EcoSport Club

Fórum de discussões sobre o Ford EcoSport


Olá pessoal, caso queiram participar do grupo de whatsapp, basta deixar o seu número no tópico WhatsApp. https://ecosportclub.forumeiros.com/t2104-whats-app-ecosport?highlight=whatsapp

Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

Nível do Líquido de Arrefecimento

Ir à página : Anterior  1, 2, 3  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo  Mensagem [Página 2 de 3]

#1
 CleiberEco

CleiberEco
Iniciante
Iniciante
Relembrando a primeira mensagem :

Caro amigos,

Comprei uma Eco 1.6 2004 há cerca de dois meses e tenho percebido que o nível do líquido de arrefecimento tem baixado constantemente no reservatório ficando sempre na marca do MÍNIMO ou até mesmo abaixo caso eu demore para completar a água. Interessante é que no marcador de temperatura do painel está sempre indicando como "normal" (com o ponteiro ficando sempre no meio da escala). A ventoinha também tá funcionando normalmente. Já procurei por eventuais vazamentos de água e não encontrei e também já verifiquei na vareta do nível do óleo do motor e aparentemente o óleo está normal (sem mistura com água). Praticamente a cada dois dias preciso estar completando o nível da água e isto tem me incomodado muito..
Alguém pode dizer o que pode ser isto? Pode ser vazamento em algum lugar específico da Ecosport? O que pode ser isto? Desde já agradeço pelas dicas e informações. Grato.


#26
 Arnaldo Pieruccini

Arnaldo Pieruccini
Membro Jr
Membro Jr
Dia 30 de Janeiro

Carro rodou 20 km, uso severo ( cidade anda e pára) e A/C

AInda sem mexer no reservatório

Nível do Líquido de Arrefecimento - Página 2 P_20170131_005139_zpshq4nwx71

Até agora foram 70 km sem alteração

Sei não ,acho que era a tampa mesmo

#27
 Josimar

Josimar
Diamond Titanium
Diamond Titanium
Que bom, Arnaldo. Como eu disse antes, você acertou na mosca ao pensar na tampa!


Achei interessante você citar o uso severo. Muita gente não sabe deste característica, apesar de praticamente todos os manuais de veículos alertarem para este fato.


Quase todos nós acabamos usando o veículo deste modo, mas não atentamos para o fato de que ele exige uma manutenção mais amiúde. Além disso queremos que o consumo seja uma maravilha. Mas com o anda-e-pára não dá mesmo!


Abs

#28
 Arnaldo Pieruccini

Arnaldo Pieruccini
Membro Jr
Membro Jr
Josimar

Hoje a noite farei uma nova verificação, caso o nível esteja igual considerarei o problema resolvido. Mas continuarei olhando a cada 3 ou 4 dias

O nó que deu na cabeça foi justamente o fato da tampa ser nova e em algum momento aparecer o vazamento da abraçadeira

Imagino que:

A vazamento da abraçadeira já estava pra acontecer, foi apenas pegar estrada para ele se manifestar

O ponto mais fraco do sistema antes de achar o vazamento era na abraçadeira. Abraçadeira trocada o ponto mais fraco virou a tampa

Como o sistema fora testado e a tampa estava nova , não imaginamos que a tampa nova estaria com problema ( DUH). Mas foi justamente essa confiança que não nos levou a testar a tampa com a bomba de pressão.

Então,se está baixando água e vc testa o sistema com pressão e não encontra o problema , teste a tampa mesmo sendo nova!!!!!!!!!!!



#29
 Arnaldo Pieruccini

Arnaldo Pieruccini
Membro Jr
Membro Jr
Olhei ontem de curioso, mas está tudo normal

12 km

Uso severo

Nível do Líquido de Arrefecimento - Página 2 P_20170201_011327_zps7dzmf3xq

#30
 Brignoli

avatar
Membro Sênior
Membro Sênior
Pode encerrar , já resolvido pelo visto! Parabéns ...agora só rodar!

#31
 Arnaldo Pieruccini

Arnaldo Pieruccini
Membro Jr
Membro Jr
cheers

#32
 Arnaldo Pieruccini

Arnaldo Pieruccini
Membro Jr
Membro Jr
Boas galera

depois de 23 dias e quase 800 km depois precisei adicionar um pouquinho para ficar no nível. Não chegou a 100 ml

Isso fazem 2 dias e como antes o nível está normal

#33
 Brignoli

avatar
Membro Sênior
Membro Sênior
Bom dia,
É problema resolvido! Parabéns!

#34
 Arnaldo Pieruccini

Arnaldo Pieruccini
Membro Jr
Membro Jr
Não vou mentir que ainda fico olhando o reservatório ressabiado....

#35
 Walter José Barbosa

Walter José Barbosa
Membro
Membro
BOA TARDE ... Notei que a minha baixa água , localizei o vazamento , mas notei que as mangueiras do ar quente estão isoladas e os tubos que saem do painel corroídos , seguinte tem que trocar o que ??? Tem radiador no painel ???

#36
 Brignoli

avatar
Membro Sênior
Membro Sênior
Walter José Barbosa escreveu:BOA TARDE ... Notei que a minha baixa água , localizei o vazamento , mas notei que as mangueiras do ar quente estão isoladas e os tubos que saem do painel corroídos , seguinte tem que trocar o que ??? Tem radiador no painel ???

Boa Tarde Sr. Walter,
As mangueiras que saem da carcaça da válvula termostática, foram isolados para não haver vazamento dentro do carro. Como você mesmo informou, as mangueiras que vão para dentro do carro estão corroídas e são do ar quente do painel do carro! Para trocar, precisaria desmontar o painel, por isso acharam melhor isolar.
Agora a pergunta que não quer calar, onde está o vazamento que encontrou?

#37
 Walter José Barbosa

Walter José Barbosa
Membro
Membro
Brignoli escreveu:
Walter José Barbosa escreveu:BOA TARDE ... Notei que a minha baixa água , localizei o vazamento , mas notei que as mangueiras do ar quente estão isoladas e os tubos que saem do painel corroídos , seguinte tem que trocar o que ??? Tem radiador no painel ???

Boa Tarde Sr. Walter,
As mangueiras que saem da carcaça da válvula termostática, foram isolados para não haver vazamento dentro do carro. Como você mesmo informou, as mangueiras que vão para dentro do carro estão corroídas e são do ar quente do painel do carro! Para trocar, precisaria desmontar o painel, por isso acharam melhor isolar.
Agora a pergunta que não quer calar, onde está o vazamento que encontrou?


Boa noite , exatamente o local de onde saem as mangueiras , a válvula que reúne todas , deve ser a tal termostática , foi orçado a peça em 198 mais mob e troca do aditivo .

#38
 Brignoli

avatar
Membro Sênior
Membro Sênior
Walter José Barbosa escreveu:
Brignoli escreveu:
Walter José Barbosa escreveu:BOA TARDE ... Notei que a minha baixa água , localizei o vazamento , mas notei que as mangueiras do ar quente estão isoladas e os tubos que saem do painel corroídos , seguinte tem que trocar o que ??? Tem radiador no painel ???

Boa Tarde Sr. Walter,
As mangueiras que saem da carcaça da válvula termostática, foram isolados para não haver vazamento dentro do carro. Como você mesmo informou, as mangueiras que vão para dentro do carro estão corroídas e são do ar quente do painel do carro! Para trocar, precisaria desmontar o painel, por isso acharam melhor isolar.
Agora a pergunta que não quer calar, onde está o vazamento que encontrou?


Boa noite , exatamente o local de onde saem as mangueiras , a válvula que reúne todas , deve ser  a tal termostática , foi orçado a peça em 198 mais mob e troca do aditivo .

Boa Noite, então o vazamento é na "carcaça" da válvula termostática! A válvula fica na ponta da carcaça, presa por 4 parafusos e "a carcaça" é presa no bloco por 6 parafusos cumpridos! Ela é de plástico, que é a original, está em torno de r$ 50,00 a de alumínio fundido está em 100,00 (foi a que eu coloquei).....mas você mesmo pode fazer a troca, não é difícil, só tomar alguns cuidados....primeiro motor frio!...segundo usar WD nos parafusos que seguram a carcaça, para evitar que quebrem quando você for retirar, como aconteceu comigo....kkkkk....terceiro, usar uma cola preta para junta, em torno da própria borracha de vedação da peça, para evitar vazamentos, seca em 20 minutos, mas aconselho aguardar pelo menos 2 horas, para garantir, depois pode recolocar água no reservatório e testar depois de apertar bem os parafusos e mangueiras. Outro conselho, troque os parafusos que segura a carcaça (6), o local esquenta e esfria , esquenta e esfria.....assim eles perdem a elasticidade, ao apertar ou soltar, pode quebrar por isso utilizar o WD e depois que tirar troca-los por novos!
Espero ter ajudado!

#39
 Walter José Barbosa

Walter José Barbosa
Membro
Membro
Brignoli escreveu:
Walter José Barbosa escreveu:
Brignoli escreveu:
Walter José Barbosa escreveu:BOA TARDE ... Notei que a minha baixa água , localizei o vazamento , mas notei que as mangueiras do ar quente estão isoladas e os tubos que saem do painel corroídos , seguinte tem que trocar o que ??? Tem radiador no painel ???

Boa Tarde Sr. Walter,
As mangueiras que saem da carcaça da válvula termostática, foram isolados para não haver vazamento dentro do carro. Como você mesmo informou, as mangueiras que vão para dentro do carro estão corroídas e são do ar quente do painel do carro! Para trocar, precisaria desmontar o painel, por isso acharam melhor isolar.
Agora a pergunta que não quer calar, onde está o vazamento que encontrou?


Boa noite , exatamente o local de onde saem as mangueiras , a válvula que reúne todas , deve ser  a tal termostática , foi orçado a peça em 198 mais mob e troca do aditivo .

Boa Noite, então o vazamento é na "carcaça" da válvula termostática! A válvula fica na ponta da carcaça, presa por 4 parafusos e  "a carcaça" é presa no bloco por 6 parafusos cumpridos! Ela é de plástico, que é a original, está em torno de r$ 50,00 a de alumínio fundido está em 100,00 (foi a que eu coloquei).....mas você mesmo pode fazer a troca, não é difícil, só tomar alguns cuidados....primeiro motor frio!...segundo usar WD nos parafusos que seguram a carcaça, para evitar que quebrem quando você for retirar, como aconteceu comigo....kkkkk....terceiro, usar uma cola preta para junta, em torno da própria borracha de vedação da peça, para evitar vazamentos, seca em 20 minutos, mas aconselho aguardar pelo menos 2 horas, para garantir, depois pode recolocar água no reservatório e testar depois de apertar bem os parafusos e mangueiras. Outro conselho, troque os parafusos que segura a carcaça (6), o local esquenta e esfria , esquenta e esfria.....assim eles perdem a elasticidade, ao apertar ou soltar, pode quebrar por isso utilizar o WD e depois que tirar troca-los por novos!
Espero ter ajudado!


Bom dia , se ajudou ?? Claro e muito ...

Confirmando a peça :

Nível do Líquido de Arrefecimento - Página 2 <a href=Nível do Líquido de Arrefecimento - Página 2 Img_2011" />

Nível do Líquido de Arrefecimento - Página 2 <a href=Nível do Líquido de Arrefecimento - Página 2 Img_2012" />

Nível do Líquido de Arrefecimento - Página 2 <a href=Nível do Líquido de Arrefecimento - Página 2 Img_2010" />

#40
 Brignoli

avatar
Membro Sênior
Membro Sênior
Boa noite,
Realmente, parece que é na Válvula! A sua é a de plástico, pode colocar a de alumínio fundido, parece ser mais resistente! É só seguir o que te informei acima!

#41
 zaninis

zaninis
Membro VIP
Membro VIP
Pelas fotos, essa carcaça já é paralela. Essa peça é meio que crítica na Eco.

Como citado acima, parece que a de aluminio é uma boa. A minha já foi pro beleléu uma vez mas coloquei outra plática adquirida em css.

Não sabia na ocasião das de aluminio, senão faria a opção / teste.

#42
 karlogomez

karlogomez
Membro
Membro
Ao acelerar o carro até 4000 rpm, se sair uma névoa branca do escapamento do carro (ainda que discreta), pode ser indício de que a água do radiador esteja invadindo para dentro da câmara de combustão do motor o que pode ser possível para carros bem rodados, podendo contribuir em parte para explicar essa perda de água mas, também procure por manchas de ferrugem em todas as conexões das mangueiras, onde circula o liquido de arrefecimento, pois pode haver o escape de vapores de água de forma discreta ou até mesmo pela tampa do reservatório do arrefecimento que é muito comum e por isso ela deve estar bem fechada. Verifique o estado geral das mangueiras e substitua as que estiverem mais deterioradas, principalmente aquelas que estiverem dilatadas em excesso.

#43
 Carlos Henrique Costa

Carlos Henrique Costa
Iniciante
Iniciante
Bom dia amigos sou mecânico e tenho uma Ecosport 03/04 Supercharger 1.0, E tive muito problema como a parte de arrefecimento todos os dia tinha que completar água era um problema pior que as vez estava com muita pressa e acabava esquecendo e quando me deparava o sensor de temperatura acendia, bem resolvi bater cabeça e fiz um teste com aditivo vermelho pra ver onde estava vazando o mais cabuloso e que não mostrava nada e sumia, minhas suspeitas foram voltadas para o cabeçote resolvi desmontar o cabeçote não havia nem uma fissura e levei para a retifica onde encontrei o problema ele estava empenado algumas partes com 0,02mm ate 0,35mm coisa minimas, resolvi plainar e coloquei uma junta de amianto e acabou a dor de cabeça estou rodando a duas semanas e o nível da água não abaixou. Espero ter ajudado, abraços e uma ótima semana.

#44
 Walter José Barbosa

Walter José Barbosa
Membro
Membro
Brignoli escreveu:Boa noite,
Realmente, parece que é na Válvula! A sua é a de plástico, pode colocar a de alumínio fundido, parece ser mais resistente! É só seguir o que te informei acima!

ok amigo as informações foram boas estou pesquisando por aqui a peça e estou para ir buscar ...
quanto a troca ok compreendi , vejo que muitos tiveram o mesmo problema , tenho cuidado sempre a água e como completo somente com água tá virado só nisso sem aditivo ... vou procurar resolver logo isso meu motor está bom e não quero danos por isso .
quando desmontar a peça vai vazar água , monto novamente e completo com aditivo junto na água isso ?? qual aditivo indicam ???
o custo em casa com compra da peça e mob feita por mim sai menos R$ 120,00 do bolso (oficina) só nisso , lá me pediram 120 a troca do aditivo tb . se eu comprar e fizer a mistura certa economizo mais um pouco tb ..

muito obrigado

#45
 Walter José Barbosa

Walter José Barbosa
Membro
Membro
a minha dúvida tb é se ao encher de água novamente não há problemas de ar no sistema , tipo bolhas ou algo assim ...
e para informar na oficina fizemos o teste de pressão no sistema , injeta ar pelo reservatório e vazou na carcaça citada ...
por isso se confirmou ali o vazamento .

#46
 Brignoli

avatar
Membro Sênior
Membro Sênior
Boa noite,
Ar no sistema, pode acontecer, mas caso aconteça é fácil tirar....a medida do produto, vai depender do qual vc irá utilizar, as vezes 50% e as vezes 40%, na embalagem informa a mistura correta, pode variar de acordo com a marca....prefira marcas conhecidas....caso não tenha experiência ou nunca trocou, recomendo buscar um vídeo na internet, que é simples, mas necessita de alguns cuidados....

#47
 Carlos Henrique Costa

Carlos Henrique Costa
Iniciante
Iniciante
Bom dia amigo! Caso seja vc mesmo que vai fazer a troca tenho certeza que vai economizar bastante. Mais tenha cuidado e pesquise no youtube tem alguns videos eu poderia envia mais estava vendo não tenho como anexa aqui. Mais vou dar algumas dicas, existe a carcaça da válvula em alumínio muito boa recomendo, mais faça também a troca da válvula são seis parafusos chave 8 mm. antes de retirar os parafusos, 1º retire as mangueiras que estão presas por braçadeiras de pressão o total de 5 sendo 3 na parte de cima 1 na lateral 1 abaixo do corpo borboleta ( Não precisa desmontar o corpo borboleta ). O sensor de temperatura ele esta preso somente por uma trava, assim pode fazer a retirada dos 6 parafusos. Quando colocar a nova carcaça o fabricante não recomenda passar silicone de alta temperatura. Eu sempre passo pelo fato que as vedações de fabrica ressecam muito rápida e o silicone ajuda a vedar melhor ( O fabricante quer vender ). Depois de colocada as mangueiras conectadas e a válvula no lugar e hora de encher o reservatório retire a mangueira de retorno do reservatório e ligue o carro ligue o ar quente e deixe a água jorrando por 15 a 20 minutos isso ajuda na retirada de ar do sistema vc vai perceber quando a água estiver fluindo sem ar no sistema de arrefecimento. Aditivo composto mais e bom diluir 50% água 50% aditivo. Espero ter ajudado Tenha um ótimo dia!

#48
 Walter José Barbosa

Walter José Barbosa
Membro
Membro
Carlos Henrique Costa escreveu:Bom dia amigo! Caso seja vc mesmo que vai fazer a troca tenho certeza que vai economizar bastante. Mais tenha cuidado e pesquise no youtube tem alguns videos eu poderia envia mais estava vendo não tenho como anexa aqui. Mais vou dar algumas dicas, existe a carcaça da válvula em alumínio muito boa recomendo, mais faça também a troca da válvula são seis parafusos chave 8 mm. antes de retirar os parafusos, 1º retire as mangueiras que estão presas por braçadeiras de pressão o total de 5 sendo 3 na parte de cima 1 na lateral 1 abaixo do corpo borboleta ( Não precisa desmontar o corpo borboleta ). O sensor de temperatura ele esta preso somente por uma trava, assim pode fazer a retirada dos 6 parafusos. Quando colocar a nova carcaça o fabricante não recomenda passar silicone de alta temperatura. Eu sempre passo pelo fato que as vedações de fabrica ressecam muito rápida e o silicone ajuda a vedar melhor ( O fabricante quer vender ). Depois de colocada as mangueiras conectadas e a válvula no lugar e hora de encher o reservatório retire a mangueira de retorno do reservatório e ligue o carro ligue o ar quente e deixe a água jorrando por 15 a 20 minutos isso ajuda na retirada de ar do sistema vc vai perceber quando a água estiver fluindo sem ar no sistema de arrefecimento. Aditivo composto mais e bom diluir 50% água 50% aditivo. Espero ter ajudado Tenha um ótimo dia!  

BOM DIA , Muito obrigado , vou olhar uns vídeos e fazer certo , além de economizar a gente aprende para a hora do aperto . Nem sempre se está perto duma oficina e como gosto duma estrada , prevenir e aprender é Economizar .

#49
 Carlos Henrique Costa

Carlos Henrique Costa
Iniciante
Iniciante
Boa tarde! E verdade e muito bom economizar te desejo sorte!

#50
 Walter José Barbosa

Walter José Barbosa
Membro
Membro
BOM DIA , SERVIÇO FEITO ...

NÃO É TÃO DIFÍCIL , MAS NOÇÃO É PRECISO ..

A DEFEITUOSA ...

Nível do Líquido de Arrefecimento - Página 2 Img_2013

Nível do Líquido de Arrefecimento - Página 2 Img_2014

Nível do Líquido de Arrefecimento - Página 2 Img_2015

Nível do Líquido de Arrefecimento - Página 2 Img_2016

#51
 Conteúdo patrocinado


Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo  Mensagem [Página 2 de 3]

Ir à página : Anterior  1, 2, 3  Seguinte


Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos