Forum de discussões sobre o EcoSport


Vazamento de líquido de refrigeração do radiador 5 5 2

Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

Vazamento de líquido de refrigeração do radiador

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo  Mensagem [Página 1 de 1]

#1
 Dalla Costa


Iniciante
Iniciante
Boa tarde,

Nesta semana minha ECOSPORT (XL 1.6 07/08) apresentou um vazamento
ao ser acionada pela manhã. O líquido que vazou foi o do reservatório
de arrefecimento do radiador (percebi pela cor do fluído). No primeiro
momento pensei em alguma rachadura do tanque ou mangueiras, mas o mecânico
disse que colocou pressão para achar o vazamento e não encontrou nada??

É possível que esse líquido vaze por alguma espécie de "ladrão" caso o
reservatório esteja acima da quantidade máxima de liquido indicada??

Abs,
Dalla Costa

#2
 Marcos-CWB


Administrador
Administrador
Ola Dalla Costa,

é uma situação estranha pois o normal é vazar quando o motor ta quente e com pressão alta nas mangueiras.

o ladrão é essa mangueira fina que fica na parte de cima do reservatorio, ele faz a agua voltar pro reservatorio quando muita agua circula pelo motor.

Faça um teste: saia com o carro normalmente e quando chegar em casa coloque um pedaço de papelão e confira se pinga agua.
Se pingar logo que voce colocar o papelão é sinal que o vazamento ocorre com o motor quente.

Se estiver seco o papelão, volte dali 1 hora e confira se tem algum sinal de molhado, se tiver voce saberá que o problema ocorre depois que baixa a pressão do sistema e a agua esfria.

Esse segundo caso (que parece ser o seu problema) da a impressão de ser alguma mangueira solta que faz pingar agua pois com o sistema quente a mangueira expande e tranca o vazamento.

Vazamento é sempre coisa séria, arrume o mais breve possivel ...

#3
 dje


Iniciante
Iniciante
Colega,verifique também se tampa do reservatório nao esta com defeito,que é comum com o tempo.

#4
 Dalla Costa


Iniciante
Iniciante
Bom dia, Marcos-CWB e dje !!

Estou achando o caso estranho, pois o vazamento acontece
sempre com o motor frio. Veja o histórico:
Segunda-feira: Vazou pela manhã, na primeira partida, uma
quantidade considerável do líquido. Depois o carro ficou
parado por volta de 3 horas e quando dei uma nova partida
vazou de novo. Na sequência, após 1/2 hora e depois após
mais 1 hora, foram dadas duas partidas sem vazamento.
Terça-feira: Ficou o dia todo no mecânico, que não encontrou
nenhum vazamento, nem pela manhã nem durante todo o dia, mesmo
colocando pressão no sistema.
Quarta-feira: Vazou apenas apenas na primeira partida da manhã.
Quinta-feira: Vazou apenas apenas na primeira partida da manhã.
Sexta-feira (hoje): Não Vazou.

O que pude perceber: o vazamento acontece sempre no "momento da
partida" e com o carro frio. Depois disso o vazamento para, ou
seja, não é contínuo. Verifiquei a tampa e ela não apresenta nenhum
tipo de rachadura ou problema. E o mais incrível, mesmo com esses
vazamentos a água do radiador continua no nível!!

Abs,
Dalla Costa

#5
 Dalla Costa


Iniciante
Iniciante
Boa tarde, Marcos-CWB!!

Estou achando o caso estranho, pois o vazamento acontece
sempre com o motor frio. Veja o histórico:
Segunda-feira: Vazou pela manhã, na primeira partida, uma
quantidade considerável do líquido. Depois o carro ficou
parado por volta de 3 horas e quando dei uma nova partida
vazou de novo. Na sequência, após 1/2 hora e depois após
mais 1 hora, foram dadas duas partidas sem vazamento.
Terça-feira: Ficou o dia todo no mecânico, que não encontrou
nenhum vazamento, nem pela manhã nem durante todo o dia, mesmo
colocando pressão no sistema.
Quarta-feira: Vazou apenas apenas na primeira partida da manhã.
Quinta-feira: Vazou apenas apenas na primeira partida da manhã.
Sexta-feira (hoje): Não Vazou.

O que pude perceber: o vazamento acontece sempre no "momento da
partida" e com o carro frio. Depois disso o vazamento para, ou
seja, não é contínuo. Verifiquei a tampa e ela não apresenta nenhum
tipo de rachadura ou problema. E o mais incrível, mesmo com esses
vazamentos a água do radiador continua no nível!!

Abs,
Dalla Costa






Marcos-CWB escreveu:Ola Dalla Costa,

é uma situação estranha pois o normal é vazar quando o motor ta quente e com pressão alta nas mangueiras.

o ladrão é essa mangueira fina que fica na parte de cima do reservatorio, ele faz a agua voltar pro reservatorio quando muita agua circula pelo motor.

Faça um teste: saia com o carro normalmente e quando chegar em casa coloque um pedaço de papelão e confira se pinga agua.
Se pingar logo que voce colocar o papelão é sinal que o vazamento ocorre com o motor quente.

Se estiver seco o papelão, volte dali 1 hora e confira se tem algum sinal de molhado, se tiver voce saberá que o problema ocorre depois que baixa a pressão do sistema e a agua esfria.

Esse segundo caso (que parece ser o seu problema) da a impressão de ser alguma mangueira solta que faz pingar agua pois com o sistema quente a mangueira expande e tranca o vazamento.

Vazamento é sempre coisa séria, arrume o mais breve possivel ...

#6
 Marcos-CWB


Administrador
Administrador
Eu to achando que esse vazamento não é do reservatorio de agua do motor e sim do lavador dos vidros
ja que o nivel do reservatorio como vc comentou não ta baixando nada ...

Voce sabe em que parte do motor pinga agua no chão ? é no meio do motor ou proximo da roda esquerda ?

#7
 Dalla Costa


Iniciante
Iniciante
Marcos,

O vazamento é do lado da roda direita, ou seja, bem abaixo do
reservatório do radiador. E o líquido que vazou é da mesma cor
do líquido que eu uso no meu sistema de arrefecimento, por isso
ainda acredito que o vazamento seja da água+fluido do radiador.

Detalhe: Faz 4 dias que o carro não apresenta vazamento.

Abs,
Dalla Costa




Marcos-CWB escreveu:Eu to achando que esse vazamento não é do reservatorio de agua do motor e sim do lavador dos vidros
ja que o nivel do reservatorio como vc comentou não ta baixando nada ...

Voce sabe em que parte do motor pinga agua no chão ? é no meio do motor ou proximo da roda esquerda ?

#8
 Marcos-CWB


Administrador
Administrador
Então o problema pode ser na bomba da agua, ela que faz a agua circular pelo motor, talves esteja
com vazamento na saida ?

Não tem como deduzir, vai ter que levar num mecanico e erguer o carro pra saber onde ta o problema.

#9
 dojaov8


Iniciante
Iniciante
Meu eco teve o mesmo vazamento. Era a bomba de água que estava com problema, só quando esfriava que escapava um pouco de líquido. Fiz a troca dela (custou R$120 + mão de obra). Também demorei pra descobrir.

#10
 MariaClaudiaReboucas


Iniciante
Iniciante
Boa tarde!
Estou com o mesmo problema de vazamento e aparentemente não é radiador pq o vazamento só acontece com o carro frio.
Porém o liquido vaza do lado esquerdo do carro, bem na direção do radiador mesmo, só que o liquido não é amarelado(liquido ja usado) é um líquido rosa (cor do aditivo de arrefecimento) e vazou uma única vez todo ele. Parei o carro e não utilizei mais, porém toda vez que vou verificar o reservatório está vazio(ou pela metade, depende do tempo). Só hj consegui levar no mecânico, mas o mesmo sem tempo pediu pra que levasse amanhã pela manhã pq visualmente ele não achou nada, teria que levantar o carro pra avaliar.
Só pra que eu não vá "crua" pro mecânico, sem nenhuma informação, eu gostaria de saber a opinião de vcs e principalmente a sua DOJAOV8 que se parece um pouco com a minha(vazamento com o carro frio).
Desde já agradeço!
Att.




dojaov8 escreveu:Meu eco teve o mesmo vazamento. Era a bomba de água que estava com problema, só quando esfriava que escapava um pouco de líquido. Fiz a troca dela (custou R$120 + mão de obra). Também demorei pra descobrir.

#11
 Josimar


Diamond Sênior
Diamond Sênior
Olá, Maria Cláudia. Bem vinda ao fórum.


Infelizmente o colega DojaoV8 não acessa o fórum há quase três anos. Por isso acho improvável que ele responda. Mas já tive o mesmo problema e no meu caso foi a válvula termostática que estava vazando.


Provavelmente no seu caso trata-se de uma destas duas hipóteses - bomba ou válvula. Melhor que seja a primeira pois parece que a válvula termostática é bem mais cara.


Abs

#12
 Ecolife


Membro Jr
Membro Jr
JÁ aconteceu isso comigo dava pressão e não descobriam nada,
mas depois perceberam que era a mangueira que liga o bloco ao reservatório estava rachada, porém só vazava em alta pressão...

#13
 mauricio_cn


Iniciante
Iniciante
Já quebrei bastante a cabeça uma vez quando tinha um outro carro! percebia que a água "sumia" do reservatório. Era a tampa do reservatório, vazava a água sempre que desligava o carro enquanto ainda quente vazava e caia em cima do motor quente sem dar sinal algum de vazamento no chão. Sempre bom ficar atento a esse problema, pois é rápido, barato e fácil de ser resolvido e esvaziava muito o reservatório chegando ao ponto de prejudicar o funcionamento do sistema de arrefecimento. Não deve ser o caso já que ele vaza com o carro frio. O mecânico conseguiu descobrir de onde vinha esse vazamento Maria Cláudia? Estou com um vazamento também e estou esperando conseguir um tempo para fazer uma visita ao mecânico.  Very Happy 

#14
 Marinho.LBM


Iniciante
Iniciante
Boa noite Maria Claudia Rebouças! Boa noite amigos! Tive este mesmo problema e consegui localizá-lo por que o líquido de arrefecimento "manchou" quando ressecou. No meu caso foi a válvula termostática mesmo. Logo abaixo dela dava pra ver o líquido rosa ressecado. Eu optei por trocá-la por inteiro. Foi exatamente em 31/07/2013 e o custo foi de R$ 390,00 um modelo paralelo. Até agora sem problemas.

#15
 MariaClaudiaReboucas


Iniciante
Iniciante
Bom dia pessoal!
Obrigada por responderem!
Retornei agora do mecânico e lá foi verificado que a base do radiador(o chassi do carro, logo abaixo do radiador) está alagada. Todas as mangueiras secas e o reservatório tbm. E o mecânico disse q isso pode ser uma rachadura no próprio radiador e que tem como resolver fazendo uma "cola", me cobrou 120 reais. Mas como só fui fazer orçamento e preciso da opinião de outros nem fiz o serviço.
Bom, a água ta vazando pelo radiador, mesmo com o carro frio!(desde q ocorreu o problema eu não ando mais com o carro, só andei com ele cerca de 40 metros pra levar ao mecânico q fica ao lado da minha casa e a água q estava depositada abaixo do radiador estava fria! Ou seja, não deu nem tempo do carro esquentar, aquela água já estava ali desde ontem!) Isso procede? É normal de acontecer? Pelo q eu entendo, a água só vai pro radiador quando o carro esquenta, dai ela passa pra resfriar os componentes, porque então ela está saindo pelo radiador mesmo com o carro parado e frio!?
já aconteceu isso com algum de vcs? Temo por estarem querendo levar uma grana pois o radiador é a peça mais cara do sistema de arrefecimento!!!

#16
 Ecolife


Membro Jr
Membro Jr
To coma eco a 01 ano!!!
Sistema de arrefecimento é dor de cabeça na certa!!!
gastei semana passada 573 contos!!!
Carcaça completa R$281
Bomba de água R$112
mão de obra R$180

Antes tinha trocado:

Tampa original R$56
reservatório R$28
mangueira do bloco usada R$35

fora o ar quente que estava vazando e isolei com a mão de obra de R$90!!!

#17
 Zanetti


Gold Premium
Gold Premium
O sistema da 2.0 deve ser bem melhor, a minha é 2008 e nunca foi mexido para nada

#18
 Zanetti


Gold Premium
Gold Premium
Maria, o cara quer te cobrar 120 para colocar um epoxi no radiador que logo vai te dar problema, se for mesmo o radiador gasta um pouco mais e bota um novo

http://lista.mercadolivre.com.br/radiador-ecosport-2.0_OrderId_PRICE

Leve o carro em outro mecânico e sem falar nada, só que esta vazando mande fazer um orçamento, se bater a informação ai sim mande fazer, pode ser uma simples abraçadeira mal apertada

Vc não tem um irmão, marido, amigo que possa levar o carro, é que quando pinta mulher em oficina os caras aproveitam pra meter a mão no orçamento

Isso acontece com minha irmão, ela leva na oficina e dão um preço, eu levo e o preço baixa geral

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo  Mensagem [Página 1 de 1]


Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum