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Câmbio automático ou manual, qual você prefere ?553

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Câmbio automático ou manual, qual você prefere ?

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#1
 Edmarceneiro


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Tem gente que diz que o câmbio automático é muito bom, dá a mesma resposta em ultrapassagem que o manual ,e é até mais seguro.... Estou me referido ao da Eco, não estou questinando os Modelos CRV... Então quem puder dar a sua opinião eu agradeço, até para eu ter uma melhor opinião se um dia eu for trocar a minha Eco, pois se um dia eu trocar vou querer uma 2.0....

#2
 APalma


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Edmar:

Sempre tive carros com câmbio manual: VW Parati 1.6, Fiat Tipo 1.6, Corsa Sedan 1.6,Escort XR3 CHT e Honda Civic 1.6.

Nunca pensei em ter um carro automático até trocar meu Civic por uma Grand Cherokee Limited (todas são automáticas no Brasil). Mudei completamente de opinião!!!

No final de 2011 vendi a GC e comprei minha Ecosport XLT automática...a melhor coisa que fiz! O Jipão enchia o saco para achar peças e com a Eco eu não tenho problemas...

Mas, voltando a sua dúvida:

Automático = conforto, principalmente em trânsito pesado ou em estradas.

Não há muita perda de desempenho, ainda mais que o 2.0 Duratec dá conta do recado sem ser muito beberrão.

Em ultrapassagens não há riscos, pois o câmbio "conversa" bem com o motor e as reduções são feitas na "hora certa"; apenas o giro do motor fica um pouco mais alto...

Faça um test-drive em uma automática para "sentir" o carro.

Boa sorte!

Abraço.

#3
 Edmarceneiro


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APalma escreveu:Edmar:

Sempre tive carros com câmbio manual: VW Parati 1.6, Fiat Tipo 1.6, Corsa Sedan 1.6,Escort XR3 CHT e Honda Civic 1.6.

Nunca pensei em ter um carro automático até trocar meu Civic por uma Grand Cherokee Limited (todas são automáticas no Brasil). Mudei completamente de opinião!!!

No final de 2011 vendi a GC e comprei minha Ecosport XLT automática...a melhor coisa que fiz! O Jipão enchia o saco para achar peças e com a Eco eu não tenho problemas...

Mas, voltando a sua dúvida:

Automático = conforto, principalmente em trânsito pesado ou em estradas.

Não há muita perda de desempenho, ainda mais que o 2.0 Duratec dá conta do recado sem ser muito beberrão.

Em ultrapassagens não há riscos, pois o câmbio "conversa" bem com o motor e as reduções são feitas na "hora certa"; apenas o giro do motor fica um pouco mais alto...

Faça um test-drive em uma automática para "sentir" o carro.

Boa sorte!

Abraço.


Valeu amigo.... Já fiz, Acho que não deu tempo de acostumar, se um dia eu comprar uma e tiver mais tempo de testar talvez mude de idéia....Qual a média de consumo real que a sua faz ? Mas por favor se exageros, o consumo real, tem gente que se empolga e diz que o carro é muito econômico....

Abraço...

#4
 APalma


Membro Pro
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Ok, sem exageros...rsrs

Falando sério, fiz a média em três abastecimentos - e não apenas pelo computador de bordo:

Faz 9km/l na cidade (com trânsito bom) e entre 11 e 12Km/l na estrada (sem congestionamento). Não forço muito o acelerador porque no meu horário de trabalho estou no contra-fluxo.

Qualquer dúvida estou à disposição.

Abraço.

#5
 Edmarceneiro


Membro Pro
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APalma escreveu:Ok, sem exageros...rsrs

Falando sério, fiz a média em três abastecimentos - e não apenas pelo computador de bordo:

Faz 9km/l na cidade (com trânsito bom) e entre 11 e 12Km/l na estrada (sem congestionamento). Não forço muito o acelerador porque no meu horário de trabalho estou no contra-fluxo.

Qualquer dúvida estou à disposição.

Abraço.

Beleza, tá bom mesmo é mais ou menos o que minha Eco 1.6 flex faz na gasolina..... Com essa média vale apena ter uma 2.0.

Abraço.



#6
 kingleer


Membro Gold
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Compartilho da opinião do APalma. Minhas médias de consumo postei neste tópico: http://ecosportclub.forumeiros.com/t727-ecosport-automatica

Ainda queria fazer um adendo sobre a manutenção: o câmbio automático dura mais do que o motor, só sendo necessário trocar óleo e filtro a cada 50 mil km, o que sai por volta de R$400. Dependendo do uso do carro, a manutenção pode sair mais barata do que um câmbio manual...

#7
 kentakk


Diamond Sênior
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Independente do custo do conserto, manutencao e consumo eh claro que prefiro um automatico, mas a ford pecou em colocar um cambio obsoleto. E pecou novamente ao colocar um 2.0 automatico e 4x4 mecanico, creio que poderia oferecer um 4x4 automatico tambem.
Pois entre comprar uma automatica ou um 4x4 ficaria com o 4x4, vai saber qdo a gente vai entrar numa estrada de terra ruim.
No quesito conforto o automatico eh otimo, pois em saida de rampa nao tem estresse, pois o carro nao volta pra tras. Entao a minha freee style me deixa estressado nestas situacoes. E de marhca a re eh pior ainda, pois as ecos 1.6 costumas dasr vibracoes qdo se da marcha a re, parece que tem um defeito cronico. O motor parece que qeur morrer a toda hora que vai pra tras.
Outra coisa importante, comprar sempre um automatico zero kilometro e com pelo menos 3anos de garantia. Ou seja, acabou a garantia passa o carro pra frente.

#8
 renan.rj21


Membro Gold
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Eu nao gosto de cambio AT ... acho q ta para nascer o engenheiro que vai criar um cambio AT que tenha trocas tao rapidas e precisas quanto as trocas " humanas " ...

#9
 kingleer


Membro Gold
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Já existe e se chama câmbio de dupla embreagem (DSG) - http://carros.hsw.uol.com.br/embreagem-dupla.htm

#10
 kentakk


Diamond Sênior
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renan.rj21 escreveu:Eu nao gosto de cambio AT ... acho q ta para nascer o engenheiro que vai criar um cambio AT que tenha trocas tao rapidas e precisas quanto as trocas " humanas " ...

como disse o colega. existe o cambio com dupla embreagem. Mas tem o fator psicologico, pois para nos toda troca rapida eh aquela que tem o famoso tranco. E no automatico isso nao acontece o que da a impressao que eh lenta, sem falar no conversor de torque que da impressao que a embreagem esta ecorregando.
E tem o cvt que eh por polia variavel e aproveita sempre o torque maximo do motor.

#11
 Edmarceneiro


Membro Pro
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Apesar de tanta tecnologia , concordo com o renan, o manal é melhor,além de ser mais robusto e de manutenção mais barata....... Só alegria....

#12
 Lucas


Developer
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Eu não gostava de carro automático até andar em um, ficava colocando defeito em carro automático, mas quando andei na minha eco antes de compra-la, que por sinal é o meu primeiro carro automático, apaixonei. Dizem que perde o tesão de dirigir, de viajar, mas não tem nada disso, a aceleração é mais rápida e contínua, a redução é perfeita, sou até suspeito pra falar do assunto, pois sou apaixonado na minha eco.

#13
 kingleer


Membro Gold
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kentakk escreveu:como disse o colega. existe o cambio com dupla embreagem. Mas tem o fator psicologico, pois para nos toda troca rapida eh aquela que tem o famoso tranco. E no automatico isso nao acontece o que da a impressao que eh lenta, sem falar no conversor de torque que da impressao que a embreagem esta ecorregando.
E tem o cvt que eh por polia variavel e aproveita sempre o torque maximo do motor.

Eu discordo completamente... rápido é dar uma pisadinha no acelerador e o carro já reduzir uma ou duas marchas. E dependendo da pisada, dá aquele tranquinho sim... Realmente não sinto lentidão alguma e muito menos patinação.

#14
 kingleer


Membro Gold
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Lucas escreveu:Eu não gostava de carro automático até andar em um, ficava colocando defeito em carro automático, mas quando andei na minha eco antes de compra-la, que por sinal é o meu primeiro carro automático, apaixonei. Dizem que perde o tesão de dirigir, de viajar, mas não tem nada disso, a aceleração é mais rápida e contínua, a redução é perfeita, sou até suspeito pra falar do assunto, pois sou apaixonado na minha eco.

Ultimamente tenho visto muita gente mudando de opinião assim como tu. Lembra quando diziam que air-bag era perigoso porque "sufocava" ou "quebrava os óculos"? ehehe Acho que 90% das pessoas que criticam câmbio AT "ouviram falar" e seguem repetindo...

#15
 kentakk


Diamond Sênior
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kingleer escreveu:
Lucas escreveu:Eu não gostava de carro automático até andar em um, ficava colocando defeito em carro automático, mas quando andei na minha eco antes de compra-la, que por sinal é o meu primeiro carro automático, apaixonei. Dizem que perde o tesão de dirigir, de viajar, mas não tem nada disso, a aceleração é mais rápida e contínua, a redução é perfeita, sou até suspeito pra falar do assunto, pois sou apaixonado na minha eco.

Ultimamente tenho visto muita gente mudando de opinião assim como tu. Lembra quando diziam que air-bag era perigoso porque "sufocava" ou "quebrava os óculos"? ehehe Acho que 90% das pessoas que criticam câmbio AT "ouviram falar" e seguem repetindo...

Nao vou negar que o cambio automatico eh um super conforto. Principalmente nas saidas de ladeira, pois a eco manual tem uma embreagem hidraulica ruim, eh dificil dosar embreagem e acelerador. Super estressante...
O automatico melhrou muito, mas o problema como disse eh manutencao, mas como tem muita eco no mercardo entao reposicao de peças fica mais facil mesmo que seja em desmanche. Diferentemente de um cambio de Lexus por exemplo se quebrar vai comprar peça aonde?

#16
 renan.rj21


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Bom, eu nao ouvi falar ... eu dirigi carro AT por varias vezes ... meu pai mesmo tem uma Tucson AT, ODEIO... parece 1.0 !

Ja aluguei VARIOS carros AT e TODOS eles me desagradaram ...

#17
 kingleer


Membro Gold
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Da minha experiência com câmbios AT, o único que me desagradou no começo foi o da Honda CRV e acredito que seja mais por culpa do acelerador eletrônico. Já andei bastante de Chevrolet, Toyota, BMW, Subaru, Mercedes, Ford, Mitsubishi e o único que não gostei a princípio foi da Honda por ser lento pra responder. Depois que vi que a tocada tinha que ser bem leve nele, consegui tirar bastante proveito. Câmbio AT não é só pisar no acelerador, tem que saber a tocada certa...

#18
 kingleer


Membro Gold
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kentakk escreveu:
Nao vou negar que o cambio automatico eh um super conforto. Principalmente nas saidas de ladeira, pois a eco manual tem uma embreagem hidraulica ruim, eh dificil dosar embreagem e acelerador. Super estressante...
O automatico melhrou muito, mas o problema como disse eh manutencao, mas como tem muita eco no mercardo entao reposicao de peças fica mais facil mesmo que seja em desmanche. Diferentemente de um cambio de Lexus por exemplo se quebrar vai comprar peça aonde?

Falando de importados, é um carro difícil de quebrar... vai dar manutenção depois de 10 anos. Tem muita oficina especializada em importados e câmbio AT.


E Lexus é carro japonês, quero ver quebrar... hehehe

#19
 Marcos-CWB


Administrador
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Com opiniões tão divididas a favor e contra os cambios AT, não consigo entender por que o Palio Citymatic e o Mercedes Classe A
não vingaram ... Ambos não tinham pedal de embreagem mas voce podia trocar as marchas igual a um carro mecanico comum.

Ficar pisando no pedal da embreagem é o negócio mais chato quando se dirige um carro.



#20
 kingleer


Membro Gold
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Marcos-CWB escreveu:Com opiniões tão divididas a favor e contra os cambios AT, não consigo entender por que o Palio Citymatic e o Mercedes Classe A
não vingaram ... Ambos não tinham pedal de embreagem mas voce podia trocar as marchas igual a um carro mecanico comum.

Ficar pisando no pedal da embreagem é o negócio mais chato quando se dirige um carro.


Esses vieram numa época errada, o que acarretou dois problemas:
- Tecnologia muito nova e pouca gente capacitada para dar manutenção, acarretando em alto custo (maior que o AT tradicional dado o desgaste das peças ser igual ao do MT); precisava trocar disco de embreagem, atuador, rolamento e isso saía caro pois as CSS queriam trocar o conjunto inteiro.
- Resistência cultural. É só agora é que câmbio AT e semi-automático estão se popularizando. Acredito que isso seja na verdade relacionado ao aumento do poder aquisitivo. Mas ainda ouço gente dizendo que carro automático é coisa de aleijado, de preguiçoso...



Última edição por kingleer em Seg 27 Fev 2012 - 21:39, editado 1 vez(es)

#21
 kingleer


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Marcos-CWB escreveu:Com opiniões tão divididas a favor e contra os cambios AT, não consigo entender por que o Palio Citymatic e o Mercedes Classe A
não vingaram ... Ambos não tinham pedal de embreagem mas voce podia trocar as marchas igual a um carro mecanico comum.

Ficar pisando no pedal da embreagem é o negócio mais chato quando se dirige um carro.


Esses vieram numa época errada, o que acarretou dois problemas:
- Tecnologia muito nova e pouca gente capacitada para dar manutenção, acarretando em alto custo (maior que o AT tradicional dado o desgaste das peças ser igual ao do MT); precisava trocar disco de embreagem, atuador, rolamento e isso saía caro pois as CSS queriam trocar o conjunto inteiro.
- Resistência cultural. É só agora é que câmbio AT e semi-automático estão se popularizando. Acredito que isso seja na verdade relacionado ao aumento do poder aquisitivo. Mas ainda ouço gente dizendo que carro automático é coisa de aleijado, de preguiçoso...

#22
 APalma


Membro Pro
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"Câmbio AT não é só pisar no acelerador, tem que saber a tocada certa..." [2]

#23
 kentakk


Diamond Sênior
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kingleer escreveu:
Marcos-CWB escreveu:Com opiniões tão divididas a favor e contra os cambios AT, não consigo entender por que o Palio Citymatic e o Mercedes Classe A
não vingaram ... Ambos não tinham pedal de embreagem mas voce podia trocar as marchas igual a um carro mecanico comum.

Ficar pisando no pedal da embreagem é o negócio mais chato quando se dirige um carro.


Esses vieram numa época errada, o que acarretou dois problemas:
- Tecnologia muito nova e pouca gente capacitada para dar manutenção, acarretando em alto custo (maior que o AT tradicional dado o desgaste das peças ser igual ao do MT); precisava trocar disco de embreagem, atuador, rolamento e isso saía caro pois as CSS queriam trocar o conjunto inteiro.
- Resistência cultural. É só agora é que câmbio AT e semi-automático estão se popularizando. Acredito que isso seja na verdade relacionado ao aumento do poder aquisitivo. Mas ainda ouço gente dizendo que carro automático é coisa de aleijado, de preguiçoso...

Os citymatic ou outros do genero precisa sim trocar embreagem quando gasta, assim como os cambios normais. Mas nem por issso os hidramaticos estao isento das trocas de pecas. Elas tem varios jogos de embreagens dentro da caixa e tambem precisam ser trocados quando gastos. E o custo disso eh enorme, pois tem que desmontar a caixa todinha.

#24
 kentakk


Diamond Sênior
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APalma escreveu:"Câmbio AT não é só pisar no acelerador, tem que saber a tocada certa..." [2]

Eu acho que isso depende do carro. Se ele for um bem moderno e adaptativo nao precisa saber dirigir ela faz toda adaptacao necessaria.
A unica coisa eh apertar o acelerador. quando esta com pressa aperta tudo e se nao tiver presssa e quiser economizar aperta de leve. So isso....

#25
 kingleer


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kentakk escreveu:
Os citymatic ou outros do genero precisa sim trocar embreagem quando gasta, assim como os cambios normais. Mas nem por issso os hidramaticos estao isento das trocas de pecas. Elas tem varios jogos de embreagens dentro da caixa e tambem precisam ser trocados quando gastos. E o custo disso eh enorme, pois tem que desmontar a caixa todinha.

A grande diferença é na frequência de troca - um automático vai durar muitos anos e km até precisar trocar, câmbio convencional precisa trocar a embreagem bem mais cedo. A média do Palio é 50 mil km... Passa em uma oficina especializada em câmbio AT e olha os carros por lá. Vai ser 10% de carros novos, com um ano de uso, que vieram com defeito, e o resto de carros com mais de 10 anos - curiosamente, a Jeep Cherokee sempre faz presença nas oficinas...

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