EcoSport Club

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Caras desculpem o incomodo novamente + me deem uma dica dobre combustive, Aditivada ou Comum?

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#1
 rods

rods
Iniciante
Iniciante
Eu tinha um pálio 1.0 e agora com essa máquina não sei muito como trata-la e para isso conto coma ajuda de vcs.
Gasolina aditivada ou comum?
Algumas pessoas dizem q a aditivada é melhor pq ajuda a manter a limpeza do motor, + algumas dizem q se o carro era abastecido com gasolina comum, e vc passa abastecer com aditivada ele começa a dar umas afalhas devido a sujeiras no bico. + ai é q vem o X da questão como comprei ele usado e desconheço o ex-dono do veículo não sei se o carro era acostumado com comum ou aditivada. Qual a melhor atitude a se tomar? Abastecer com comum ou aditivada?

#2
 xuman

xuman
Membro Pro
Membro Pro
amigo eu se fosse você usaria aditivada, eu uso SOMENTE aditivada, s eo antigo dono usava comum deixa pra la, creio que o maior problema seria usuarioscom indecisão em qual usar e hora por cumum e hora por aditivada. achoq uenao deve ter problema voce passar a usar aditivada.
mas use a gasosa que ta no taque todo espera ele quase secar depois coloca a outra

#3
 diogenes

diogenes
Iniciante
Iniciante
Eu acredito que usar apenas gasolina aditivada não seja necessário, apesar desse ato ser recomendável. Abastecer eventualmente com esse tipo de gasolina já deve evitar os temidos depósitos, entretanto se você não sabe se ele sempre usou g. comum ou de má qualidade eu recomendo abastecer o carro com apenas uma fração de g. aditivada e paulatinamente ir aumentando-a, de modo a possibilitar a dissolução gradativa da sujeira impregnada, sendo que quando você abastecer totalmente com gasolina aditivada você pode voltar para comum e eventualmente abastecer com gasolina aditivada. (10% no primeiro abastecimento e os 90% restantes com g. comum. No próximo abastecimento suba para 20% e assim por diante até atingir 100% de gasolina aditivada no tanque)
Eu creio que mais importante do que abastecer com g. aditivada seja abastecer com gasolina de boa qualidade, por isso abasteça sempre em um mesmo posto e tente completar até a primeira parada da bomba (muita gasolina é prejudicial).
Carro não é tão frescurento quanto parece, o máximo que pode acontecer é que entupa parcialmente o(s) bico(s) injetor(es) do seu carro e você terá que mandar limpá-los. Se isso ocorrer o carro pode começar a falhar, perder força e gastar muito, o que uma limpeza resolve.
Se a diferença for pequena sempre abasteça com gasolina aditivada, mas eu não faria isso se a diferença for significativa. Se for um carro que está sempre em funcionamento e você abastecer eventualmente com gasolina aditivada para dissolver eventuais depósitos pode ter certeza que você não terá problemas quanto a esse aspecto da manutenção do seu carro.

Abraços e boa sorte.

#4
 rods

rods
Iniciante
Iniciante
Diogenes muito obrigado pelas dicas.
Eu uso o carro para ir trabalhar d segunda a sábado se o valor de uma para outra não for tão absurdo poderei estar mudando para aditivada caso contrario farei e mistura q vc me recomendou.

Obs.: A cada dia q passa gosto + desse club do ecosport.

Valew amigos.

#5
 diogenes

diogenes
Iniciante
Iniciante
rods escreveu:Diogenes muito obrigado pelas dicas.
Eu uso o carro para ir trabalhar d segunda a sábado se o valor de uma para outra não for tão absurdo poderei estar mudando para aditivada caso contrario farei e mistura q vc me recomendou.

Obs.: A cada dia q passa gosto + desse club do ecosport.

Valew amigos.

Que isso rods, é sempre um prazer falar sobre carros, as vezes eu deixo as pessoas ate entediadas do tanto que eu falo... hauhauhauhauhauhua
De qualquer modo como o carro é seu a pouco tempo tente fazer esse artifício de adicionar pouco a pouco a gasolina aditivada mesmo se a diferença for pouca nos primeiros abastecimentos para que a sujeira não vá toda de uma vez para os bicos pois a sujeira não vai passar e vai acabar entupindo (se colocar gasolina aditivada pura pode soltar grumos muito grandes para passar nos bicos). Depois que chegar em 100% de gasolina aditivada você pode voltar pra comum ou só abastecer com aditivada, fica a seu critério...
Abraço



Última edição por diogenes em Qua Jul 20, 2011 11:45 pm, editado 1 vez(es)

#6
 Elton

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Membro Pro
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Eu nunca fiz cerimônia para uso de combustível no carro, vai comum, aditivada, álcool, em qq quantidade ou proporção, nunca tive problemas. Só faço questão de abastecer sempre nos mesmo postos de minha confiança. E olha que rodo cerca de 60 mil km/ano.

#7
 diogenes

diogenes
Iniciante
Iniciante
É, como eu disse, o mais importante é colocar sempre combustível de qualidade, só falei para fazer a proporção aditivada/comum gradual pois o carro está com ele a pouco tempo e ele não sabe se a linha de combustível está suja ou não...
Eu mesmo quando vou abastecer coloco sempre álcool e nunca coloco gasolina aditivada....
Gasolina é um p... solvente, basta colocá-la num copo para ver o que acontece com o copo, de modo que a gente nunca sabe o que porventura está dissolvido nela, por isso é importante as vezes colocar a aditivada em carros monocombustíveis a gasolina...
Com álcool a única coisa que era problema antigamente era corrosão, que naturalmente não acontece mais tanto quanto antes (ainda assim já troquei uma bomba de álcool de um fiesta 2006 por corrosão)

Abraço

#8
 rods

rods
Iniciante
Iniciante
...não esquenta não q qdo eu tiver qualquer dúvida já sei quem procurar aqui no forum.
Abraço.

obs: Acho bacana isso de estar ajudando as pessoas, continue assim guerreiro.

#9
 dirceuximenes

dirceuximenes
Membro Pro
Membro Pro
Nos carros que ja tive, procuro sempre usar aditivada, e de vez em quando coloco um aditivo STP para uma limpeza mais profunda, é bom colocar quando vai fazer uma viagem, dai o motor passa um bom tempo ligado em altos giros e da para fazer uma boa limpeza, nos carros flex uso gasolina e alcool alternado, dai fica tudo limpo, e como os amigos falaram ai em cima, o importante é colocar sempre em postos confiáveis.

Abçs...

#10
 Elton

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Membro Pro
Membro Pro
Precisar ter um certo cuidado com gasolina aditivada, caso o veiculo fique sem uso por tempo prolongado, esta deteriora mais rapdamente que a comum pelos produtos nela existentes, formando borra nos bicos injetores. Em relação a solventes etc todas tem e a aditivada um pouco mais que a comum, por conta dos aditivos.

Uma gasolina comum de boa qualidade e um frasco de aditivo de tempos em tempos, se possível o STP falado acima, é bem melhor que a aditivada, até porque não sabemos nem o tipo de aditivo que foi colocado e se realmente foi aditivada.
Eu quando uso aditivada, procuro por Petrobrás ou Shell VPower, as outras nem pensar.

Em minha moto procuro utilizar somente Podium da BR, pois sendo o motor de alto desempenho e usada só nos finais de semana, tive muitos problemas com gasolina aditivada na ilusão que fosse melhor para o veículo. Se vc abastecer e usar com frequência boa, agora se ficar parada um abraço.

Abaixo o relato de um Engº Mecâncio e professor de cursos de mecânica para autos e motos, num tópico de outro fórum que participo, onde debatemos muito o tipo de gasolina a ser usada. Bateu com as informações que tinha de meus mecânicos de confiança. Segue.....

.... escreveu:"vamos la.....

basico.

se vc so anda de fds nao coloque gasolina aditivada !!!!! coloque a podium da petrobras.... se não tiver prefira a comum!!!!

se vc anda diariamente use a gasolina comum de um posto de confiança !!!! mas nem sempre o preço é um indicativo de gasolina boa !!!!

explicações basicas, não sou quimico, sou eng mecanico e trabalho com veículos a mais de 15 anos .

a gasolina podium

octnagem maior e mais controlada - melhora o desempenho apenas em veículos que tem sensor de detonação !!!! na gde maioria dos carros e motos não tem.

ela não altera as características com o tempo - ou seja pode deixar no tanque por meses. nao entope carburadores nem bicos injetores.

gasolina comum.

ela altera com o tempo, mas nao tem aditivos, ela depois de um tempo parada sem movimentar evapora dentro dos canos e bicos e deixa uma nata que entope tudo !!!!

gasolina aditivada

esses aditivos em sua maioria não trazem benefícios para o motor, alias oq vejo na pratica é que motores com esse tipo de gasolina tendem a carbonizar mais !!!!

o fato ao evaporar entupir tudo continua valendo !!!! os aditivos nãi impedem isso !!!!!!"


Só para concluir tb pensava que Aditivada era o melhor dos mundos, mudei de opnião quando tive que abrir o motor de um carro com 90 mil km, meu desde zero, que só bebia gas. aditivada, revisões em dia etc etc. Quando abrimos verificamos o alto indice de carbonização do motor.
O mecânico virou para mim indignado e perguntou: "Que raio de combústível vc tá usando????"

É bom ressaltar que a causa da abertura do motor não foi a carbonização e sim problema com a vávula termostática, mas num futuro certamente seria.


Peço desculpas pelo post longo.

Abraço



#11
 rods

rods
Iniciante
Iniciante
+ uma vez agradeço pelas dicas, pra mim está sendo muito esclarecerdor.

#12
 diogenes

diogenes
Iniciante
Iniciante
Sem entrar no mérito se a gasolina aditivada é ou não realmente aditivada, o que é bem possível que aconteça em postos cujos donos agem de má fé, o uso de gasolina aditivada de boa qualidade é bom sim para o bom funcionamento do sistema de alimentação, se não a Honda não recomendaria o procedimento no manual do Fit (inclusive indicando o uso gradual de g. aditivada para carros que nunca foram abastecidos com ela).
Quanto ao solvente eu nunca disse que gasolina tem solvente, na verdade a gasolina é uma mistura de hidrocarbonetos de cadeia simples que tem alto poder de dissolver outros hidrocarbonetos e substâncias orgânicas. Se você pegar um litro de gasolina e jogar um copo plástico nela ele se dissolverá rapidamente, o que não significa que ele sumiu, só que ele está desagregado, se você evaporar a gasolina lentamente vai ficar uma gosma no fundo do frasco proveniente do copo plástico. Sendo assim você nunca vai saber se a gasolina não tem um monte de impurezas solúveis, que podem formar uma gosma na linha de combustível, sem fazer análises profundas na composição desse combustível.
Já o álcool não é um solvente tão bom quanto a gasolina, de fato ele é dissolvido em qualquer proporção com água, por isso álcool adulterado é geralmente acrescido de água acima do valor permitido, o que é claro vai causar danos no carro, mas não vai formar gosmas que se aderem aos bicos injetores como pode acontecer com a gasolina adulterada.(DISSE GERALMENTE OK?)
Por isso a adição de detergentes e dispersantes da gasolina aditivada de BOA QUALIDADE é importante para que nunca seja entupida a linha de combustível, mas assim como a gente não limpa o que não está sujo a gasolina aditivada em um motor novo não guarda vantagem da comum, mas deve ser usada ao menos eventualmente para EVITAR o depósito de sujeira.
A gasolina Podium na verdade tem maior poder anti-detonante (a popular "octanagem") que é maior proporção do hidrocarboneto ramificado 2,2,4-Trimetilpentano (isômero do octano) na sua composição em relação ao heptano. Ela também é uma gasolina de melhor qualidade, mas devido ao seu alto preço ela só traz vantagens caso o motor do seu carro tenha alta taxa de compressão, como em carros esportivos ou motos esportivas. De qualquer modo eu não entendi a razão de se falar que apenas carros com sensor de detonação apresentam vantagens com seu uso, afinal basicamente o sensor de detonação funciona atrasando o ponto de ignição quando em uso com gasolina comum para evitar batida de pino, sendo que um carro pode ter alta taxa de compressão sem possuir sensor de detonação (o que não é recomendável, mas não é impossível, somente seria perigoso abastecê-lo com gasolina comum). Além disso até o celta VHC tem sensor de detonação, de forma que não é tão raro assim...
Agora eu não sei se o uso de gasolina aditivada cause maior carbonização caso seja utilizada em demasia, ou que ela se deteriore mais rápido. Isso eu realmente não posso confirmar ou refutar já que meu conhecimento não é proveniente de prática em oficina, mas eu leio bastante sobre carros em geral e fiz 2 anos do curso de mecânica automobilística no Senai, o que não é muita coisa mas com certeza tudo o que eu falo e isento de "achismos" e possui completo sentido para mim.

http://g1.globo.com/Noticias/Carros/0,,MUL606074-9658,00-COMUM+OU+ADITIVADA+TIRE+SUAS+DUVIDAS+SOBRE+GASOLINA.html
Materia do G1 sobre o tema.
http://www.fitfans.com.br/forum/viewtopic.php?f=79&t=891
Tópico semelhante no clube do FIT com reprodução do seu manual.

Abraços!!

#13
 Nolimits

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Iniciante
Iniciante
rods escreveu:Eu tinha um pálio 1.0 e agora com essa máquina não sei muito como trata-la e para isso conto coma ajuda de vcs.
Gasolina aditivada ou comum?
Algumas pessoas dizem q a aditivada é melhor pq ajuda a manter a limpeza do motor, + algumas dizem q se o carro era abastecido com gasolina comum, e vc passa abastecer com aditivada ele começa a dar umas afalhas devido a sujeiras no bico. + ai é q vem o X da questão como comprei ele usado e desconheço o ex-dono do veículo não sei se o carro era acostumado com comum ou aditivada. Qual a melhor atitude a se tomar? Abastecer com comum ou aditivada?
Amigo eu so uso aditivada porem ,troque o filtro de combustivel antes de fazer a troca pela aditivada ehh la que a sujeira fica retida pois EH O FILTRO DE COMBUSTIVEL que retem as impurezas, Eu só uso Filtro Motorcraft original , nem eh caro na minha cidade. um abraço...Atenciosamente
Nolimits

#14
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