EcoSport Club

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Consumo combustivel

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#1
 Márcio Brandão

Márcio Brandão
Iniciante
Iniciante
Olá pessoal,
Minha primeira postagem, fiz a inscrição esta semana. Depois de muita avaliação em qual (segundo) carro comprar, resolvi optar pelo EcoSport, já gostava muito do carro, depois de ter os 1600 VW por muitos anos e os GM de motor vermelho quando a gasolina era barata, sempre tive modelos 1.0 sempre pensando no consumo. Pois bem, criei coragem e comprei um EcoSport. Estou gostando muito do carrinho, muito confortável e dá muita segurança pra andar, é um carro firme e gostoso de dirigir. Nesta primeira semana de '' carro novo '' fiz a primeira avaliação do consumo:  rodei 177 km na cidade com ar ligado em alguns dias, pois moro em Vitoria-ES e esta muito quente por aqui; e abasteci com gasolina comum 18,7 lts =  9,4 km/lt.
Acho que esta bom este consumo, já troquei o óleo e filtros.
Em breve pretendo fazer um viagem de aproximadamente 2000 km, ai mandarei mais noticias do meu 'Negão'.
Abraços a todos.!

#2
 Josimar

Josimar
Diamond Titanium
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Olá, Márcio. Bem vindo ao fórum.


Consumo excelente este seu, já que rodou na cidade. Não e´todo mundo que consegue fazer 9,4 km/L em trajetos urbanos.


Se não se importar em comentar, por onde vai rodar estes 2.000 km? É um bocado de chão!


De qualquer modo, boa viagem!

#3
 Márcio Brandão

Márcio Brandão
Iniciante
Iniciante
Olá Josimar,
Também achei muito bom, pelo peso do carro. Tenho evitado arrancadas bruscas, não sei se conhece Vitória-ES, é uma cidade bem plana, pelo menos na região onde ando, de casa para o trabalho, ida e volta.
Quanto a viagem que falei, vou para minha cidade; Conselheiro Lafaiete-MG, depois vou para Belo Horizonte onde moram e estudam meus filhos e vamos descer a BR 381 - Rodovia Fernão Dias, passando por Pouso Alegre, Santa Rita do Sapucaí, Paraisópolis até nosso destino; Gonçalves no extremo sul de Minas. Vamos curtindo o passeio, depois eu falo como ele se comportou.
Josimar, tenho duas irmãs que também são professoras, a mais velha de Química e a mais nova de Biologia. Gostam muito da profissão.
É isto ai, grande abraço.!

#4
 Rosangela Ribeiro

Rosangela Ribeiro
Iniciante
Iniciante
Boa tarde.

Meu nome é Rosangela, sou do CE e comprei meu primeiro Ecosport há 4 meses. Estou amando o carro e ao encontrar esse fórum, resolvi me cadastrar para poder trocar informações e tirar dúvidas com outros que como eu, também têm um Ecosport. Aproveitando o momento, gostaria de saber se algum de vocês tem alguma dica em relação ao abastecimento. Desde que comprei, só utilizo gasolina aditivada e nunca coloquei álcool; assim sendo, gostaria de saber se isso pode ser prejudicial ao motor, uma vez que ele é flex.

Grata

#5
 Márcio Brandão

Márcio Brandão
Iniciante
Iniciante
Olá Rosângela, tudo bem?
O meu é só a gasolina, tenho também colocado a aditivada da Shell, eu acho que o motor flex é preparado para os dois combustíveis, ele se prepara para o combustível que você colocar, acho que não tem o problema de '' viciar '' só num combustível; quando você colocar Álcool ele vai reconhecer e se preparar para a queima deste combustível. Este é o meu entendimento, mas com certeza vai aparecer pessoas com mais conhecimento e tirar esta nossa duvida.
Muito prazer em conhecer e eu também estou impressionado com o carro é muito bom mesmo.
Grande abraço.!

#6
 Josimar

Josimar
Diamond Titanium
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Bem vinda ao fórum, Rosângela.


Este assunto sobre os motores flex dá muita discussão, mesmo entre especialistas. 


Mas, a rigor, é como o Márcio explicou: não se preocupe em abastecer apenas com gasolina. Aliás, o troca-troca de combustível é que não é saudável para o motor. 


Explico: boa parte dos que tentam ficar alternando os combustíveis acabam causando um pequeno problema: após abastecer com o novo combustível, eventualmente a central não o reconhece e continua usando a mesma taxa de compressão anterior.


Isso pode gerar maior consumo, dificuldades na partida a frio, engasgos frequentes, etc.


Na teoria, o carro deveria funcionar bem com qualquer proporção dos dois combustíveis, mas na prática isso nem sempre acontece. O reconhecimento da nova proporção deveria ser automático e imediato, mas recomenda-se rodar pelo menos 10 km após encher o tanque, para que a nova proporção seja efetivamente aceita pela central. Vai entender...


A única ressalva neste assunto consta do manual dos nossos carros:

"Veículos com quilometragem elevada, que nunca utilizaram gasolina aditivada, poderão passar a utililizá-la de forma gradual, para evitar entupimentos no sistema de combustível."

Ou seja, se prefere a gasolina, continue abastecendo com este combustível. Afinal, ela já tem mais de 25% de etanol mesmo...

#7
 Josimar

Josimar
Diamond Titanium
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Márcio Brandão escreveu:Olá Josimar,
Também achei muito bom, pelo peso do carro. Tenho evitado arrancadas bruscas, não sei se conhece Vitória-ES, é uma cidade bem plana, pelo menos na região onde ando, de casa para o trabalho, ida e volta.
Quanto a viagem que falei, vou para minha cidade; Conselheiro Lafaiete-MG, depois vou para Belo Horizonte onde moram e estudam meus filhos e vamos descer a BR 381 - Rodovia Fernão Dias, passando por Pouso Alegre, Santa Rita do Sapucaí, Paraisópolis até nosso destino; Gonçalves no extremo sul de Minas. Vamos curtindo o passeio, depois eu falo como ele se comportou.
Josimar, tenho duas irmãs que também são professoras, a mais velha de Química e a mais nova de Biologia. Gostam muito da profissão.  
É isto ai, grande abraço.!

Olá, Márcio.

Já passei por Vitória, mas não posso dizer que a conheço. Está na minha lista de viagens futuras. Mas não devo ficar muito na parte plana, não. Pretendo subir no Parque da Fonte Grande e admirar a cidade lá do alto...

Dei uma olhada no seu roteiro! Sua viagem será bem variada mesmo (se já não aconteceu). Eu acabei de chegar de um tour de uma semana pelo litoral Norte do RN e achei que tinha rodado muito. Mas foram pouco mais de 1.000 km. Estou meio destreinado na direção, e olha que pretendia rodar pelo menos uns 3.000 km em janeiro...

Pois é, adoro minha profissão. O professor pode poder interferir positivamente na vida de muitos jovens. E cada vez mais eles precisam disso...


Se ainda der tempo, desejo-lhe uma excelente viagem. Se já chegou, espero que tenha aproveitado...

#8
 Márcio Brandão

Márcio Brandão
Iniciante
Iniciante
Olá Josimar, tudo bem?
Como falei sou de Minas mas gosto muito de Vitória, é uma capital com cara de interior, muitos bairros antigos e acho a cidade muito bonita, a avenida beira mar, as pedras perto do porto e curvas do litoral; são muito bonitas. A fonte grande já fui e é muito legal a paisagem, aproveite e faça uma visita no Convento da N.S. da Penha, tem uma vista maravilhosa. Quanto as duvidas da Rosângela o que falei então ta certo né, eu estou colocando a aditivada, estou pagando em torno de R$0,11 de diferença da comum. A viagem vai ser no fim da janeiro, estou preparando a '' maquina '', sábado vou trocar os pneus dianteiros e alinhar, balancear; vou conferir as pastilhas de freio e tambor.
Josimar, gostei da sua colocação, que adora sua profissão, sou Técnico Mecânico de manutenção, trabalho em uma siderúrgica e sou o inspetor de uma área do Alto Forno, gosto de por a mão na massa e fazer alguns reparos; ai eu lembro de alguns professores que tive, são pessoas as quais são minhas referencias até hoje, depois de muitos anos de formado costumo lembrar de frases que eles usavam muitas das vezes para chamar nossa atenção para estudarmos '' pois quem precisava de aprender eramos nós; os alunos ''. Como você disse, eles me direcionaram para uma profissão e interferiram positivamente na minha vida, parabéns a você pela escolha. Mando noticias da viagem.
Grande abraço.!

#9
 Rosangela Ribeiro

Rosangela Ribeiro
Iniciante
Iniciante
Márcio Brandão escreveu:Olá Rosângela, tudo bem?
O meu é só a gasolina, tenho também colocado a aditivada da Shell, eu acho que o motor flex é preparado para os dois combustíveis, ele se prepara para o combustível que você colocar, acho que não tem o problema de '' viciar '' só num combustível; quando você colocar Álcool ele vai reconhecer e se preparar para a queima deste combustível. Este é o meu entendimento, mas com certeza vai aparecer pessoas com mais conhecimento e tirar esta nossa duvida.
Muito prazer em conhecer e eu também estou impressionado com o carro é muito bom mesmo.
Grande abraço.!

Bom dia, meu caro.

Muito obrigada por sua atenção e gentileza em me responder. Foi muito útil.

Grande abraço

#10
 Rosangela Ribeiro

Rosangela Ribeiro
Iniciante
Iniciante
Josimar escreveu:Bem vinda ao fórum, Rosângela.


Este assunto sobre os motores flex dá muita discussão, mesmo entre especialistas. 


Mas, a rigor, é como o Márcio explicou: não se preocupe em abastecer apenas com gasolina. Aliás, o troca-troca de combustível é que não é saudável para o motor. 


Explico: boa parte dos que tentam ficar alternando os combustíveis acabam causando um pequeno problema: após abastecer com o novo combustível, eventualmente a central não o reconhece e continua usando a mesma taxa de compressão anterior.


Isso pode gerar maior consumo, dificuldades na partida a frio, engasgos frequentes, etc.


Na teoria, o carro deveria funcionar bem com qualquer proporção dos dois combustíveis, mas na prática isso nem sempre acontece. O reconhecimento da nova proporção deveria ser automático e imediato, mas recomenda-se rodar pelo menos 10 km após encher o tanque, para que a nova proporção seja efetivamente aceita pela central. Vai entender...


A única ressalva neste assunto consta do manual dos nossos carros:

"Veículos com quilometragem elevada, que nunca utilizaram gasolina aditivada, poderão passar a utililizá-la de forma gradual, para evitar entupimentos no sistema de combustível."

Ou seja, se prefere a gasolina, continue abastecendo com este combustível. Afinal, ela já tem mais de 25% de etanol mesmo...

Bom dia meu caro Josimar.

Muito obrigada por sua atenção em me responder. Contribuiu bastante para os meus conhecimentos acerca do carro. Segurei suas sugestões.

Grande abraço

#11
 Márcio Brandão

Márcio Brandão
Iniciante
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Rosangela Ribeiro escreveu:
Márcio Brandão escreveu:Olá Rosângela, tudo bem?
O meu é só a gasolina, tenho também colocado a aditivada da Shell, eu acho que o motor flex é preparado para os dois combustíveis, ele se prepara para o combustível que você colocar, acho que não tem o problema de '' viciar '' só num combustível; quando você colocar Álcool ele vai reconhecer e se preparar para a queima deste combustível. Este é o meu entendimento, mas com certeza vai aparecer pessoas com mais conhecimento e tirar esta nossa duvida.
Muito prazer em conhecer e eu também estou impressionado com o carro é muito bom mesmo.
Grande abraço.!

Bom dia, meu caro.

Muito obrigada por sua atenção e gentileza em me responder. Foi muito útil.

Grande abraço


Olá Rosângela,
Estou gostando muito do carrinho, vamos aprendendo como lidar com ele. Qualquer duvida vamos comentar que o pessoal esclarece pra gente o que fazer. No meu apareceu um pequeno vazamento de óleo na direção. Na quarta vou levar pra oficina ai já viu né, lá vai grana, rsrsrs...!

At+

#12
 Josimar

Josimar
Diamond Titanium
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Márcio, qual o ano do seu carro?


Este vazamento é do óleo vermelho da direção hidráulica?


Já tive um problema assim no meu eco 2006. Fiz o reparo mas não deu certo. No fim gastei uma grana preta para trocar toda a direção. Se soubesse ficava apenas completando o óleo...

#13
 Márcio Brandão

Márcio Brandão
Iniciante
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Olá Josimar, tudo bem?
É este óleo mesmo, o mecânico falou que devo trocar a caixa de direção, é vazamento nos retentores da caixa. Fui numa loja que só reforma e vende direções hidráulica. É a DHL - Direções Hidráulica e turbinas. Procurando preços achei esta loja e conversando com o dono, fiquei sabendo que ele era meu conterrâneo; é Mineiro também e por incrível que pareça, ele comprou uma representação de vendas de turbinas que eu trabalhei a muitos anos atras, isto é em 1986 a 1990, nestes 4 anos trabalhei com vendas autônomo; conversa vai e conversa vem ele comprou e montou a loja aqui em Vitoria em 1995. Conclusão: vai fazer um preço camarada pra mim??? R$ 700,00 e 180,00 de mão de obra para a troca. Como eu não gosto de vazamentos e direção é coisa seria, vou fazer o serviço ( tomara que dê certo ) e para complicar no domingo fui em Guarapari, a cidade saúde, 50 km de Vitoria, fizeram reparos na pista e ficou aquelas britas pequenas e uma pegou bem perto da borracha do meu para brisa, na altura do meu rosto... uma trinca de 20 cm, levei um susto pois achei que fosse estilhaçar mas ficou só na trinca mesmo; vou ter trocar também e lá vai mais R$ 430,00 ( o preço mais em conta que achei); tem uma loja que venda a R$ 400,00 mas não grava o nº do chassis.
Bem Josimar só falei das despesas e não falei o ano do carro né?... é 2004 1.6 XLT.
Ok Josimar, depois mando os resultados...
Abraços.

#14
 Josimar

Josimar
Diamond Titanium
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Há uns cinco anos gastei R$ 600,00 para trocar os retentores (o que acabou não funcionando) e depois mais uns R$ 3.000,00 para trocar o sistema completo...


No fim das contas seu prejuízo não vai ser tão grande assim. Bem que dizem que mais vale um amigo na praça do que dinheiro no caixa...


Sobre o vidro, é melhor gravar o no do chassi. E, se puder, guarde a nota do serviço. Quando você for vender o carro pode comprovar que a troca foi só do para-brisa, caso o comprador perceba e questione a troca do vidro.



Boa sorte!

#15
 Márcio Brandão

Márcio Brandão
Iniciante
Iniciante
Olá Josimar, boa noite.!

Hoje fui na oficina e o mecânico disse que dois carros que era para ter saído atrasou os serviços por falta de peças, a volks esta em falta de uma peças do sistema de cambio automático do Golf e a junta do cabeçote de um Nissan Livina também esta atrasando a entrada do meu no estaleiro....
Mas você falou da nota fiscal do para brisa, você acha que da para identificar que foi trocado, o acabamento tem que ficar tipo original; já falei com a moça que me atendeu que não quero problema com vazamento de água dentro do carro, ela disse que a cola é da ford Adesivo Motorcraft.
Bem, vamos aguardar.

Abraço.

#16
 shivamen

shivamen
Iniciante
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Boa tarde galera queria. A ajuda de vcs adquirir uma EcoSport  ano 2004 e como todos sabem é  original a gasolina  pois bem  quando comprei o cara da garagem me disse que ela era Flex manual   Ela ta no álcool tem um aparelhinho   próximo a bateria com um reguladorzinho que vai do 1 ao 10 ate ai eu ja pesquei  na net e vi que é  na realidade  um  controle de injeção  de bico ou seja  aumenta a quantidade de combustível   a ser injetada
sendo que  o rapaz disse que  no 1 ao 5 anda na gasolina  e do 5 ao 10 no puro álcool  pois bem.    .      nem um e nem outro  Ela anda  só  fica dando soco e o motor morre  anda normal no 5 puxa  bem e tal  faz um mês que  comprei e até hoje só  coloquei  álcool  tenho medo de por gasolina       queri saber de vcs  se eu colocar gasolina devo deixar no 5 ou terei que  regular

#17
 shivamen

shivamen
Iniciante
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Pó gente me ajudem ai por favor.

#18
 Josimar

Josimar
Diamond Titanium
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Pelo que recordo é a primeira vez que um usuário relata ter um eco com esta adaptação por aqui.


Por isso creio que ninguém comentou. Falta experiência no assunto...


Eu nem sabia que ainda se fazia esta adaptação, que ficou famosa há alguns anos, antes que o GNV se mostrasse mais seguro e atrativo.


Particularmente, acho isso uma furada. Seria bom você pensar em retirar esta gambiarra do seu carro o quanto antes!

Comentário de quem já fez:


"Converter carro em Flex compensa nos primeiros meses? Talvez um pouco, porque depois vem a bomba... Vai só vai ferrar com o motor, eventualmente isso entope bicos, válvulas, corrói dutos e detona com o sistema de injeção... Nenhum componente de carro a gasolina foi projetado para enfrentar a corrosão do etanol... Uma verdadeira bomba!!"


De qualquer modo dei uma pesquisada para ver se encontrava algo que pudesse ser útil. Dá uma olhada:








http://www.carrodegaragem.com/gasolina-para-alcool-compensa/

#19
 shivamen

shivamen
Iniciante
Iniciante
Valeu obrigado o duro é que eu nem sei porque foi feito essa mudança e o pior ou melhor o carro ta tão econômico e nem imagino quanto tempo faz que essa conversão foi feita

#20
 alexandrectba

alexandrectba
Iniciante
Iniciante
Boa tarde pessoal, preciso tirar umas duvidas em relação ao consumo de gasolina da ecosport.

Comprei a 1 mês uma ecosport 2004 wd 2.0 gasolina, nela esta um motor do focus 2009 duratec. pelo que verifiquei esse carro é para fazer mais ou menos 8km p/ lt na cidade., mas pelos meus calculos esta fazendo 5km /lt.

lguem poderia tirar essas duvidas do que seria essa diferença?

#21
 Josimar

Josimar
Diamond Titanium
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Bem vindo ao fórum, Alexandre.


Certamente você deve ter enchido o tanque, anotado a km, rodado por uns 100 km e depois encheu o tanque novamente. Daí dividiu a km rodada pelos litros de gasolina do último abastecimento, certo?

    
Se não fez isso e está supondo pelas barras do marcador, é bem provável que o consumo seja um pouco diferente.


Para o consumo urbano do seu carro o esperado seria algo entre 6,0 e 8,0 km/L, com gasolina. 


Tive um 4WD por quase cinco anos e, quando era minha esposa que usava frequentemente, o consumo às vezes dava 5,5 km/L (gasolina). Isso porque o percurso dela era de 1,5 km até o trabalho; depois o carro esfriava e cinco horas depois mais 1,5 km até em casa. Isso aumentava muito o consumo.


Quando eu usava mais frequentemente, com percursos de 6 km em média, o consumo ficava entre 6,5 e 7,0 km/L


Se seu percurso diário for em condições adversas, com muito trânsito e trechos curtos, por exemplo de 3 a 10 km de casa para o trabalho, o consumo será alto mesmo, dificilmente passando de 6,5 km/L.


Mas é provável que haja algum fator agravante nos eu consumo. Como está a manutenção preventiva? Trocou as velas há pouco tempo? Fez limpeza no TBI?


Abs

#22
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