EcoSport Club

Fórum de discussões sobre o Ford EcoSport


Olá pessoal, caso queiram participar do grupo de whatsapp, basta deixar o seu número no tópico WhatsApp. https://ecosportclub.forumeiros.com/t2104-whats-app-ecosport?highlight=whatsapp

Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

Câmbio automático ou manual, qual você prefere ?

Ir à página : Anterior  1, 2, 3, 4

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo  Mensagem [Página 4 de 4]

#1
 Edmarceneiro

avatar
Membro Pro
Membro Pro
Relembrando a primeira mensagem :


Tem gente que diz que o câmbio automático é muito bom, dá a mesma resposta em ultrapassagem que o manual ,e é até mais seguro.... Estou me referido ao da Eco, não estou questinando os Modelos CRV... Então quem puder dar a sua opinião eu agradeço, até para eu ter uma melhor opinião se um dia eu for trocar a minha Eco, pois se um dia eu trocar vou querer uma 2.0....


#76
 willians.santana.3

willians.santana.3
Membro Platinum
Membro Platinum
Pra primeiro carro, recomendo manual. Simplesmente pra pegar a manha de dirigir, depois parte pro AT. Se sair da auto-escola e cair num AT, quando pegar um manual vai sofrer.

A eco AT não zurra não. O carro tem muito torque (força, aquela sensação de colar no banco) em rotação baixa. Isso quer dizer q vc pisa pouco pra ela andar. O giro só sobe mesmo se vc der o double kick (pisar 2x rápido no acelerador) que o carro baixa a marcha e faz as passagens de marcha mais tarde. Ou se desligar o overdrive, o que deixa o carro só com 3 marchas. Se usar o double kick com o overdrive desligado, o carro vira o demônio.

Mas em uso normal, se vc andar do lado não vai saber se o carro é manual ou automático. Só se ouvir muito bem as passagens de marcha bem mais macias do AT.

[]s

#77
 willians.santana.3

willians.santana.3
Membro Platinum
Membro Platinum
Edmarceneiro escreveu:
Tem gente que diz que o câmbio automático é muito bom, dá a mesma resposta em ultrapassagem que o manual ,e é até mais seguro.... Estou me referido ao da Eco, não estou questinando os Modelos CRV... Então quem puder dar a sua opinião eu agradeço, até para eu ter uma melhor opinião se um dia eu for trocar a minha Eco, pois se um dia eu trocar vou querer uma 2.0....

A questão da maior segurança com o AT é relativo.
Vc tira a questão do fator de erro humano. Vc NUNCA vai errar a marcha numa ultrapassagem simplesmente pq não é vc quem passa, mas o carro.
Mas vc também tem que saber usar o carro pra isso, usando o double kick ou o flat feet (dois toques no acelerador ou chapar o pé nele) pra acionar o modo de ultrapassagem e se precisar MESMO, desligar o overdrive.
Mas isso depende de vc assim, como as reduções no câmbio manual. Então se vc se embolar, acaba sendo a mesma coisa de errar no manual.

Leva um tempinnho pra se habituar. Especialmente quem vem de anos usando um manual.
Mas o conforto em TODAS as outras situações, compensa.

[]s

#78
 Nelinho

Nelinho
Iniciante
Iniciante
Depos que se tem um veiculo com cambio automatico, voltar para um mecanico é uma regressão..  affraid 

#79
 Phill Lima

Phill Lima
Administrador
Administrador
Seja bem vindo ao fórum Nelinho, espero que esteja gostando do nosso fórum...

Sobre o câmbio aut. apesar de ama-lo, não considero regressão... o Willians que comentou acima de você por exemplo, tem um Eco Automático e um tigra (que deve ser manual) imagino eu que ele goste de dirigir manual também, então por isso não considero regressão, e sim estilos de motoristas...

Mais também tem o lance de "statos" de carro automático.



Câmbio automático ou manual, qual você prefere ? - Página 4 WwmQbLo
Câmbio automático ou manual, qual você prefere ? - Página 4 NKBmntB
http://philldesigner.com.br

#80
 willians.santana.3

willians.santana.3
Membro Platinum
Membro Platinum
O Tigra só existe manual mesmo, Phill.

Câmbio manual não é regressão, apenas outro tipo de carro.
Pro dia-a-dia, não quero outra vida. Mas dirigir carro esporte automático é que nem mulher gostosa sem...
Mas são dois tipos de carros diferentes, outra tocada, outra vida.

Mesma coisa a eco 4wd. Parte da divesão está justamente em passar as marchas, achar a certa pro terreno e tal. Minha eco é de cidade. Anda 99% do tempo no asfalto, 80% do tempo engarrafada. É o carro pra família (que pretendo que cresça). Na verdade, o carro é até pra patroa. Os meus brinquedos (de adulto) são o Tigra e a Kansas, ambos manuais. Mas pode apostar que dirigir a eco é muito bom. Até viajar com a eco é legal (apesar deu preferir fazer isso com o Tigra).

[]s

#81
 Renan²²

Renan²²
Iniciante
Iniciante
Fala ae Galera. Sou novo aqui no Clube.

Tinha uma Eco 1.6 XLT, a mesma foi roubada... adquiri agora uma 2.0 16V XLT Automática...

Sempre tive Carros Manuais, e considerando meu estilo de dirigir... são os que mais se adequam! Mas já de algum tempo devido ao trânsito, e pela Eco ser usada para trabalho... Trânsito pesado... eu já vinha desejando uma Automática. Confesso que ainda estou me adaptando ao câmbio... acho que ainda não peguei o jeito da tocada ideal. Vamos ver como vai ser.

Para Finais de Semana tenho meu Brinquedo com câmbio Manual também, possuo um Tempra Turbo 2pts NOVO que é meu carro de lixar asfalto e poder andar com uma tocada nervosa.

Parabéns pelo Fórum pessoal

#82
 Phill Lima

Phill Lima
Administrador
Administrador
Boa Renan²², bem vindo ao Fórum...

É como você disse, para transito pesado o conforto do câmbio automático é inigualável... é só se acostumar mesmo, eu pessoalmente gosto muito do automático...



Câmbio automático ou manual, qual você prefere ? - Página 4 WwmQbLo
Câmbio automático ou manual, qual você prefere ? - Página 4 NKBmntB
http://philldesigner.com.br

#83
 Zanetti

Zanetti
Diamond Titanium
Diamond Titanium
A unica parte ruim do meu carro é ser automático, quem gosta de ter as coisas sobre seu controle prefere o manual, vc perde a chance de sair de um local ermo com um simples tranco, dar uma boa reduzida em caso de emergência e até aquela esticada boa para sair de uma situação crítica

Haaaaa, vão falar que pode prejudicar o carro, quero que ele se ferre, em primeiro lugar estou eu e minha família

#84
 Renan²²

Renan²²
Iniciante
Iniciante
Zanetti escreveu:A unica parte ruim do meu carro é ser automático, quem gosta de ter as coisas sobre seu controle prefere o manual, vc perde a chance de sair de um local ermo com um simples tranco, dar uma boa reduzida em caso de emergência e até aquela esticada boa para sair de uma situação crítica

Haaaaa, vão falar que pode prejudicar o carro, quero que ele se ferre, em primeiro lugar estou eu e minha família

Compartilho desse pensamento Zanetti.

Espero me adaptar ao carro. Caso contrário buscarei vender para pegar uma Manual.

#85
 Renan²²

Renan²²
Iniciante
Iniciante
Phill Lima escreveu:Boa Renan²², bem vindo ao Fórum...

É como você disse, para transito pesado o conforto do câmbio automático é inigualável... é só se acostumar mesmo, eu pessoalmente gosto muito do automático...

Vlw amigo! tamos ae.

#86
 Zanetti

Zanetti
Diamond Titanium
Diamond Titanium
Com certeza vc vai se acostumar e até gostar, mas tem esses detalhes que vc nunca sabe quando vai precisar

#87
 sgmeira

sgmeira
Membro Advanced
Membro Advanced
Prefiro o manual. Sentir o carro!!!! Quer segurança fica em casa!!!

#88
 willians.santana.3

willians.santana.3
Membro Platinum
Membro Platinum
sgmeira escreveu:Prefiro o manual. Sentir o carro!!!! Quer segurança fica em casa!!!

Sentir o carro em SUV é que nem desfilar em shopping com mulher feia.
A não ser q vc seja trilheiro.
Carro pra correr e levar mais perto dos limites são os esportivos e por isso levam esse nome. O resto veio pra cumprir suas funções, seja de passar em caminhos difíceis, levar cargas, famílias ser econômicos...

É como o amigo falou. Ele tem um Tempra turbo, eu tenho um tigra. Carros feitos e facilmente adaptáveis para ficar ainda mais nervosos. Nesses, cambio automático passa longe. No máximo, nos mais novos, o automatizado, com borboleta e que podem ser deixado no AT quando em uso urbano. Mas em geral esses carros são como tubarões que morrem se não nadar, e em uso urbano os motores não duram muito.

[]s

#89
 jams1978

jams1978
Iniciante
Iniciante
O Ecosport automático é muito bom. Vale a pena comprar... O meu não dá trancos, o kick down dele nas retomadas é muito eficiente, mas aumenta bastante o consumo. Prefira retomar a velocidade aos poucos, sem querer apostar corrida na estrada. No mais, fazendo uma boa manutenção semestral é um excelente carro.

#90
 willians.santana.3

willians.santana.3
Membro Platinum
Membro Platinum
jams1978 escreveu:O Ecosport automático é muito bom. Vale a pena comprar... O meu não dá trancos, o kick down dele nas retomadas é muito eficiente, mas aumenta bastante o consumo. Prefira retomar a velocidade aos poucos, sem querer apostar corrida na estrada. No mais, fazendo uma boa manutenção semestral é um excelente carro.

Kick down é pra ultrapassagens ou emergências, não pra uso constante.
É o equivalente a andar com o carro sempre uma marcha abaixo do recomendado só para ter força, mas o tempo todo.

Mas é uma ferramenta indispensável quando se está num carro automático e não se pode meter uma reduzida num momento de necessidade.

[]s

#91
 jams1978

jams1978
Iniciante
Iniciante
willians.santana.3 escreveu: Kick down é pra ultrapassagens ou emergências, não pra uso constante.
É o equivalente a andar com o carro sempre uma marcha abaixo do recomendado só para ter força, mas o tempo todo.

Mas é uma ferramenta indispensável quando se está num carro automático e não se pode meter uma reduzida num momento de necessidade.

[]s

Isso aí!!

#92
 Zanetti

Zanetti
Diamond Titanium
Diamond Titanium
jams1978, desculpe, nem te dei boas vindas ao fórum, desculpe

#93
 sobral cunha

sobral cunha
Membro
Membro
Gosto é gosto, cada um tem um.

Carros automáticos são mais confortáveis, menos cansativos e passam a impressão de ser lerdos sem na verdade serem. O modo de dirigir é diferente e a tocada é outra como os amigos citaram.

O único empecilho que vejo em automáticos, seja o carro que for, é o custo de manutenção elevado motivado pela falta de profissionais capacitados em trabalhar neles, quem sabe trabalhar se valoriza sabendo da pouca mão de obra disponível.

Por isso o meu receio em comprar um usado automático, não sei o que o dono anterior pode ter feito com ele, se foi cuidadoso ou relaxado.

Zero? Compre e seja feliz!

Tive um Diplomata 91 tirado zero, automático, vendi o carro cinco anos depois com kilometragem elevada e sem jamais apresentar algum problema de câmbio, era só alegria e conforto.

#94
 anru

anru
Membro Jr
Membro Jr
TIVE UMA ECO 1.6 E AGORA POSSUO UMA 2.0 AT.
MINHA EXPERIÊNCIA É QUE NO AT O CANSAÇO É BEM MENOR DO QUE O MANUAL, TANTO EM VIAGEM LOGAS COMO NO TRANSITO DA CIDADE.
O CONSUMO NÃO É TÃO DIFERENTE.
NO MANUAL, OBSERVANDO AS RELAÇÕES DE MARCHA EM 1º MARCHA, VEJO QUE A A ECO 1.6 É 3.8:1, A ECO 2.0 MANUAL É 3.6:1 E NA AT É 2.8:1 ISSO FAZ COM QUE A ECO MANUAL TENHA UM ARRANCADA MAIOR DO QUE A AT.

#95
 efemota

efemota
Administrador
Administrador
Eu prefiro o automático (produzidos até 2012 com câmbio da Mazda de 4 velocidades), em relação ao câmbio manual.

Os automatizados fabricados para o novo EcoSport até hoje não me geram confiança, são muitos problemas relatados em todos os foruns. Tanto para o Fiesta, Focus ou EcoSport equipados com o powershift automatizado.

Abraços

EFEMOTA



EcoSport FreeStyle 1.6 2009 Prata Enseada

#96
 Marcos-CWB

Marcos-CWB
Administrador
Administrador
Andei alguns dias atras em uma GM Meriva ano 2010 chamada easytronic, otimo cambio, não tem embreagem, não tem conversor de torque e por isso gasta igual ou menos que os AT e ainda por cima voce pode escolher entre cambio "automatizado" ou "sequencial"

E o melhor de tudo ... é um carro barato pois custa no maximo R$ 35.000.00 pena que saiu de linha em 2012.
Como meu ecosport é 2006, acho que vale a pena fazer a troca rsssss

#97
 mtmello2003

mtmello2003
Iniciante
Iniciante
Posso dizer o seguinte: depois que conheci o câmbio automático eu não quero nunca mais na vida dirigir um carro manual!

Conforto absoluto. Praticidade total.

Na minha opinião é incomparável.

#98
 Conteúdo patrocinado


Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo  Mensagem [Página 4 de 4]

Ir à página : Anterior  1, 2, 3, 4


Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos