EcoSport Club

Fórum de discussões sobre o Ford EcoSport


Olá pessoal, caso queiram participar do grupo de whatsapp, basta deixar o seu número no tópico WhatsApp. https://ecosportclub.forumeiros.com/t2104-whats-app-ecosport?highlight=whatsapp

Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

Tomadas 12V: desligar quando desligar a chave

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo  Mensagem [Página 1 de 1]

#1
 Norberto_SP

Norberto_SP
Membro Pro
Membro Pro
PessoALL,

Em outros carros que tive, sempre que desligava a chave da ignição, desligava-se também a tomada 12V.
No caso do meu Ecosport, que tem 2 tomadas 12V, elas permanecem ligadas.
Eu prefiro que essas tomadas permaneçam ligadas enquanto a chave também estiver ligada.
Será que existe alguma forma delas desligarem quando a chave for desligada?
Alguém já fez isso?



Putabração,
Norberto Silva

http://www.norberto.info

#2
 emerson

emerson
Admin
Admin
Norberto_SP escreveu:PessoALL,

Em outros carros que tive, sempre que desligava a chave da ignição, desligava-se também a tomada 12V.
No caso do meu Ecosport, que tem 2 tomadas 12V, elas permanecem ligadas.
Eu prefiro que essas tomadas permaneçam ligadas enquanto a chave também estiver ligada.
Será que existe alguma forma delas desligarem quando a chave for desligada?
Alguém já fez isso?



Putabração,
Norberto Silva
Claro, coloca um rele no pos chave e puxa um fio de 6mm da bateria.

https://ecosportclub.forumeiros.com

#3
 Marcos-CWB

Marcos-CWB
Administrador
Administrador
só por curiosidade: por que voce quer mudar isso ?

#4
 Norberto_SP

Norberto_SP
Membro Pro
Membro Pro
Aconteceram por 2 vezes, mas foi por descuido meu..... rsrs Na primeira vez, eu deixei o GPS ligado e desliguei o carro, saí rápido e não tirei da tomada 12V. Aconteceu também com o carregador de celular a mesma coisa.
Ainda bem que em ambas as vezes, voltei rápido. Se ficasse muito tempo, poderia consumir a bateria (não sei por quanto tempo) e ficar sem ligar o motor.
Perguntei mais por curiosidade! rsrs


Putabração,

Norberto

http://www.norberto.info

#5
 renan.rj21

renan.rj21
Membro Gold
Membro Gold
Norberto_SP escreveu:Aconteceram por 2 vezes, mas foi por descuido meu..... rsrs Na primeira vez, eu deixei o GPS ligado e desliguei o carro, saí rápido e não tirei da tomada 12V. Aconteceu também com o carregador de celular a mesma coisa.
Ainda bem que em ambas as vezes, voltei rápido. Se ficasse muito tempo, poderia consumir a bateria (não sei por quanto tempo) e ficar sem ligar o motor.
Perguntei mais por curiosidade! rsrs


Putabração,

Norberto

Tb queria pelo mesmo motivo !

#6
 Convidado

Anonymous
Convidado
Eu também acho que seria uma comodidade de extrema importância, já que, por descuido, algum equipamento pode ser deixado ligado e isso pode causar o descarregamento da bateria.
Alguém tem alguma solução?
Será que não tem nenhum tipo de configuração que pode ser feita na concessionária para resolver isso?
Abraços.

#7
 GuilhermeGrizotto

GuilhermeGrizotto
Membro Jr
Membro Jr
engraçado... A minha 2004 só funciona a 12v se o carro estiver ligado!

O autor desta mensagem foi banido do fórum - Mostrar mensagem

O autor desta mensagem foi banido do fórum - Mostrar mensagem

#9
 Convidado

Anonymous
Convidado
Entendo...
mas mesmo assim eu gostaria que fosse desligada por correr risco de esquecer alguma coisa conectada lá e ocorrer danos à bateria.
Por exemplo, esquecer o GPS ligado durante 2 dias poderia descarregar a bateria ou danos ao GPS?

#10
 Xave

Xave
Membro VIP
Membro VIP
cassiofs escreveu:Entendo...
mas mesmo assim eu gostaria que fosse desligada por correr risco de esquecer alguma coisa conectada lá e ocorrer danos à bateria.
Por exemplo, esquecer o GPS ligado durante 2 dias poderia descarregar a bateria ou danos ao GPS?
Amigo, tem sim como fazer, eu não pretendo fazer na minha eco porque quero deixar sempre ligada a tomada, mas posso dar uma dica como proceder.
Existe a venda um temporizador 12v ajustável, (( Temporizador 12v Rele Temporizado Ipec Port Luz  )), deve ter outros similares, que pode ser condicionado para acionar um relé com capacidade de 20A para alimentar a tomada(s).
O pulso para acionar o temporizador pode ser através da energia que aciona a luz de ré, se for necessário maior tempo que ficará acionado o relé, basta aumentar o capacitor ou alterar o resistor de descarga, assim consegue-se um período que pode ir até várias horas, o suficiente para carregar a bateria de um GPS ou outra, após o tempo a tomada se desliga com base no ajuste imposto ao timer.
O único inconveniente, neste caso é, com a ignição ligada, ter que momentaneamente acionar a ré para disparar o timer, mas não precisará deixar a chave de ignição ligada.
Veja se isto ajuda.
Abç

#11
 willians.santana.3

willians.santana.3
Membro Platinum
Membro Platinum
É só ligar no pós chave, oras.
O "pulso" ficaria ali, acionando a carga do capacitor enquanto o carro estiver ligado. Quando desligar, o sinal some e fica só a carga residual do capacitor segurando o relé fechado. Descarregou, desligou.

[]s

#12
 Xave

Xave
Membro VIP
Membro VIP
willians.santana.3 escreveu:É só ligar no pós chave, oras.
O "pulso" ficaria ali, acionando a carga do capacitor enquanto o carro estiver ligado. Quando desligar, o sinal some e fica só a carga residual do capacitor segurando o relé fechado. Descarregou, desligou.

[]s
Sim, esta também é, entre outras, uma segunda e excelente opção para acionar o temporizador. Vale lembrar que uma instalação dessa natureza deve ser feita por pessoa que possua conhecimentos técnicos, pois se ocorrerem erros pode ocasionar danos à fiação ou até um incêndio. Todo cuidado é pouco.
Fui

#13
 David do Riu

David do Riu
Membro
Membro
Eu coloquei uma chave lig /des no negativo da bateria, e toda as vezes que tenho que parar muito tempo simplesmente desligoTomadas 12V: desligar quando desligar a chave Chave-Geral-De-Bateria-Liga-E-Desliga-Anti-furto-_p10-b34_-sls-2976103472_082012
cassiofs escreveu:Eu também acho que seria uma comodidade de extrema importância, já que, por descuido, algum equipamento pode ser deixado ligado e isso pode causar o descarregamento da bateria.
Alguém tem alguma solução?
Será que não tem nenhum tipo de configuração que pode ser feita na concessionária para resolver isso?
Abraços.

#14
 Zanetti

Zanetti
Diamond Titanium
Diamond Titanium
Seu carro não tem alarme?

#15
 Conteúdo patrocinado


Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo  Mensagem [Página 1 de 1]


Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos