EcoSport Club

Fórum de discussões sobre o Ford EcoSport


Olá pessoal, caso queiram participar do grupo de whatsapp, basta deixar o seu número no tópico WhatsApp. https://ecosportclub.forumeiros.com/t2104-whats-app-ecosport?highlight=whatsapp

Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

Nível do Líquido de Arrefecimento

Ir à página : 1, 2, 3  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo  Mensagem [Página 1 de 3]

#1
 CleiberEco

CleiberEco
Iniciante
Iniciante
Caro amigos,

Comprei uma Eco 1.6 2004 há cerca de dois meses e tenho percebido que o nível do líquido de arrefecimento tem baixado constantemente no reservatório ficando sempre na marca do MÍNIMO ou até mesmo abaixo caso eu demore para completar a água. Interessante é que no marcador de temperatura do painel está sempre indicando como "normal" (com o ponteiro ficando sempre no meio da escala). A ventoinha também tá funcionando normalmente. Já procurei por eventuais vazamentos de água e não encontrei e também já verifiquei na vareta do nível do óleo do motor e aparentemente o óleo está normal (sem mistura com água). Praticamente a cada dois dias preciso estar completando o nível da água e isto tem me incomodado muito..
Alguém pode dizer o que pode ser isto? Pode ser vazamento em algum lugar específico da Ecosport? O que pode ser isto? Desde já agradeço pelas dicas e informações. Grato.

#2
 kennedygomes

kennedygomes
Iniciante
Iniciante
tambem tenho esse mesmo problema, sem falar que se ligar o AC ai que que a agua vai embora rapido mesmo, o fato de não haver vazamento é que deicha a gente com a pulga atras da orelha!

#3
 Zanetti

Zanetti
Diamond Titanium
Diamond Titanium
Pode estar com problema no cabeçote na câmara de explosão e ai vc não vê a água, pois ela vira vapor e sai pela descarga, com o carro quente vc pode é tirar aquela borracha que sai da tampa de válvulas e ver se sai algum vapor de água por ali.

#4
 kennedygomes

kennedygomes
Iniciante
Iniciante
mas no caso já verifiquei, e vi que não há vazamento de agua pelo escape, não vaza por lugar nenhum, isso esta me deichando super intrigado

#5
 Zanetti

Zanetti
Diamond Titanium
Diamond Titanium
Pode ser pelo radiador do aquecimento, mas ai sairia pelo dreno do A/C podendo confundir.

#6
 CleiberEco

CleiberEco
Iniciante
Iniciante
Ok Zanetti obrigado pelas informações! Pois é eu já verifiquei também se há saída de água pelo escapamento e também pela borracha da tampa de válvulas e não sai. Isso tá me deixando muito intrigado pois tenho medo de sair em viagem com a família e de repente faltar água e ferver o motor, já que no painel sempre a temperatura aparece como normal no marcador digital.
Alguém mais saberia me dizer o que pode ser este problema? Tem alguma solução? Não estou com confiança em pegar a estrada com o carro desse jeito..

#7
 Brignoli

avatar
Membro Sênior
Membro Sênior
Bom dia,
Alguns lugares que possam esconder água vc já olhou, mas tente fazer o seguinte:
- Na vareta do olho, verifique depois de andar com o carro, pois o óleo só mistura com a água, com o motor quente, desta forma, o óleo deve ficar com cor de café com leite. Se não estiver, é porque não está indo pra lá!
- Pelo escapamento, quando há trincos no cabeçote, acaba saindo por lá, mas já observou e não é, então dá uma olhada por dentro do carro, no assoalho, próximo aos pés, pedais e entre os dois lados, motorista e passageiro, abaixo do painel. Pode estar entrando pela mangueira do ar quente, que sái da carcaça da válvula termostática e vai pra dentro do carro, algumas Ecosport como a minha, já foram isolados, para evitar isso! Acaba apodrecendo tudo por lá...não custa checkar! Espero ter ajudado!

#8
 Arnaldo Pieruccini

Arnaldo Pieruccini
Membro Jr
Membro Jr
Estou com a mesma história

Carro com 30000 km

Não vaza nos testes com a bomba de pressão , carro quente ou frio

não sai pelo escapamento

Trocada válvula termostática, tampa e fluido do sistema

Não mistura com óleo

Não vai para os cilindros

E mesmo assim , baixa

#9
 Brignoli

avatar
Membro Sênior
Membro Sênior
Arnaldo Pieruccini escreveu:Estou com a mesma história

Carro com 30000 km

Não vaza nos testes com a bomba de pressão , carro quente ou frio

não sai pelo escapamento

Trocada válvula termostática, tampa e fluido do sistema

Não mistura com óleo

Não vai para os cilindros

E mesmo assim , baixa

Boa Noite Arnaldo,
Veja, como coloquei acima, há várias formas de vazamento.....com a bomba de pressão, se não está vazando, é porque no sistema de mangueiras e radiador está tudo certo. Pelo escapamento, para verificar, quando estiver baixa a água no reservatório, peça para alguém completar e vai atrás no cano do escapamento e verifique se sai água por lá, enquanto está sendo completado.
Mistura com óleo, ligue primeiro o carro, deixe alguns minutos funcionando, desligue e olha a vareta para ver se óleo está com cor de café com leite, se não for assim, não conseguirá notar.
Nos cilindros é quando vaza pelo escapamento, como informei acima.
Agora, sumir quando se liga o ar condicionado é normal, acontece de baixar um pouco mesmo.....
Quanto a baixar muito, não é, então verifique o ar quente do seu carro! Saem duas mangueiras da carcaça da válvula termostática para dentro do carro (se a sua não estiver isolada). Se estiverem com algum vazamento nessa parte, abaixo do painel do ar condicionado, no assoalho, verifique se está molhado, pois se estiver algum vazamento, vai ficar....próximo aos pedais ou mesmo aos pés do passageiro da dianteira.
Espero ter ajudado!

#10
 Arnaldo Pieruccini

Arnaldo Pieruccini
Membro Jr
Membro Jr
Valeu pelos comentários!!

Já fiz todos os passos que vc citou. Os tapetes e carpetes internos não molham

Agora o que não entendo é justamente qual seria a relação do sistema de A/C com o arrefecimento, são sistemas separados

#11
 Brignoli

avatar
Membro Sênior
Membro Sênior
[quote="Arnaldo Pieruccini"]Valeu pelos comentários!!

Já fiz todos os passos que vc citou. Os tapetes e carpetes internos não molham

Agora o que não entendo é justamente qual seria a relação do sistema de A/C com o arrefecimento, são sistemas separados


Bom dia Arnaldo,
Parece que são, mas na verdade trabalham em conjunto.....por isso acaba que baixando o nível, na minha 1.6 também acontece de baixar um pouco, mas é "um pouco". Se notar, como falei anteriormente, o cavalete da válvula termostática possui algumas mangueiras que saem dele e vão para dentro do carro, isso mostra que está tudo ligado, essa que falei é do ar quente! A minha já havia sido isolada quando comprei, possivelmente tinha esse vazamento. Uma outra coisa, abaixo do cavalete citado, existe uma espécie de canaletas, formadas pela carcaça do motor, veja se está com água? pode haver vazamento em alguma mangueira, somente no momento que esquenta, aí ela dilata e vaza, mas se for pouco vazamento, evapora, pois esse local é muito quente, mas abaixo como informei nessa espécie de canaleta, empossa a água, se tiver, seque e dá uma volta com o carro, se voltar a ter água no local, já sabe que tem vazamento!

#12
 Arnaldo Pieruccini

Arnaldo Pieruccini
Membro Jr
Membro Jr
Olhei essas canaletas depois de rodas uns 30 km, parei e deixei o carro ligado mas não vi nada de líquido

Notei na ponteira de escapamento uma certa umidade, mas como troquei o aditivo na terça e está na proporção se fosse algum vazamento para o escapamento seria rosado , parece mais condensação como aquela que junta quando rodamos no alcool

O nível baixou um pouco, mas era esperado por causa da limpeza, completei hoje e continuarei olhando

#13
 Brignoli

avatar
Membro Sênior
Membro Sênior
Boa noite Arnaldo,
Bom, se rodou 30 km, amanhã, dá uma olhada na canaleta, se não tiver água empossada, então realmente não tem vazamento nesse local. Mas parece que vc encontrou um possível foco, dependendo da quantidade. O aditivo, indiferente a sua cor, não vai apresentar essa mesma cor na saída do escapamento, vai sair como água normal ou mais vapor que o normal. Água sair do escapamento é até normal, porque é o trabalho do catalizador, transformando o CO2 , para não poluir e também tem a quantidade de água e outras porcarias que misturam no combustível atualmente. Agora água de mais, é que está o problema. O carro está fraco? falha? Você andando, olha pelo retrovisor e veja se nota fumaçar mais que o normal e branca......esses são os sintomas de água passando pelo cabeçote trincado e indo para o motor, mas se não tiver, não está ocorrendo isso! Tente ir rodando e prestando atenção em tudo, algum lugar deve apresentar alguma umidade excessiva, para descobrir o foco do problema. Não quero deixar você preocupado, mas existe alguns relatos, do vazamento por trinca no cabeçote, mas o vazamento ia para o coletor de escape, mas como estava quente, evaporava e não se percebia....para acabar com uma das sismas, ande e não ligue o ar condicionado, só para ver se para de baixar. Fico no aguardo do relato......e boa sorte, espero que encontre......

#14
 Arnaldo Pieruccini

Arnaldo Pieruccini
Membro Jr
Membro Jr
Opa

Não existe fumaça ou vapor saindo do escapamento. O carro não falha ou está fraco, nada além da fraqueza normal do 1.6 para empurrar o corpinho da Eco.

Não há sinais que o carro tenha fervido anteriormente ou sofrido qualquer mexida no cabeçote, todos os lacres e marcações são originais

Fiz aquele teste de ver se há compressão dos cilindros passando para a água, e o nível do reservatório ficou estável.

Agora pedir para a patroa andar sem A/C , isso é pior que descobrir aonde a água some

Vou avisando

#15
 Arnaldo Pieruccini

Arnaldo Pieruccini
Membro Jr
Membro Jr
Hoje me ocorreu uma coisa

No final de Dezembro vi a tampa do reservatório rachada, comprei uma na loja de auto peças onde vi depois que era diferente da original do carro, mas funcionava

Como sou meio encucado pedi uma com o mesmo código pela internet ( tampa 1).

Depois de alguns dias vi que ia demorar demais e acabei indo em uma loja de peças Ford na Barra Funda e comprei outra ( tampa 2)

Coloquei a tampa 2 e o carro rodou algum tempo sem problemas . Quando a tampa 1 chegou acabei colocando por estar mais limpa e com o aspecto mais novo

O sintoma apareceu de novo. Posteriormente achamos o vazamento em uma abraçadeira, até hoje não tinha voltado a tampa 2.

Pensei "ficou normal até eu ter trocado a tampa ,depois vazou e nunca mais voltei com a tampa que comprei na loja..."

Pode ser uma baita coincidência, mas existem muitos relatos de tampas novas com problemas. Vi um cara que trocou 6 vezes até achar uma que segurava a pressão

#16
 Josimar

Josimar
Diamond Titanium
Diamond Titanium
Bem lembrado, Arnaldo!


Isso já foi discutido aqui no fórum: vazamento pela tampa! A gente acaba culpando a válvula, as mangueiras, o radiador, as juntas do motor, etc. e esquece da tampa!


É muito provável que seja esta mesma a gênese de seu problema!

#17
 Walter José Barbosa

Walter José Barbosa
Membro
Membro
Bom dia , depois de ler este tópico estou começando a observar o meu reservatório ..
Normal em funcionamento normal , água de quanto em quanto tempo ???
Informo que saí dum GM que tinha tirado zero que nunca baixou água ..

Minha Eco 2003/2004 comprei hj faz uma semana ...

Grato ...

#18
 Zanetti

Zanetti
Diamond Titanium
Diamond Titanium
O meu é 2.0 do ano 2008 e nunca baixou uma gota de água.

#19
 Brignoli

avatar
Membro Sênior
Membro Sênior
Como eu disse anteriormente, a minha é 2006, só baixa um pouco, quando utilizo o ar condicionado....mas é merreca...e não lembrei dessa tampa! Pode ser sim, daí o problema!
Agora respondendo ao amigo, de quanto em quanto tempo...eu recomendo a cada 1 ano, é uma boa...se estiver tudo funcionando bem!

#20
 Walter José Barbosa

Walter José Barbosa
Membro
Membro
Brignoli escreveu:Como eu disse anteriormente, a minha é 2006, só baixa um pouco, quando utilizo o ar condicionado....mas é merreca...e não lembrei dessa tampa! Pode ser sim, daí o problema!
Agora respondendo ao amigo, de quanto em quanto tempo...eu recomendo a cada 1 ano, é uma boa...se estiver tudo funcionando bem!


muito obrigado , estou na parte que tudo é novidade ...

feliz mas tem que ter cuidado ...

grato e bom fim de semana

#21
 Arnaldo Pieruccini

Arnaldo Pieruccini
Membro Jr
Membro Jr
O diagnostico é promissor!!!

Apenas para comparação:

Rodei 69 km na quarta e baixou. Trajeto de estrada sem paradas

Rodei ontem por volta de 9 km na cidade praticamente o mesmo tempo dentro do carro, pára e anda da cidade de SP. Não baixou nada

Seguirei olhando o nivel pelos proximos dias, mas estou confiante

#22
 Brignoli

avatar
Membro Sênior
Membro Sênior
Acho que já solucionou, que bom, por isso sempre digo, vamos primeiro no mais fácil, mas realmente não lembrei de checkar a tampa do reservatório!...Mas se comprovado, só complete a informação para ficarmos mais espertos!...Vlw!

#23
 Arnaldo Pieruccini

Arnaldo Pieruccini
Membro Jr
Membro Jr
Vou criar uma linha do tempo para ver a evolução

Dia 27 De Janeiro,feito ajuste no nível ( já estava um pouquinho abaixo do máximo) para comparação futuramente

Carro Frio
Nível do Líquido de Arrefecimento P_20170128_010428_zpsn2py8mqb

#24
 Arnaldo Pieruccini

Arnaldo Pieruccini
Membro Jr
Membro Jr
Dia 28 de Janeiro

Andei 42 km. Uso severo ( apenas cidade naquele anda e pára) com A/C ligado

Carro quente . a foto foi tirada quando parei o carro na garagem

Nível até um pouco mais alto, imagino que por causa da temperatura

Reservatório intocado

Nível do Líquido de Arrefecimento P_20170128_231916_zpstcsaqzrv

Amanha de manha verei novamente para ver se houve diferença

#25
 Arnaldo Pieruccini

Arnaldo Pieruccini
Membro Jr
Membro Jr
Dia 29 de Janeiro

Andei por volta de 8 km

Carro Frio

Ainda sem ajustes

Nível do Líquido de Arrefecimento P_20170129_154515_zpsmuu4nrcu

#26
 Conteúdo patrocinado


Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo  Mensagem [Página 1 de 3]

Ir à página : 1, 2, 3  Seguinte


Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos