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Troca do Óleo da Direção Hidráulica - TUTORIAL

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#1
 SIMIONI

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Membro Pleno
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Relembrando a primeira mensagem :

EDIT: Confira o tutorial mais abaixo!

Fala galera, tudo certo?

Criei esse tópico para discutirmos a troca do óleo da direção hidráulica. Estou me preparando para fazer a troca da minha Eco e vou deixar registrado aqui como isso deve ser feito.

O óleo utilizado pela direção hidráulica da minha Eco (2008) é o ATF Texamatic 7045 E (especificação WSA M2C195-A), porém no manual do carro a Ford omite uma informação fundamental: a capacidade volumétrica. Ou seja, eu não faço ideia de quantos litros o sistema usa. Eu acho que deve ser algo em torno de três litros, mas enfim. Se alguém puder compartilhar essa informação eu agradeço.

Já achei o óleo para vender por R$ 27,80 o litro. Para a troca eu já bolei um plano, agora só falta saber quantos litros eu vou precisar, hehehe...

Abraços



Última edição por SIMIONI em Qui Out 10, 2013 1:43 pm, editado 3 vez(es) (Razão : Atualização do conteúdo)


#26
 SIMIONI

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Membro Pleno
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Valeu Antonio!

A parte de levantar o carro serve exclusivamente para você movimentar as rodas/direção sem forçar a caixa de direção. Não é recomendado ficar movimentando as rodas com o carro parado e apoiado nas mesmas. Com o carro levantado você faz o serviço com muito mais facilidade e evita qualquer tipo de dano ao sistema, principalmente se entrar ar durante a troca. Você até pode fazer a troca sem movimentar as rodas, mas não vai ficar 100%, vai ser uma troca meia boca kkkkkk..

Você encontra esses cavaletes bem baratinhos por aí. Aí é só levantar o carro com o macaco (aquele que vem no carro mesmo, para trocar pneus) e colocar o cavalete.

Abs

#27
 antonio silva marques


Membro Jr
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valeu mais uma vez Simioni,eu já suspeitava que tem levantar o carro mesmo,vou ter que comprar o cavalete!

#28
 Zanetti

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Diamond Titanium
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Vc não vai se arrepender, deixar o carro levantado pelo macaco e entrar em baixo é perigoso e não recomendado pelos profissionais de segurança, eu tenho o jacarezinho, mas só uso pra levantar mesmo

Bom era quando morava com meu pai antes de casar, ele tinha um terreno enorme e fez uma rampa onde o carro ficava todo suspenso e podia trabalhar em pé como nos elevadores de posto de gasolina

Tem esse tipo, mas é muito caro

#29
 SIMIONI

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Membro Pleno
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antonio silva marques escreveu:valeu mais uma vez Simioni,eu já suspeitava que tem levantar o carro mesmo,vou ter que comprar o cavalete!
Tranquilo Antonio! É um investimento legal para quem curte mexer no carro em casa, vai ser útil para outros serviços também! Boa sorte aí e se tiver alguma dúvida é só gritar!

Abs

#30
 antonio silva marques


Membro Jr
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aproveitando uma folga hoje,fiz a troca,com as dicas dos colegas incluindo esse tutorial do Simioni,foi tranquilo!
encontrei no vizinho um toco de madeira que usei como apoio em um lado (reciclagem amazônica,rs) do outro lado usei o macaco mesmo,usei 1.5 de fluido atf,só recomendo atenção nesse momento de ligar o carro e completar o reservatório,pois a bomba chupa forte!
minha eco tá com 70.000kms ,o oléo saiu escuro no começo,parei o processo após sair limpo,completei o nivel e dei uma boa volta pra testar,tudo ok!
não fiz meleca como o "especialista" dos freios fez ao trocar o fluido outro dia e gastei somente 23 dilmas nesses 1.5 lts de atf.
fiz este serviço com ajuda do meu filho,principalmente na hora de ligar o motor.
agradeço as dicas de todos,assim como a oportunidade de participar de um forum top como este!

#31
 SIMIONI

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Membro Pleno
Membro Pleno
Boa noite Antonio!

Show de bola, bom saber que as dicas te ajudaram... Realmente, tem que ficar esperto com a sucção da bomba, é bem forte! Fazer o serviço sozinho e com qualidade fica bem difícil, agora é só curtir a direção novinha hehehe...

Abs

#32
 Igor

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Membro Gold
Membro Gold
e ai SIMIONI. também tenho que fazer isso na minha em breve, ela já ta completando 50 mil km. eu tento abrir aquele tanquinho, mas tenho medo de forçar e acabar quebrando, eita tampinha dura sô kkkkk

como vi, foram 2 litros né? vou aproveitar que o carro vai para a revisão e vai ficar no elevador e vou aproveitar para trocar desse óleo, a água do sistema de arrefecimento e outras coisinhas, tem que aproveitar o momento e se eu puder (e vou kkk) tiro fotos de todo o processo da revisão.

abraços.

http://www.odiariodeumaecosport.blogspot.com

#33
 SIMIONI

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Membro Pleno
Membro Pleno
Fala Igor,

Estranho isso a tampa da minha é bem fácil de abrir...

Aproveito para deixar registrado que na semana passada eu verifiquei o estado do óleo da minha DH (desde a troca, é a primeira vez) e o mesmo encontra-se novo (vermelho) ainda. Realmente valeu muito a pena ter feito essa troca pessoal. Tenho certeza que a vida dela ainda é longa.

Abs

#34
 Alvaro Lordelo

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Membro Jr
Membro Jr
Driver Boa noite pessoal!
Que oleo vcs. usaram????
Quero trocar o meu também.
Brigadooooo!!!
Alvaro

#35
 efemota

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Administrador
Administrador
"O óleo utilizado pela direção hidráulica da minha Eco (2008) é o ATF Texamatic 7045 E (especificação WSA M2C195-A)"



EcoSport FreeStyle 1.6 2009 Prata Enseada

#36
 Josimar

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Diamond Titanium
Diamond Titanium
efemota escreveu:"O óleo utilizado pela direção hidráulica da minha Eco (2008) é o ATF Texamatic 7045 E (especificação WSA M2C195-A)"

Troquei o ATF da minha DH na semana passada. Foi esse mesmo!

#37
 Murilo74


Membro
Membro
olá a todos, estou querendo trocar o óleo da direção hidráulica da minha Ecosport 2005 1.6 XLS FLEX segundo este incrível tutorial ! parabéns Simioni!!
Bom o problema é o seguinte a especificação do fluido de direção é diferente é o ESP-M2C138-CJ, eis a dúvida será que é o mesmo do ATF Texamatic 7045 E (especificação WSA M2C195-A), Muito obrigado a todos

#38
 efemota

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Administrador
Administrador
Legal Murilo74, compartilhe informações sobre a sua troca depois.

Tipo do oleo, duração da troca e como fez, etc.

Abraços

EFEMOTA



EcoSport FreeStyle 1.6 2009 Prata Enseada

#39
 Murilo74


Membro
Membro
Bom vou contar minha experiência, tentei fazer a troca com o carro suspenso em dois cavaletes com apenas 2 litros de óleo Texamatic 7045E, depois de ter drenado o reservatório e colocado solução nova liguei o carro e tentei ehehehhe tentei fazer a troca movimentando o volante, mas a bomba puxa óleo demais então não consegui terminar. Fui e comprei mais dois litros só que desta vez tentei fazer diferente com o carro suspenso e com a chave na posição I penas ligado e não funcionando, fui colocando o óleo no reservatório e girando o volante após ir completando de drenando girando o volante o óleo começou a sair limpo, montei o sistema novamente completei o reservatório e liguei o veículo e fiquei girando o volante, desmontei o sistema drenei mais um pouco e montei tudo ..... testei e ficou muito bom. Limpinho !!!! Muito obrigado a ajuda de todos. cheers

#40
 Edinho


Iniciante
Iniciante
Boa noite amigos, poderiam me informar se a tampa do reservatorio da direção hidraulica é aquela a vacuo ? ecosport 2006 flex ? é que estou pensando em tirar a mangueira do retorno pra esgotar em um recipiente enquanto coloco o carro pra funcionar com um funil no reservatorio enquanto vou despejando oleo novo ,acho que vai funcionar se a tampa não for a vacuo ? alguem já fez isso ?

Outra coisa lendo o forum vi que fizeram a troca erguendo as rodas dianteiras ,como não tenho cavalete posso fazer com as rodas no chão mesmo ? ou não da certo ?...............se puderem ajudar eu agradeço.

#41
 bortoli

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Iniciante
Iniciante
Segue um video que vai ajudar a quem está em duvida se troca o fluido ou não.



e como a troca é simples para quem quer meter a mão.

#42
 Bombeiroes

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Membro Pro
Membro Pro
Bom dia caros colegas.

Preciso trocar meu sensor de pressão da Direção Hidráulica e como vi este post achei pertinente abrir esse assunto com quem já mexeu no sistema.

Gostaria de saber se alguém já fez essa troca. O meu já teve vazamento há um ano e meio e levei a peça ao mecânico e ele efetuou a troca e completou o óleo.

O problema que a época eu não me atentei para a especificação do óleo que ele colocou. Então gostaria de saber se alguém sabe a especificação do modelo 2004.
O óleo está abaixo do mínimo e ainda está rosa.

Pretendo comprar hoje, não sei se alguém vai ver antes disso..rs
Mas aguardo ao menos dicas da troca.
Abraços.

#43
 kentakk

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Diamond Titanium
Diamond Titanium
tutorial bem explicativo... parabens Simioni.... so agora que eu vi este topico.... mas uma maneira eficaz de nao entrar ar pela saida e mergulhar a mangueira de saida dentro do recipiente que recebe o oleo sujo.... dai o oleo sai e o ar nao entra.... o ideal seria colocar uma mangueira transparente para enxergar o oleo limpo chegando.....
So nao sei porque oleo de direcao nao precisa trocar se o oleo de motor e fluido hidraulico do freio sao contaminados pela umidade e pelo oxigenio do ar.....????? E dizem que liquido refrigerante do radiador tambem vira um acido com o tempo..... dai começa a atacar o radiador.....

#44
 anru

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Membro Jr
Membro Jr
Olá turma.
Efetuei a troca do fluido de direção da mesma forma que o colega Murilo74 fez.
Sempre achava a direção do ECO um pouco dura comparando com outros veículos com direção hidráulica.
Depois de ver este tópico e checar o fluido, realmente ele estava preto e com cheiro de motor elétrico queimado.
Comprei no mercado livre dois litros e, com um auxilio de alguns metros de mangueiras, desconectei a linha de retorno, isolei o retorno do reservatório e fui completando-o com fluido novo à medida que girada as rodas de um lado para o meio e vise versa.
Não foi necessário ligar o motor. Só com o movimento das rodas para um lado, já desce bastante fluido novo e sai o velho.
O fluido usado tava bastante sujo, para cada lado de giro da roda, até sair o fluido sujo, usei 01 litro, ou seja: um litro para a esquerda e 01 litro para a direita.
O fluido novo adicionado no sistema, não está bem vermelho como na embalagem, ficou um vermelho escuro mas, bem melhor que antes. Provavelmente o sistema ta bem sujo.
No final, liguei o motor e com o revervatorio aberto, deixei funcionando para expulsar possíveis bolhas de ar.
Irei comprar mais 03 litros de fluido e deixar para trocar novamente quando for fazer a próxima revisão de meu ECO. Até lá, o fluido substituído vai fazendo uma limpeza...
Usei pedaços de peça de madeira de Massarambuba. Tinha algumas delas de um telhado de minha casa. Usei-os bem no local aonde vai o parafuso do estribo lateral na dianteira. É um local rígido. O outro lado deixei com o macaco.
A troca é simples, sem dor de cabeça, a direção ficou bem macia e olha que meus pneus dianteiros estão meia vida.
Minha esposa (que dirige, mas não entende nada de carro) até pensou que tinha comprado pneus novos quando dirigiu a ECO.
Vale a pena troca.
Valeu.

#45
 Lulinhalima

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Iniciante
Iniciante
Boa tarde, já tive essa ideia de soltar a mangueira de retorno mas como saber qual é a mangueira de retorno do oleo?

#46
 kentakk

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Diamond Titanium
Diamond Titanium
a mangueiro do retorno eh a que nao vai na bomba.

#47
 anru

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Membro Jr
Membro Jr
olá brother.
a linha de retorno é a de cima ou, a menor. a linha de sução da bomba é a de baixo ou a maoir.

#48
 kentakk

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Diamond Titanium
Diamond Titanium
Uma ideia meio besta, mas acho que funciona.... se ao inves de ligar o motor que tal afrouxar a correia dos acessorios e girar a bomba manualmente? desta forma o oleo vai descendo lentamente e a medida que desce ir repondo o oleo no reservatorio. Se bem que girar o motor eh mais rapido.

#49
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