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[DÚVIDA] KIT Gás GNV 5° Geração

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#1
 tvS


Iniciante
Iniciante
Olá amigos, sou novo no fórum mas já sou proprietário de uma EcoSport desde 2009.

Pois bem, me interessei pelo fórum visto que também tenho dúvidas para serem sanadas caso os senhores por gentileza pudessem me ajudar.

Minha Eco é 2009 2.0 16v Automática XLT, quando foi comprada estava nas mãos da minha mãe e meu pai fez com que instalassem um KIT Gás GNV pois ele tinha boas experiências com o kit em sua Ranger... Não me lembro se o KIT em questão foi o mesmo da Ranger, porém, eu não sei se foi mal instalado ou se o carro que não aceitou legal, mas teve muitos problemas em relação à resposta do motor na aceleração e o carro estava fraquíssimo... Depois de um tempo chegou a estourar a caixa que envolve o filtro de ar do carro.

Desde então, o carro só foi utilizado na gasolina, por medo meu e da minha mãe de ocorrer outro problema... Mas ultimamente o carro tem BEBIDO MUITO, está fazendo 7.4km/l segundo o computador de bordo dele... Mesmo que não seja preciso esse medidor, ele tem consumido muita gasolina.

Já que terei que levar para vistoria do gás, pensei em colocar ele funcionando em perfeitas condições até pra economizar dinheiro também. Fui numa oficina especializada em gás GNV aqui perto e fui informado que o kit que foi instalado nele não era o aconselhável... O rapaz me falou que o certo seria o kit BRC aprovado pela própria Ford, que garante que mesmo instalando no carro ele não perde a garantia, ainda que meu carro já tenha saído da garantia faz tempo, isso me traz uma certa confiança nesse tal kit.

O kit que está instalado é terceira geração, esse BRC é quinta geração e o cara me disse que a perda de potencia do motor é de 5% à 10%, enquanto o da terceira é 30%. Ele me disse que faz por 2500 (deixando o meu kit antigo com ele, e sem trocar o cilindro e o suporte) já que eu só vou trocar o sistema dele que fica perto do motor.

O que vocês têm a me dizer? É uma boa compra? Sei que gasolina é gasolina, mas está inviável gastar tanto assim com gasolina.

Abraços

#2
 kentakk


Diamond Platinum
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Mas a instalacao foi feita em oficina especializada?
A explosao deve ter ocorrido porque deve ter acumulado gas no filtro do ar e com certeza uma faisca da propria queima dos cilindros deve ter detonado o gas acumulado no filtro. Sei la.... Estranho. Nao devia acontecer isso.
Agora nao sabia que usando o kit correto nao perdia a garantia. mas na duvida é melhro ligar pra ford e perguntar se nao perde a garantia mesmo.
Pois diziam que se instalassem estribo fora da CSS perdia a garantia de pintura. É mole?

#3
 ammauricio


Membro Gold
Membro Gold
não entendo muito de gás, mas o que aconteceu no seu caso de explosão, foi instalação porca, que os camaradas não instalaram uma válvula, que não não lembro o nome, mas é como uma válvula de escape, alivio, para q justamente não estoure o coletor. Lembro bem disso, pois na época que tinha uma Cherokee, queria colocar gás, e num dos caras q eu fui, ele me falou pra tomar muito cuidado, e exigir a instalação dessa válvula, pra não explodir meu coletor, que no caso da Cherokee, é um ABSURDO!!!

#4
 tvS


Iniciante
Iniciante
kentakk escreveu:
Mas a instalacao foi feita em oficina especializada?
A explosao deve ter ocorrido porque deve ter acumulado gas no filtro do ar e com certeza uma faisca da propria queima dos cilindros deve ter detonado o gas acumulado no filtro. Sei la.... Estranho. Nao devia acontecer isso.
Agora nao sabia que usando o kit correto nao perdia a garantia. mas na duvida é melhro ligar pra ford e perguntar se nao perde a garantia mesmo.
Pois diziam que se instalassem estribo fora da CSS perdia a garantia de pintura. É mole?

Foi numa oficina especializada em gás sim, mas era porca. E essa de "kit correto" é apenas um caso à parte, o que acontece: A BRC que fabrica sistemas de gás, criou um, que a própria Ford "aprovou", então instalando ele numa oficina autorizada para isso se eu não me engano não perde a garantia, mas como eu disse... não é o meu caso, meu carro já acabou a garantia faz tempo, porém esse negócio da Ford ter aprovado me deixa mais confiante nesse kit.

Tem diversos kits se eu não me engano, e tem carros que não aceita uns, o rendimento fica horrível que foi o meu caso, agora estou querendo saber se esse tal BRC 5° Geração ia ficar bom numa Eco 2008 aut 2.0

#5
 renan.rj21


Membro Gold
Membro Gold
Se gas fosse bom , seria acessorio de fabrica !

#6
 ammauricio


Membro Gold
Membro Gold
mas ja tem, no siena tetrafuel, para taxistas!! ja vem original de fábrica nos sienas. O que acho q aconteceu, é q o valor não compensa para os fabricantes colocarem como opcional. Mas pode ser também q de muito problema, pois ainda não esta perfeito!!

#7
 tvS


Iniciante
Iniciante
Era o que eu ia falar, o Siena Tetrafuel tem gás de fábrica e é excelente. O único problema é a manutenção, pois você não pode fazer em qualquer lugar, tem que ser na concessionária... Além de ser ótimo, ele tem um sistema inteligente de marcar o nível de gás no computador de bordo e quando acaba o gás ele apita e passa pra gasolina imediatamente.

Mas rapaziada, eu to achando que vou botar esse BRC 5° geração então, só tô esperando algum entendido de GNV postar aqui Very Happy

Abraços!!

#8
 brunholi


Membro
Membro
meu mecanico contou uma historia qdo pesquisei a respeito sobre colocar gas no carro.

na minha casa tinha um vectra a gas, muito bom e senão me engano era 3 geração o kit, o carro ficou muito economico, foi impressionante, na epoca utilizamos o carro para ir e voltar do trabalho e algumas viajens de fim de semana. Com isso tinha na mente que o gaz e mais economico, e tudo depende, (ai vem a historia do mecanico), o custo do gaz quinta geração e mais de 5 mil dilmas... incluindo a alteração do escapamento no caso da eco e colocando embaixo do carro, vc vai ter um custo para alterar a documentação do carro, avaliei tudo em 6 mil dilmas, coloca isso em gasolina ( eu gasto em torno de 200 dilmas por mes) 6000 / 200 = vou gastar essa grana em gasoso em 30 meses para mais, pois não e todo mes que gasto esse valor, com isso vc conclui... será que tem vantagem colocar gaz ? outra coisa, caso vc trabalhe com o carro, vc ficara com ele mais de 3 anos.

Pensa um pouco mais, as vezes compeensa vc continuar na gasosa e esquecer essa coisa de gaz.

valeu

#9
 renan.rj21


Membro Gold
Membro Gold
brunholi escreveu:meu mecanico contou uma historia qdo pesquisei a respeito sobre colocar gas no carro.

na minha casa tinha um vectra a gas, muito bom e senão me engano era 3 geração o kit, o carro ficou muito economico, foi impressionante, na epoca utilizamos o carro para ir e voltar do trabalho e algumas viajens de fim de semana. Com isso tinha na mente que o gaz e mais economico, e tudo depende, (ai vem a historia do mecanico), o custo do gaz quinta geração e mais de 5 mil dilmas... incluindo a alteração do escapamento no caso da eco e colocando embaixo do carro, vc vai ter um custo para alterar a documentação do carro, avaliei tudo em 6 mil dilmas, coloca isso em gasolina ( eu gasto em torno de 200 dilmas por mes) 6000 / 200 = vou gastar essa grana em gasoso em 30 meses para mais, pois não e todo mes que gasto esse valor, com isso vc conclui... será que tem vantagem colocar gaz ? outra coisa, caso vc trabalhe com o carro, vc ficara com ele mais de 3 anos.

Pensa um pouco mais, as vezes compeensa vc continuar na gasosa e esquecer essa coisa de gaz.

valeu

Essa eh a conta que sempre fiz ... e alem dessa conta vc tem que incluir as velas , cabos e bubina que vc tem que trocar TODA hora ... oleo que tem q ser trocado antes da hora ... a revisao do anual do kit gas ... seu tempo fazendo e marcando essa revisao ... fora o transtorno de levar o carro no mecanico diversas vezes para equalizar o kit gas ... Se voce eh taxista , nao vou falar nada ... agora , nem para mim que trabalho com o carro o dia todo ( rodo 170 km dia ) e ainda viajo 1x ao mes fazendo um bate volta de 800 km o gas compensa.... 99% das pessoas ACHAM que estao fazendo um exelente negocio , mais na verdade estao dando dinheiro para comvertedoras e auto center !!!

Faz as contas , coloca no papel ...

#10
 Edmarceneiro


Membro Pro
Membro Pro
Concordo Plenamente, e a conta do 30 meses que no amigo anterior fez ele nem contou com o consumo de gás que é mais barato mas não é de graça, aí vai aumentar mais o tempo para o kit se pagar, e sem falar que na hora de vender o carro vale menos que um igual sem GNV.

Abraço...

#11
 felipe paranhos


Iniciante
Iniciante
eu não concordo com oq estão falando, kit gas realmente é economia sim, mesmo pra quem não anda muito a não ser que você não anda nada com o carro ai tem carro pra que, pra falar que tem?
vamos lá:
o kit gas do meu carro é o 4° geração que custou (no final de 2010) R$:2.200 completo (velo,cabo.etc), são 2 cilindro de 7,5 cada que foi colocado em baixo do meu carro e eu continuo com a mala livre (eu tinha visto que falaram que tinha q alterar o documento do carro, quero saber da onde ele tirou isso, sou do rio de janeiro o estado aonde realmente funciona a lei seca e aonde tem que fazer a vistoria do veiculo todo ano e não pode ter nem o plastico no extintor do carro senão reprova, tem gente que se não sabe tem que ler e ficar quieto...), a alteração no cano de descarga foi R$:400, na loja aonde eu coloque o kit gnv colocaram a parte que abastece o GNV no mesmo lugar aonde eu ponho gasolina, não preciso ter que ficar abrindo o capo para abastecer.
no total foi R$:2.600 lembre-se desse valor e depois me fala se vale a pena ou não por gnv na eco.

a comparção que vou fazer e do carro do meu vizinho que é igual ao meu (2005 xlt) só que o dele é 1.6 e não tem GNV e o minha eco é 2.0, o meu era pra ser tudo mais caro...

IPVA 2011
do meu vizinho R$:1.260,00
o meu: R$: 520,00

IPVA 2012
do meu vizinho R$:1.070,00
o meu: R$: 454,00

só de IPVA ja economizei R$:1.356,00 fora combustivel, eu faço 180 KM com R$20,00, tem alguem aqui que bota 20 reais de combustivel sem ser gnv na eco e consegue andar 180 KM? olha que a minha eco é 2.0 16v. agora imagina essa economia de combustivel durante 2 anos, vale ou não vale a pena por GNV???????

o unico cuidado que tem que ter é sobre a loja que você vai colocar, pesquise bastente preço e a qualidade da instalação do GNV, fora isso é só economia......!!!!

#12
 Edmarceneiro


Membro Pro
Membro Pro
Beleza ... é a sua opinião.... mas eu concordo com a economia ,só que tem o desgaste do carro !!! E porque desvaloriza na hora de vender ??? Quanto tempo o seu carro já tem GNV ? Meu Amigo comprou uma Eco com GNV, se encomodou tanto que não aguentou e vendeu...

#13
 Edmarceneiro


Membro Pro
Membro Pro
Na verdade para sermos mais justos, eu gostaria da opinião de alguém que colocou GNV na sua eco a pelo menos 3 ou 4 anos atrás e continua com Ela .... Aí dá para dizer se vale a pena !!!!

Abraço...

#14
 felipe paranhos


Iniciante
Iniciante
quaze 2 anos, só que eu cuido bem do carro tipo: oleo só ponho sintetico, sempre trocanto os filtros, sempre lavo o carro, principalmente os cilindro do gnv por serem em baixo do carro procuro sempre mante-los limpo para aumentar a vida util deles, etc...!!!! a unica coisa que troquei do carro até hoje (tirando essas coisas que eu falei antes) foi a bateria.

#15
 Edmarceneiro


Membro Pro
Membro Pro
Quase 2 anos e está satisfeito então tá bom, pra você com certeza tá valendo á pena.... Com quantos mil tá sua eco, e motor tá trabalhando 100 %, sem nenhum barulho diferente ?

Mesmo assim se alguém tem sua Eco á mais de 3 anos no GNV deixe aí seu comentário !!!

Abraço...

#16
 felicio.otero


Membro Jr
Membro Jr
Galera, essa historia que gnv estraga motor é coisa antiga... Os motores hoje em dia são muiiiito mais resistentes que antigamente. Até porque nossos combustiveis não são dos melhores. Em relação a veiculos não sairem com gnv de fabrica, parém para analizar, quantos perderiam se isso acontecesse?
1- as convertedoras de gnv fechariam as portas. 2- a industria do petroleo arrecadaria menos, pois o gnv é um combustivel muiiito mais barato. 3- o detran arrecadaria menos.

Ou seja... Vai muito além do seu e do meu bolso.

Até para o meio ambiente seria melhor por ser um combustivel menos poluente.

Para mim, vale muiiito a pena.



Enfim, isso é apenas minha opinião fecal...

#17
 felicio.otero


Membro Jr
Membro Jr
Esqueci de falar que o custo dos veiculos com gnv de fabrica aumentaria muiiito...

Agora a pergunta que fica é outra. Se fosse tão ruim, pq custaria tão caro?

Abraços.

#18
 Edmarceneiro


Membro Pro
Membro Pro
O gnv, com o tempor estraga o motor sim, mas se tomar alguns cuidados como ligar na gasolina e usar até aquecer o motor, e mais importamte ainda, antes de guardar o carro na garagem , passe para a gasolina , cerca de 5km antes para que a gasolina fique no sistema enqunto o carro está guardada, isso ajuda muito a evitar ressecamento das peças.... Outra coisa , conheço uma pessoa que é especialista em injeção eletrônica, ele sempre fala que carros carburados apesar da perda de potência são os melhres para usar GNV, pois nem todo o sistema de injeção eletrônica aceita bem esse combustìvel, e aparecem muitos probremas, mas vejam bem , não são todos os carros que apresentam problemas, em muitos casos o sistema de injeção aceita bem, mas nos carros carburados 1.8 e 2.0 por exemplo, não tem frescura , perde um pouco na potência mas funciona muito bem.

#19
 felicio.otero


Membro Jr
Membro Jr
Normalmente o centro desses problemas são as centrais das injeções. principalmente em carros flex, elas são programadas para reconhecerem 2 tipos de combustivel. Quando adicionamos mais 1, o emulador de sonda (equipamento instalado junto ao kit gnv) copia o sinal de 1 desses combustiveis nativos para que a central reconheça o gnv. Acontece que essa regulagem varia muito de carro para carro. Acaba demorando um pouquinho até achar o ponto ideal mas o resultado final sempre é muito satisfatório.

Em relação a estragar, é aquela coisa né, todo equipamento que vc usa de forma incorreta tende a dar dores de cabeça. Como nosso amigo falou, se vc usar de forma correta, rodando na gasolina sempre antes de guardar o carro, rodar na gasolina antes de jogar para o gás e etc, vc vai ter motor ai por muiiiiiiiiiito tempo. tempo suficiente para vc não culpar o gnv por algo que aconteça no seu motor.

Eu por exemplo nunca vi ou ouvi alguem me falar que o motor deu problema ou bateu por culpa do gnv.

É isso senhores!

#20
 kentakk


Diamond Platinum
Diamond Platinum
felicio.otero escreveu:Normalmente o centro desses problemas são as centrais das injeções. principalmente em carros flex, elas são programadas para reconhecerem 2 tipos de combustivel. Quando adicionamos mais 1, o emulador de sonda (equipamento instalado junto ao kit gnv) copia o sinal de 1 desses combustiveis nativos para que a central reconheça o gnv. Acontece que essa regulagem varia muito de carro para carro. Acaba demorando um pouquinho até achar o ponto ideal mas o resultado final sempre é muito satisfatório.

Em relação a estragar, é aquela coisa né, todo equipamento que vc usa de forma incorreta tende a dar dores de cabeça. Como nosso amigo falou, se vc usar de forma correta, rodando na gasolina sempre antes de guardar o carro, rodar na gasolina antes de jogar para o gás e etc, vc vai ter motor ai por muiiiiiiiiiito tempo. tempo suficiente para vc não culpar o gnv por algo que aconteça no seu motor.

Eu por exemplo nunca vi ou ouvi alguem me falar que o motor deu problema ou bateu por culpa do gnv.

É isso senhores!

E tem mais..... É bom rodar de vez em quando na gasolina para manter lubrificado os componentes, pois a gasolina é oleosa e o gas resseca tudo.

#21
 Alfredo Carlos


Membro Advanced
Membro Advanced
Um amigo meu comprou recentemente uma eco 2007 com kit gás, o carro deu problema e ele levou na consecionária onde cuido do meu carro. Lá nos informaram que ao colocar Kit gás a garantia está rompida não havendo nenhuma possibilidade de a ford validar a alteração do veículo. Ficamos sabendo que o Kit de 5a. geração realmente não acarreta problemas, porém custa muito caro mais de 5.000,00. Vc tem que rodar mais que onibus para fazer valer a pena esta modificação. quer economizar pisa de leve no acelerador, no mais carro 2.0 automático, só vai ser melhor com uma caixa de marchas de 6 velocidades e olhe lá.
Abraços
Alfredo

#22
 diogenesdidi


Membro
Membro
Pessoal,

Tive um fusca com kit GNV e rodei com ele mais de 3 anos, só tive alegria. Em 2009 comprei um siena fire 1.0 completo e aproveitei o cilindro de 15m³ e coloquei GNV no siena logo depois que ele amaciou (cerca de 6000 mil km) e rodei cerca de 75 mil km no gnv (2 anos). Andava em estrada plana a 130-140km/l com ar ligado sem problema. Ai em 2011 dei ele a minha esposa (ela nao gosta de GNV ai eu tirei em dezembro/2011 e guardei o cilindro) e comprei minha EcoSport Freestyle 1.6 com ABS/Air Bag... achando que nao iria rodar muito, fiquei só na gasosa. Passaram-se 1 ano e 1 mes e a Eco esta hoje com 39 mil km.
Nessa atual situação, estou pensando seriamente em colocar o kit de GNV. Lembrando que sempre utilizava o carro na gasoso pelo menos 3 km por dia, fazia todas as revisoes e manutenções preventivas, colocava os melhores oleos do mercado e economizava bastante (GNV a R$ 1,75 e Gasosa a R$ 2,70). No fusca nunca troquei peça nenhuma e ate hoje ele roda normal (na mao do meu cunhado), o siena so troquei o emulador de injeção (pq é peça eletronica e ja tinha uns 4 anos) e fiz a revisao de 100 mil km e esta filé (na mao de minha esposa). Graças a Deus, nao tenho do que reclamar do GNV.

Gostaria de saber se com 2 cilindros de 7,5m³ dá para andar 150km ou mais numa velociadade media de 100-110km/l (3000rpm) com ar ligado.

#23
 kentakk


Diamond Platinum
Diamond Platinum
saudades do tempo em ke o gnv custava menos de 1 real ometro cubico. Este era meu sonho de consumo, mas agora devido ao preco do gas nem pensar.... Mas tambem o Lula abriu as pernas kuando os bolivianos decidiram tomar conta dos poços de gas natural na fronteira.

#24
 paulojvn


Iniciante
Iniciante
Olá pessoal!

Venho através desse fórum compartilhar algumas dicas pra quem tem ou pensa em instalar o GNV 5ª geração.

Comprei minha Eco há umas semanas, uma XLT 2.0 Automática ano 2008. Coloquei o GNV 5ª geração (na TurboGás aqui em Porto Alegre) e o resultado foi excelente! Já tive um Voyage AP 1.8 com kit 3ª geração, e este kit nem se compara. Troca sozinho da Gas/GNV, não precisa trocar filtros, velas e cabos antes do recomendado originalmente, rodar na gasolina, não perde tanta força, etc. O negócio é totalmente automático, pega sozinha na gasolina (logo já faz a famosa lubrificação em todas as partidas), troca pro gas quando atinge 45º, injeta gasolina em aceleradas mais fortes como ultrapassagem, economiza, etc.

Bom, estou muito satisfeito com tudo AGORA, mas tive problemas na instalação da surdina, pois os cilindros de 7,5m³ ficam embaixo na Eco e o espaço pra surdina é mínimo. Como assim? É que neste caso, instalando embaixo você tem que retirar a surdina original e colocar uma nova compatível com o "micro espaço" que sobra.

Fui até uma loja de surdinas aqui em POA (A Silenciosa Surdinas) e foi colocada uma surdina compatível por trás dos cilindros, porém o barulho ficou muito grave e encomodando demais até pra conversar dentro do carro. Pesquisei em diversos sites e fóruns e encontrei várias pessoas com o mesmo problema e no site da GásPoint uma foto pequena de uma Eco com a surdina diferente da que foi colocada na minha.

Voltei a loja (A Silenciosa Surdinas) e expliquei que o barulho estava muito alto e queria que ficasse mais silencioso, e PRONTAMENTE o pessoal me atendeu dando outras alternativas. Resumindo, juntando o que pesquisei e vi com o que eles tinham na loja, conseguimos chegar muito próximo a surdina original, bem silenciosa e agradável.

O quê e como foi feito:

1- Foi puxado um cano por trás dos cilindros com um "abafador" no meio.
2- Em seguida outra curva pelo lado da mola esquerda e outra por trás do para-choques até a surdina (de Siena ELX 1.8 ).
3- No meu caso, foi preciso "entortar" uma beirada do acabamento do assoalho ali atrás do para choque, pra surdina poder subir mais e não aparecer, mas isso não danificou nada além do acabamento que não aparece.


Link da foto: http://imageshack.us/photo/my-images/255/img20130220154331.jpg/

Basicamente foi isso, o serviço do pessoal da "A Silenciosa Surdinas" aqui em Poto Alegre (Av. Farrapos) foi 10 e o atendimento e preocupação em resolver o mesmo também, RECOMENDO.

A TurboGás pecou apenas na hora da venda que não ficou claro essa questão da surdina, porém o que se referencia ao GNV, atendimento e preocupação em me deixar satisfeito nota 10 também! RECOMENDO.

Bom, espero que este post possa ajudar que estiver com o mesmo problema e possa também servir de consulta para o pessoal não "quebrar a cabeça" como eu fiz!

Em relação a autonomia, a minha na gasolina esta fazendo aqui dentro de Porto Alegre de 8,5km/l (trânsito lento) a 11,5 km/l (trânsito livre). Na estrada faz 13 km/l à 110 km/h. No GNV agora está fazendo de 10,5 a 13 km/m³ aqui dentro, não testei na estrada ainda. Ah, só pra deixar claro, não arranco bruscamente, não freio em cima dos outros carros, procuro usar o "embalo" ao máximo, de repente ta aí o segredo de tanta economia, pq só vejo posts de pessoas dizendo q não faz mais que 7km/l.

Um abraço a todos!

#25
 kentakk


Diamond Platinum
Diamond Platinum
paulojvn escreveu:Olá pessoal!

Venho através desse fórum compartilhar algumas dicas pra quem tem ou pensa em instalar o GNV 5ª geração.

Comprei minha Eco há umas semanas, uma XLT 2.0 Automática ano 2008. Coloquei o GNV 5ª geração (na TurboGás aqui em Porto Alegre) e o resultado foi excelente! Já tive um Voyage AP 1.8 com kit 3ª geração, e este kit nem se compara. Troca sozinho da Gas/GNV, não precisa trocar filtros, velas e cabos antes do recomendado originalmente, rodar na gasolina, não perde tanta força, etc. O negócio é totalmente automático, pega sozinha na gasolina (logo já faz a famosa lubrificação em todas as partidas), troca pro gas quando atinge 45º, injeta gasolina em aceleradas mais fortes como ultrapassagem, economiza, etc.

Bom, estou muito satisfeito com tudo AGORA, mas tive problemas na instalação da surdina, pois os cilindros de 7,5m³ ficam embaixo na Eco e o espaço pra surdina é mínimo. Como assim? É que neste caso, instalando embaixo você tem que retirar a surdina original e colocar uma nova compatível com o "micro espaço" que sobra.

Fui até uma loja de surdinas aqui em POA (A Silenciosa Surdinas) e foi colocada uma surdina compatível por trás dos cilindros, porém o barulho ficou muito grave e encomodando demais até pra conversar dentro do carro. Pesquisei em diversos sites e fóruns e encontrei várias pessoas com o mesmo problema e no site da GásPoint uma foto pequena de uma Eco com a surdina diferente da que foi colocada na minha.

Voltei a loja (A Silenciosa Surdinas) e expliquei que o barulho estava muito alto e queria que ficasse mais silencioso, e PRONTAMENTE o pessoal me atendeu dando outras alternativas. Resumindo, juntando o que pesquisei e vi com o que eles tinham na loja, conseguimos chegar muito próximo a surdina original, bem silenciosa e agradável.

O quê e como foi feito:

1- Foi puxado um cano por trás dos cilindros com um "abafador" no meio.
2- Em seguida outra curva pelo lado da mola esquerda e outra por trás do para-choques até a surdina (de Siena ELX 1.8 ).
3- No meu caso, foi preciso "entortar" uma beirada do acabamento do assoalho ali atrás do para choque, pra surdina poder subir mais e não aparecer, mas isso não danificou nada além do acabamento que não aparece.


Link da foto: http://imageshack.us/photo/my-images/255/img20130220154331.jpg/

Basicamente foi isso, o serviço do pessoal da "A Silenciosa Surdinas" aqui em Poto Alegre (Av. Farrapos) foi 10 e o atendimento e preocupação em resolver o mesmo também, RECOMENDO.

A TurboGás pecou apenas na hora da venda que não ficou claro essa questão da surdina, porém o que se referencia ao GNV, atendimento e preocupação em me deixar satisfeito nota 10 também! RECOMENDO.

Bom, espero que este post possa ajudar que estiver com o mesmo problema e possa também servir de consulta para o pessoal não "quebrar a cabeça" como eu fiz!

Em relação a autonomia, a minha na gasolina esta fazendo aqui dentro de Porto Alegre de 8,5km/l (trânsito lento) a 11,5 km/l (trânsito livre). Na estrada faz 13 km/l à 110 km/h. No GNV agora está fazendo de 10,5 a 13 km/m³ aqui dentro, não testei na estrada ainda. Ah, só pra deixar claro, não arranco bruscamente, não freio em cima dos outros carros, procuro usar o "embalo" ao máximo, de repente ta aí o segredo de tanta economia, pq só vejo posts de pessoas dizendo q não faz mais que 7km/l.

Um abraço a todos!

ola Paulo! quanto custou o kit instalado? a minha eh 2009 1.6 nao terei problemas com espaco debaixo do carro.

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