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Quando litros de combustível tem quando o tanque entra na reserva ?

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#1
 Jeandersoncba


Iniciante
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Alguém sabe dizer quantos litros de combustível tem quando o marcador da Ecosport entra na reserva ?

#2
 BASICO


Membro Pleno
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.......RODE NO MÁXIMO + 20 KM <<

EVITA CORRER RISCO DESNECESSARIO DE ANDAR
COM RESTO GASOLINA QUE PODE PROVOCAR entupimento.
(sistema de injeção eletronica eh bem sensivel



Pior se faltar combustivel eh um preju .

PORTANTO ACENDEU LUZINHA encoste no posto mais proximo.

#3
 kingleer


Membro Gold
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Tenho quase certeza de que são 7 litros restantes para acender a luzinha, em um total de 55L.

#4
 kopas


Iniciante
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BASICO escreveu:.......RODE NO MÁXIMO + 20 KM <<

EVITA CORRER RISCO DESNECESSARIO DE ANDAR
COM RESTO GASOLINA QUE PODE PROVOCAR entupimento.
(sistema de injeção eletronica eh bem sensivel



Pior se faltar combustivel eh um preju .

PORTANTO ACENDEU LUZINHA encoste no posto mais proximo.

Por favor, tenho uma freestyle 2007 e ela não acende nenhuma luz no painel para avisar que está na reserva. Sabe porque ? Obrigado.

#5
 renan.rj21


Membro Gold
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kopas escreveu:
BASICO escreveu:.......RODE NO MÁXIMO + 20 KM <<

EVITA CORRER RISCO DESNECESSARIO DE ANDAR
COM RESTO GASOLINA QUE PODE PROVOCAR entupimento.
(sistema de injeção eletronica eh bem sensivel



Pior se faltar combustivel eh um preju .

PORTANTO ACENDEU LUZINHA encoste no posto mais proximo.

Por favor, tenho uma freestyle 2007 e ela não acende nenhuma luz no painel para avisar que está na reserva. Sabe porque ? Obrigado.


Voce ja chegou realmente na reserva?

Na Eco vai uns 5 litros ...

#6
 kopas


Iniciante
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Ainda não acendeu a luzinha do painel comigo. E por isto eu não sei se ela existe ou se tá funcionando. O máximo que já andei foi quando ficou somente a última barrinha que é dividida ao meio. Ai fiquei preocupado e abasteci, mas a luzinha não acendeu e acho que não vou descobrir quando ele acende ! Se acender um dia posto uma foto !

#7
 lmatos2000


Iniciante
Iniciante
Taí uma dúvida que eu tenho, a última vez que mandei completar com a luz da reserva acesa foi atá o gargalo e deu só 35 litros.
Sem pre achei que o tanque tivesse apenas 45 litros, pois se acendeu a reserva e eu botei 35 litros até a "boca", imaginei 10 litros de reserva.
Daí a dúvida, cada metade da ultima linha do marcador tem 10 litros?
Sempre tento calcular os valores do tanque, consumo, etc. mas assim fico perdido.

#8
 Leandro Matos


Membro Pro
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lmatos2000 escreveu:Taí uma dúvida que eu tenho, a última vez que mandei completar com a luz da reserva acesa foi atá o gargalo e deu só 35 litros.
Sem pre achei que o tanque tivesse apenas 45 litros, pois se acendeu a reserva e eu botei 35 litros até a "boca", imaginei 10 litros de reserva.
Daí a dúvida, cada metade da ultima linha do marcador tem 10 litros?
Sempre tento calcular os valores do tanque, consumo, etc. mas assim fico perdido.

Rapaz, normalmente completo o tanque com 50 litros cravados, portanto, apenas quando a última barrinha apaga, o q nao eh muito bom fazer, eu sei, mas, dessa forma calculo a média de km com base nos 50 lts ( nada impede de calcular com 35 ou 45 lts tb ). Acredito que a reserva tem uns 5 lts, pq qndo acende a luz, ainda rodo uns 40 km. Minha Eco eh 07, 1.6 Flex, Freestyle. Abraços

#9
 MFerreira


Membro Pro
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Tá aí uma dúvida que agora começou a me dar minha primeira pequena 'dor de cabeça' (a primeira grande dor de cabeça vai ser com o toc toc do amortecedor traseiro direito)...
Quando peguei o carro, o tanque de combustível estava na reserva e no computador de bordo indicava 35km. Depois disso, deixei entrar na reserva mais duas vezes e quando acendia a luz o computador de bordo indicava mais de 60km.... Porém, essa semana, mais precisamente hoje, rs... já entrou em 40km no computador de bordo e a maldita luz da reserva não acendeu... To na dúvida se é algo relacionado a bomba ou ao computador de bordo. Quem teve esse problema aí, resolveu? O que era o pepino?

#10
 MFerreira


Membro Pro
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Para complementar, hoje vou completar novamente o tanque... vou ter uma ideia de quantos litros tinha com base no que vou colocar... Se der uns 40 litros, estava mesmo na reserva, do contrário, acho que é o computador de bordo!!!
A tarde mais informações sobre isso...

#11
 Josimar


Diamond Sênior
Diamond Sênior
Esta dúvida sobre a quantidade de combustível considerada como "reserva" não foi solucionada. Mas aparentemente está entre 5 a 8 litros. A depender, claro, da posição do carro no momento (aclives/declives), o que influencia o sensor da bomba.

MFerreira, com relação ao que marca o computador de bordo, a divergência talvez possa ser explicada porque ele faz uma relação entre seu consumo médio e a quantidade de combustível no tanque. Já a luz de reserva deve acender quando o sensor da "bomba" assinala que tem "x" litros no tanque...

Por exemplo, quando a luz de reserva acendeu e o computador de bordo marcou mais de 60 km de autonomia, digamos que ainda havia uns 6 litros no tanque e seu consumo médio era de 10 km/litro ou mais. Talvez você estivesse em um circuito mais de estrada do que de cidade, na ocasião.

No entanto, desta última vez você referiu uma autonomia de 40 km no computador de bordo e a luz não acendeu.

Neste caso, se ainda tiver uns 6 litros de combustível é possível que o sensor da bomba ainda não tenha sido ativado. Mas se seu consumo médio atual for de 7 km/litro (circuito urbano ou talvez uso de álcool?) o computador vai acusar uma autonomia próxima a 40 km/litro.

Enfim, são só hipóteses, mas é só para tentar uma explicação alternativa e evitar a tal 'dor de cabeça'.

Abs

#12
 Josimar


Diamond Sênior
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A dica do Básico é para ser uma regra. Jamais rode com pouco combustível no tanque. Eu rodo muito e raramente vejo a luz acender. Mantenho o tanque no mínimo com 1/4 da capacidade. Em geral mantenho cheio. A luz só acende se minha esposa estiver rodando com o veículo... 

Pouco combustível também pode danificar a bomba, que foi feita para ficar permanentemente imersa no combustível.

Sobre os volumes citados por alguns colegas, segue a capacidade volumétrica dos tanques do Ecosport:

44 litros: Eco 1ª geração 2003 -2007

54 litros: Eco 2ª e 3ª gerações 2008 - 2012

50 litros: Eco 4WD da 1ª, 2ª e 3ª gerações 2003 - 2012

52 litros: Novo Eco - Até onde sei, todos os modelos 2013-, incluindo o 4WD. Vou confirmar com o Básico.


Detalhe: se encher até a boca (o que não é recomendado), ainda pode caber mais uns 3 a 4 litros no tanque do Eco.

study

#13
 MFerreira


Membro Pro
Membro Pro
Complementando a informação...
O carro ficou na reserva por causa de viagens (exceto quando peguei). Não gosto de abastecer fora, por isso, pra voltar coloco exatamente o necessário 'pra chegar em casa'.
Essa semana que não tive tempo pra abastecer e deixei então até hoje...
Conforme comentei anteriormente, hoje ao meio-dia abasteceria o carro.
Para mea-surpresa, quando encostei o carro no posto, acendeu a luz da reserva...
E ao abastecer, deu exatamente 46 litros (O idiota do frentista colocou 1L a mais). Ou seja, realmente tinha acabado de entrar na reserva e o computador que marcou errado...


#14
 AndreMaurell


Membro Pro
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Concordo plenamente com o Josimar, deixar chegar na reserva é correr risco desnecessário. Tb não deixo baixar de 1/4 do tanque para que a bomba não force seu funcionamento.

Ao abastecer e encher o tanque tb não se deve deixar ou mandar o frentista encher até a boca (vários fatores, um deles é que pode vazar numa curva ou freada brusca e manchar a lataria). O manual da 2013 orienta a deixar encher até o segundo desarme automático.

#15
 Josimar


Diamond Sênior
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MFerreira escreveu:Complementando a informação...
O carro ficou na reserva por causa de viagens (exceto quando peguei). Não gosto de abastecer fora, por isso, pra voltar coloco exatamente o necessário 'pra chegar em casa'.
Essa semana que não tive tempo pra abastecer e deixei então até hoje...
Conforme comentei anteriormente, hoje ao meio-dia abasteceria o carro.
Para mea-surpresa, quando encostei o carro no posto, acendeu a luz da reserva...
E ao abastecer, deu exatamente 46 litros (o frentista colocou 1L a mais). Ou seja, realmente tinha acabado de entrar na reserva e o computador que marcou errado...

MFerreira, não sei se você chegou a ler minhas hipóteses... Mas seu relato corrobora com elas. Primeira vez circuito de estrada e na segunda vez você chegou a rodar mais na cidade, o que deve ter aumentado a "expectativa" do consumo, o que fez o computador assinalar uma menor autonomia pra o veículo.

De qualquer modo, vamos analisar a questão fundamental do tópico: A capacidade de seu tanque é de 54 litros. Pelo seu relato do abastecimento (54 - 46) a reserva deve ter aproximadamente oito litros.

Isso justifica o fato do computador de bordo "bipar" quando a autonomia do veículo for de 80 km. Como o consumo médio é de 10 km/litro, ainda deve ter uns 8 litros no tanque...

E uma única vez também percebi que o bipe é repetido se a autonomia chegar a 40 km.

cheers

#16
 Zanetti


Gold Premium
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O meu já bipou nos 80, 40 20, depois fiquei com medo e abasteci

#17
 kingleer


Membro Gold
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A minha sempre marcava errado, um dia deixei chegar nos 2Km (sabendo que tinha combustível pra rodar mais do que isso, controlando pelo consumo/odômetro), e do nada subiu pra 120Km de autonomia de novo. Nunca mais marcou errado depois disso! Detalhe: o ponteiro de combustível subiu junto! hehehe

#18
 Josimar


Diamond Sênior
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Eu nunca tive coragem de deixar chegar a 20 km de autonomia (teria só uns 2 a 3 litros no tanque). Mas fiquei curioso e fui olhar no manual. O aviso sonoro ocorre aos 80, 40, 20 e 0 (zero????).

A única vez que deixei chegar aos 40 km foi por causa de um desvio não programado em uma viagem na qual encontrei um muro (isso mesmo, em muro) bloqueando um acesso que eu já tinha feito várias vezes.

O muro de uns 3 metros de altura foi feito no meio da estrada (de terra), bloqueando completamente a passagem; mas como eu estava no 4WD, entrei por umas trilhas tentando achar o fim do paredão.

Após rodar uns 4 km achei o fim do muro. Mas terminava em uma barragem (ou açude, como chamamos aqui na região). Tive que dar a volta por este reservatório e desviei uns 30 km do caminho, em condições de maior consumo de combustível. Por isso costumo manter o tanque sempre cheio. Neste dia estava fazendo medição do consumo e resolvi deixar para abastecer na estrada. Mas quase fico no meio do caminho...

O caminho "murado" tinha sido comprado recentemente por uma empresa de energia eólica que resolveu bloquear todos os acessos à sua propriedade. Mas o muro foi derrubado há alguns dias.

Pena que não tirei uma foto. Já pensou? Você vai dirigindo e de repente tem um paredão no meio da estrada? E era no final de uma ladeira... affraid

#19
 Josimar


Diamond Sênior
Diamond Sênior
kingleer escreveu:A minha sempre marcava errado, um dia deixei chegar nos 2Km (sabendo que tinha combustível pra rodar mais do que isso, controlando pelo consumo/odômetro), e do nada subiu pra 120Km de autonomia de novo. Nunca mais marcou errado depois disso! Detalhe: o ponteiro de combustível subiu junto! hehehe

Hehehe. Eu lembro disso, Kingleer. Você criou até um tópico sobre o assunto. Nunca conseguia medir com precisão. Mas não lembro da solução. Foi assim, do nada?

Deu sorte. Eu já precisei tirar a bomba. É trabalhoso e fica aquele cheiro de gasolina no carro...

What a Face

#20
 Josimar


Diamond Sênior
Diamond Sênior
Em julho/13 eu citei aqui que havia um muro no meio de uma estrada, mas o dito cujo acabou sendo derrubado.

O muro tem mais de 4 km de extensão e bloqueou todos os acessos. Só tinha sobrado este - aí colocaram um portão:



Na época me lamentei por não tirado uma foto do muro, então aproveitei para fazer o registro...

Solução: desviar por outros caminhos e procurar uma rota alternativa, por caminhos de mata tão fechada que não dava para ver acessos por satélite, e com vários desvios possíveis.

Depois de alguns km de off-road, consegui margear um rio até achar um acesso viável - uma ponte improvisada por moradores da região. E voltamos para a BR-101.

 santa

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