EcoSport Club

Fórum de discussões sobre o Ford EcoSport


Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

Óleo 15w40 ou 5w30 ??

Ir à página : Anterior  1, 2, 3, 4, 5

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo  Mensagem [Página 5 de 5]

#1
 eljusticeiro

avatar
Membro Jr
Membro Jr
Relembrando a primeira mensagem :

Galera, meu carro ficou pronto, está muito bom..
Gastei uma graninha , as pelo que paguei e pelo que ele está hoje tá bom d+.

Só uma coisa me preocupou, no manual está falando para usar óleo 5w30 sintético, e colocaram o 15w40, perguntei para o mecânico, de muita confiança, nunca me decepcionou, ele informou que motores mais velhos é bom ter um óleo de maior viscosidade.

Mas pesquisando na internet, todo mundo que usa este motor aconselha usar somente o 5w30.

Alquém pode me dar uma dica ???


#101
 kentakk

avatar
Diamond Titanium
Diamond Titanium
dito e feito.... troquei o oleo sugando por cima e acabou sobrando 600ml de oleo velho no motor.... Pois qdo o rapaz colocou os 4litros e ia colocar 100ml do outro que eu tinha guardado pedi para que ele olhasse o nivel primeiro... nao deu outra..... ja estava bem acima do maximo.... em casa tive que tirar os 600mls excedentes. Mad Ou seja foi misturado 4litros de oleo novo com 15% de oleo velho.... agora nao vao me dizer que isso nao contamina o oleo novo????

#102
 diegojf

avatar
Membro
Membro
Eu uso o especificado pelo manual 5w30, mais precisamente Lubrax Valora 5w30 sintético, motor com 142.000 km.

#103
 J Junior

avatar
Membro Pro
Membro Pro
Uso exatamente esse Diegojf. Tive ótimos resultados com o Valora. Os motores hoje são mais modernos deve-se usar o óleo conforme manda o fabricante e trocando o filtro de óleo em toda a troca pra não contaminar o óleo novo. 5w 30 100% sintético sem dó.

#104
 gogosauro

avatar
Membro Jr
Membro Jr
Vou levantar tópico antigo...
Quando peguei a minha eco, cerca de 4 meses atrás, o óleo já era o 10. Quando troquei, só seguiram o que tava no adesivo.
Pois bem, minha pergunta é : não faço idéia de quantos km esse carro andou com óleo mais grosso. Daqui 3 mil km, quando vencer, posso voltar pro óleo mais fino ou mantenho no 10?

#105
 Zanetti

avatar
Diamond Titanium
Diamond Titanium
Não existe nenhuma recomendação do fabricante para que se use óleo com maior densidade, eu não vejo nada contra voltar para o recomendado pelo fabricante.

#106
 pedrosartorio

avatar
Iniciante
Iniciante
com qual rotina vcs trocam oleo de motor, de 5000 a 5000 ou de 10000 a 10000??

#107
 Josimar

avatar
Diamond Titanium
Diamond Titanium
Bem vindo ao fórum, Pedro.


10 em 10 é recomendado elo fabricante, caso não se faça uso severo do veículo!


Exemplos de uso severo: rodar menos de 3.000 km/ano, deixar o carro parado a semana toda e só usar no fim-de-semana, rodar poucos km a cada trecho (menos de 5 km), uso majoritário em estrada de terra, táxi, etc.


Uso severo: trocar de 5 em 5.


Como eu troco: de 7.500 km em 7.500 km, aproximadamente (isso com o carro que rodo pouco, por pena de trocar de 5 em 5...).


Abs

#108
 pedrosartorio

avatar
Iniciante
Iniciante
Obrigado pela atenção Josimar, vou fazer 10.000 x 10.000 com óleo 100% sintético então. abç

#109
 carlosn2512

avatar
Membro
Membro
Olá pessoal.
Li todos os tópicos sobre óleo do fórum... rsrs... e é quase unânime que o correto é usar o recomendado no manual 5w30.
Mas gostaria de compartilhar minha situação e ver se alguém mais passou por isso, porque estou bem confuso.
Adquiri minha Eco XLS 2007 1.6 8v a 3 semanas, com 77.000km e logo que peguei já fiz revisão e troquei o óleo.
Quando estava procurando uma para comprar, conversei e levei algumas para ver na oficina que meu tio trabalha. Ele e o patrão dele que já trabalhou muito tempo em concessionárias, e tem uma oficina muito bem conceituada, inclusive tem curso técnico e superior na área automotiva, sempre falaram que o correto é usar o 10w40.
Segundo ele, os óleos recomendados pelas montadoras não são adequados ao nosso clima e diminuem a vida útil do motor, gerando mais receita em manutenção nas autorizadas e em troca de peças...
Depois que adquiri a minha, só que em outra cidade, olhei no manual e vi que o correto seria o 5w30, mas o antigo proprietário já usava o 10w40, sendo assim resolvi manter o mesmo, que também foi o recomendado pela oficina que fiz a revisão, também muito conceituada.
O fato é que, nos dias frios, entre 3° a 10°(aqui o inverno é frio mesmo), depois que o motor aquece, começa um barulho que parece tucho de válvula. Levei no mecânico de confiança da cidade onde trabalho que cuida dos meus carros a anos, e ele disse que pode ser o óleo, pois na quilometragem que o carro está deveria ser usado o 15w40... kkk
Resumindo, estou cada vez mais confuso...

#110
 kentakk

avatar
Diamond Titanium
Diamond Titanium
eu acho que cada caso eh um caso.... qdo o motor ja esta um pouco gasto o pessoal costuma aumentar um pouco a viscosidade. Se o motor ta bom eu acho que deve continuar o 5w30 conforme manda os engenheiros daford....

#111
 Funyl

avatar
Membro
Membro
Vendi meu Focus que era 2001 com 175k e sempre utilizei apenas o 5w30, mesmo depois de uma certa kilometragem nunca mudei a especificação do óleo que eu trocava a cada 6k rodados, na ultima vez que tive que trocar as juntas do motor por volta de 140k o meu mecânico falou que o motor estava em estado de novo tamanho cuidado que eu tinha na questão da troca e da manutenção do liquido de arrefecimento.

Então acredito que quanto mais "fino" for o óleo, melhor o motor ira trabalhar, único problema é que com quilometragem mais alta o óleo baixava mais rápido, mas de resto era só alegria.

#112
 JHenrique.rj

avatar
Iniciante
Iniciante
Boa noite amigos, só para dar uma participada, pois acho que como a maioria aqui sou um apaixonado por carros e curto demais as Ecosport.
Então tentando ajudar a todos, pois estudo bastante tecnologia, dentre elas a que envolve os veículos, e participei e vi muitas demonstrações da estruturas dos motores.

Começando, vi um dos comentários falando sobre os óleos indicados pela montadora no manual do veículo não ser indicado aparentemente falado por alguém de oficina, vou ser um tanto rude nesse comentário.... Ora bolas os engenheiros automotivos são verdadeiros gênios quando criam essas obras primas colocam aparatos diversos, para melhorar conforto e qualidade, a muito tempo atrás tive um Santana Sport GLS 2.0 a álcool excelente carro mas era certo trocar o intermediário do escapamento anualmente por causa do álcool, e a oficina teoricamente especializada levantou meu carro e começou o trabalho então vejo o mecânico tentando remover um isolamento metálico que todo carro da Volks tem próximo ao cupim central,na lateral do intermediário e reclamei, a resposta; o senhor não precisa se preocupar isso não presta para nada só atrapalha........ Bom atrapalha quem, ele né..... e era uma empresa grande em um bairro conhecido aqui do RJ, nunca mais voltei lá, e passei a questionar e observar tudo que fazem nos meus carros e procurei estudar e aprender sobre, para não ser enganado ou confundido com informação errada.

Então vamos falar do óleo recomendado pela Ford 0 5W30, e creio que como vou explicar sirva como entendimento para outros óleos também vou explicar as siglas mas alguns ja devem saber e até ter pesquisado por ai.

SAE = Society of Automotive Engineers ou Sociedade dos Engenheiros Automotivos - Essa sigla ou no caso essa sociedade que determina o grau de viscosidade do óleo. (Exemplo 5W (W=Winter ou inverno) viscosidade do óleo em temperaturas baixas tanto na partida do motor quanto em climas frios.... 30 viscosidade quando o motor está quente.)
API = É o tipo de aplicação e tecnologia inclusa no óleo ( exemplo SL >> S = carro de passeio ..... e L = Tecnologia.) sabendo que desde da serie SJ a tecnologia ja está bem avançada, mas tudo acima de J significa que o óleo tem mais tecnologia e é melhor.

Bom como sou proprietário de Ford desde de 2004 sei que os óleos automotivos para carro de passeio desta marca com a nomenclatura MOTORCRAFT são fabricados ou pela CASTROL ou MOBIL, e aparentemente isso e na forma de revezamento semestral. Diz um amigo meu Engenheiro na área de petróleo que seria sim para variação de tecnologia de óleo dentro do motor. Inclusive as embalagens são idênticas aos do próprio Castrol Magnetc 5W40 e Mobil Super 5W40, com as seguintes diferença quando vêm para ford os frascos de oleo são pretos com Ford Motorcraf na frente e SAE para esta montadora 5W30, mas se olharem atrás verão escritos o nome do fabricante e a mesma tecnologia dos óleos citados no caso API - SN.

Então vou tentar falar agora sobre o motor em razão disso para a galera ai entender qual a gravidade de não usar o oleo recomendado; Os motores Ford como a maioria das montadoras usam tuchos hidráulicos que ajustam automaticamente as válvulas, eu já vi isso de perto em um motor aberto para demonstração, mas quem quiser tirar a duvida existem vídeos no YouTube inclusive com motores Ford Zetec Rocan e Duratec direct flex, e creio que isso não tenha mudado nos novos motores 1.5 TiVCT Flex e na versão com mais cavalos 2018 do Duratec pois usam o mesmo óleo. Os filamentos que lubrificam o cabeçote bem como os filamentos dos tuchos hidráulicos que são ocos e se enchem de óleo inclusive entre o tucho e sua câmara são mais ou menos da espessura da carga de uma caneta BIC, aquela bic transparente. Então quando alguém usa um óleo com SAE diferente do recomendado ele pode estar causando sérios danos ao motor.
**** Do tipo: desgaste excessivos por falta de lubrificação, danos a bomba de óleo por esforço, vazamentos e outros por pressão do óleo mais grosso. Isso confirma o comentário de um participante do forum que fala que ao trocar o óleo durante o inverno ouviu barulho de "como se o tucho estivesse batento" e com certeza esse era o caso, a SAE 15W40 que ele usou é 3 vezes mais viscosa que o original ou seja para esses óleo passar pelos finos filamentos do tuchos ele primeiro teve que esquentar e ainda assim correndo o risco de não lubrificar de forma adequada deixando o interior dos tuchos vazios e em virtude disso o barulho, fora o seguinte não observei os mais recentes mas a API dos 15W40 eram SJ ou SL sabendo que falei que isso pode evoluir, e do 5W30 é SN.

Resumindo o Motorcraft 5W30 apesar de ser um oleo mais fino devido a sua tecnologia SN não significa que seja um óleo menos eficiente que um de SAE mais alta, lembrem-se, tecnologia é sempre um conjunto e não uma coisa única.



#113
 Conteúdo patrocinado


Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo  Mensagem [Página 5 de 5]

Ir à página : Anterior  1, 2, 3, 4, 5


Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum