EcoSport Club

Fórum de discussões sobre o Ford EcoSport


Olá pessoal, caso queiram participar do grupo de whatsapp, basta deixar o seu número no tópico WhatsApp. https://ecosportclub.forumeiros.com/t2104-whats-app-ecosport?highlight=whatsapp

Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

Óleo 15w40 ou 5w30 ??

Ir à página : Anterior  1, 2, 3, 4, 5  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo  Mensagem [Página 3 de 5]

#1
 eljusticeiro

eljusticeiro
Membro Jr
Membro Jr
Relembrando a primeira mensagem :

Galera, meu carro ficou pronto, está muito bom..
Gastei uma graninha , as pelo que paguei e pelo que ele está hoje tá bom d+.

Só uma coisa me preocupou, no manual está falando para usar óleo 5w30 sintético, e colocaram o 15w40, perguntei para o mecânico, de muita confiança, nunca me decepcionou, ele informou que motores mais velhos é bom ter um óleo de maior viscosidade.

Mas pesquisando na internet, todo mundo que usa este motor aconselha usar somente o 5w30.

Alquém pode me dar uma dica ???


#51
 sartori

sartori
Iniciante
Iniciante
Bom dia estou usando na minha oleo 5w30 marca elaion f50 e gostei muito e vou continuar com ele, conheço pessoas que tem ecosport e andam com 10w40 ou 15w40, numca perguntei , mas também sempre vejo andando com os carros e não reparei em nada prejudicial, mas prefiro seguir com 5w30, apesar que no manual tem informações que na falta do 5w30 pode se usar 20w40 e até 20w50 da uma olhada espero ter ajudado e aliviado um pouco sua preocupação fica com Deus

#52
 daniel sabino

daniel sabino
Iniciante
Iniciante
Bom dia pessoal. As marcas "Total" ou ELF alguém indica ou contra indica?

#53
 rafael69

rafael69
Membro Advanced
Membro Advanced
Axo que essas marcas são recomendadas pela Volkswagen...axo q naum tem problema naum. ...sei que é mais em conta do que motorcraft.

#54
 daniel sabino

daniel sabino
Iniciante
Iniciante
Vi num site de compra coletiva. A troca de oleo (4 litros) mais filtro por 69,90. Vale a pena então?

#55
 rafael69

rafael69
Membro Advanced
Membro Advanced
daniel sabino escreveu:Vi num site de compra coletiva. A troca de oleo (4 litros) mais filtro por 69,90. Vale a pena então?

Eita só isso?
Quando fui trocar o meu...o cara me ofereceu o ELF e eu ganhava o filtro de óleo de brinde...só que tudo 110 reais.....

#56
 Zanetti

Zanetti
Diamond Titanium
Diamond Titanium
Bem, nessas partes que podem me dar um grande prejuízo no futuro eu não costumo relaxar, se a ford pede uma marca eu coloca a marca pedida, mas concordo que sendo 100% sintético e dentro das especificações não deve ter problema

#57
 sobral cunha

sobral cunha
Membro
Membro
Os lubrificantes Total e Elf são duas marcas produzidas pela mesma companhia petrolífera, a Total, de origem francesa.

Estes lubrificantes são reconhecidos internacionalmente, inclusive fornecendo produtos para a F-1 desde os anos 70, a exemplo da Mobil, da Shell, da Castrol e da Motul, entre outros.

Eu só uso Motorcraft 5w30 no carro, nada contra os outros, mas porque acredito na possibilidade da Ford ter desenvolvido este óleo em conjunto com a Castrol (sim, o óleo é da Castrol, é um Magnatec), em testes exaustivos de durabilidade nas mais diversas condições.

Como o custo da troca em relação a km rodada com o óleo é bem baixo, prefiro não arriscar.

Vai que a Ford desenvolveu e colocou algum aditivo específico... Shocked 

#58
 daniel sabino

daniel sabino
Iniciante
Iniciante
Vou pesquisar a diferença das marcas. Acredito que cada fabricante indique sua "marca", por exemplo tenho uma moto q indica no manual para eu usar selenia, mas meu mecanico disse que se trata de um oleo inferior ao yamalube e ao mobil. Uso apenas yamalube e nunca tive problemas...

#59
 rafael69

rafael69
Membro Advanced
Membro Advanced
daniel sabino escreveu:Vou pesquisar a diferença das marcas. Acredito que cada fabricante indique sua "marca", por exemplo tenho uma moto q indica no manual para eu usar selenia, mas meu mecanico disse que se trata de um oleo inferior ao yamalube e ao mobil. Uso apenas yamalube e nunca tive problemas...

Cara qual óleo vc usa atualmente?

#60
 willians.santana.3

willians.santana.3
Membro Platinum
Membro Platinum
daniel sabino escreveu:Vou pesquisar a diferença das marcas. Acredito que cada fabricante indique sua "marca", por exemplo tenho uma moto q indica no manual para eu usar selenia, mas meu mecanico disse que se trata de um oleo inferior ao yamalube e ao mobil. Uso apenas yamalube e nunca tive problemas...

As marcas indicam outras por acordos comerciais.
A Dafra (tenho uma) indica o lixo do selênia que é tão ruim quanto o outro lixo que é o mobil. 
O mobil fez sucesso entre os motoboys pq era recomendado pela honda.
Na prática, procure óleo pela especificação.
Yamalube, Havoline, Lubrax e outros são todos API SL enquanto o mobil e Selênia são SJ. Quanto maior a última letra maior o rigor dos testes e mais moderno o óleo.

Pra se ter ideia, recomenda-se trocar o óleo da kansas (minha moto) a cada 1000km. Com selênia ou mobil, aos 800km o câmbio já vira uma pedra (em motos o óleo da caixa é o mesmo do motor). Com Havoline e Lubrax, passa fácil de 2000km sem problemas. Eu mesmo, uma época que estava completamente cheio de trabalho, fiquei 4000km com o Lubrax e o comportamento da moto era o mesmo do dia que troquei.

[]s

#61
 sgmeira

sgmeira
Membro Advanced
Membro Advanced
e eu troquei por 20w50 da lubrax

#62
 daniel sabino

daniel sabino
Iniciante
Iniciante
Não troquei nenhuma vez ainda. Comprei minha eco recentemente.

#63
 Fabio Shigueo Nakamura

Fabio Shigueo Nakamura
Iniciante
Iniciante
Salve galera,

Eu comprei uma Eco 2011 XLT Automática e na concessionária, o vendedor disse que a entregará toda 'revisada', incluindo o óleo. Mas como todos sabem, não dá para confiar no tipo e qualidade do óleo que utilizam.

Dei uma lida no manual disponível no Repositório do Fórum e é recomendado a marca Motorkraft 5W30, conforme já discutido até então. Fiz uma pesquisa no MercadoCar (São Paulo) e achei este óleo por R$ 33,00, porém, o atendente disse que este óleo não é mais o 'oficial' da Ford e que a partir de agora a montadora recomenda o Castrol Magnatec, que custa somente R$ 42,00. Encontrei também óleo da marca ACDelco, o qual utilizo no Corsa da minha mãe, marca recomendada pela GM - Chevrolet ao custo de R$ 29,00.

A minha dúvida é se vocês recomendam a marca ACDelco para a Ecosport?!?!

Abraços à todos!

Shigueo.

#64
 Zanetti

Zanetti
Diamond Titanium
Diamond Titanium
Sendo 100% sintético não vejo problema de marca, eu que sou chato e só uso o recomendado pela montadora

No mercado livre tem esse por R$24,00e o cara mora em SP, se puder pegar em mãos e for perto é negócio
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-567025952-oleo-de-motor-motorcraft-sn-5w30-100sintetico-_JM

E esse Delco por R$22,00 também em SP
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-563986040-oleo-ac-delco-5w30-original-gm-corsaceltavectra-_JM



Última edição por Zanetti em Seg Jun 16, 2014 9:22 pm, editado 1 vez(es)

#65
 Ronaldo Eco 2012

avatar
Membro Jr
Membro Jr
Esse vai ser o novo óleo utilizado pela Ford...substituindo o Motorcraft 5W30.

http://italiaricambi.com.br/index.php?route=product/product&product_id=221

#66
 Michele Tomacelli Junior

Michele Tomacelli Junior
Iniciante
Iniciante
Sr. eljusticeiro quando comprei minha Eco, a revenda trocou o óleo antes de me entregar...e perguntei qual o óleo eles colocaram mas ninguém soube me responder. Então como sou um cara cauteloso e gosto das coisas certas e faço isso sempre que troco de veículo(quando posso é claro..hehe). Mando sempre fazer uma revisão completa e pedi para trocar o óleo e o filtro também(Sabia que tinha coisa errada). Depois de trocado o óleo(coloquei o  5W-30), acabei por me deparar com vazamentos nas juntas do cabeçote e da tampa de válvulas "BINGO". Os caras da revenda devem ter "tapado" os buracos com algum óleo mais viscoso(e bota viscoso nisso....hehe). Achei inclusive que o motor tava ruim, mas "rezei" e graças á Deus eram só os vazamentos. Então se o Sr. tem dúvidas em relação, e o seu motor esta bacana (nem rajando ou batendo),troque o mais rápido possível seu óleo pelo 5W-30 e o filtro também.

Minha humilde opinião Embarassed : Na troca usei 5 litros(cárter+filtro usa 4,2L) do Shell Helix Ultra E(HOJE É O HX8) 5W-30, especificação API SN, é um óleo caro( média de R$ 40,00 o litro) por se tratar ser 100% sintético, mas valeu a pena porque o motor ta funcionando suave, sem vazamentos, troca a cada 10.000Km e o mais legal antes da troca minha Eco fazia 12Km/l estrada e 7Km/l cidade. Agora faz 14km/l estrada e 8km/l cidade. Haaa e o filtro eu usei o da marca Fram.

Referências do óleo caso queiram: http://www.epc.shell.com/Docs/GPCDOC_Local_TDS_Brazil_Shell_Helix_HX8_Synthetic_5W-30_%28SN_CF_A3_B4_MB229.3%29_%28pt-BR%29_TDS.pdf

Espero que minha humilde opinião tenha contribuído Very Happy . Abraços !!!

#67
 Fabio Shigueo Nakamura

Fabio Shigueo Nakamura
Iniciante
Iniciante
Zanetti,

Concordo contigo em relação a seguirmos as recomendações do fabricante, tanto que, analisando os links que encaminhou, notei que o óleo da AC Delco é SEMI-SINTÉTICO, ou seja, prefiro gastar um pouquinho a mais e ficar na garantia de um Motorkraft.


Michele,

Confesso que lendo o seu post me deu um 'frio' na barriga, pois pegarei a minha Ecosport na sexta-feira, dia 20/06 e hoje mandei um e-mail para o vendedor questionando qual tipo de óleo eles utilizam. TOMARA que seja 5W30, caso contrário, a primeira coisa que farei é encostar o carro e trocar o óleo e o filtro.

Valeu galera pelas dicas!!!


Shigueo.

#68
 Ecolife

Ecolife
Membro Pro
Membro Pro
Fui comprar um litro de óleo motorcraft, não tinha mais, diz vendedor agora vem com o nome da fabricante castrol na frente
e uma faixa da ford, será que está saindo de linha a homologação motorcraft?, mais o preço é o mesmo r$35 continua caro..

Óleo 15w40 ou 5w30 ?? - Página 3 202pp4

#69
 Josimar

Josimar
Diamond Titanium
Diamond Titanium
Esta semana vou à CSS Ford procurar pelo óleo. Mas já imagino que na minha cidade não vão cobrar menos de R$ 40,00 pelo litro...


No Extra vi este Selênia 5W-30 por R$ 25,00.  Atende à Ford WSS M2C913C. Será que é um bom lubrificante?




Óleo 15w40 ou 5w30 ?? - Página 3 7823254G1

#70
 Josimar

Josimar
Diamond Titanium
Diamond Titanium
Esse Castrol Magnatec lembra um pouco o Militec:

https://ecosportclub.forumeiros.com/t1173-militec-qual-a-real-funcao#15227



Vejam o que diz no site da Castrol: http://castrolmagnatec.com.br/castrol-magnatec-5w-30-a5.html


"Você sabia que até 75% do desgaste do motor ocorre durante a partida? Quando você desliga o motor, os óleos lubrificantes convencionais escorrem de suas partes críticas. Mas as Moléculas Inteligentes de Castrol Magnatec não! Elas se agarram ao motor, como um ímã, formando uma película extra pronta para proteger o tempo todo.

A formulação única de Castrol Magnatec protege desde o momento em que você gira a chave, reduzindo drasticamente** o desgaste do motor, resultando em uma proteção que você consegue ver, ouvir e sentir."



[*]Especialmente recomendado para motores Ford Duratec, Zetec, Zetec Rocam e Sigma, e para modelos que solicitem produtos com as suas especificações ou anteriores.

#71
 Zanetti

Zanetti
Diamond Titanium
Diamond Titanium
Josimar, vc já viu na Altese, mesmo com frete sai mais barato
http://www.altese.com.br/Oleo-Motor-Altese/p

#72
 Josimar

Josimar
Diamond Titanium
Diamond Titanium
Dei uma olhada, Zanetti. Mas não achei o novo óleo. Como eu já fiquei tentado a colocar o Militec (https://ecosportclub.forumeiros.com/t1173p25-militec-qual-a-real-funcao#21930), fiquei curioso sobre esta nova funcionalidade do óleo da Castrol!


Então, como fui hoje à CSS para fazer o orçamento das peças por causa da batida (https://ecosportclub.forumeiros.com/t2886-colisao-lateral-ecosport), aproveitei para comprar logo meu kit troca de óleo: 5 litros do Castrol Magnatec + filtro.


Gastei R$ 175,00 do óleo (R$ 35,00 o litro) e mais R$ 36,00 do filtro (para o 2.0) = R$ 211,00.


Afinal, nos próximos dias devo rodar mais de 4.000 km e já vou preparar a revisão de viagem...


https://ecosportclub.forumeiros.com/t2882-chapada-diamantina-bahia




 What a Face

#73
 gediael

gediael
Iniciante
Iniciante
Olá pessoal, como já existe esse tópico aqui eu achei melhor não criar outro para o mesmo assunto.
Estou com uma duvida:
-Ficou claro pra mim que o óleo que devo usar é 5W30, porém minha ecosport 2004 está com 20W50, peguei o carro há 4 meses com 98.000 e está agora com 101.400 e a próxima troca está programada para 102.100 ... eu não faço ideia se o antigo dono usava sempre o 20W50, mas gostaria de colocar o 5W30 e eu nao fazia ideia de qual era o recomendado, pois o antigo dono ja tinha dado sumiço no manual Mad ..

Eai pessoal? eu noto falta de desempenho no carro, mas nao sei se isso tem muito a ver.. eu gostaria de saber o conselho de vocês sobre o assunto

#74
 Zanetti

Zanetti
Diamond Titanium
Diamond Titanium
Eu trocaria pelo recomendado,pois os tuchos são hidráulicos e o óleo grosso deve ter dificuldade para entrar nos furos

#75
 efemota

efemota
Administrador
Administrador
Concordo com o Zanetti.

Existem diversos videos na internet de mecânicos conceituados que falam sobre os riscos de trocar a viscosidade do oleo.

Siga o que está no manual. Não importa se seu carro é zero Km ou se está com 100.000Km rodados.

Abraços

EFEMOTA



EcoSport FreeStyle 1.6 2009 Prata Enseada

#76
 Conteúdo patrocinado


Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo  Mensagem [Página 3 de 5]

Ir à página : Anterior  1, 2, 3, 4, 5  Seguinte


Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos