EcoSport Club

Fórum de discussões sobre o Ford EcoSport


Olá pessoal, caso queiram participar do grupo de whatsapp, basta deixar o seu número no tópico WhatsApp. https://ecosportclub.forumeiros.com/t2104-whats-app-ecosport?highlight=whatsapp

Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

[DÚVIDA] KIT Gás GNV 5° Geração

Ir à página : Anterior  1, 2

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo  Mensagem [Página 2 de 2]

#1
 tvS

avatar
Iniciante
Iniciante
Relembrando a primeira mensagem :

Olá amigos, sou novo no fórum mas já sou proprietário de uma EcoSport desde 2009.

Pois bem, me interessei pelo fórum visto que também tenho dúvidas para serem sanadas caso os senhores por gentileza pudessem me ajudar.

Minha Eco é 2009 2.0 16v Automática XLT, quando foi comprada estava nas mãos da minha mãe e meu pai fez com que instalassem um KIT Gás GNV pois ele tinha boas experiências com o kit em sua Ranger... Não me lembro se o KIT em questão foi o mesmo da Ranger, porém, eu não sei se foi mal instalado ou se o carro que não aceitou legal, mas teve muitos problemas em relação à resposta do motor na aceleração e o carro estava fraquíssimo... Depois de um tempo chegou a estourar a caixa que envolve o filtro de ar do carro.

Desde então, o carro só foi utilizado na gasolina, por medo meu e da minha mãe de ocorrer outro problema... Mas ultimamente o carro tem BEBIDO MUITO, está fazendo 7.4km/l segundo o computador de bordo dele... Mesmo que não seja preciso esse medidor, ele tem consumido muita gasolina.

Já que terei que levar para vistoria do gás, pensei em colocar ele funcionando em perfeitas condições até pra economizar dinheiro também. Fui numa oficina especializada em gás GNV aqui perto e fui informado que o kit que foi instalado nele não era o aconselhável... O rapaz me falou que o certo seria o kit BRC aprovado pela própria Ford, que garante que mesmo instalando no carro ele não perde a garantia, ainda que meu carro já tenha saído da garantia faz tempo, isso me traz uma certa confiança nesse tal kit.

O kit que está instalado é terceira geração, esse BRC é quinta geração e o cara me disse que a perda de potencia do motor é de 5% à 10%, enquanto o da terceira é 30%. Ele me disse que faz por 2500 (deixando o meu kit antigo com ele, e sem trocar o cilindro e o suporte) já que eu só vou trocar o sistema dele que fica perto do motor.

O que vocês têm a me dizer? É uma boa compra? Sei que gasolina é gasolina, mas está inviável gastar tanto assim com gasolina.

Abraços


#26
 paulojvn

paulojvn
Iniciante
Iniciante
ola Paulo! quanto custou o kit instalado? a minha eh 2009 1.6 nao terei problemas com espaco debaixo do carro.

Aqui eu paguei 4500 à vista. E a surdina foi mais 258,00. Fora isso, tem 135 de vistoria do Inmetro e 50 reais para o Detran.

#27
 Marinho.LBM

Marinho.LBM
Membro
Membro
Fala galera!

A minha desde 2007 possui Kit e roda perfeitamente.  Tive que regular esta semana, pois quando troquei a Válvula Termostática, o mecânico fechou a válvula, por precaução e deve ter mexido na lenta e demais e com isso desregulou.  Abraços!

http://www.marinhomorais.com.br

#28
 Araujo Junior

Araujo Junior
Membro Jr
Membro Jr
Boa noite, tenho minha Eco ano 2008 desde junho de 2011, já peguei ela com o GNV, um kit de 3° geração com um cilindro de 7,5 na mala que creio que a antiga dona colocou assim que comprou, ou seja meu carro está desde 0km com gnv. Peguei com 20000 e hoje está com 70000, e funcionando tudo normal, transformei o kit pra 4° geração, kit gerenciado, por que a luz da injeção estava acendendo muito, então como iria ter que trocar o simulador de sonda coloquei o gerenciador que já vem com o simulador no sistema dele, assim posso usar tanto gasolina como alcool, é só andar uns 10 km no combustível original que o gerenciador reconhece, ou seja, essa história de usar um combustível só não existe mais,. Chego a rodar 100 km com esse cilindro na estrada, até hj as velas e cabos só foram trocadas uma vez aos 40000 e o óleo e filtro sempre de 10 em 10. O motor do meu carro está perfeito, sem barulhos, desempenho e consumo normais pra um carro no gnv que restringe a passagem de ar para que ocorra o efeito venturi. Não precisa fazer manutenções absurdas como a maioria pensa, é só seguir o que manda o manual, quanto ao óleo o gnv não o prejudica, muito pelo contrário por que o gnv além de seco é LIMPO, a queima dele é limpa, não gerando resíduos pro meio ambiente e nem pro óleo, coisa que a gasolina faz o contrário, mandando boa parte dos seus resíduos pro óleo, o que acontece é que carro a gnv consome um pouco mais de óleo justamente por ser seco, mas no meu eu uso em torno de meio litro a cada 10000 pra completar o óleo, o que é absolutamente normal, e o mal que o gnv causa é mais pra parte superior do motor, o cabeçote que tem um desgaste um pouco maior nas válvulas e suas sedes, mas nada absurdo. Já vi carros passarem de 200000 km andando no gnv. Tenho 75% de desconto no IPVA, sai por menos de 500,faço a vistoria anual do gnv (100 reais) e não tenho do que reclamar, apenas do preço, já que em tempos passados já coloquei a 0,69 e hoje o mais barato que acho é 1,49. Pra mim o gnv só tem um problema, e é o que causa a desvalorização da maioria dos carros com esse combustível, que é que vc passa a rodar muito mais, qualquer lugar é perto com gnv o que acaba que a maioria deles seja muito mais rodado que a maioria dos carros só a gasolina. Manutenção do meu carro quem faz sou eu mesmo, em dois anos comigo, nunca foi na oficina, nem pra regular gnv, coisa que raramente precisa ser feita pelo menos no meu caso, em todos os outros carros que tive e e TODOS com gnv.
Agora voltando ao tópico, o estouro que deu é o que chamam de back fire, que é quando o gnv é detonado com a válvula de admissão um pouco aberta ainda, o variador de avanço ajuda a diminuir esse evento e o de 5° geração não sofre desse problema já que ele é injetado no tempo e quantidade exatos, essa válvula que instalam no coletor é justamen pra liberar o os gases do back fire e evitar que estoure o coletor quando esse for de plástico, caso dos nossos carros, mas não vejo necessidade de instalar, já que é preciso furar o mesmo pra isso. Visto que o carro já está no gnv e sem a garantia eu não colocaria o de 5° geração, manda acertar esse de 3° e faz a vistoria do gnv, gnv ainda vale a pena e nem precisa rodar tanto. Só o desconto de ipva em 3 anos na maioria dos casos já paga o kit O kit de 5° geração vai precisar furar seu coletor de admissão, o que pode ser um incômodo se quiser tirar o kit depois.

#29
 Zanetti

Zanetti
Diamond Titanium
Diamond Titanium
Acho que já falei, mas vou repetir, já tive dois carros a gás e foi só alegria, só a extensão de autonomia já é um bom motivo para quem viaja e o preço quando se vai ao posto faz muito bem ao ego, fora que o gás ninguém batiza

#30
 kentakk

kentakk
Diamond Titanium
Diamond Titanium
Ola Araujo!  o seu eh 2.0?  qual a media que vc faz na cidade e estraada?  E aquele velho papo que diz que resseca todas as mangueiras eh verdade?
Ha muito tempo atras meu sonho era ter kit gas qdo era bem baratinho o metro cubico.  mas depois que o idiota do lula entregou a refinaria para os Bolivianos fudeu... Devia ter metido o exercito la dentro..... Ou o lula afrouxou ou comeu muita grana com as famosas negociatas de politicos.... Dizem que a petrobras esta falida, como compramos petroleo do extrangeiro e depois  vendemos mais barato que compramos??? Nao  entendo a matematica deles.....
Eh verdade o que vc falou...no kit gas rodamos mais pelo proprio prazer de estar levando vantagem encima do gas.
Ate me espantei de estar apenas com 70mil km.... afinal qdo compra carro a gas eh de se esperar que tenha mais de 100mil rodados... 
Vc disse que nao contamina o gas isso eh verdade pois ele nao fica em estado liquido... mas por outro lado a gasolina lubrifica os componentes do motor, afinal toda gasolina eh meio oleosa....

#31
 Zanetti

Zanetti
Diamond Titanium
Diamond Titanium
Kentakk, deixa eu dar um pitaco, o carro a gás nunca funciona só no gás, pelo menos os kits que usei sempre davam a partida na gasolina e só entrava o gás depois de um certo tempo e também é uma boa prática pelo menos uma vez por semana dar uma esticada usando somente gasolina, justamente para dar esse tal lubrificação que tanto falam e também para poder renovar a gasolina pra não ficar aquele cheiro de podre

Quem já teve carro a gás não quer outra coisa, só de saber que o IPVA vai lá pra baixo já paga e no final de uma viagem vc nem pensa em quanto gastou em combustível, só no pedágio que acaba ficando mais carro

Falam muito no peso do cilindro, mas quem usa gás anda com o tanque no máximo em 1/4 e acaba ficando a mesma coisa

#32
 Araujo Junior

Araujo Junior
Membro Jr
Membro Jr
Kentakk, meu carro é 1.6, chego a fazer 100 km na estrada e 80 na cidade e tenho o pé pesado rsrs. Quanto a resecar mangueiras, isso não acontece pq ele não passa pelas mangueiras da gasolina, resecar cabeçote isso realmente acontece se vc não usar a gasolina, coisa que uso bastante. Meu carro está com 70000 sim, peguei com 20000 e rodei 50000 em dois anos, a antiga dona colocou só pra baixar o ipva que no Rio vale muito a pena.
Zanetti é isso mesmo, por muitas vezes vc acaba gastando mais de pedágio que de combustível e gnv relmente ninguém batiza.
Geralmente quem fala mal nunca teve um carro a gnv ou teve um carro mal convtido.

#33
 kentakk

kentakk
Diamond Titanium
Diamond Titanium
Araujo Junior escreveu:Kentakk, meu carro é 1.6, chego a fazer 100 km na estrada e 80 na cidade e tenho o pé pesado rsrs. Quanto a resecar mangueiras, isso não acontece pq ele não passa pelas mangueiras da gasolina, resecar cabeçote isso realmente acontece se vc não usar a gasolina, coisa que uso bastante. Meu carro está com 70000 sim, peguei com 20000 e rodei 50000 em dois anos, a antiga dona colocou só pra baixar o ipva que no Rio vale muito a pena.
Zanetti é isso mesmo, por muitas vezes vc acaba gastando mais de pedágio que de combustível e gnv relmente ninguém batiza.
Geralmente quem fala mal nunca teve um carro a gnv ou teve um carro mal convtido.
este era meu sonho de consumo quando a gas custava bem menos de 1 real....

#34
 kentakk

kentakk
Diamond Titanium
Diamond Titanium
Pessoal. voces viram a reportagem do carro que explodiu no posto de gasolina matando uma mulher?
No caso foi o cilindro que explodiu.... O que sera que aconteceu?
Nao existe uma valvula de segurança que abre em caso de sobre-pressao?
Realmente o caso em questao era uma bomba dentro de um carro.
Uma vez aqui em sao paulo um taxi explodiu mas nao houve grandes danos, pois a explosao foi apenas o gas que vazou e acumulou no habitaculo, sem prejudicar o cilindro.
Acho que o mais seguro é o cilindro do lado de fora e ainda por cima colocar uma chapa bem grossa para garantir.

#35
 Marinho.LBM

Marinho.LBM
Membro
Membro
kentakk escreveu:Pessoal.  voces viram a reportagem do carro que explodiu no posto de gasolina matando uma mulher?
No caso foi o cilindro que explodiu.... O que sera que aconteceu?
Nao existe uma valvula de segurança que abre em caso de sobre-pressao?
Realmente o caso em questao era uma bomba dentro de um carro.
Uma vez aqui em sao paulo um taxi explodiu mas nao houve grandes danos, pois a explosao foi apenas o gas que vazou e acumulou no habitaculo, sem prejudicar o cilindro.
Acho que o mais seguro é o cilindro do lado de fora e ainda por cima colocar uma chapa bem grossa para garantir.

Vi sim!  É difícil de entender, porque normalmente a válvula de segurança deveria ter vazado se chegasse ao limite do cilindro, com uma pressão à cima de 200 bar. Mas também as regras de abastecimento deveriam ter sido cumpridas, como se afastar do veículo...  e outra coisa, não confio em cilindro dentro do carro.  Mas vamos ver o que a perícia diz depois...

http://www.marinhomorais.com.br

#36
 Zanetti

Zanetti
Diamond Titanium
Diamond Titanium
Pelo que vi o cilindro abriu na costura.

#37
 kentakk

kentakk
Diamond Titanium
Diamond Titanium
De qquer forma nao deixa de ser uma fatalidade.... afinal nao é todo dia que um cilindro de gas explode...

#38
 Conteúdo patrocinado


Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo  Mensagem [Página 2 de 2]

Ir à página : Anterior  1, 2


Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos