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Problema na partida

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#1
 Gilles

Gilles
Iniciante
Iniciante
Boa noite colegas.
Tenho um problema pelo menos curioso. O meu Ecosport 2012 2.0 16V Aut. foi trocada a guarnição da tampa válvula, na ocasião aproveitei e troquei tb as velas. Nesse período ficou parado umas duas semanas durante as quais durante o dia abaixava os vidros e a noite levantava. No ultimo dia antes de terminar o trabalho virei a chave e ligou a ventoinha direto, estranhei mas tb não fiz nada. O dia seguinte montei tudo e na hora de dar partida a luz do cadeado no painel ficou piscando mais rápida e nada do motor pegar, não chegava energia na bomba, no motor de partida e nas velas. Veio um mecânico, mexeu nos fusíveis e no final conseguiu desativar a ventoinha e ativar o motor de partida, mas as bobinas e a bomba de gasolina continuavam sem energia.
Veio um eletricista de carro, botou o computador e falou que não entrava, não conseguia ler.. desmontou o painel, tirou e botou o plug que fica atrás, viu o interruptor que corta o combustível que fica do lado passageiro, ok, ao fim falou que para ele era chave descodificada.
Veio um chaveiro, botou o seu computador e falou que não era problema de chave, tb o computador dele não conseguiu ler o carro e falou que segundo ele era um problema elétrico, talvez um aterramento. E o carro continua parado. Eu fico inculcado como um carro que estava andando sem problemas, pára para trocar uma junta e velas, e depois de uma semana está imobilizado.... a maioria dos eletricistas querem que leve o carro de guincho até a oficina deles para poder procurar o problema, mas tenho medo que não conheço ninguém de confiança e poderia ser uma besteira e me dizer que é outra coisa bem mais cara...
Se alguém tiver alguma ideia do que pode ser e me dar uma luz agradeço de coração.

#2
 daubert

daubert
Membro Jr
Membro Jr
Bom dia

Confira o botão do pânico que fica embaixo da tapeçaria na "parede" do lado do passageiro.

#3
 paoliva

paoliva
Membro
Membro
Boa noite. Os sintomas do meu problema lembram um pouco o que aconteceu contigo. O início do defeito foi diferente, pois eu estava andando e do nada o carro apagou, apesar do painel funcionar, com luzes etc. Apenas o cadeado luminoso ficou piscando rápido. Mas não tinha motor de arranque nem o ruido característico da bomba de combustível funcionando logo que se liga a ignição. Depois de muita pesquisa sem resultado, um chaveiro pediu o painel, módulo e sensor da chave de partida e as chaves. Mandou pra um amigo que mexe nessas peças. Voltou funcionando, disse que era o módulo com problemas. Mas, funcionou uma semana, mais ou menos. Só que o defeito mudou. Duas velas não funcionavam, ou não saiam faiscas. Meu Eco é 2.0, 4x4, 2006. Tem uma bobina pra todas as velas. Diferente dos mais novos que tem uma bobina pra cada vela. AS peças voltaram pro eletricista que consertou novamente. Mas deixou um aviso: troque todas as velas, bobina e cabos de vela. E faça uma revisão em todos os aterramentos do circuíto elétrico, principalmente os que envolvem módulos e sistema de injeção/ignição. A suspeita é que um componente sem aterramento correto ou vela defeituosa, que pode gerar alguma anomalia elétrica ou sobretensão e danificar o módulo, ou painel. Sei que módulo e painel trabalham casados e um não funcionam um sem o outro. [u]m mecânico que conheço também confirmou que vela e cabos sempre são suspeitos pra dar esse tipo de problema. Já fazem 2 anos e o carro não deu mais encrenca.

#4
 Gilles

Gilles
Iniciante
Iniciante
Obrigado Daubert. Olá, o botão do pânico já foi conferido. Verifiquei todos os relés tanto do painel perto do volante quanto aqueles que ficam perto do modulo, tudo ok, todos os fusíveis conferidos. O motor de partida funciona, só não chega energia na bomba de gasolina e (acho) nas velas. Hoje pensando que pudesse ser a bateria fraca botei outra bateria, tudo igual, depois de alguns segundos que viro a chave a luz do cadeado começa a piscar rápido.

Paoliva: obrigado pela dica. O modulo que vc fala é a central eletrônica que fica perto do radiador ou não?

#5
 paoliva

paoliva
Membro
Membro
Isso. Aquela caixa metálica fixada do lado interno do paralama esquerdo, sob a bateria. Tem dois conectores grandes. Na época, eu quase comprei uma nova, que encontrei numa loja aqui em São Paulo. Mas o técnico conseguiu consertar e resolveu. Se comprasse uma nova, teria que fazer toda a reprogramação das chaves e do painel, que trabalham casados.

#6
 paoliva

paoliva
Membro
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Outra coisa: na época, as informações que consegui era que há variações de modelos de módulo, conforme o modelo e ano do veículo. Como meu caso era de um modelo 4X4 a coisa fica mais rígida. Caso tivesse que substituir, a peça teria que ter o mesmo código da original.

#7
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