeção e nos cabos das velas. Se mesmo assim continuar, tenta mudar o posto que você abastece. Se nada disso deu jeito ai meu amigo só resta se conformar rsrsrsr.

Comprei a uma semana uma eco 2.0 16v automatica 2008 a gasolina e tava fazendo 5,9km/l na cidade e 11km/l na estrada andando entre 100 e 120km/h. Troquei filtro de gasolina e filtro de ar (que por sinal ainda eram os de fábrica e estavam extremamente sujo) troquei as velas (nunca vi vela tão cara R$ 49,00 cada). Fiz uma viajem com pé lá em baixo 140km/h e ela fiz 10km/l. Comparando com 11km/l a 120km/h acho que tá bom. Na rua ainda to testando.

Para terminar meu checkup no carro ainda farei uma revisão nos sistema de injeção para ver se está 100% pois as revisões do antigo dono era apenas trocar o óleo do motor.

#235
 adilson garcia

avatar
Membro Pro
Membro Pro
Eu ja troquei o filtro de combustivel, agora vou tentar trocar o filtro de ar ea velas,e depois eu falo como ficou, no momento muito obrigado pela resposta.

#236
 CrisJr-CWB

CrisJr-CWB
Membro
Membro
Além disso, aproveite e peça para o seu mecânico verificar o estado do canister. A minha eco estava fazendo uma média de 4.0 ~ 4.5 km/l no etanol até janiero. Quando fiz a revisão dos 10mil km pedi para verificar o canister, uma dica aqui do forum e o cheiro de combustível estava incomodando.

Essa peça possui em seu interior carvão ativado, cuja finalidade é absorver os gases que evaporam do combustível depositado no tanque mantendo a pressão. Na abertura da válvula para a admissão do motor, ocorre à queima desses vapores evitando que sejam emitidos diretamente para a atmosfera.

Como a mangueira que conduz esses gases fica no bocal do tanque, o que ocorre é que às vezes os frentistas enchem o tanque de combustível até a boca. Situação na qual o combustível em estado líquido é conduzido ao canister e molha o carvão, que nunca mais seca e as vezes passa a exalar um forte cheiro. Não é perigoso, mas é desagradável.

O que pode ter queimado é a válvula do canister que acaba não permitindo que os vapores sigam para o motor, aumentando a pressão e gerando perda por evaporação.

Ela existe para que a queima ocorra num momento adequado para o motor, evitando engasgadas ou falta de potência num momento errado.

Em resumo, depois da revisão o cheiro parou e isto ajudou a melhorar o consumo. Atual no etanol, com transito pesado, geralmente demoro 1:20h para rodar 20km a média na cidade fica em 5,5 ~ 6.0 km/l. Na estrada no etanol é 11.5 km/l.

#237
 Alfredo Carlos

avatar
Membro Advanced
Membro Advanced
mposada escreveu:Vou testar com gasolina tomando em conta a carga de combustível e o famoso computador....
Ampliaremos ....
Obrigado pelas sugestões as porei em pratica!
Abraço desde a Alta Sorocabana
Boa Sorte
Alfredo

#238
 adilson garcia

avatar
Membro Pro
Membro Pro
Troquei as velas e o filtro e mandei verificar o canister tambem e esta tudo ok, o mecanico me falou que quando o canister esta com problema ele começa a cheirar gasolina e o meu carro nao esta cheirando, agora vou fazer uma nova media e depois eu conto como foi, so que vou fazer agora com gasolina para ver se compensa.

#239
 Alfredo Carlos

avatar
Membro Advanced
Membro Advanced
adilson garcia escreveu:Troquei as velas e o filtro e mandei verificar o canister tambem e esta tudo ok, o mecanico me falou que quando o canister esta com problema ele começa a cheirar gasolina e o meu carro nao esta cheirando, agora vou fazer uma nova media e depois eu conto como foi, so que vou fazer agora com gasolina para ver se compensa.
Um lembrete pra vc, da mesma forma que ao pisar fundo no acelerador o cambio desce as marchas, um leve toque no mesmo faz subir, experimente e use sempre em conjunto com o comp. de bordo, na seleção consumo instantâneo
Boa Sorte
Alfredo

#240
 rpcordeiro

avatar
Iniciante
Iniciante
Alfredo Carlos escreveu:
adilson garcia escreveu:Troquei as velas e o filtro e mandei verificar o canister tambem e esta tudo ok, o mecanico me falou que quando o canister esta com problema ele começa a cheirar gasolina e o meu carro nao esta cheirando, agora vou fazer uma nova media e depois eu conto como foi, so que vou fazer agora com gasolina para ver se compensa.
Um lembrete pra vc, da mesma forma que ao pisar fundo no acelerador o cambio desce as marchas, um leve toque no mesmo faz subir, experimente e use sempre em conjunto com o comp. de bordo, na seleção consumo instantâneo
Boa Sorte
Alfredo

Alfredo, explica esse macete melhor por favor.

#241
 kingleer

kingleer
Membro Gold
Membro Gold
Pisada mais rápida (não precisa ser até o fundo): desce uma ou duas marchas. Aliviar o acelerador um pouco, mas rápido: sobe uma marcha (depende da rotação - normalmente acima de 3000 já faz isso). Só no câmbio automático, é claro lol!

#242
 rpcordeiro

avatar
Iniciante
Iniciante
kingleer escreveu:Pisada mais rápida (não precisa ser até o fundo): desce uma ou duas marchas. Aliviar o acelerador um pouco, mas rápido: sobe uma marcha (depende da rotação - normalmente acima de 3000 já faz isso). Só no câmbio automático, é claro lol!

blz...eu tb tenho uma 2.0 16v automatica e toda ajuda para tentar diminuir o consumo é bem recebida eheheheh... vou tentar praticar isso ai....vlw

#243
 luiz.henrique

luiz.henrique
Membro Advanced
Membro Advanced
O pai de um amigo meu, que só tem carro automático desde que eu o conheço (quase 33 anos!!), diz que as marchas no carro automatico ao inves de serem trocadas na alavanca são trocadas no pedal do acelerador.
Segundo ele no automatico voce deve pisar sempre leve se quiser economizar pois a central ira "entender" e trocará marchas rapidamente (+ ou -2500 giros), alem de abusar do embalo do carro pra conseguir o efeito cut off. (Freio motor não é tão eficiente em carros automaticos)

Agora se pisar fundo, a troca de marcha se dará sempre bem acima de 3.000 ai o combustivel vai correr solto, na cidade será como andar em 1 e 2 sempre.

Essa leve levantadinha no pé funciona mesmo na ECO, a marcha sobe deixando o carro rodar em torno de 2000 giros - 2200 giros. É possível comprovar isso olhando no Computador de Bordo na função consumo instantâneo com um ganho de +-3 km/l.

Para ganhar velocidade (a menos que seja para uma ultrapassagem) você deve pisar bem levinho para a central não reduzir uma marcha e comprometer o consumo.

Este site tem dicas interessantes para melhorar o consumo:
http://empresasefinancas.hsw.uol.com.br/como-dirigir-com-economia.htm

#244
 rpcordeiro

avatar
Iniciante
Iniciante
luiz.henrique escreveu:O pai de um amigo meu, que só tem carro automático desde que eu o conheço (quase 33 anos!!), diz que as marchas no carro automatico ao inves de serem trocadas na alavanca são trocadas no pedal do acelerador.
Segundo ele no automatico voce deve pisar sempre leve se quiser economizar pois a central ira "entender" e trocará marchas rapidamente (+ ou -2500 giros), alem de abusar do embalo do carro pra conseguir o efeito cut off. (Freio motor não é tão eficiente em carros automaticos)

Agora se pisar fundo, a troca de marcha se dará sempre bem acima de 3.000 ai o combustivel vai correr solto, na cidade será como andar em 1 e 2 sempre.

Essa leve levantadinha no pé funciona mesmo na ECO, a marcha sobe deixando o carro rodar em torno de 2000 giros - 2200 giros. É possível comprovar isso olhando no Computador de Bordo na função consumo instantâneo com um ganho de +-3 km/l.

Para ganhar velocidade (a menos que seja para uma ultrapassagem) você deve pisar bem levinho para a central não reduzir uma marcha e comprometer o consumo.

Este site tem dicas interessantes para melhorar o consumo:
http://empresasefinancas.hsw.uol.com.br/como-dirigir-com-economia.htm

Muito boa mesmo essa reportagem...só não entendi bem o funcionamento do botão Over driver.

#245
 kingleer

kingleer
Membro Gold
Membro Gold
Coloquei algumas informações em outro tópico, para não desviarmos o assunto deste. Link: https://ecosportclub.forumeiros.com/t727-ecosport-automatica#8343

#246
 Alfredo Carlos

avatar
Membro Advanced
Membro Advanced
rpcordeiro escreveu:
Alfredo Carlos escreveu:
adilson garcia escreveu:Troquei as velas e o filtro e mandei verificar o canister tambem e esta tudo ok, o mecanico me falou que quando o canister esta com problema ele começa a cheirar gasolina e o meu carro nao esta cheirando, agora vou fazer uma nova media e depois eu conto como foi, so que vou fazer agora com gasolina para ver se compensa.
Um lembrete pra vc, da mesma forma que ao pisar fundo no acelerador o cambio desce as marchas, um leve toque no mesmo faz subir, experimente e use sempre em conjunto com o comp. de bordo, na seleção consumo instantâneo
Boa Sorte
Alfredo

Alfredo, explica esse macete melhor por favor.
Vamos lá meu caro,
Vc está numa velocidade constante eem 2a. ou 3a, marcha, se vc der um toque no acelerador a marcha sobe, é assim vc acelera em movimento dá um pequeno toque no acelerador para a marcha trocar, da mesma forma acontece quando vc precisa ultrapassar e pisa mais fundo no acelerador para a marcha ser reduzida. Vc consegue controlar bem acompanhando o consumo instantâneo. Quando comprei o carro reparei que ficava muito tempo na mesma marcha, mesmo não acelerando muito, ficava num giro constante e não mudava de marcha, foi então que um amigo me falou que dando um toque no acelerador a marcha subia. Outra dica boa é quando está subindo uma serra e o carro fica trocando de marcha o tempo todo, de 3a. pra 4a. e vice e versa, vc aciona o botão off do cambio e ele fica em terceira marcha constante, aliviando as trocas constantes, serve também para descer serras e economizar o freio.
Experimente e vc verá o resultado
Abraços
Alfredo

#247
 Alfredo Carlos

avatar
Membro Advanced
Membro Advanced
Meus caros amigos do Clube.
Passo a afirmar que o uso da gasolina Shell VPower, no lugar da comum melhora o desempenho em termos de consumo de combustível. Abasteço no mesmo Posto e mantenho a mesma tocada com a ECO 2.0 AUT. VPower 9,4km /l ; comum 8,6km p/l.
A partir de hoje só abasteço com Shell VPower.
Alfredo

#248
 rpcordeiro

avatar
Iniciante
Iniciante
ummm....vou testar essa gasosa tb...

#249
 kingleer

kingleer
Membro Gold
Membro Gold
Será que a premium da Ipiranga também melhora o consumo? Eu imagino que o desempenho melhore na Eco 2.0, que tem taxa de compressão 10,1:1...

#250
 luiz.henrique

luiz.henrique
Membro Advanced
Membro Advanced
Estou entrando na reserva agora do Tanque com Gasolina V-power. A média esta se mantendo bem alta, porem ainda não usei gasolina comum, só tinha usado etanol.
Essa melhora de 0,8 Km/l (efciciencia de 8,5% a mais na Vpower) justifica a relação preço da comum X preço da V-power para voce?
Para compensar o preço da comum dever ser no maximo 91,5% o preço da Vpower.

#251
 Conteúdo patrocinado


Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo  Mensagem [Página 10 de 33]

Ir à página : Anterior  1 ... 6 ... 9, 10, 11 ... 21 ... 33  Seguinte


Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos