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Radiador da Ecosport 2012

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#1
 moacir_79

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Na frente da Eco 2012 (essa Eco vermelha da foto no início da página), abaixo da placa, existem dois grandes vãos para entrada de ar para o radiador, que fica logo atrás. Pergunto: por não existir proteção nenhuma ali (grade), o radiador da Eco sofre muito com impactos de pedrinhas, principalmente na estrada? Quem tem Eco já há algum tempo, poderia me dizer se o radiador não fica muito "machucado" com o passar do tempo? É que vi na concessionária um quebra-mato (para-choque de impulsão) com uma chapa que ajuda a proteger essa parte, sem impedir a entrada de ar. Porém, acho que esse quebra-mato acaba com a estética da Eco 4WD, que tem a pintura diferenciada na frente. Poderiam me ajudar a decidir se ponho ou não o quebra-mato? É uma Eco 4WD prata, portanto, o quebra-mato teria que ser na cor cinza para harmonizar com o carro.

Valew!

#2
 Tore

Tore
Membro Jr
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Olá Moacir!!

Eu já reparei neste vão tb, me preocupa a exposição do radiador e penso em por alguma proteção, porém não recomenda-se colocar o para-choque de impulsão nos carros com air-bag pois pode prejudicar o disparo dele no caso de uma colisão frontal.

Estou pensando em bolar algo para a proteção do radiador, se eu conseguir eu posto aqui, e se vc conseguir antes por favor divulgue para a galera.

Forte abraço!

#3
 moacir_79

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É eu acabei optando pelo quebra-mato mesmo. Até que ficou bacana o visual! Só espero NUNCA precisar do air-bag da Eco, para testar se o quebra-mato realmente atrapalha seu disparo...

#4
 renan.rj21

renan.rj21
Membro Gold
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Isso realmente eh chato na Eco ... a minha esta com 71 mil km e esta com o radiador todo " machucado " ... nao adianta, se roda muito em estrada .. 1 pedrinha de 5g a 100 km/h vira um pedregulho ! rs

#5
 BASICO

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Membro Pleno
Membro Pleno
a venda nas suas tevendas um peça de plastico que
se encaixasse facilmente neste BOCÃO do radiador.

Assim como tem para vendas nos buracos laterais na frente ,umas aletas Plasticas.

Alias as coloquei no meu são da mesma cor da grade do ECO 4WD cinza london
(foram encaixadas com simples PRESSÃO e ateh hoje 18 meses depois
estão lá.)

ps: Alias NOVOECO, terá BOCÃO bem Maior, não sei como farão ,
para proteger o RADIADOR.

Ou não farão ?
rsrrsrsr

#6
 Marcos-CWB

Marcos-CWB
Administrador
Administrador
Ou eu tenho muita sorte ou sou muito distraido pois quando estou na estrada eu percebo pedras acertando apenas a lateral do carro,
nunca a frente dele, no caso onde está o radiador, vou prestar mais atenção no estado do radiador na proxima lavagem.

#7
 Tore

Tore
Membro Jr
Membro Jr
BASICO escreveu:a venda nas suas tevendas um peça de plastico que
se encaixasse facilmente neste BOCÃO do radiador.

Assim como tem para vendas nos buracos laterais na frente ,umas aletas Plasticas.

Alias as coloquei no meu são da mesma cor da grade do ECO 4WD cinza london
(foram encaixadas com simples PRESSÃO e ateh hoje 18 meses depois
estão lá.)


Olá BASICO! Vc poderia postar alguma foto do protetor do bocão do radiador, eu gostaria de colocar na minha mas queria ver como fica antes.

Desde já obrigado!

#8
 kentakk

kentakk
Diamond Titanium
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o lance é colocar um tipo de tela para peneirar as pedrinhas. Usado muito em tuning. so que tem que ser uma peneira de granulacao menor que de para somente passar o ar e no maxmo um pernilongo.
Mas isso nao eh previlegio de ecosport e simtodos os carros a nao ser o fusca.

#9
 Ecomarco

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Membro
Membro
Pessoal, eu tive a triste esperiência de "batizar" minha Eco 4wd com apenas 400Km com uma viagem de Porto Alegre até Riveira no Uruguai, porém no caminho eu peguei uma chuva de pedra...achei que não daria nada, mas na volta quando mandei lavar o carro observei várias aletas deste "radiador" tortas ou achatadas Mad , mas para nossa alegria o que fica exposto é o evaporador do AC, logo não danifica o motor, apenas pode perder rendimento no AC.
Very Happy Quanto a grade, Mostre aí Básico para nós, e da a dica de onde podemos encontrar.

Abraço a todos!! cheers

#10
 kentakk

kentakk
Diamond Titanium
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Ecomarco escreveu:Pessoal, eu tive a triste esperiência de "batizar" minha Eco 4wd com apenas 400Km com uma viagem de Porto Alegre até Riveira no Uruguai, porém no caminho eu peguei uma chuva de pedra...achei que não daria nada, mas na volta quando mandei lavar o carro observei várias aletas deste "radiador" tortas ou achatadas Mad , mas para nossa alegria o que fica exposto é o evaporador do AC, logo não danifica o motor, apenas pode perder rendimento no AC.
Very Happy Quanto a grade, Mostre aí Básico para nós, e da a dica de onde podemos encontrar.

Abraço a todos!! cheers

Nossa. Chuva de granizo eu nao tinha pensado nisso. Realmente uns granizos de 1cm é o suficiente para amassar as aletas de aluminio, ainda mais a 120km por hora. Vou pensar seriamente em colocar alguma coisa pra proteger o radiador.

#11
 JACKSON ROCHA

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Iniciante
Iniciante
Boa noite a todos,

Estou com um problema que me incomoda muito, adiquiri uma ECOSPORT 2004, esta super inteira, motor, lataria, mecanica, tudo.

Mas o problema maior esta no lado o motorista, após a temperatura do motor chegar numa condição razoavel, que é normal de qualquer veiculo, o mesmo começa a "vazar" ar quente pelas saidas de ar, e na parte dos pedais... que incomoda muito, lembrando que a temperatura do carro não passa do normal, mas esse calor incomoda demais, já fui em vários mecanicos, e os mesmos falam que o carro esta normal, mas viajar esta sendo impossivel com o carro...

Pior que já revisei mangueiras, radiador, não tem nada com vazamento... e o controlador do ar quente/frio (azul/vermelho) no painel do veiculo, esta sempre no azul, que é frio...

Este problema só para quando utilizo o ar condicionado...

Obrigado,
Jackson

#12
 robertofaria2001

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Iniciante
Iniciante
Olá amigos...vejam se alguém já passou por isso que possa me ajudar

Minha Eco é 2009 2.0 Aut e notei que ele estava baixando a água mto rápido, só para terem ideia ela nivelada, após 40km já estava no mínimo.
O mecânico de confiança constatou que a água estava indo p dentro do pistão e secando por lá devido a vazamento na junta. Resolvido isso, vamos aos testes...o problema permaneceu o mesmo e o pior é que já foram realizados todos os testes, inclusive foi feito teste de pressão por 48 horas direto e não acusou nenhum vazamento, mas a água continua baixando.

Alguém já passou por isso. Obrigado.

#13
 willians.santana.3

willians.santana.3
Membro Platinum
Membro Platinum
Já verificou a tampa do reservatório?
Se ficar ruim, o vapor sob pressão consegue escapar e o volume baixa com o tempo.
Já aconteceu com um carro meu.

[]s

#14
 Josimar

Josimar
Diamond Titanium
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Se o teste de pressão foi feito sem a tampa, esta dica que o Willians deu é preciosa, pois já aconteceram vários casos aqui no fórum em que a culpada era justamente a tampa do reservatório!

 Cool

#15
 efemota

efemota
Administrador
Administrador
Além da tampa é importante verificar o sistema todo de arrefecimento. 

Levar ao mecânico e injetar pressão no sistema e verificar se não há perda de pressão. 

Caso haja perda de pressão, verificar mangueiras e conexões. Válvula termoestática e o radiador também devem ser verificados.



EcoSport FreeStyle 1.6 2009 Prata Enseada

#16
 robertofaria2001

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Iniciante
Iniciante
Amigos...

já foi testado todo a sistema com pressão por 4 dias sendo 48 horas ininterruptas e o ponteiro focou congelado.

Não sei se ele fez o teste com a tampa como me indicaram...vou ver com meu mecânico amanhã se realizou este teste.

Acho que tô zicado, para ajudar, ontem do nada o carro não dava partida de forma alguma e não era bateria, o mecânico do seguro tem 99% que é a bomba de combustível...tomara que seja só a bomba mesmo.

Obrigado a todos e Boa Páscoa !!!!!

#17
 Zanetti

Zanetti
Diamond Titanium
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A ideia de verificar a tampa é muito válida, se não perdeu pressão no teste e continua baixando o nível do líquido, só pode ser a tampa.

#18
 robertofaria2001

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Iniciante
Iniciante
Olá Amigos...

...confiando na dica eu até já ia comprar uma tampa nova para fazer o teste para não ter q esperar até terça-feira, mas me deparei com um x, dizem que 70% das tampas vendidas hj no mercado apresentam problemas de vazamento...achei isso incrível, mas...resolvi não arriscar, vou aguardar até terça mesmo.

Ahhhhhh...o problema com a bomba de combustível que eu tinha relatado, na verdade era apenas um fusível queimado...se não fosse um amigo eu teria comprado uma bomba nova. Neste caso, ele primeiro verificou se estava chegando corrente no terminal da bomba, como não estava, foi verificar o rele e fusível...rele ok, já o fusível...a única coisa q fiquei com pé atrás é que o manual manda 15A, mas o eletricista falow para colocar de 20A pq 15 para eco do meu modelo é pouco....alguém sabe me informar se isso procede ? Abraço

#19
 Zanetti

Zanetti
Diamond Titanium
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Este final de semana estive lendo justamente sobre bomba de combustível, ela normalmente consome menos de 10 amperes e um fusível de 15 A já esta super dimensionado, com o tempo a bomba vai tendo desgastes e sua corrente aumenta até chegar em um ponto onde a corrente é muito alta e sua vazão reduzida prejudicando o funcionamento do motor.
Se seu eletricista trocou um fusível de 15 por um de 20 e acha isso normal, fuja rápido dele, pois uma brincadeira (irresponsabilidade) dessa pode levar até a um incêndio.
Pesquise e compre uma bomba nova e faça vc mesmo a troca, ela fica embaixo do banco traseiro e é muito fácil de trocar.
Não faça com o tanque cheio e sim com metade ou menos, quanto menos combustível melhor para trocar a bomba

Pesquise bastante, pois o preço varia muito

#20
 sgmeira

sgmeira
Membro Advanced
Membro Advanced
Estou pensando em criar uma grade que possamos prender no protetor de carter e proteger o radiador

#21
 robertofaria2001

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Iniciante
Iniciante
Zanetti...

...quanto ao fusível, vou seguir sua dica como todas outras q recebi aqui e deram super certo.

Agora, continuo com a dor de cabeça da água de arrefecimento...na dúvida, acabei comprando uma nova tampa original na concessionária e testada, a qual não apresentou nenhum tipo de perda de pressão. Confiante q todos os meus problemas tinham acabado, coloquei os aditivos como manda a cartilha...poucos KMs rodados depois, surpresa, a água já estava abaixo do mínimo, mas o interessante é que depois ficou com aquele restinho de água, que significa que a água está preenchendo todo sistema e não baixou mais e não estou tendo nenhum problema de superaquecimento. Fiz novo teste, preenchi com água até o limite, a p*** da água voltou a baixar poucos kms depois e qdo ficou novamente abaixo do mínimo...affff...parou de baixar novamente...este carro está brincando de esconde-esconde comigo...lembrando que todos os testes de pressão foram realizados...reservatório, mangueiras, juntas, tampa...tudo ok !

Estou quase deixando um galão de 20lts ligado direto no reservatório para ver se consigo rodar um pouco mais...abraço

#22
 Xave

Xave
Membro VIP
Membro VIP
Amigo robertofaria2001, o problema do líquido de arrefecimento estar baixando é vazamento, pode acreditar, a solução que vejo é a (substituição do reservatório, que pode estar com microfissuras), ou até a substituição das abraçadeiras que fixam as mangueiras. Destas, em especial aquela da mangueira fina que fica no reservatório.
Veja neste tópico algo semelhante:

https://ecosportclub.forumeiros.com/t532-reservatorio-da-agua-do-radiador

Abç

#23
 sgmeira

sgmeira
Membro Advanced
Membro Advanced
Realmente o radiador sofre baastante. Agora o quebra mato acredito não interferir no air bapois ele é um tubo fino que no caso de um choque que necessite aq abertura do airbag ele se amassará com facilidade. Entao naose preocupem, pois os airbags se acionarão normalmente. Agora, este tipo de acessorio deveria ser testado pela fabrica nao é?

#24
 willians.santana.3

willians.santana.3
Membro Platinum
Membro Platinum
sgmeira escreveu:Realmente o radiador sofre baastante. Agora o quebra mato acredito não interferir no air bapois ele é um tubo fino que no caso de um choque que necessite aq abertura do airbag ele se amassará com facilidade. Entao naose preocupem, pois os airbags se acionarão normalmente. Agora, este tipo de acessorio deveria ser testado pela fabrica nao é?

É testado (o vendido em concessionária) e consta no manual que NÃO se deve usar nos modelos com airbag justamente por interferir no funcionamento.
Aí, quem instalar (ainda mais um que não seja o homologado), fique por sua conta e risco.

Passo raiva cada vez q vejo os arranhados aparecendo no para-choque dianteiro mas não coloquei pq a segurança da minha família vem antes da estética do carro.

[]s

#25
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