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Ventoinha demora para desligar

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#1
 locadora.martinica

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Iniciante
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Boa noite a todos.Tenho uma eco 2005 flex 1.6 a cerca de 1 ano e meio, acontece que por não saber como era o funcionamento correto da ventoinha achei que estava normal, ocorre que descobri a tal resistência do ar condicionado (para minha surpresa a mesma estava torrada), troquei o kit inteiro e percebi que a ventoinha estava funcionando diferente, ao contrário de antes começou a ter dois estágios, sendo o primeiro imperceptível sem que se abra o capô e o segundo que parece um avião, o que esta acontecendo é que ao ser acionada a mesma trabalha por cerca de 15 minutos sem ser desligada o que está me deixando preocupado, apesar disto a temperatura nunca passa do meio, procurei um eletro e expus meu problema a ele o mesmo por sua vez disse não ser problema elétrico e que provavelmente seria por má circulação da água, procurei um mecânico e ele disse que poderia ser válvula termostática trancada, realizei a verificação da mangueira de retorno da água do radiador e a mesma não esquenta ao contrário das outras mangueiras. O que vcs acham, desde já agradeço.Cristiano

#2
 Zanetti

Zanetti
Diamond Titanium
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Pelo seu relato a válvula esta com problema

#3
 Josimar

Josimar
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Há algum tempo fiz uma experiência para testar o correto funcionamento da válvula termostática. Não estou lembrando onde postei, mas lembro que liguei o carro pela manhã (frio) e passei a observar a temperatura das mangueiras. Realmente a mangueira de retorno fica fria por uns 10 minutos, até que o motor atinja a temperatura ideal de funcionamento.

inclusive consegui ouvir um estalo que provavelmente indicou a correta abertura da válvula. Só depois disso a mangueira de retorno aqueceu.

Ou seja, todas as outras mangueiras ficam quentes mas a mangueira de retorno só aquece após alguns minutos.

Isso é importante para testar o funcionamento da válvula. Nem sempre a culpa do superaquecimento é dela.

Abs

#4
 Luis.Fernandes

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Iniciante
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Tive um problema parecido... No meu caso a agua não estava circulando .... me falaram que era problema na valvula e tals... no fim era problema na bomba d"agua...

#5
 locadora.martinica

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Iniciante
Iniciante
Boa noite a todos, no meu caso o problema realmente era a válvula termostática, troquei a mesma e fiz uma limpeza no sistema de arrefecimento, inclusive troquei o depósito da água, pois estava difícil visualizar o nível de água, acredito que agora esteja funcionando corretamente, pois desde que efetuei a manutenção não percebi o acionamento do segundo estágio e o primeiro está funcionando redondinho.

AGRADEÇO A TODOS QUE RESPONDERAM E TENTARAM AJUDAR
GRANDE ABRAÇO A TODOS

#6
 ozzyluiz

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Iniciante
Iniciante
locadora.martinica escreveu:Boa noite a todos, no meu caso o problema realmente era a válvula termostática, troquei a mesma e fiz uma limpeza no sistema de arrefecimento, inclusive troquei o depósito da água, pois estava difícil visualizar o nível de água, acredito que agora esteja funcionando corretamente, pois desde que efetuei a manutenção não percebi o acionamento do segundo estágio e o primeiro está funcionando redondinho.

AGRADEÇO A TODOS QUE RESPONDERAM E TENTARAM AJUDAR
GRANDE ABRAÇO A TODOS
Qual e o padrão?

Com o ar ligado ela tem que ligar no primeiro estagio , mais de quanto em quanto tempo? A minha arma e desarma com intervalo de segundos.

#7
 Eloi

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Iniciante
Iniciante
Bom dia pessoal !! Comprei minha primeira eco 2009 !! Estou apaixonado pelo carro !!! Só achei estranho porque a ventuinha liga muitas vezes , mas o marcador da temperatura não se meche fica sempre no meio!! Gostaria de saber se é normal a constancia do funcionamento da ventuinha!!?? Algumas vzs ela liga no segundo estagio isso é normal?

#8
 Josimar

Josimar
Diamond Titanium
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Olá, Eloi. Bem vindo ao fórum e parabéns por seu Eco.

Enquanto o ponteiro não estiver passando do meio, indica que o sistema de arrefecimento está trabalhando bem  e  mantendo a temperatura em níveis ideais.

É comum o eletroventilador ligar por alguns segundos quando nós desligamos o veículo ou quando estamos parados algum tempo no trânsito, especialmente se o condicionador de ar estiver em funcionamento. Nestes momentos pode ser acionado no segundo estágio.

Contudo, como esta é uma área em que o EcoSport eventualmente apresenta problemas (mas em geral os carros da 1a geração - até 2007), não custa acompanhar esta característica e verificar, por exemplo, como está o nível do líquido de arrefecimento e se não há vazamentos.

Eu gostaria de lembrar em que tópico escrevi sobre o teste do sistema de arrefecimento, mas foi mais ou menos como descrevi acima: liguei o carro pela manhã e aguardei alguns minutos (uns 10), até verificar a estabilização da temperatura, abertura da válvula termostática e posterior funcionamento do eletroventilador.   

Abs

#9
 Eloi

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Iniciante
Iniciante
Muito obrigado Josimar pela ajuda , acredito então que esteja normal pois o nivel do líquido esta correto , e realmente o ponteiro não se move !!!

#10
 Josimar

Josimar
Diamond Titanium
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Ótimo, Eloi, mas mesmo assim não custa checar de vez em quando e ficar atento a esta característica.

Aproveite para postar uma fotos da sua máquina. Talvez em um dos muitos locais bacanas de sua cidade, como o  
Farroupilha (Redenção), o Guaíba, Gasômetro, ou quem sabe na bela serra gaúcha...

Abs

#11
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