EcoSport Club

Fórum de discussões sobre o Ford EcoSport

Olá pessoal, caso queiram participar do grupo de whatsapp, basta deixar o seu número no tópico WhatsApp. https://ecosportclub.forumeiros.com/t2104-whats-app-ecosport?highlight=whatsapp

Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

Consumo de combustível

Ir à página : Anterior  1 ... 10 ... 16, 17, 18 ... 25 ... 33  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo  Mensagem [Página 17 de 33]

Alfredo Carlos

Membro Advanced
Membro Advanced
Relembrando a primeira mensagem :

Pedido a todos os parceiros do Forum,
Informem sobre o consumo de seus carros, quem roda com etanol, gasolina ou GNV, cambio manual ou automatic.
Hoje estou rodando apenas na gasolina, pago na comum em média R$2,69, as vezes rola promoção de aditivada por R$2,59. O consumo estava sempre entre 7Km p/l, hoje em uso misto (cidade e vias expressas consigo entre 8 e 9km p/l, na estrada o máximo que conseguí foi 11 km p/l sempre entre 100 e 140 km p/h.
Mandem suas experiências quem sabe consigo melhorar o consumo.
Abraços
Alfredo

Josimar

Josimar
Diamond Titanium
Diamond Titanium
A verdade é que as condições de dirigibilidade afetam muito o consumo. Antigamente, eu tinha um "diário de bordo" (era assim mesmo que eu chamava) em cada carro, onde registrava tudo relacionado aos mesmos: alinhamentos, manutenções, troca de pneus e, claro, consumo. Anotava TODOS os abastecimentos. Fiz isso ao longo de anos... Sempre fui muito preocupado com este aspecto.

O fato é que algumas pessoas exageram quando falam do consumo de seus carros (uns para mais, outros para menos). A melhor maneira de checar é a velha anotação na bomba: encha o tanque, anote a km, rode e encha de novo. Divida os valores e terá o consumo médio. Compare com o computador de bordo (se disponível) e verá que haverá algumas diferenças.

Já cheguei a fazer 13,5 km/l (gasolina) na estrada e 10,3 km/litro na cidade (Eco 1.6 - monocombustível).

Entretanto, para trechos curtos e/ou com muito trânsito, esta média cai para 7 km/litro (cidade) e 10 km/litro (estrada).

Com carros flex, o consumo aumenta sensivelmente. mesmo em condições ótimas de estrada; só consigo 12,5 km/l na estrada e na cidade 9 km/l (sempre com gasolina).

Também possuo um ECO 2.0 16V; talvez, por morar em região montanhosa, meu consumo é melhor com este veículo. Uma diferença que noto, independente disto, é que no 1.6 tenho que "pisar" mais fundo para sair do lugar. Com o 2.0, se fizer isso saio cantando pneus... O carro é um 4WD e seu consumo na estrada chega a 13,0 km/l, andando entre 90 e 110 km/h. Na cidade não passa de 8,5 km/l (sempre com gasolina).

Última edição por Josimar Medeiros em Ter Abr 16, 2013 10:59 am, editado 1 vez(es)

JADEN BAHIA

JADEN BAHIA
Iniciante
Iniciante
BOM DIA! GALERA!

ESTOU PRECISANDO COM URGÊNCIA DESTA RESPOSTA, POIS TENHO QUE VIAJAR AMANHÃ, E AGRADEÇO A ATENÇÃO.

TENHO UMA ECOSPORT XLS 1.6 FLEX 2008, NA SEMANA PASSADA MEU CARRO DEU UM PANE A BATERIA TINHA ESGOTADO, APÓS UMA CARGA AO LIGAR O CARRO, QUEIMOU O FUSIVEL DA IGNIÇÃO COLOQUEI UM FUSIVEL E ELE FUNCIONOU, MAS PERCEBI QUE O CONSUMO AUMENTOU E MUITO, E PARA MINHA SUPRESA ONTEM ANDEI 36 KM E O CARRO CONSUMIU MEIO TANQUE DE ALCOOL, HOJE TROQUEI AS VELAS E O PROBLEMA PERSISTE, ALGUÉM TEM ALGUMA IDEIA? PODE SER PROBLEMA NO MÓDULO?

Josimar

Josimar
Diamond Titanium
Diamond Titanium
Olá, Jaden.

Seja bem vindo ao Fórum.

É precipitado fazer qualquer diagnóstico neste sentido. O correto seria passar um scanner para verificar o sistema. Mas, pelo seu relato, posso dar uma dica, pois algo semelhante já aconteceu comigo:

Desligue os cabos da bateria e aguarde pelo menos meia hora. Religue e teste o carro. Isso vai forçar uma reprogramação automática do sistema de gerenciamento automático do motor e pode resolver o problema. Durante alguns km, o carro pode apresentar características de marcha pouco usuais, mas isso deve passar após algum tempo.

Se o problema persistir, o jeito é procurar assistência especializada.

Ah! Se tiver som codificado, não se esqueça de anotar o código.

Boa sorte.

JADEN BAHIA

JADEN BAHIA
Iniciante
Iniciante

Valeu irmão OBRIGADO pela dica.

Josimar

Josimar
Diamond Titanium
Diamond Titanium
Atualizando a informação sobre consumo... Smile

Acabei de chegar de uma viagem e fiz questão de marcar o consumo. Já fazia tempo que não o verificava. Enchi o tanque (gasolina), rodei 304 km (estrada) e abasteci novamente: 22,5 litros. Ou seja: 304/22,5 = 13,5 km/litro.

Velocidade e carga: 100-110 km/hora - carro com 4 adultos + bagagem (Uso contínuo do AC).

Ou seja, consegui com o 1.6 flex o mesmo que já havia conseguido com o 1.6 monocombustível.

Abç.

Lucas Almeida

Lucas Almeida
Membro Pro
Membro Pro
Bom a minha não tirei o consumo correto ainda, mas como uso muito, mandei por o kit Gnv nela hoje, e devo esta pegando amanha ou na sexta.
Quando voltar irei tirar o consumo no gnv e na gasolina e postarei aqui!

Zé Carlos

Zé Carlos
Membro Sênior
Membro Sênior
JADEN BAHIA escreveu:
E ai Jaden blz?
Meu velho estava lendo esse topico relacionado a consumo, e vi que você estava com um problema de consumo meio grave, onde nosso amigo Josimar deu uma dica, para estar desligando a bateria durante 30 min. Gostaria de saber se você chegou a fazer? e se fez deu certo? ficou bom?
Valeu!!

Abraço cheers

JADEN BAHIA

JADEN BAHIA
Iniciante
Iniciante
Zé Carlos escreveu:
JADEN BAHIA escreveu:
E ai Jaden blz?
Meu velho estava lendo esse topico relacionado a consumo, e vi que você estava com um problema de consumo meio grave, onde nosso amigo Josimar deu uma dica, para estar desligando a bateria durante 30 min. Gostaria de saber se você chegou a fazer? e se fez deu certo? ficou bom?
Valeu!!

Abraço cheers

Zé Carlos fiz e deu certo, ainda acrescentei uma outra dica que é a seguinte colocar a chave na ignição e rodar 8 vezes em 8 segundos, apenas para acender o carro, tudo reseta, mas um amigo meu me falou, que não deve se fazer sempre este procedimento, pois a chave pode descodificar. Depois levei o carro para escanear e estava tudo perfeito.

Zé Carlos

Zé Carlos
Membro Sênior
Membro Sênior
JADEN BAHIA escreveu:
Zé Carlos escreveu:
JADEN BAHIA escreveu:
E ai Jaden blz?
Valeu!!

Abraço cheers

Zé Carlos fiz e deu certo, ainda acrescentei uma outra dica que é a seguinte colocar a chave na ignição e rodar 8 vezes em 8 segundos, apenas para acender o carro, tudo reseta, mas um amigo meu me falou, que não deve se fazer sempre este procedimento, pois a chave pode descodificar. Depois levei o carro para escanear e estava tudo perfeito.
Valeu Jaden obrigado, mas qual procedimento você realizou primeiro? o da bateria ou o da chave?

Abraço cheers

JADEN BAHIA

JADEN BAHIA
Iniciante
Iniciante
Zé Carlos escreveu:
JADEN BAHIA escreveu:
Zé Carlos escreveu:
JADEN BAHIA escreveu:
E ai Jaden blz?
Valeu!!

Abraço cheers

Valeu Jaden obrigado, mas qual procedimento você realizou primeiro? o da bateria ou o da chave?

Abraço cheers

Brother p da bateria

Josimar

Josimar
Diamond Titanium
Diamond Titanium
Atualizando a informação sobre consumo... Smile

Só estrada, sem trânsito, com Eco 2.0 4WD, gasolina, carro com 3 adultos + bagagem e uso contínuo do AC.

Velocidade (ida): 90-100 km/hora - 14,45 km/litro (melhor consumo que já consegui com o 2.0).

Velocidade (volta): 100-110 km/hora - 12,8 km/litro

Ou seja, como eu já havia postado antes, as condições de dirigibilidade afetam muito o consumo....

kentakk

kentakk
Diamond Titanium
Diamond Titanium
Josimar Medeiros escreveu:Atualizando a informação sobre consumo... Smile

Só estrada, sem trânsito, com Eco 2.0 4WD, gasolina, carro com 3 adultos + bagagem e uso contínuo do AC.

Velocidade (ida): 90-100 km/hora - 14,45 km/litro (melhor consumo que já consegui com o 2.0).

Velocidade (volta): 100-110 km/hora - 12,8 km/litro

Ou seja, como eu já havia postado antes, as condições de dirigibilidade afetam muito o consumo....

Principalmente a ecosport que tem a area frontal muito grande e eh muito quadradona.... entao a velocidade afeta muito o consumo... Diferentemento dos carros mais baixos com CX otimizado....

Josimar

Josimar
Diamond Titanium
Diamond Titanium
Há alguns dias sugeri ao Jaden que desligasse os cabos da bateria para tentar ajudar com um problema no consumo. Pelo seu relato, aparentemente deu certo, como pode ser visto na resposta ao colega Zé Carlos.

Mas, como este é um tópico específico sobre consumo, gostaria de deixar um alerta para outros usuários que eventualmente venham a ler estas mensagens:

O Jaden teve um problema com o gerenciamento automático do motor. O reset funcionou neste caso (E funciona em alguns outros - costuma ser uma alternativa quando não se tem mais o que fazer... Mesmo nas oficinas especializadas).

Mas esta não é uma "solução mágica" para economizar combustível. Se você acredita que o seu carro está consumindo demasiadamente, vale procurar outras soluções antes de sair desligando o cabo da bateria... Smile

kentakk

kentakk
Diamond Titanium
Diamond Titanium
este negocio de carro economico eh relativo. Depende de varios fatores. Por exemplo 2 pessoas com 2 carrosidenticos. Se moram em regioes diferentes o consumo nao sera o mesmo. Por exemplo se mora num local cheio de morros e for sair com carro a alcool e motor frio ira gastar mais combustivel.
Em regioes de morro dizem que motor 2.0 chega a ser mais economico que 1.0.

JADEN BAHIA

JADEN BAHIA
Iniciante
Iniciante
Galera eu tinha um gol e eu colocava car 80 na borboleta de aceleração onde fica a entrada de ar do motor, e limpeza mesmo, os bicos ficam limpinhos e aumentava de 5% a 10% a economia do carro, alguém já fez isso no ecosport?

kentakk

kentakk
Diamond Titanium
Diamond Titanium
JADEN BAHIA escreveu:Galera eu tinha um gol e eu colocava car 80 na borboleta de aceleração onde fica a entrada de ar do motor, e limpeza mesmo, os bicos ficam limpinhos e aumentava de 5% a 10% a economia do carro, alguém já fez isso no ecosport?

Esta pratica nao tem logica nenhuma. POis o car80 na borboleta so vai limpar a borboleta em si e os dutos que chegam ate o cilindro. Os bicos nao vao ser limpos pois ele injeta gasolina direto no cilindro sendo que o car 80 nao faz nem cocegas no injetor.

naikow

naikow
Membro
Membro
Voltando a postar neste tópico:

Médias Atuais:

Álcool - Computador de Bordo: 10,2 km/L
Auferido na Bomba: 9,8 km/L

Gasolina - Computador de Bordo: 12,6 km/L
Auferido na Bomba: 12,2 km/L

Diferença do computador de bordo é 0,4 km/L

Vlw

Josimar

Josimar
Diamond Titanium
Diamond Titanium
naikow escreveu:Voltando a postar neste tópico. Médias Atuais:

Álcool - Computador de Bordo: 10,2 km/L
Auferido na Bomba: 9,8 km/L

Gasolina - Computador de Bordo: 12,6 km/L
Auferido na Bomba: 12,2 km/L - Diferença do computador de bordo é 0,4 km/L
Vlw
Ótimas médias, Naikow.

São consumos urbanos, rodoviários ou mistos (p. ex. 40% urbano e 60% rodoviário)?

Também gosto de aferir o consumo na bomba para confrontar com o computador de bordo. Em geral a diferença é esta mesma que você citou, mas somente quando há uma variação no consumo. Se for só rodoviário, por exemplo, em condições constantes de velocidade, a diferença cai para 0,1 ou 0,2 km/L.

cheers

naikow

naikow
Membro
Membro
Josimar Medeiros escreveu:

Ótimas médias, Naikow.

São consumos urbanos, rodoviários ou mistos (p. ex. 40% urbano e 60% rodoviário)?

Também gosto de aferir o consumo na bomba para confrontar com o computador de bordo. Em geral a diferença é esta mesma que você citou, mas somente quando há uma variação no consumo. Se for só rodoviário, por exemplo, em condições constantes de velocidade, a diferença cai para 0,1 ou 0,2 km/L.

cheers

Josimar.. sempre circuito misto.. com 40% cidade e 60% estrada.. Pé em meio pedal.. o que gera trocas e marcha entre 2500 e 3500 RPM... velocidade entre 100 e 120 Km/H..

Adoaria fazer uma viagem na qual o trajeto fosse 100% estrada.. secar um tanque e ver a média.. acredito que deva beliscar os 14 km/L..

vlw

fellipeborges

Iniciante
Iniciante
Deixo meu consumo aqui para registro:

Modelo: 2007 XLT 2.0 AUTOMÁTICA (gasolina apenas)
Média: 7,5 Km/L aferidos diversas vezes na bomba
Condições: somente urbano, com muito trânsito pesado (SP/Capital) e congestionamento, sem exagerar no acelerador e com pouco uso do ar condicionado
Ocupantes: geralmente eu, minha esposa e nossa cachorra Very Happy

Já consegui fazer próximo de 8km/l e pouco abaixo de 7km/l. Acredito que tenha muito a ver também com a péssima qualidade do combustível.
Em breve irei aferir a média na estrada e posto aqui pros colegas.

ps: o difícil é segurar o pé e não acelerar com esse motor 2.0 e câmbio tão afinadinho rsrs

kentakk

kentakk
Diamond Titanium
Diamond Titanium
Naikow! otima media para um 2.0 automatizado(powershift).... So faltava ser 4x4. Very Happy

Alebirigui

Iniciante
Iniciante
Ola galera.

Adquiri uma Ecosport XLT 1.6 2004/2005 monocombustível.

Fiz minha primeira média andando somente na cidade, ainda estou me acostumando com o veículo, pois antes tinha um carro 1.0 básico

fiz 7,55 km/L andando na cidade, achei muito e estou monitorando para ver oq consigo melhorar

Josimar

Josimar
Diamond Titanium
Diamond Titanium

Olá, Alebirigui. Seja bem vindo ao fórum.

Parabéns pela aquisição. A depender das condições de dirigibilidade, a média deve ser esta mesmo.

Mas se puder dê uma olhada neste outro tópico, onde discutiu-se um pouco esta questão:

https://ecosportclub.forumeiros.com/t1854-alto-consumo

Abs

kentakk

kentakk
Diamond Titanium
Diamond Titanium
mas teoricamente nao deveria ser uns 10 na cidade pois eh gasolina. POis ja ouvi dizer que tem gente que faz isso com etanol....

Zé Carlos

Zé Carlos
Membro Sênior
Membro Sênior
Kentakk ainda não consegui essa proeza, ja troquei velas, cabos, parei de pisar muito, esta fazendo 8 / 8,3 + ou -(gas.). Agora quero trocar o distribuidor e fazer aquele lançe de desligar a bateria para zerar o modulo, e ensinar ela a andar do meu jeito. Pra ver se da uma melhorada.

Abraço... cheers

Última edição por Zé Carlos em Seg Jun 10, 2013 5:52 pm, editado 1 vez(es)

Conteúdo patrocinado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo  Mensagem [Página 17 de 33]

Ir à página : Anterior  1 ... 10 ... 16, 17, 18 ... 25 ... 33  Seguinte

Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos