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Troca do Óleo da Direção Hidráulica - TUTORIAL

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#1
 SIMIONI

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EDIT: Confira o tutorial mais abaixo!

Fala galera, tudo certo?

Criei esse tópico para discutirmos a troca do óleo da direção hidráulica. Estou me preparando para fazer a troca da minha Eco e vou deixar registrado aqui como isso deve ser feito.

O óleo utilizado pela direção hidráulica da minha Eco (2008) é o ATF Texamatic 7045 E (especificação WSA M2C195-A), porém no manual do carro a Ford omite uma informação fundamental: a capacidade volumétrica. Ou seja, eu não faço ideia de quantos litros o sistema usa. Eu acho que deve ser algo em torno de três litros, mas enfim. Se alguém puder compartilhar essa informação eu agradeço.

Já achei o óleo para vender por R$ 27,80 o litro. Para a troca eu já bolei um plano, agora só falta saber quantos litros eu vou precisar, hehehe...

Abraços



Última edição por SIMIONI em Qui Out 10, 2013 1:43 pm, editado 3 vez(es) (Razão : Atualização do conteúdo)

#2
 Marcos-CWB

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Olá amigo,

não deve ser mais que 1L a capacidade do reservatorio.
enquanto ele estiver na cor vermelha não precisa trocar, o oleo dura bastante tempo.

#3
 SIMIONI

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Fala Marcos!

O reservatório é pequeno mesmo, pelo que eu vi o sistema tem uma mangueira bem grossa, por isso pensei que 1 litro era pouco...

O meu óleo nunca foi trocado, desde 2008, e está bem judiado.. Bem escuro, principalmente no fundo do reservatório. Estou pensando em comprar 2 litros para fazer uma limpeza do sistema, circular um pouco o óleo novo e depois colocar mais uma vez o óleo novo.

Abraços!

#4
 Marcos-CWB

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ok, neste caso pode prosseguir com a troca, se o oleo está escuro então tudo bem hehehe



abraço
MARCOS-CWB

#5
 Josimar

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Simioni, não tenho experiência com esta troca do óleo, mas já tive problemas com DH de três ou quatro carros. Um deles foi um Eco 2006. É fácil perceber o vazamento devido à cor do óleo, como o Marcos citou. Mas no Eco a troca dos reparos/retentores não resolveu o problema. Tive que trocar toda a DH, uns R$ 3.000,00 na época.

O manual sugere que o óleo não deve ser trocado, por isso não traz o volume recomendado. Aliás, suspeito que seja muito difícil retirar o óleo para fazer esta troca sem mexer nos retentores, por isso a recomendação de apenas completar o óleo.

Contudo, já ouvi falar que justamente o fato de não trocar o óleo é um dos agravantes para gerar problemas na DH. Uma oficina especializada certa vez me informou que adquiriu uma máquina especial para fazer a sangria deste óleo e promover sua troca. Mas isso ficava por uns R$ 700,00 (há uns dois anos). Nunca me informei melhor sobre o assunto.

Vou dar uma pesquisada no assunto e volto aqui para trocar ideias.

Abs

#6
 SIMIONI

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É marcos, sem chance, eu dei uma estudada antes de ter essa ideia kkkkk.. Tá na hora mesmo! O pior é a recomendação no manual do carro que é só de completar o nível se necessário.

Josimar, a direção hidráulica para mim é um dos temas mais polêmicos nas oficinas e afins. Eu já tinha visto que no manual não existe recomendação de troca do óleo, tanto é que eles omitem a informação de capacidade volumétrica do sistema. Eu acho isso um absurdo. No mínimo eles deveriam citar essa informação, mesmo que a recomendação seja de não fazer troca.

Enfim, eu assisti vários vídeos do ADG e do Dr. Carro e não tem conversa mesmo, é necessário sim fazer essa troca. A recomendação deles é que devemos fazer a troca quando o óleo começar a ficar escuro e perder aquela coloração vermelha. Eu não vejo que mal um óleo novo pode fazer a um equipamento, seja ele qual for. Por outro lado, um óleo velho sempre vai trazer dor de cabeça. Eu cheguei a conclusão de que essa troca é válida, não vou gastar nada perto dos valores que você citou quando teve os problemas, hehehe..

Para fazer a troca o ADG deu uma sugestão bem legal, e é o que eu pretendo fazer. Dá uma olhada nesses dois vídeos:





O Dr. Carro até comenta que por volta dos 40/50 mil está na hora de fazer a troca. Eu atingi essa marca recentemente e realmente, o óleo está cinza.

Abraços!

#7
 efemota

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E também pretendo fazer essa troca, estou pensando em levar na concessionária para fazer isso.



EcoSport FreeStyle 1.6 2009 Prata Enseada

#8
 SIMIONI

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Eu sou xereta, kkkk... Quero fazer em casa, pelo que vi é tranquilo, praticamente igual ao sistema de arrefecimento...

#9
 efemota

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Saudade de morar em casa!!rs.



EcoSport FreeStyle 1.6 2009 Prata Enseada

#10
 SIMIONI

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O pior é que meus dias de casa estão contados, melhor eu aproveitar para fazer a bagunça logo kkkkkkkk

#11
 Josimar

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Não precisei nem me esforçar para pesquisar, hehehe. Os vídeos já são bem esclarecedores.

Você está corretíssimo em fazer a troca, Simioni; lembrei que o "aparelho" que citei antes serve para fazer uma lavagem no sistema, mais ou menos como aconselhado no vídeo do dr. carro.. Se eu passar próximo à oficina que me forneceu esta informação vou pedir mais detalhes.

Abs

#12
 SIMIONI

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Membro Pleno
Membro Pleno
Bom dia Josimar!

Eu fiz minha lição de casa! lol! 

Maravilha, se você puder compartilhar mais informações o tópico vai ficar mais completo! A ideia aqui é justamente deixar registrado o processo de troca e todas as dicas possíveis.

Abraços!

#13
 Araujo Junior

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Membro Jr
Membro Jr
Fala aí pessoal beleza? Vi esse tópico no início e volto aqui para pasar minha experiência. Meu Eco é 2008 e acabou de completar 70000 como de costume comprei o óleo dee motor filtro de oleo, ar, ar condicionado, correia poli v e seus rolamentos e comprei tbm o óleo da DH. Depois de ler aqui fui pesquisar como fazer a troca e achei em um forum sobre picapes que tinha que ser com as rodas levantadas e girando o conjunto pela roda e nãopelo volante então assim fiz. Levantei as duas rodas dianteiras soltei a mangueira de retorno pro reservatório arrumei um pote pequeno que pedi pro meu ajudante segurar (meu pai) e fui girando o conjunto pela roda, primeiro o lado do carona e depois o lado do motorista. Levava a roda o maximo possível e o óleo começoua sair, e muito sujo por sinal. Depois retirei o reservatório para fazer a limpeza da tal tela que ouvi muito falar em quase todos os videos e fóruns que pesquisei, mas pra minha surpresa não tinha tela nenhuma. Retornei com o reservatório pro lugar e comecei a colocar óleo novo e girar o conjunto novamente, primeiro lado do carona até chegar óleo novo, quando chegou parti pro lado do motorista, começou saindo óleo velho depois óleo limpo. Depois de tudo montado foi hora de andar com o carro. A princípio paracua tudo normal, mas foi só fazer uma curva mais fechada pra sentir a direção vibrar, coisa que nunca havia feito em 50000 km comigo. Foi um trajeto curto com menos de 1km e na volta pra casa passei por uma rua que estava com o asfalto coberto por areia, parei ali e fiquei girando a direção de um lado ao outro até o final e até parar de vibrar. Estava com ar no sistema e nesse movimento parou e chegando completei o nível. O que percebi é que a troca é realmente necessária, pois o óleo contaminado vai danificar as peças do sistema, principalmente borrachas e o fato de se girar pela roda e não pelo volante é que vc consegue levar um pouco mais além do que o volante levaria. Estou com o óleo da direção novinho e gastei menos de 1,5 litro, isso já contando o óleo novo que deixei sair depois que parou de sair o velho. Acho que pra quem vai trocar, nem seria muito recomendado tirar o óleo como fiz, mas sim ir já colocando o óleo novo no reservatório até ele sair no retorno. Qualquer dúvida estamos aí e boa sorte pra quem for fazer.

#14
 SIMIONI

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Fala Araujo!

Amigo, muito obrigado por compartilhar a sua experiência conosco, vai ajudar bastante! Acabei de comprar o óleo, as informações que você forneceu serão muito úteis no momento da troca. O procedimento que você fez está certinho (pelo que o Dr. Carro e ADG falaram), o mais importante é ir colocando o óleo novo conforme o velho vai saindo para evitar que ar entre no sistema. Eu também pretendia tirar o reservatório para limpar a tal tela (filtro), mas pelo visto não será necessário!

Essa semana vou fazer a troca e tento tirar umas fotos para compartilhar com a turma!

Só uma pergunta: qual foi o método utilizado para levantar o carro e mover as rodas?

Abraços!

#15
 Araujo Junior

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Levantei com esses macacos jacarés pequenos, um em cada roda.

#16
 Zanetti

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Eu uso dois cavaletes, aqueles que tem um tubo com furos que vc pode ajustar a altura, acredito não ser tão caro e quebra um galhão



Última edição por zanetti em Dom Set 29, 2013 5:21 pm, editado 2 vez(es) (Razão : Colocar imagem)

#17
 SIMIONI

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Fala pessoal!

Acabei adiando a troca, pois não tenho os macacos para levantar o carro e aproveitei para colocar um pouco do óleo novo para fazer uma "limpeza" no sistema antes da troca...

Fiz uma pesquisa e encontrei algumas opções de macacos, vocês podem compartilhar qual o modelo que vocês usam (marca, etc.)? Assim o tópico fica mais completo para quem consultar no futuro!

Abraços!

#18
 SIMIONI

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Fala Galera!

Hoje (finalmente) fiz a troca do óleo da minha DH. Antes de tudo fui atrás do óleo ATF Texamatic 7045 E, comprei na Casa do Óleo ali na Avenida dos Bandeirantes. Comprei dois litros, pelo que vi o sistema utiliza aproximadamente 600 ml. Com dois litros você faz a troca, limpeza e ainda sobra meio litro. Depois disso adquiri um par de cavaletes (ainda não tinha) que são essenciais para fazer a troca corretamente.

Primeiramente será necessário remover o farol direito do carro. Eu já aproveitei para remover a grade dianteira para facilitar o serviço de montagem e desmontagem do farol, mas é opcional. O reservatório da DH fica escondido atrás do farol, sem removê-lo fica impossível de acessar as linhas hidráulicas que abastecem o reservatório.

O próximo passo é apoiar o carro nos cavaletes. Utilize um dos pontos indicados no manual do carro para fazer isso com segurança.

Com o carro apoiado, identifique as mangueiras do reservatório da DH e proteja a área com um pano ou plástico para evitar que o óleo do reservatório contamine a correia de acessórios e outros componentes do motor. Existem duas mangueiras, uma grossa (no fundo do reservatório) e uma mais fina (na parte mais alta do reservatório). A mangueira da parte inferior alimenta o sistema (sugando o óleo) e a mangueira da parte mais alta do reservatório faz o retorno do óleo para o mesmo. Isso foi feito para evitar que o sistema seja contaminado por ar.



Agora é que a coisa começa a ficar suja! Vamos soltar a abraçadeira da mangueira de retorno do óleo e depois desconectar a mangueira do reservatório. Reforço a importância de proteger a área com um pano para evitar que o óleo do reservatório entre em contato com os componentes do motor. Para soltar a abraçadeira utilize um alicate bico de papagaio ou a ferramenta especial. Para soltar a mangueira, faça movimentos circulares e procure "torcer" a mangueira até que ela se solte.



Solte a mangueira e tape a saída do reservatório imediatamente com os dedos (ou algo do tipo). Eu acabei usando um "dedo" de luva de látex com uma abraçadeira para tapar a saída do reservatório, funcionou muito bem.



Antes de tapar o reservatório aproveitei para sangrar todo o óleo velho que estava lá dentro. Complete o nível do reservatório até a boca. Com a ajuda de outra pessoa, ligue o motor do carro por alguns segundos e desligue-o logo em seguida. Você vai notar que o óleo velho começa a sair rapidamente pela mangueira, portanto tome cuidado para não deixar o sistema sugar ar para dentro. Repita esse processo até que o óleo novo comece a sair (2-3 vezes é o suficiente). Com a ajuda de outra pessoa acredito que seja possível fazer a troca de uma vez só, adicionando o óleo novo conforme o velho sai, porém a probabilidade de sujar o motor e ar entrar no sistema é maior!

Reconecte a mangueira ao reservatório e complete o nível. Agora você pode ligar o carro e esterçar o volante várias vezes de um lado para o outro (de preferência um lado de cada vez, retornando até o meio somente). Solte a mangueira novamente e repita a primeira etapa com a mangueira dentro da garrafa PET para fazer uma última limpeza no sistema. Vale lembrar que não será necessário colocar a abraçadeira durante a limpeza do sistema, a mangueira por si só dá conta do recado (sem vazamentos). Quando você estiver satisfeito com a limpeza basta completar o nível do reservatório até a marca MAX e pronto!

Você vai notar que o óleo velho é bastante escuro e muito menos denso e "grudento". Faça o teste você mesmo ou veja uma foto mostrando a diferença gritante entre um óleo velho e o novo:


Notei uma leve diferença na direção, ficou mais macia/leve. O nível de ruídos emitidos pela DH (quando utilizada com o carro parado) também diminuiu. O processo foi simples e barato, vale muito a pena fazer essa troca pessoal... Acredito que de 50 em 50 mil isso deveria ser feito, com certeza vai prolongar a vida útil da DH!

Abraços!

Cavalete usado na troca:

#19
 Josimar

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Beleza de trabalho, Simioni. Ficou muito bem feito. E o passo-a-passo está bem organizado.

Tirou alguma foto do carro apoiado nos cavaletes? Fiquei curioso...

Abs

Cool

#20
 SIMIONI

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Valeu Josimar!

Essa foto não tirei... Infelizmente tive um pequeno acidente com a câmera enquanto fazia a troca lol!  lol! 

Eu ia tirar mais fotos e até gravar algumas coisinhas, mas ela acabou caindo no chão. Apesar do susto o estrago foi mínimo, só o botão para tirar as fotos que travou... O resto está tudo funcionando, tive muita sorte... vou tentar desmontar ela depois para ver o que dá para fazer.

#21
 Zanetti

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Parabéns pelo serviço e post Simioni, reator novinho



Última edição por zanetti em Qui Out 03, 2013 7:33 pm, editado 1 vez(es)

#22
 Josimar

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Que pena o acidente com a máquina! Senão tenho certeza de que o tutorial ia ter mais registros. Mas já ficou muito bom. O importante é que você conseguiu fazer a troca sem maiores problemas.

É como diria Benito de Paula: quando a gente tem que assobiar e chupar cana ao mesmo tempo, fica complicado...

What a Face

#23
 efemota

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Belo tópico Simioni e de grande contribuição. Lamento pela máquina fotográfica.

Consegui ver o reator do xenon. Vou copiar e posto fotos. Abraços.



EcoSport FreeStyle 1.6 2009 Prata Enseada

#24
 SIMIONI

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Valeu Zanetti!

O kit foi instalado recentemente, achei aquele lugar bom tanto para fixar quanto para proteger o reator de sujeira e água em excesso...

Pois é Josimar, ficou legal mas infelizmente não consegui tirar todas as fotos que eu queria... Eu até tentei tirar com o celular mas não ficou bom, queria fazer um negócio com bastante qualidade para deixar registrado aqui!

Mas realmente, não dá para fazer tudo de uma vez só... O legal é fazer o serviço com mais uma pessoa para dar uma força!

Valeu Fernando! Espero que te ajude na instalação.

Abraços turma!

#25
 antonio silva marques


Membro Jr
Membro Jr
Parabéns pelo tutorial Simioni!
hoje levei a minha pra trocar o fluido de freio,já que chegou aos 70 mil kms,procurei uma oficina "especializada", ao dizer o que queria o "especialista" me disse que não precisa trocar,só completar,eu disse pra trocar o fluido limpando bem,pois o antigo tava bem sujo,não quis arriscar fazer eu mesmo pois tem que sangrar a embreagem,num bico sobre o cambio(eu não sabia onde era)além das rodas,se não fico atento o cara melecava o carro todo de fluido... agora já sei como fazer!
no mesmo local me pediram 50 dilmas pra troca do oléo da dh,mas com aquele "cuidado todo" não vira,agora com essa ajuda sua vou atacar,só uma duvida tem mesmo que levantar o carro?

#26
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