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Câmbio automático ou manual, qual você prefere ?

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#1
 Edmarceneiro

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Relembrando a primeira mensagem :


Tem gente que diz que o câmbio automático é muito bom, dá a mesma resposta em ultrapassagem que o manual ,e é até mais seguro.... Estou me referido ao da Eco, não estou questinando os Modelos CRV... Então quem puder dar a sua opinião eu agradeço, até para eu ter uma melhor opinião se um dia eu for trocar a minha Eco, pois se um dia eu trocar vou querer uma 2.0....


#26
 kentakk

kentakk
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kingleer escreveu:
kentakk escreveu:
Os citymatic ou outros do genero precisa sim trocar embreagem quando gasta, assim como os cambios normais. Mas nem por issso os hidramaticos estao isento das trocas de pecas. Elas tem varios jogos de embreagens dentro da caixa e tambem precisam ser trocados quando gastos. E o custo disso eh enorme, pois tem que desmontar a caixa todinha.

A grande diferença é na frequência de troca - um automático vai durar muitos anos e km até precisar trocar, câmbio convencional precisa trocar a embreagem bem mais cedo. A média do Palio é 50 mil km... Passa em uma oficina especializada em câmbio AT e olha os carros por lá. Vai ser 10% de carros novos, com um ano de uso, que vieram com defeito, e o resto de carros com mais de 10 anos - curiosamente, a Jeep Cherokee sempre faz presença nas oficinas...

Alem de tudo isso é claro tem o jeito da pessoa dirigir. Se pisar fundo sempre vai gastar mais, pois creio que sera jogado uma força maior na friccao durante as trocas. Se sempre dirigir moderadamente creio que quase nao haver gasto dos discos de embreagem pois o conversor de torque cuida dessa parte.
E no meu caso que praticamente uso 100% do tempo na estrada, entao o gasto das embreagens seria minimo.
Agora quem dirige num transito travado que o carro quase nao sai da primeira marcha ai sim o automatico eh bom, pois o conversor de torque vai ser solicitado sempre e ele nao gasta. Por outro lado neste caso era bom que o carro tivesse o neutral control. Dai qdo parado no transito ele alivia o conversor de torque e economiza gasolina tambem e neste caso a embreagem(da primeira marcha) nao eh desligada, simplesmente nao jogam oleo no conversor dai o carro nao traciona.

#27
 ammauricio

ammauricio
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na ralidade, o maior problema dos semi-automáticos, é que 90% das pessoas não sabe dirigir corretamente, e nos semi-at, siena e classe A, vc tinha q tirar o pe do acelerador, esperar uns milisegundos e depois passar a marcha, como isso não acontecia, muito motoristas arranhavam as marchas, causando mau uso e gastos muito altos em pouco tempo. por isso não vingaram, e agora temos os automatizados, q são quase a mesma situação dos semi-at, mas q passam a marcha sozinhos, quando chega no momento da troca de marcha, ele anula o acelerador e faz a troca, liberando o acelerador novamente!

#28
 APalma

APalma
Membro Pro
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Kingleer:

Só uma curiosidade: tive um Grand Cherokee e o câmbio parece ser frágil, mesmo realizando a troca do óleo no prazo.

Tenho vários colegas proprietários de Grand Cherokee reclamando do câmbio, e muitos deles rodam só no asfalto.

Algo que pode explicar o problema é que a Cherokee usava óleo do câmbio Dexron III e a Grand Cherokee usava o ATF+4.

Como o ATF é caro e difícil de achar muitos proprietários utilizam outro tipo óleo (geralmente o Dexron III) o que danifica o câmbio com o tempo...

Abraço.

#29
 ammauricio

ammauricio
Membro Gold
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APalma, tive uma sport, e nunca tive problemas!! agora realmente não sei qual era o óleo usado. troquei qnd comprei o carro e nunca mais, fiquei 3 anos com o carro, e vendi para um amigo e o cambio até hj esta sem problemas!!

#30
 APalma

APalma
Membro Pro
Membro Pro
Ammauricio:

Ainda bem que você pegou uma que não lhe deu problemas...a minha só "encheu o saco" e vendi depois de 6 meses.

E olha que o carro foi bem avaliado e revisado por um mecânico especialista em Chrysler e Jeep.

O problema de carro velho é esse...sempre alguma coisa quebra ou tem problema de Osmar-contato... A minha era 1998.

Na minha humilde opinião esse tipo de carro é bom...NOVO! Por causa da eletrônico/elétrica muito complexa e chata de mexer.

Abraço.

#31
 kentakk

kentakk
Diamond Titanium
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APalma escreveu:Ammauricio:

Ainda bem que você pegou uma que não lhe deu problemas...a minha só "encheu o saco" e vendi depois de 6 meses.

E olha que o carro foi bem avaliado e revisado por um mecânico especialista em Chrysler e Jeep.

O problema de carro velho é esse...sempre alguma coisa quebra ou tem problema de Osmar-contato... A minha era 1998.

Na minha humilde opinião esse tipo de carro é bom...NOVO! Por causa da eletrônico/elétrica muito complexa e chata de mexer.

Abraço.

Na minha humilde opiniao acho que a eletro/eletronica nao eh tao complexa assim. pois com medidores vc consegue saber o que esta funcionando ou nao. Ja a parte hidraulica ou mecanica eh que pega.... POis vai saber dentro do cambio hidramatico se as valvulas estao funcionando corretamente ou sei la o que. Ja a parte eletronica eh toda mensuravel. Acho que na eco funciona mais ou menos assim. O computador recebe um sinal do velocimetro e ja sabe que tem que estar em primeira marcha ai comando o solenoide que comanda as valvulas. Depois de certa velocidade e sentindo a rotacao do motor e posicao do acelerador aciona outro solenoide que aciona a valvula hidraulica que engata a segunda e por ai vai..... Esta parte eletrica eh toda mensuravel. O problema eh a hidraulica..... Nos tempos que nao tinha computador no cambio era pior, pois era tudo hidraulico ate os comandos para mudar as marchas, arghhhhhhh...... que saco heim?

#32
 ammauricio

ammauricio
Membro Gold
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APalma escreveu:Ammauricio:

Ainda bem que você pegou uma que não lhe deu problemas...a minha só "encheu o saco" e vendi depois de 6 meses.

E olha que o carro foi bem avaliado e revisado por um mecânico especialista em Chrysler e Jeep.

O problema de carro velho é esse...sempre alguma coisa quebra ou tem problema de Osmar-contato... A minha era 1998.

Na minha humilde opinião esse tipo de carro é bom...NOVO! Por causa da eletrônico/elétrica muito complexa e chata de mexer.

Abraço.


Calma calma!! rsrsrs não falei que não tive problemas. Disse que não tive problemas NO cambio.kkkkkkkk
a minha tinha um pequeno vazamento na graixeta do volante do motor, q tinha q desmontar a parte de baixo do motor pra trocar. qnd desmontou o motor, Fu#$"# tive q fazer o motor da criança. e como a estava desmontada, fiz suspensão e freio tmb. Porém não achei um custo absurdo da manutenção da cherokee não, gastei 7500,00 fazendo o motor TODO com peças originais MOPAR, freio completo e suspensão todas as buchas, batentes, bieletas.... menos amortecedor e molas. e mais 4 pneus q foi mais 2500. Total de 10000,00. Se for fazer o mesmo serviço num vectra, gasta a mesma coisa!! e depois fiquei 3 anos com ela, só fazendo a manutenção básica. óleo, filtros, velas....

Gostei muito do carro e pretendo ter outra. Mas também concordo q o bom mesmo é 0km. até pq vc sabe o que que realmente aconteceu com o carro. carro usado é sorte!!

#33
 kentakk

kentakk
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ammauricio escreveu:
APalma escreveu:Ammauricio:

Ainda bem que você pegou uma que não lhe deu problemas...a minha só "encheu o saco" e vendi depois de 6 meses.

E olha que o carro foi bem avaliado e revisado por um mecânico especialista em Chrysler e Jeep.

O problema de carro velho é esse...sempre alguma coisa quebra ou tem problema de Osmar-contato... A minha era 1998.

Na minha humilde opinião esse tipo de carro é bom...NOVO! Por causa da eletrônico/elétrica muito complexa e chata de mexer.

Abraço.


Calma calma!! rsrsrs não falei que não tive problemas. Disse que não tive problemas NO cambio.kkkkkkkk
a minha tinha um pequeno vazamento na graixeta do volante do motor, q tinha q desmontar a parte de baixo do motor pra trocar. qnd desmontou o motor, Fu#$"# tive q fazer o motor da criança. e como a estava desmontada, fiz suspensão e freio tmb. Porém não achei um custo absurdo da manutenção da cherokee não, gastei 7500,00 fazendo o motor TODO com peças originais MOPAR, freio completo e suspensão todas as buchas, batentes, bieletas.... menos amortecedor e molas. e mais 4 pneus q foi mais 2500. Total de 10000,00. Se for fazer o mesmo serviço num vectra, gasta a mesma coisa!! e depois fiquei 3 anos com ela, só fazendo a manutenção básica. óleo, filtros, velas....

Gostei muito do carro e pretendo ter outra. Mas também concordo q o bom mesmo é 0km. até pq vc sabe o que que realmente aconteceu com o carro. carro usado é sorte!!

Nem sempre somente carro usado eh sorte. Pois tem um topico aberto esses dias que o colega reclama que a eco automatica dele faz um ruido estranho na quarta marcha. E tem alguns meses de uso e eh zero kilometro. Neste caso nem comprando um novo esta livre de problemas..... Quer dizer tem o lado bom da garantia. Mas....

#34
 APalma

APalma
Membro Pro
Membro Pro
Kentakk:

Quando disse eletrônica/elétrica fui específico a da Grand Cherokee...aquela maldita rede CAN parece que foi mal projetada.

Sei que esse sistema é o futuro dos carros, mas especificamente o da antiga Chrysler (agora é da Fiat) gerava muitos problemas na comunicação entre os módulos, além de problemas no imobilizador e alarme original. Também necessita de scanner específico: o DRB III.

A Ecosport não usa rede CAN e não dá dor de cabeça...prefiro assim...

Abraço.

#35
 APalma

APalma
Membro Pro
Membro Pro
Ammaurício:

A minha pingava um pouco de óleo e nem quis mexer...já tinha gastado R$4.000,00 somente com a revisão inicial.

Até aí tudo bem pelo tipo do carro, mas em cinco meses gastar mais R$5.000,00 com outros problemas me tiraram o tesão do carro.

Isso porque estudei tudo sobre o carro e fiz revisão em oficina especializada.

Independente da marca e modelo: começou a dar trabalho...tchau!

Abração.

#36
 BASICO

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Membro Pleno
Membro Pleno
Parece que por uma destas coisas esquisitas do MERCADO
a versão AUTOMATICA da TR4 4X4 era a que vendia mais.

Portanto a partir de agora
NADA DE versão MANUAL DA TR4 NA VERSÃO 4X4 SOMENTE 4X2 <<

Ùltimas unidades a venda nas revendas.

Agora eh que a FORD jamais lançará NOVOECO 4WD na versão AUTOMATICA

kkkkkkkkkkkkkkkkkk

#37
 kentakk

kentakk
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BASICO escreveu:Parece que por uma destas coisas esquisitas do MERCADO
a versão AUTOMATICA da TR4 4X4 era a que vendia mais.

Portanto a partir de agora
NADA DE versão MANUAL DA TR4 NA VERSÃO 4X4 SOMENTE 4X2 <<

Ùltimas unidades a venda nas revendas.

Agora eh que a FORD jamais lançará NOVOECO 4WD na versão AUTOMATICA

kkkkkkkkkkkkkkkkkk

Ouvi dizer que a TR4 é muit beberrona.... e pequena....

#38
 kentakk

kentakk
Diamond Titanium
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APalma escreveu:Kentakk:

Quando disse eletrônica/elétrica fui específico a da Grand Cherokee...aquela maldita rede CAN parece que foi mal projetada.

Sei que esse sistema é o futuro dos carros, mas especificamente o da antiga Chrysler (agora é da Fiat) gerava muitos problemas na comunicação entre os módulos, além de problemas no imobilizador e alarme original. Também necessita de scanner específico: o DRB III.

A Ecosport não usa rede CAN e não dá dor de cabeça...prefiro assim...

Abraço.

ahhh.... sim... Agora entendi.... Esse negocio de rede CAN eh para economizar a fiacao.... Assim com poucos fios vc comunica com o carro todo, mas tem esse lado negativo e com a mao de obra desespecializada que temos por aqui nem pensar....
Entao em termos de cambio deveria ser assim.... a comunicacao entre motor e cambio, e entre cambio e os perifericos deveriam ser diretos. E somente as informacoes deveria usar a rede CAN como por exemplo alguma falha no sistema ou alguma coisa queimada. E nao usar a rede em informaçoes vitais para o funcionamento da mesma.

#39
 kingleer

kingleer
Membro Gold
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BASICO escreveu:Parece que por uma destas coisas esquisitas do MERCADO
a versão AUTOMATICA da TR4 4X4 era a que vendia mais.

Portanto a partir de agora
NADA DE versão MANUAL DA TR4 NA VERSÃO 4X4 SOMENTE 4X2 <<

Ùltimas unidades a venda nas revendas.

Agora eh que a FORD jamais lançará NOVOECO 4WD na versão AUTOMATICA

kkkkkkkkkkkkkkkkkk

O câmbio AT da TR4 é ótimo, mas acho que não é o motivo. O consumidor da TR4 é 90% de gente que nunca vai colocar o carro na lama mas que quer um jipinho, e na maioria mulheres. Vai entender...

#40
 ammauricio

ammauricio
Membro Gold
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quanto a colocar na terra, eu prefiro e muito o at na lama. vc se preocupa apenas com a tração e com o caminho. se for manual, ainda tem q se preocupar com passar marcha, embreagem, cuidado pra não queimar.... muito mais prático o at.

A TR4 é horrível, bebe q nem sei la o q. + - 5km/l. amigo meu tem uma e só reclama. q bebe muito e não anda nada!!

#41
 kentakk

kentakk
Diamond Titanium
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Mudando de alhos-para-bugalhos.... Alguem entende de piloto automatico?
Pois notei que tem PA que somente mexe no acelerador, ou seja, acelera e desacelera. Mas qdo chegar a ladeira e estiver na quarta marcha, dai o freio motor nao vai segurar o carro e o PA nao vai segurar a bronca.
Meu primo tem uma new civic que eh mais inteligente. Se vc esta a 120 na estrada e vier a descida e o cambio em quarta nao segurar o carro, o piloto automatico da um comando para o hidramatico para que reduza uma marcha. Isso achei notavel.... Sera que todos os PA sao assim? Dizem que o da linha GM eh burra.

#42
 ammauricio

ammauricio
Membro Gold
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os modelos mais novos de PA são assim tmb. o fusion e o i30 tmb fazem isso!! agora ja tem até adaptativo, q vc define a distancia do carro da frente. ja tem nos VW e AUDIs.

#43
 kentakk

kentakk
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ammauricio escreveu:os modelos mais novos de PA são assim tmb. o fusion e o i30 tmb fazem isso!! agora ja tem até adaptativo, q vc define a distancia do carro da frente. ja tem nos VW e AUDIs.

O adaptativo nem faço muita questao, mas o piloto inteligente seria uma boa. Pois o adaptativo seria pra uma pessoa bem distraida que nao consegue enxergar uma baita traseira de caminhao crescendo no parabrisas. Laughing

#44
 ammauricio

ammauricio
Membro Gold
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na realidade, a grande vantagem do adaptativo, é para ser usado em transito pesado, q nego fica diminuindo a velocidade toda hora, e vc não consegue se manter no piloto!!

#45
 kingleer

kingleer
Membro Gold
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kentakk, o da CRV usa o mesmo sistema. É uma maravilha apertar um botãozinho e deixar o carro andando sozinho, descansar o pé um pouco...

Esse adaptativo é melhor ainda. O da BMW X6 aciona os freios quando necessário.

#46
 kentakk

kentakk
Diamond Titanium
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kingleer escreveu:kentakk, o da CRV usa o mesmo sistema. É uma maravilha apertar um botãozinho e deixar o carro andando sozinho, descansar o pé um pouco...

Esse adaptativo é melhor ainda. O da BMW X6 aciona os freios quando necessário.

Nem brinca.... Sonho meu..... Mas sou apenas um pobre mortal. Mas quem sabe um dia.... Laughing
Eu acho que tenho um pequeno problema circulatorio nas pernas que me da caimbra qdo a viagem eh longa e tem que ficar com o pe no acelerador. Entao o piloto seria a solucao.... Mesmo que fosse o mais simples....

#47
 Marcos-CWB

Marcos-CWB
Administrador
Administrador
kentakk escreveu:
kingleer escreveu:kentakk, o da CRV usa o mesmo sistema. É uma maravilha apertar um botãozinho e deixar o carro andando sozinho, descansar o pé um pouco...

Esse adaptativo é melhor ainda. O da BMW X6 aciona os freios quando necessário.

Nem brinca.... Sonho meu..... Mas sou apenas um pobre mortal. Mas quem sabe um dia.... Laughing
Eu acho que tenho um pequeno problema circulatorio nas pernas que me da caimbra qdo a viagem eh longa e tem que ficar com o pe no acelerador. Entao o piloto seria a solucao.... Mesmo que fosse o mais simples....


Mas voce só tem 3 anos de idade ?????? huauahuauahuauauhuaua

#48
 kingleer

kingleer
Membro Gold
Membro Gold
Nem me fala, duas horas de viagem já cansam muito o pé...

#49
 zewilton

zewilton
Membro
Membro
kentakk escreveu:
APalma escreveu:"Câmbio AT não é só pisar no acelerador, tem que saber a tocada certa..." [2]

Eu acho que isso depende do carro. Se ele for um bem moderno e adaptativo nao precisa saber dirigir ela faz toda adaptacao necessaria.
A unica coisa eh apertar o acelerador. quando esta com pressa aperta tudo e se nao tiver presssa e quiser economizar aperta de leve. So isso....

De que valeria então um câmbio automático se fosse preciso "saber a tocada certa"? QQ câmbio automático e não precisa ser CVT (o melhor) responde imediatamente ao toque do acelerador. Os câmbios automatizados respondem de forma um pouco mais lenta, daí alguns trancos quando se acelera bruscamente.

#50
 luiz.henrique

luiz.henrique
Membro Advanced
Membro Advanced
Minha experiencia com cambio automatizado não foi das melhores.
Passei 10 dias com um Idea Sporting Dualogic.
A sensação de insegurança transmitida é imensa...vc mete o pé o carro da uma puta reduzida mas quando voce menos espera (alias não espera) ele troca de marcha e dá aquele vazio quando vc mais precisa de potencia!!!! Pra resolver um pouquinho a situação comecei andar com o S ligado direto e ai eu vi o combustivel escoar sem dó!
O cambio automatizado tem um buraco incrivel entre marchas, coisa que nem os piores automaticos tem e coisa que no cvt não existe.
Pra não falar que o automatizado é só desvantagens, eu gostei de guiar de vez enquando no modo sequencial (não chega a ser um tiptronic) mas é divertido.

#51
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