EcoSport Club

Fórum de discussões sobre o Ford EcoSport


Olá pessoal, caso queiram participar do grupo de whatsapp, basta deixar o seu número no tópico WhatsApp. https://ecosportclub.forumeiros.com/t2104-whats-app-ecosport?highlight=whatsapp

Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

Eco esquentando

Ir à página : Anterior  1, 2, 3, 4, 5  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo  Mensagem [Página 2 de 5]

#1
 Alexandre

avatar
Iniciante
Iniciante
Relembrando a primeira mensagem :

estou enfrentando esse problema com minha EcoSport 2005/2006 ela ta equecendo demais na macha lenta e rapido se parar num sinal ele ja esquenta o ponteiro vai no maximo da escala se eu deixar, ai e so manter acima de 2000 giros que ela refresca ja tirei a bomba de agua e ela esta boa a ventoinha e nova e funciona normalmente e mesmo na velocidade maxima ela esquenta se aguem ja passou por isso eu agradeceria e muito se podece me ajudar. Desde ja muito obrigado.


#26
 ecosport2004

avatar
Iniciante
Iniciante
meu ecosport é 1.6 gasolina,
os fios da resistençia tavam ja pra cair ai mandei um ,mecanico
encaixalo denovo..mais sao dois fios,axo que trocou na hora em que foi colocar
pois depois de que ele arrumou essa resistencia o carro dispara muito doido..
os fios tem um positivo e um negativo éé??
axo que é isso que meu termometro ta oscilando..
vou trocar tambem o reservartorio que estar com rachoes!!

#27
 scaners13

avatar
Iniciante
Iniciante
Meu amigo, a oscilação do termômetro PROVAVELMENTE é por conta do problema com a resistência (no meu caso foi). E existe sim uma ordem nos polos positivo e negativos dos fios. Recomendo TROCAR O CONECTOR E A RESISTÊNCIA também, pois se um estiver danificado certamente que o outro também estará.
Com relação ao reservatório, troque IMEDIATAMENTE, pois as rachaduras se dilatam com o calor da água provocando vazamentos. Compre na autorizada, há alguns mais baratos no mercado mas não são bons e logo terá que trocar de novo.
Abraços!!!

#28
 ecosport2004

avatar
Iniciante
Iniciante
axo que o problema no meu é o reservatorio,porque ele esquenta muito,ai quando abro o capô ta uma xiadeira no reservatorio,vou fazer o teste..
mais como vcs disseram nas respostas anteriores a resistençia é pra funcionar nos dois estagios..o meu funciona nos dois..so que quando esquenta o motor,a ventoinha dispara prolongada pra ver se alivia o super aquecimento..
VOU FAZER O TESTE!!!

#29
 diegojf

diegojf
Membro
Membro
leonparreira escreveu:
ecosport2004 escreveu:meu ecosport 2004 1.6!!
ele faz assim,guardo na garagem domingo,quando vou pegar quarta-feira,andos uns 15 minutos
ai a temperatura passa da metada e tem vez que chega até no preto..é tao interessante que ando com a temperatura la no preto ai depois
ele baixa a temperatura e nao passa da metade.quando chega no preto a ventoinha liga muito alto.ai depois que chega na metade ele dispara normal a ventoinha....
queria saber porque amigos???
quem ja passou por essa??me ajuddem??

O líquido foi trocado recentemente amigo?
Está com uma aparência "lamacenta", com cor amarelada ou amarronzada?

Sua eco é Flex ou apenas gasolina?
Abraço

leon , uma curiosidade , se a água esta com uma cor amarronzada é sinal de problema?

#30
 ecosport2004

avatar
Iniciante
Iniciante
parceiros conseguir concertar a minha eco,era o reservatorio que tava rachado mesmo,troquei fico filéé.
ingraçado uma coisinha de nada faz o motor se super aqueçer!!valew galerA!!

#31
 mptrindade

avatar
Iniciante
Iniciante
Amigos, a chiadeira quando vc abre o capô do carro pode ser a tampa do reservatório de água, que por ter suportado tanta pressão por ter esquentado demais devido as altas temperaturas que o carro tem sofrido com os aquecimentos. A tampa tem um “respiro” para não travar o reservatório e explodir, portanto, se o carro ferveu ou esquentou demais, faz-se necessário a troca da tampa, pois esse respiro é como se fosse uma segurança para não estourar, uma vez acionado ele vai ficar fazendo barulho chiado sempre...

Eu to com o mesmo problema na ventoinha, ela só ta ligando no segundo estagio (como se o ar condicionado estivesse ligado), esse conector e a resistência eu consigo em grandes lojas de peças, ou so nas autorizadas?

Obrigado amigos e espero ter ajudado.

#32
 renan.rj21

renan.rj21
Membro Gold
Membro Gold
mptrindade escreveu:Amigos, a chiadeira quando vc abre o capô do carro pode ser a tampa do reservatório de água, que por ter suportado tanta pressão por ter esquentado demais devido as altas temperaturas que o carro tem sofrido com os aquecimentos. A tampa tem um “respiro” para não travar o reservatório e explodir, portanto, se o carro ferveu ou esquentou demais, faz-se necessário a troca da tampa, pois esse respiro é como se fosse uma segurança para não estourar, uma vez acionado ele vai ficar fazendo barulho chiado sempre...

Eu to com o mesmo problema na ventoinha, ela só ta ligando no segundo estagio (como se o ar condicionado estivesse ligado), esse conector e a resistência eu consigo em grandes lojas de peças, ou so nas autorizadas?

Obrigado amigos e espero ter ajudado.

Qualquer auto peca porem, procure por marcas " boas " ...

#33
 scaners13

avatar
Iniciante
Iniciante
Parceiros, esta coisa do carro esquentar é um caso sério, pois as consequências são nefastas. Se possível, compre somente peças originais, não dá muita diferença de preços, o carro merece, e agradece...

#34
 mwuere

avatar
Iniciante
Iniciante
Pessoal, estou quase desistindo. Já tentei de tudo.
Troquei reservatório expansão de água, válvula Termoestática, retifiquei cabeçote, desentupi retorno de água, limpei radiador, troquei bomba d'água, verifiquei ventuinha (funciona 2 fases).
É andar 10 min com ela o ponteiro vai no preto a luz vermelha acende e o reservatório parece uma panela de pressão.
Tenho a impressão que a água está sendo bolqueada em algum ponto, pois a mangueira que leva agua quente p o radiador fica fria até a metade. Isso mesmo, metade próxima a válvula quente e metade próxima ao radiador fria. Como se aquecesse por indução. Pode haver bloqueio da água dentro do bloco do motor?
Alguém pode me ajudar?

#35
 hugosmattos

avatar
Membro
Membro
mwuere escreveu:Pessoal, estou quase desistindo. Já tentei de tudo.
Troquei reservatório expansão de água, válvula Termoestática, retifiquei cabeçote, desentupi retorno de água, limpei radiador, troquei bomba d'água, verifiquei ventuinha (funciona 2 fases).
É andar 10 min com ela o ponteiro vai no preto a luz vermelha acende e o reservatório parece uma panela de pressão.
Tenho a impressão que a água está sendo bolqueada em algum ponto, pois a mangueira que leva agua quente p o radiador fica fria até a metade. Isso mesmo, metade próxima a válvula quente e metade próxima ao radiador fria. Como se aquecesse por indução. Pode haver bloqueio da água dentro do bloco do motor?
Alguém pode me ajudar?

Parou pra pensar que essa retenção, foi por causa de algum pedaço da válvula termostática que possivelmente estava despedaçada? Só abrindo o motor...
Não?

#36
 mwuere

avatar
Iniciante
Iniciante
hugosmattos escreveu:
mwuere escreveu:Pessoal, estou quase desistindo. Já tentei de tudo.
Troquei reservatório expansão de água, válvula Termoestática, retifiquei cabeçote, desentupi retorno de água, limpei radiador, troquei bomba d'água, verifiquei ventuinha (funciona 2 fases).
É andar 10 min com ela o ponteiro vai no preto a luz vermelha acende e o reservatório parece uma panela de pressão.
Tenho a impressão que a água está sendo bolqueada em algum ponto, pois a mangueira que leva agua quente p o radiador fica fria até a metade. Isso mesmo, metade próxima a válvula quente e metade próxima ao radiador fria. Como se aquecesse por indução. Pode haver bloqueio da água dentro do bloco do motor?
Alguém pode me ajudar?

Parou pra pensar que essa retenção, foi por causa de algum pedaço da válvula termostática que possivelmente estava despedaçada? Só abrindo o motor...
Não?

É que a válvula termostática está intacta, sem sinais de ter perdido um pedaço.

#37
 mwuere

avatar
Iniciante
Iniciante
bingo, era isso meso hugo, havia um pedaço da válvula antiga dentro da mangueira que retorna do radiador p o motor. Abri várias vezes e naum saia nada, mas da ultima vez que tirei veio um pedaço junto com a agua!!!
valeu

só deu outro problema agora, fiz um teste em tirar a valvula termostatica e qdo fui colocar de novo quebrou o encaixe do cotovelo de aluminio que envolve a valvula.
Alguém tem uma válvula velha ai q tenha trocado? só preciso do cotovelo de aluminio.
valeu galera da eco

#38
 barcelloswagner

avatar
Iniciante
Iniciante
mwuere escreveu:bingo, era isso meso hugo, havia um pedaço da válvula antiga dentro da mangueira que retorna do radiador p o motor. Abri várias vezes e naum saia nada, mas da ultima vez que tirei veio um pedaço junto com a agua!!!
valeu

só deu outro problema agora, fiz um teste em tirar a valvula termostatica e qdo fui colocar de novo quebrou o encaixe do cotovelo de aluminio que envolve a valvula.
Alguém tem uma válvula velha ai q tenha trocado? só preciso do cotovelo de aluminio.
valeu galera da eco

olá pode me dar mais detalhes de como resolveu o seu problema, estou com o mesmo problema que o seu. Acabei de comprar minha Ecosport 2005/2006, 1.6 flex, e como faço com todos os carros que compro fui trocar o líquido de arrefecimento, após trocado fui dar uma volta e o carro começou a aquecer e li o seu relato a minha mangueira tb está esquentando da metade para frente. Pode me detalhar melhor como resolveu o seu problema? Grato.

#39
 everaldo.benignopereira

avatar
Membro
Membro
gente por favor verifica se estar funcinando o segundo estagio da ventoinha e dificil mas arruma outro eco e faz a comparaçao com 4000 mil giros

#40
 sagui_surfista

avatar
Iniciante
Iniciante
Bom dia pessoal, pelo visto este é um problema da maioria das Ecos.
Tenho uma 2005 / 1.6 Flex / XLS. Tive problemas de aquecimento no passado, foi necessário a troca da valvula e até a retifica do cabeçote e em partes resolveu.
Hoje ela não aquece mais, posso andar o tempo que for, mas ainda tem algo que não consigo compreender e gostaria da ajuda de vcs, quando ando durante um certo tempo 30 minutos a uma hora ou mais, enquanto está ligada o ponteiro fica no meio mas se eu desligar e após uns 3 minutos eu der a partida o ponteiro sobe acima do meio então a ventuinha aciona no estagio 2 e ele volta para o meio, Alguem pode me ajudar? Os mecanicos parecem que não querem ter trabalho e dizem que é normal mas sei que normal não é. Um abraço.

#41
 antonio silva marques

avatar
Membro Jr
Membro Jr
sagui_surfista escreveu:Bom dia pessoal, pelo visto este é um problema da maioria das Ecos.
Tenho uma 2005 / 1.6 Flex / XLS. Tive problemas de aquecimento no passado, foi necessário a troca da valvula e até a retifica do cabeçote e em partes resolveu.
Hoje ela não aquece mais, posso andar o tempo que for, mas ainda tem algo que não consigo compreender e gostaria da ajuda de vcs, quando ando durante um certo tempo 30 minutos a uma hora ou mais, enquanto está ligada o ponteiro fica no meio mas se eu desligar e após uns 3 minutos eu der a partida o ponteiro sobe acima do meio então a ventuinha aciona no estagio 2 e ele volta para o meio, Alguem pode me ajudar? Os mecanicos parecem que não querem ter trabalho e dizem que é normal mas sei que normal não é. Um abraço.
a minha 2008 tb tava desse jeito,ao ligar de manhã já acionava a ventoinha no segundo estagio,pesquisei na net e descobri que o conector do fio que vai no eletro ventilador cria um zinabre que isola o sistema,que por segurança arma no segundo estagio;comprei limpa-contatos em spray e borrifei neste e em todos os plugs que encontrei no carro,agora funciona bem e o custo foi só de 14 dilmas.

#42
 efemota

efemota
Administrador
Administrador
Onde fica esse "conector do fio que vai no eletro ventilado"? Tem uma foto aí?



EcoSport FreeStyle 1.6 2009 Prata Enseada

#43
 antonio silva marques

avatar
Membro Jr
Membro Jr
efemota escreveu:Onde fica esse "conector do fio que vai no eletro ventilado"? Tem uma foto aí?
não sei por foto,más não tem erro,vc olhando de frente para o motor,esse conector está na lateral direita do ventilador,vc aperta um plug e puxa suavemente que desencaixa,qualquer duvida vai numa auto-eletrica e pergunta como desencaixa.

#44
 ISAAC BERTOLINI

avatar
Iniciante
Iniciante
Prezados,

Como passei um drama muito sinistro com meu Eco há alguns meses, relatarei a minha experiência.
Sou do ramo de reparação automotiva, porém especializado em Linha Diesel.

As características estruturais de funcionamento de um motor tanto Diesel quanto Gasolina/álcool são bastante similares e por este ínfimo detalhe, descreverei com detalhes o dilema enfrentado por mim...

Comprei um Eco 1.6 Flex, ano 2007 com 48.000 km de um único dono, (da família) e como sou precavido, mandei trocar óleo, filtro, correia AC/BH/BD, filtro de ar, palhetas etc. Na manutenção, percebi que o reservatório de água não tinha aditivo e que o mesmo encontrava-se bastante sujo. Ao abrir o capo, percebi que o ar quente foi isolado. Isso acendeu várias luzes de alerta, entretanto, como eu estava empolgado com a compra...

Rodei alguns quilômetros com o bendito e o mesmo de vez em quando acionava o segundo estágio da ventoinha e a temperatura passava do meio... Num destes achaques, parei o veículo e abri o capô no meio do trajeto mesmo e fiz o teste básico... Meti a mão na mangueira inferior do radiador e comparei com a superior... Diferença de temperatura relativa. Na hora matei a charada... Putz, a válvula termostática está travada... Aí a inferência... Sujeira no reservatório = ferrugem nas galerias do bloco = sujidade no radiador = obstrução da válvula termostática.

Como precisava alinhar/balancear o carro, levei o Eco em um Bosch Car Service e já solicitei... Quero trocar a eletroválvula do arrefecimento e a bomba d'água;
Após a troca, passei em uma empresa que presta serviço de manutenção em radiadores e mandei fazer uma limpeza no sistema e mandei aditivo no sistema.

Ficou ótima! Funcionava certinho.

Um mês depois, passei na Ford para solicitar uma limpeza do ar condicionado, pois em minha cidade, a turma desta área pula fora, pois dá uma trabalheira danada.
O técnico informou-me que necessitaria também de trocar o líquido de arrefecimento para garantir a correto funcionamento do sistema.
Isto é uma verdade relativa, pois a ECU recebe o sinal do sensor de temperatura e sincroniza tal informação com o sistema do ar condicionado. Tanto que em sobrecarga no motor, a mesma desarma o ar condicionado e aciona o segundo estágio da ventoinha. Há interdependência.

Por fim, feito a limpeza do ar condicionado, peguei o veículo na agência Ford e rodei uns 1.000 Km. Notei que o líquido de arrefecimento baixou um pouco... Analisando o motor, notei que o vazamento aparentava vir da eletroválvula. Puxa vida... Vazamento...

Levei o veículo novamente a agência e mostrei para o técnico o vazamento...
Trocaram o sensor de temperatura...
Bem, no outro dia, rodei uns 10 Km e deixei o mesmo guardado na garagem, pois necessitei viajar a trabalho.
Quando retornei, meus familiares foram buscar-me no aeroporto, rodou uns 20 Km no máximo... E quando funcionei o veículo, ouvi o segundo estágio disparar quase que instantaneamente e a temperatura passar do meio...

Abri o capô novamente e observei as mangueiras do radiador, nível de água etc.... Todas bem quentes. Coloquei ele na rodovia e notei que a temperatura mantinha-se no meio, entretanto, em lenta, o bicho pegava...

Levei o veículo pela terceira vez na Ford e pediram para deixá-lo lá para teste...
Mexe aqui... Fuça ali... Dois dias depois... O veículo ficou pronto...
O técnico foi leva-lo em minha residência e quando parou em frente da garagem, ouvi o segundo estágio disparar e não desarmar... Abri a porta do motorista e mostrei ao técnico... A TEMPERATURA AINDA ESTAVA SUBINDO.

Levaram o carro novamente e dias depois... Ligaram para mim dizendo que teriam que remover o cabeçote do motor... Fiquei louco!!! Como assim...???Estou indo aí!

Cheguei lá afirmando... Meu, quando uma junta de cabeçote está queimada, a temperatura sobe sempre e não apenas parado... Pois gera alta pressão de tal forma que costuma jogar água fora....
É mais não tem jeito... Temos que tirar...
Aí afirmei... Amigo, olhe o reservatório deste veículo... A água circula normal, não faz bolha.
Tem que tirar...

Beleza... Então é o seguinte, vcs removerão o cabeçote do motor de uma carro com 50.000 Km.... E se não for aí o problema, terão que montá-lo novamente sem custo algum... E tb, não adianta os senhores falarem que não corrigirão o defeito, pois ele não existia e foi ocasionado pelos senhores.

Por fim, resolveram abrir o motor com a aceitação de tais termos...
Observando o mecânico desmontar o motor, como ele já havia retirado o reservatório de água... Comecei analisá-lo. Percebi trincas abertas em sua extremidade. Pensei comigo mesmo: é por aqui que está entrando o ar... Mandei colocar novo.
Pois bem, com o cabeçote em mãos levei o mesmo na minha empresa e pedi para a equipe de cabeçote avalia-lo... Nada... Nada mesmo.... As válvulas ainda estavam cromadas.
E a junta...???? De lata... Estava intacta.

Fiz uma limpeza no mesmo... E devolvi o bendito na concessionária...

15 dias depois, o meu carro ainda esquentava...

Trocaram válvula termostática novamente...
Por fim, tive que retirar o veículo da concessionária sem solução e levar para um amigo mecânico de linha leve analisar.

O problema era:
Reservatório trincado dando entrada de ar no sistema. Daí a impressão de sangria mal feita.
Excesso de água no reservatório do motor. Tal condição não deixa espaço para a água retornar adequadamente, considerando a pressão expressiva no sistema de arrefecimento.

E claro... Sangria bem feita.
Ah... Nunca apertar a tampa do reservatório demais... Isso provoca trinca no mesmo.

Qualquer dúvida...

#45
 SIMIONI

SIMIONI
Membro Pleno
Membro Pleno
Bem-vindo Isaac!

Cara, que legais as informações que você compartilhou conosco, esse é o espírito!

Abraços

#46
 ISAAC BERTOLINI

avatar
Iniciante
Iniciante
antonio silva marques escreveu:
sagui_surfista escreveu:Bom dia pessoal, pelo visto este é um problema da maioria das Ecos.
Tenho uma 2005 / 1.6 Flex / XLS. Tive problemas de aquecimento no passado, foi necessário a troca da valvula e até a retifica do cabeçote e em partes resolveu.
Hoje ela não aquece mais, posso andar o tempo que for, mas ainda tem algo que não consigo compreender e gostaria da ajuda de vcs, quando ando durante um certo tempo 30 minutos a uma hora ou mais, enquanto está ligada o ponteiro fica no meio mas se eu desligar e após uns 3 minutos eu der a partida o ponteiro sobe acima do meio então a ventuinha aciona no estagio 2 e ele volta para o meio, Alguem pode me ajudar? Os mecanicos parecem que não querem ter trabalho e dizem que é normal mas sei que normal não é. Um abraço.
a minha 2008 tb tava desse jeito,ao ligar de manhã já acionava  a ventoinha no segundo estagio,pesquisei na net e descobri que o conector do fio que vai no eletro ventilador cria um zinabre que isola o sistema,que por segurança arma no segundo estagio;comprei limpa-contatos em spray e borrifei neste e em todos os plugs que encontrei no carro,agora funciona bem e o custo foi só de 14 dilmas.
Bom dia!
Prezados,

A temperatura passar do meio após trafegar uma distância considerável ao desligar/ligar é normal quando:
O indicador de temperatura do motor passa do meio e aciona o segundo estágio da ventoinha e logo em seguida desliga, mantendo a temperatura no ponto ideal, (meio).

Razão: quando estamos em deslocamento, o habitáculo do motor resfria pela captação de ar externo, entretanto quando se para bruscamente, o motor deixa de captar ar e o sistema de arrefecimento para de circular a água... Daí é fácil presumir como o sistema se ajusta para condicionar a "alta temperatura".


Quanto a sua reclamação, acredito que seja problemas com oxidação no terminal do eletro ventilador, pois o mesmo deveria ativar o segundo estágio somente quando o motor atingir 110Cº. Neste ponto, a eletroválvula esta completamente aberta e se dá o resfriamento do líquido de arrefecimento.
A rigor, o motor do Eco já trabalha a 100 Cº aproximadamente.

Dica: procure uma elétrica/oficina de sua confiança e avalie o acionamento de todos os estágios do eletro ventilador, o arma/desarma do ar, pois está diretamente relacionado a sobrecarga/temperatura de operação do motor.

Até mais,

Boa sorte.

#47
 Josimar

Josimar
Diamond Titanium
Diamond Titanium
Isaac, Bem vindo ao fórum.

Obrigado pro compartilhar seu relato. Aqui no fórum há vários casos parecidos. Já comentamos muito este problema do reservatório de arrefecimento. Eu mesmo já comprei um Eco 2006 usado e, quando fui dar aquela geral, percebi o reservatório "soldado"  com durepox. Tirei na hora e troquei por um novo. Parece que na época custou R$ 30,00.

Veja só, R$ 30,00 para evitar um prejuízo talvez de milhares... Falando nisso, você se importaria de compartilhar conosco quanto ficou este seu "investimento" no carro? Quanto custou realizar tanto as manutenções preventivas quanto as corretivas?

Só para nós termos noção de quanto devemos investir em manutenção, para não ter que amargar prejuízos maiores no futuro...

Abs



Última edição por Josimar Medeiros em Qui Ago 29, 2013 11:12 am, editado 1 vez(es)

#48
 ISAAC BERTOLINI

avatar
Iniciante
Iniciante
Josimar Medeiros escreveu:Isaac, Bem vindo ao fórum.

Obrigado pro compartilhar seu relato. Aqui no fórum há vários casos parecidos. Já comentamos muito este problema do reservatório de arrefecimento. Eu mesmo já comprei um Eco 2006 usado e, quando fui dar aquela geral, percebi o reservatório "solado"  com durepox. Tirei na hora e troquei por um novo. Parece que na época custou R$ 30,00.

Veja só, R$ 30,00 para evitar um prejuízo talvez de milhares... Falando nisso, você se importaria de compartilhar conosco quanto ficou este seu "investimento" no carro? Quanto custou realizar tanto as manutenções preventivas quanto as corretivas?

Só para nós termos noção de quanto devemos investir em manutenção, para não ter que amargar prejuízos maiores no futuro...

Abs
Olá,

Sem problemas,

A preventiva: R$ 786,00 - Bomba d'água, eletroválvula, Filtros, óleo e afins.

Corretiva: R$ 1.300,00, pois não paguei a mão de obra, apenas as peças.

Limpeza de ar/arrefecimento/sensor e reservatório: R$ 900,00.

#49
 locadora.martinica

avatar
Iniciante
Iniciante
Boa noite
O que fazer quando a ventoinha acionada no segundo estágio demora muito para desligar??

#50
 locadora.martinica

avatar
Iniciante
Iniciante
Boa noite
O que fazer quando a ventoinha acionada no segundo estágio demora muito para desligar??

#51
 Conteúdo patrocinado


Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo  Mensagem [Página 2 de 5]

Ir à página : Anterior  1, 2, 3, 4, 5  Seguinte


Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos