EcoSport Club

Fórum de discussões sobre o Ford EcoSport

Olá pessoal, caso queiram participar do grupo de whatsapp, basta deixar o seu número no tópico WhatsApp. https://ecosportclub.forumeiros.com/t2104-whats-app-ecosport?highlight=whatsapp

Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

Consumo de combustível

Ir à página : Anterior  1 ... 13 ... 22, 23, 24 ... 28 ... 33  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo  Mensagem [Página 23 de 33]

Alfredo Carlos

Membro Advanced
Membro Advanced
Relembrando a primeira mensagem :

Pedido a todos os parceiros do Forum,
Informem sobre o consumo de seus carros, quem roda com etanol, gasolina ou GNV, cambio manual ou automatic.
Hoje estou rodando apenas na gasolina, pago na comum em média R$2,69, as vezes rola promoção de aditivada por R$2,59. O consumo estava sempre entre 7Km p/l, hoje em uso misto (cidade e vias expressas consigo entre 8 e 9km p/l, na estrada o máximo que conseguí foi 11 km p/l sempre entre 100 e 140 km p/h.
Mandem suas experiências quem sabe consigo melhorar o consumo.
Abraços
Alfredo

willians.santana.3

willians.santana.3
Membro Platinum
Membro Platinum
A minha é 2.0 AT. Uso principalmente pra percursos médios urbados.
Como ando pouco, fui esquentar ontem na garagem e sempre acompanho a média de consumo.
Começou em 9.3 e terminei em 8.9km/l o aquecimento.
Mas se vc tiver o pé pesado, o consumo beira os 6.8, 7.0 fácil.

Na estrada passa de 11km/l depois que pega o jeito. Nada mal pra uma jamanta com aerodinâmica de uma caixa de sapatos. Wink

[]s

murillomuniz

murillomuniz
Iniciante
Iniciante
Galera sou novo no forum. Entrei devido a minha Ecosport estar consumindo muito combustivel.

Modelo 2014 Titanium 2.0 AT

Consumo na cidade 5,5
Km rodados 6000

Estou achando que tem algum problema pois já li relatos que o carro faz 9.0 na cidade com transito intenso.

Será que amaciei o carro errado?

Josimar

Josimar
Diamond Titanium
Diamond Titanium
Olá, Murillo. Bem vindo ao fórum.

Você usa etanol ou gasolina? Seja qual for, é comum a marcação deste consumo em trajetos curtos, especialmente com trânsito intenso.

Informação sobre o consumo do próprio carro é igual peso e altura: em geral nós adequamos à nossa vontade - aumentamos a altura e diminuímos o peso...

Ou seja, vamos encontrar relatos de todo tipo sobre consumo - em geral positivos sobre o consumo dos veículos. Eu mesmo chego já cheguei a fazer apenas 6,0 km/L com gasolina em um Eco com motor igual ao seu (porém manual). Isto está postado neste mesmo tópico.

Contudo, se você procurar vai ver que com o mesmo veículo (Eco 4WD 2.0 2009) já cheguei a fazer 17,0 km/L - olha a discrepância...

Por isso, dependendo da ocasião, posso falar qualquer valor entre estas duas médias (6,0 e 17,0 km/L), e mesmo assim não vou estar mentindo, no máximo ocultando informações valiosas sobre as características da condução...

6,0 km/L: área urbana, montanhosa, percursos curtíssimos (1,5 km a cada trecho - duas vezes por dia), A/C ligado o tempo todo...

17,0 km/L: estrada, a 80 km/h, A/C desligado, janelas fechadas, três pessoas no veículo, estrada plana, sem trânsito, sem lombadas, sem freadas, durante os 25 km em que consegui manter estas condições. Ao final da viagem, após sair do nível do mar para 550 metros de altitude, o computador de bordo marcava 14,9 km/L.

Contudo, toda semana faço o mesmo percurso de 300 km (ida e volta) - e meu consumo médio é de 11,0 km/L (entre 110-125 km/h).

Resumindo, dependendo do seu tipo de percurso (trechos curtos, muito trânsito), infelizmente o consumo é este mesmo...

Já marcou em viagens, sob condições mais favoráveis?

cheers

Josimar

Josimar
Diamond Titanium
Diamond Titanium
Isso porque estamos falando do motor Duratec 2.0, que em tese é mais beberrão...

Vamos falar do consumo da minha Eco 1.6, que em geral uso só na cidade: enchi o tanque com gasolina, rodei 282 km e abasteci novamente: coube 47,8 litros de combustível: consumo de 5,9 km/L.

Porque um consumo tão alto? Minha esposa é quem roda mais frequentemente com este veículo. Liga o carro pela manhã, roda uns 1,5 km. Quatro horas depois, com o motor frio novamente, roda mais 1,5 km e volta para casa. 

Moramos em uma cidade montanhosa, com diversos aclives/declives. No meio do caminho há vários cruzamentos e quatro sinais. Mesmo quando sou eu rodo com o carro, dirijo por apenas 5 km até o trabalho. 

Veredicto: dirigir o carro com motor frio por curtas distâncias aumenta muito o consumo. Não posso nem reclamar deste elevando consumo, mesmo sabendo que o Eco é considerado pouco econômico. 

Driver

murillomuniz

murillomuniz
Iniciante
Iniciante
Josimar,

Uso gasolina.

Trajeto: 14KM ida e 14 KM volta. Transito moderado. No trajeto há subidas e descidas e poucos semáforos.

Somente eu no carro. Meu peso é de 78kg.

Quando comprei o carro tinha o selo da Inmetro informando que fazia 9.7 porém o consumo varia 5,5 e no máximo 6.4.

Nos primeiros kilometros o carro fazia 3.0/L.

willians.santana.3

willians.santana.3
Membro Platinum
Membro Platinum
Dado o peso da própria Eco, o peso dos passageiros é quase irrelevante.
Minha melhor média (beirando os 14km/l) foi na estrada com 4 passageiros e malas pequenas.
Já viajei só com a minha mulher é uma mala de mão e a média não passou de 12km/l (comparados no mesmo trecho da Dutra).

Vento e combustível tem mais influência que o peso dos passageiros.

Senti MUITA diferença no consumo quando troquei de posto. Ao invés de abastecer no posto perto de casa (mais caro), aproveitei uma promoção perto do trabalho da patroa. Nunca tive problemas com este outro posto perto do trabalho dela, o carro não apresentou engasgos ou perda de potência. É um posto até relativamente conhecido na praça da bandeira aqui no RJ. Mas o consumo aumentou muito, mesmo fazendo os mesmos percursos de sempre. Assim que abasteci outra vez no posto perto de casa, meu consumo voltou ao normal.

Outra coisa que sinto MUITO com a eco é o efeito do vento. Não sei se é por conta do Tigra ser bem aerodinâmico e com o centro de gravidade baixo, mas já peguei uns ventos frontais e laterais que dava pra sentir perfeitamente. Como motociclista, conheço bem os efeitos, mas tinha muito tempo que não sentia tanto em um carro.

[]s

Phill Lima

Phill Lima
Administrador
Administrador
Viixi!

http://philldesigner.com.br

murillomuniz

murillomuniz
Iniciante
Iniciante
Qual bandeira (combustível) vocês costumam utilizar?

Vi uma reportagem na TV informando que era bom utilizar gasolina aditivada (um tanque) a cada quatro tanques (gasolina comum).
Estou realizando está prática sendo que é a 2 vez que eu ponho aditivada em 6000km rodados.

Sobre o vento eu percebi isso também. Parece que o vento vai levar o carro. Quando passa um caminhão ou ônibus no sentido inverso da pra sentir muito o vento.

Este é um ponto negativo do novo modelo.

Voltando ao consumo eu levei na concessionária para verificar. Informaram que tinha uma atualização do módulo disponível e atualizaram.
Pediram para caso não melhore para voltar. Vamos ver o que acontece.

willians.santana.3

willians.santana.3
Membro Platinum
Membro Platinum
Eu só uso aditivada. Em todos os veículos.
Até pq, por aqui, em 99% dos postos não tem diferença de preço. Quando tem, é de 1 centavo por litro...
Minha moto é 2008 e nunca precisou limpar carburador.
Uma vez a boia travou. Mandei abrir pra limpar e estava nova e limpa. Tinha agarrado pq ficou muito tempo parada. Aí oxidou a fixação do braço da boia (já que nosso maravilhoso combustível tem álcool que é volátil e enferruja as coisas).

Não tenho hábito de esquentar com bandeira, mas abasteço sempre num BR perto de casa simplesmente pq nunca tive problema com a gasolina de lá (conforme falei no meu post anterior). Mas tinha um Shell perto do meu antigo trabalho que também gostava muito.
Tem um Ipiranga perto de casa, nunca tive problema também, mas não abasteço simplesmente por ser pequeno e complicado pra entrar e sair com o carro.

Pra mim, vale mais a confiança no posto em si que na bandeira (já que adulterar, adulteram qq um).

E aditivada sempre. Mal não faz, e se é o mesmo preço, vou na melhor Wink

[]s

aragorne

aragorne
Membro Pro
Membro Pro
Consumo 11 a 12 estrada com ar e viajando a uns 120 a 130 km e cidade 7 a 8 alternando a andar com ar e sem esse consumo é apenas na gasolina pois o álcool aqui não compensa.

djjuninhoshow

Iniciante
Iniciante
Tenho uma XLT 1.6 Gasolina, na cidade a média de consumo está em 7 km/L no asfalto chega até 11km/L andando á 100km/h, à partir dos 120 até 140km/h começa a fazer uns 8km/L, lembrando que com o A/C sempre ligado e pneus originais (205/70/15)

Phill Lima

Phill Lima
Administrador
Administrador
djjuninhoshow, seu consumo é praticamente igual ao do meu pai... ele ainda faz 12 na estrada...

Consumo de combustível - Página 23 WwmQbLo
Consumo de combustível - Página 23 NKBmntB

Fabio

Fabio
Iniciante
Iniciante
Bom dia Amigos.
Vou contar da menina, minha EcoSport de nome Ana Sara.
Uma gostosa de 2004 xlt gasolina, criada a gasolina podium, só podium.
Eu sou bem chato com o carro, não gosto de barulho, guio de ouvido, isto é, normalmente de rádio desligado para escutar os sons do carro.
Com o tanque cheio ela faz na cidade 10km/l no transito moderado e 12km/l no transito mais livre, e sem A/C acionado.
Com o tanque cheio ela faz na cidade 8,5km/l no transito moderado e 10km/l no transito mais livre, com o A/C acionado.
Neste casos eu rodo todo dia trabalho-casa, trabalho-casa, casa-faculdade e faculdade-casa, 11km.
Na estrada tanque cheio, três adultos, duas crianças e com um bom volume interno de bagagem, ela faz 16,5km/l no transito livre e 13,5km/l no transito moderado. Isso indo no máximo a 120km/h.
Como sou condutor vovozinha, isto é, não fico correndo e nem enfiando o pé quando não preciso, acredito consumir pouco, por isso uso só podium, que para mim sai por 3,59 o litro.
Porem em um teste que fiz, descansando 75litros de gasolina para remover todo o lixo do álcool da gasolina podium, esses números subiram 3 litros, teste que realizei em um janeiro passado só na cidade.

Josimar

Josimar
Diamond Titanium
Diamond Titanium
djjuninhoshow escreveu:Tenho uma XLT 1.6 Gasolina, na cidade a média de consumo está em 7 km/L no asfalto chega até 11km/L andando á 100km/h, à partir dos 120 até 140km/h começa a fazer uns 8km/L, lembrando que com o A/C sempre ligado e pneus originais (205/70/15)
Bem vindo ao fórum. Só uma dúvida: o pneu original não é 205/65/15?

Também tenho 205/70/15, mas porque resolvi aumentar um pouco os pneus...

Abs

Phill Lima

Phill Lima
Administrador
Administrador
Fabio escreveu:Bom dia Amigos.
Vou contar da menina, minha EcoSport de nome Ana Sara.
Uma gostosa de 2004 xlt gasolina, criada a gasolina podium, só podium.
Eu sou bem chato com o carro, não gosto de barulho, guio de ouvido, isto é, normalmente de rádio desligado para escutar os sons do carro.
Com o tanque cheio ela faz na cidade 10km/l no transito moderado e 12km/l no transito mais livre, e sem A/C acionado.
Com o tanque cheio ela faz na cidade 8,5km/l no transito moderado e 10km/l no transito mais livre, com o A/C acionado.
Neste casos eu rodo todo dia trabalho-casa, trabalho-casa, casa-faculdade e faculdade-casa, 11km.
Na estrada tanque cheio, três adultos, duas crianças e com um bom volume interno de bagagem, ela faz 16,5km/l no transito livre e 13,5km/l no transito moderado. Isso indo no máximo a 120km/h.
Como sou condutor vovozinha, isto é, não fico correndo e nem enfiando o pé quando não preciso, acredito consumir pouco, por isso uso só podium, que para mim sai por 3,59 o litro.
Porem em um teste que fiz, descansando 75litros de gasolina para remover todo o lixo do álcool da gasolina podium, esses números subiram 3 litros, teste que realizei em um janeiro passado só na cidade.

Eita, seu eco está andando muito bem Fábio, 16,5km/l, pôxa...

Fabio

Fabio
Iniciante
Iniciante
Phill, sim ela roda bem, mas é um conjunto de fatores que fazem isso, o primeiro é sem duvida a gasolina, o teste que fiz com meu mecânico de decantar a gasolina fez a bichinha parecer um foguete, até ai fiquei desesperado a ponto de procurar revendedora de combustível para tentar comprar antes da mistura, infelizmente sem sucesso, procurei também agsv-gasolina de aviação, por enyender os fatores de octanagem, um trabalho em andamento. De resto os cuidados não deixando manutenções pendentes, estudo de conhecimento das estruturas do carro, busca para rever erros de engenharia e já me alongando, não fazer com o carro o que não é caracteristico dele, exemplo troca de padrões cde rodas e pneus.

Phill Lima

Phill Lima
Administrador
Administrador
Fábio, quem comprar seu carro vai ganhar um presentão não? sihsishis

Sobre os pneus você tem razão, muda bastante o consumo do carro, dependendo da situação consume mais e consume menos... O nosso amigo Josimar que sabe bem disso, ele trocou para 205/70 ( que deixou o EcoSport muito lindão ) e viu diferenças de consumo...

Fabio

Fabio
Iniciante
Iniciante
Sim Phill quem vai ficar com o carro vai ser minha esposa, pois vou pular para ou uma pajero sport ou uma outlander.
Agora uma coisa que me ocorreu quando roubaram meu estepe, fiquei duas semanas sem, e como o consumo diminuiu. Logo depois comprei um estepe de ferro, porem deixei 3 semanas no porta malas e mesmo e com a distribuição mais centrada do carro, o consumo também diminuiu. Hoje com o estepe no local, ficou o relatado anterior, se fosse o de liga leve, tenho certeza que seria melhor o consumo.

Phill Lima

Phill Lima
Administrador
Administrador
Nossa Fábio, estou impressionado com o nível de suas análises...  Shocked 

Falando em furto de estepe, tem alguns tópicos aqui no fórum bons sobre isto, você colocou algum sistema ante furto?

Vou ver se acho o tópico que vi a uns dias sobre ante furto de estepe...

Fabio

Fabio
Iniciante
Iniciante
Phill pensei em comprar aquela trava de chave diferente, porem não tive dinheiro depois que minha esposa comprou um carro para ela. Vou ver esse tópico durante o fim de semana, assim que trocar as milhas da minha eco que deram curto na semana retrazada quando passei em um alagamento, e está entrando água, vou aproveitar e por xenon neles.

Phill Lima

Phill Lima
Administrador
Administrador
Pronto, vou separar para você depois alguns tópicos...

O Dolphim colocou na dele um elétrico, super prático, ele trava um parafuso de cabeça lisa quando trava o carro, o cabra pode tirar os outros parafusos mais o do ante furto só solta se destravar o carro...

Acho que ele postou aqui, vou ver e te falo.

Fabio

Fabio
Iniciante
Iniciante
Muito obrigado Phill. Pode mandar que vou apreciar.

Phill Lima

Phill Lima
Administrador
Administrador

djjuninhoshow

Iniciante
Iniciante
Josimar Medeiros escreveu:
djjuninhoshow escreveu:Tenho uma XLT 1.6 Gasolina, na cidade a média de consumo está em 7 km/L no asfalto chega até 11km/L andando á 100km/h, à partir dos 120 até 140km/h começa a fazer uns 8km/L, lembrando que com o A/C sempre ligado e pneus originais (205/70/15)
Bem vindo ao fórum. Só uma dúvida: o pneu original não é 205/65/15?

Também tenho 205/70/15, mas porque resolvi aumentar um pouco os pneus...

Abs

Like Fato Josimar, eu me confundi aqui, o correto seria 65 mesmo, é que na ultima troca eu coloquei o 205/70/15 da Kumho e na hora da postagem marquei errado. Ela não está com os pneus recomendados no manual. Porém não notei diferença no consumo de uma tala pra outra.

roma_tkd

Membro
Membro
Fala galera!

Dei uma sumida mas é que ando trabalhando muito e o antigo layout do fórum não era exibido no trabalho... com esse novo consigo responder do trabalho mesmo Wink

Vamos lá, como alguns sabem comprei a minha Eco Freestyle esse ano... é uma Freestyle 1.6 flex manual. Só tenho usado gasolina aditivada e tem feito 9km/L na cidade com ar ligado... sabem como é aqui no Rio né?
Acho até que tá bom pra um carro com o peso que tem e com esse trânsito do Rio.
Na estrada eu ainda não fiz a medição.

Uma coisa estranha que aconteceu ontem foi que eu coloquei 50 pratas de gasolina e o medidor ficou na mesma, depois com o tempo que ele foi subindo de 1 em 1... será que pode ser a bomba?

Afirmo que cometi o erro de comprar o carro e ainda não trocar nenhum filtro, bomba... nada.

Abraços!

Conteúdo patrocinado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo  Mensagem [Página 23 de 33]

Ir à página : Anterior  1 ... 13 ... 22, 23, 24 ... 28 ... 33  Seguinte

Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos