EcoSport Club

Fórum de discussões sobre o Ford EcoSport


Olá pessoal, caso queiram participar do grupo de whatsapp, basta deixar o seu número no tópico WhatsApp. https://ecosportclub.forumeiros.com/t2104-whats-app-ecosport?highlight=whatsapp

Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

Óleo 15w40 ou 5w30 ??

Ir à página : 1, 2, 3, 4, 5  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo  Mensagem [Página 1 de 5]

#1
 eljusticeiro

eljusticeiro
Membro Jr
Membro Jr
Galera, meu carro ficou pronto, está muito bom..
Gastei uma graninha , as pelo que paguei e pelo que ele está hoje tá bom d+.

Só uma coisa me preocupou, no manual está falando para usar óleo 5w30 sintético, e colocaram o 15w40, perguntei para o mecânico, de muita confiança, nunca me decepcionou, ele informou que motores mais velhos é bom ter um óleo de maior viscosidade.

Mas pesquisando na internet, todo mundo que usa este motor aconselha usar somente o 5w30.

Alquém pode me dar uma dica ???

#2
 efemota

efemota
Administrador
Administrador
Troca de oleo e de mecanico!!!


O oleo da eco é 5w30, não importa a quilometragem.



EcoSport FreeStyle 1.6 2009 Prata Enseada

#3
 eljusticeiro

eljusticeiro
Membro Jr
Membro Jr
Mas o que eu faço, espero a nova troca de óleo ou já troco agora???

#4
 willians.santana.3

willians.santana.3
Membro Platinum
Membro Platinum
O carro estava fumando ou foi reprovado no teste de emissão de poluentes?
Se a resposta pras perguntas acima é não, troque AGORA.

Óleo mais viscoso não lubrifica direito, gerando desgaste e aquecimento extra do motor.
Isso é técnica pra tapear carro que já está com o motor em fim de vida e precisando de retífica. Ou que foi judiado. Se teu carro está ok, e vc cuida com a trocas em dia, use o indicado no manual.

Acredito que uma equipe de engenheiros completa, com milhares de horas de trabalho e testes em cima desse motor saiba mais o que indicar que qualquer mecânica...

[]s

#5
 aragorne

aragorne
Membro Pro
Membro Pro
Tenho alem do eco um forka com 300.000 rodados e sempre uso o 5w30 pois nosso motor trabalha com corrente de comando portanto quanto mais fino melhor para o desempenho do mesmo acho que esse lance de.quilometragem e papo de gente que nao entende muito sobre os carros mais novos.

#6
 eljusticeiro

eljusticeiro
Membro Jr
Membro Jr
Trabalho com este pessoal há mais de 6 anos, nunca erraram em nenhum carro meu.

Por ser uma ecosport velha (2004), estou com medo de que eles tenham razão.. será que meu motor tá indo "pro saco" e eu não to sabendo ????

#7
 Josimar

Josimar
Diamond Titanium
Diamond Titanium
Bom, não posso falar com propriedade sobre o assunto. Mas o fato é que comprei para meu irmão um Eco 2004. Revisei o carro completamente, de acordo com as recomendações do manual e aconselhei que ele fizesse o mesmo, em revisões futuras.

Contudo, passou um ano e chegou a hora de (mais uma) troca de óleo e ele caiu na conversa do mecânico, colocando um óleo não recomendado (não sei afirmar qual).

Resultado: em uma semana o motor já era... Não dá para afirmar com 100% de certeza de que o problema foi apenas a troca do óleo, mas foi a única coisa que mudou no carro, e assim que trocou ele já notou algo estranho, que foi se agravando e acabou "batendo" o motor...

Moral da história: eu trocaria o tal óleo...

 Suspect

#8
 eljusticeiro

eljusticeiro
Membro Jr
Membro Jr
Faz hoje uma semana... e o motor está ótimo... não estou vendo nenhum problema.

Mas vocês estão me deixando muito preocupado.

#9
 Phill Lima

Phill Lima
Administrador
Administrador
eljusticeiro, a recomendação está no manual, trocar o óleo padrão é por sua conta em risco, e também não vejo lógica em trocar o tipo do óleo de acordo a a quilometragem, se fosse assim as montadoras já fariam as recomendações...

http://philldesigner.com.br

#10
 willians.santana.3

willians.santana.3
Membro Platinum
Membro Platinum
Phill Lima escreveu:eljusticeiro, a recomendação está no manual, trocar o óleo padrão é por sua conta em risco, e também não vejo lógica em trocar o tipo do óleo de acordo a a quilometragem, se fosse assim as montadoras já fariam as recomendações...


Só discordo disso pq eles querem q vc troque o carro mais rodado por um novo e/ou que mantenha seu carro com manutenção pelo padrão deles, com peças e características deles.
Tanto que, no caso do motor estar com folga por desgaste entre os anéis de segmento e o cilindro, o que justificaria o uso de óleo mais viscoso ou então uma retífica de motor completa, numa concessionária geraria a condenação completa e troca do motor já que não se faz retífica pra eles.

Mas como ninguém rasga dinheiro, dá-se um jeito. Mas SE a manutenção não é necessária e as folgas estão dentro dos padrões, trocar o óleo é arriscado. Só se justificaria para a nacionalização do carro (com o uso de um óleo mais fino em países mais frios e mais grosso em países muito quentes (mais que essa sauna que chamamos de Brasil). 
O carro é daqui, projeto Ford Brasil. Nasceu no e  para o nosso território. Então os estudos e especificações já casam com isso. 

[]s

#11
 araujo

araujo
Membro Jr
Membro Jr
Eu comprei uma eco 2005 de um senhor de idade eu sou o segundo dono ele só usava o óleo 5w30 eu só uso o 5w30 e o motor esta com 150km rodado e o motor esta limpo sem borra o melhor e usar o 5w30 que você não vai ter dor de cabeça troque o óleo e coloque o 5w30 a minha eco e a 4wd 4x4

#12
 Marcos-CWB

Marcos-CWB
Administrador
Administrador
Galera, estamos em 2014, em 1998 o Fiat Marea ficou famoso por possuir um motor MUITO moderno pra epoca mas que levou o carro pro fundo
do posso por culpa dos proprietarios E MECANICOS que usavam um oleo padrão da epoca que era o 20W50.

Acontece que o motor do marea tem dutos muito finos e que precisam de oleo fino para perfeita lubrificação, o povo usava oleo mais grosso e muitos
motores foram pro saco.

O motor é excelente, feito para rodar 300.000 km sem maiores problemas mas não aguentou o tranco de rodar com oleo grosso.

Essa dica vale para o Ecosport e para todos os carros mais novos do que ele.



Última edição por Marcos-CWB em Ter Fev 18, 2014 4:45 pm, editado 1 vez(es)

#13
 Phill Lima

Phill Lima
Administrador
Administrador
é eljusticeiro, acho que já da para tomar uma decisão diante tantos conselhos e exemplos né não? espero que não tenha problemas, abraço...

http://philldesigner.com.br

#14
 eljusticeiro

eljusticeiro
Membro Jr
Membro Jr
É.. vou trocar o óleo.. ehhehe mas não na mesma oficina.

Pode ser qual marca?? Que vocês sugerem.. custo e benefício... pois tá duro o tanto que ja to gastando com este carro.

E quantos litros eu compro ??

#15
 efemota

efemota
Administrador
Administrador
Pessoal quem tem Eco 2.0 16V motor Duratec confirma no manual se é o mesmo óleo do Zetec Rocam por favor.
Zetec Rocam utiliza óleo 5W30.

eljusticeiro a marca do óleo não influencia tanto, o importante é não misturar as marcas ou colocar outro óleo fora da especificação do manual.

Troca o filtro do óleo também.

Abraços

EFEMOTA



EcoSport FreeStyle 1.6 2009 Prata Enseada

#16
 Marcos-CWB

Marcos-CWB
Administrador
Administrador
Confirmado, Eco 2.0 16V motor Duratec usa o mesmo oleo 5W30.

Eu posso estar errado mas eu misturo oleo de marcas diferentes sim, a especificação é sempre 5W30 mas não me importo em misturar
oleo BR, Havoline ou Motorcraft.

#17
 efemota

efemota
Administrador
Administrador
Marcos eu me referi a misturar marcas no caso de você trocar 4,1 litros de óleo colocar 1 litro do BR + 1 litro do Havoline + 1 litro do MotorCraft.

Se você trocar todos por Havoline por exemplo, e na próxima troca trocar todos por MotorCraft acredito não ter problema. Eu só não misturaria marcas diferentes na mesma troca.

Abraços

EFEMOTA



EcoSport FreeStyle 1.6 2009 Prata Enseada

#18
 Marcos-CWB

Marcos-CWB
Administrador
Administrador
Eu entendi amigo, mas eu faço exatamente isso de vez em quando.
Por exemplo: hoje eu troco o oleo do carro e uso HAVOLINE, daqui uns 3 ou 4 meses se eu precisar completar o nivel do oleo, eu uso qualquer marca
que aparecer mas sendo sempre 5W30.

Acho que isso não é problema, é mais jogada de mercado dos fabricantes para que voce use sempre a mesma marca.

#19
 willians.santana.3

willians.santana.3
Membro Platinum
Membro Platinum
Particularmente eu gosto dos óleos da BR por serem facilmente encontrados. E, em geral, tem uma tecnologia muito boa.
Uso nos 2 carros e na moto. Só pra ter uma ideia, a Honda tinha parceria com a Mobil. Fazia fila de motoboys nas lojas pra pagar 16 reais no litro de Mobil. Comprei e usei no lugar do lixo do Selênia que a Dafra recomendava. Resultado? Ficou o mesmo lixo! Ambos são tecnologia API SJ e, no máximo com 800km rodados, o câmbio da moto ficava uma pedra e o motor aquecia. Troquei depois pelo Lubrax e já usei o Havoline também, ambos tecnologia API SL. Já cheguei a rodar (pura falta de tempo na época), mais de 4000km com o mesmo óleo Lubrax e a moto continuava uma delícia. Detalhe, pagava de 5 a 8 reais o litro do Lubrax e achava em qq esquina já que posto BR tem em qq lugar. Agora a Honda resolveu investir no próprio óleo (rebrand não sei de quem), mas a venda do lixo do Mobil desabou. O óleo que era tãaaaao bom, agora não presta Wink Viva a propaganda

Quanto maior a última letra do API, mais moderno é o óleo, e aguenta condições mais severas. Agora quando comprei a eco, troquei por lubrax. Não prestei atenção na API (ainda tenho um litro guardado, posso ver depois), mas a marca já me ganhou pelo tigra e pela moto tem tempo.

[]s

#20
 aragorne

aragorne
Membro Pro
Membro Pro
Oleo para mim original ford ou mobil br e um dos piores tanto em carro como moto coloque e rode logo o mesmo estara preto br nao recomendo

#21
 willians.santana.3

willians.santana.3
Membro Platinum
Membro Platinum
A Ford, assim como a Honda, ou qq grande montadora, não fabrica seus próprios óleos. São todos rebrand (compram de alguém e colocam sua própria marca) em parceria comercial.

Não me surpreenderia se o óleo "original" da Ford fosse um Lubrax (da BR), Helix (da Shell) ou Havoline (da Texaco) devidamente rebranded Wink

[]s

#22
 aragorne

aragorne
Membro Pro
Membro Pro
Quem fabrica e a texaco o oleo da.ford continuo afirmando oleo br e.coisa.de.louco nao recomendo o mesmo logo perde suas funções.

#23
 willians.santana.3

willians.santana.3
Membro Platinum
Membro Platinum
Uso na prática o óleo da BR há muitos anos. Só na moto é desde 2008. Inclusive minha moto é uma das poucas do clube da dafra que nunca precisou trocar juntas ou fazer nada de motor.

Já os que continuaram usando Selênia e Mobil, relatam até casos de travamento de motor.

Mesma coisa no Tigra que tenho desde 2005 e sempre usei óleo BR.

Os óleos da Texaco são excelentes, mas, ao contrário de diversas outras marcas, não vi ganhar em nada (a não ser preço) pros Lubrax. 

Inclusive tenho alguns amigos dos tempos de escola técnica que trabalham hoje no centro de controle de qualidade e no de pesquisa se lubrificantes do CenPes (centro de pesquisa da petrobrás). Todos usam e confiam no produto. Claro que, o grande mal que também ocorre, é a falsificação. Mas se a procedência é confiável, o óleo (que segue as normas internacionais de certificação conforme citei), é tão bom ou melhor que diversos outros no mercado.

[]s

#24
 aragorne

aragorne
Membro Pro
Membro Pro
Dentre os nacionais sigo a mesma ideia óleo Lubrax e um dos que apresentam maior baixa resistência segue o velho ditado o barato sai sempre caro.

#25
 APalma

APalma
Membro Pro
Membro Pro
Uso o Mobil...inclusive possui a especificação Ford no rótulo (mesmo sendo comprado em casa de peças ou hipermercados).

#26
 Conteúdo patrocinado


Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo  Mensagem [Página 1 de 5]

Ir à página : 1, 2, 3, 4, 5  Seguinte


Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos