EcoSport Club

Fórum de discussões sobre o Ford EcoSport


Olá pessoal, caso queiram participar do grupo de whatsapp, basta deixar o seu número no tópico WhatsApp. https://ecosportclub.forumeiros.com/t2104-whats-app-ecosport?highlight=whatsapp

Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

Motor zetec rocam 1.6 flex

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo  Mensagem [Página 1 de 1]

#1
 rafael69

rafael69
Membro Advanced
Membro Advanced
Galera procurei na net e não achei muita coisa..

Gostaria de saber qual a diferença existe entre os motores zetec rocam flex, fabricados apartir de 2005 até o mês 10 de 2008....e os apartir do mês 11/2008

Eu acho que só o sistema de injeção....acho que os antigos era visteon e os mais novos são magnetti marelli.....que relativamente mudou a potência de 111cv (A) , para 107cv (A)

Bem, como disse não achei muita informações sobre essas mudanças....

Eu fui em uma auto peças comprar cabos de velas pro meu eco que é 2008...

O vendedor disse que até 10/2008 é um modelo e apartir de 11/2008 era outro modelo um pouco mais caro...

Perguntei qual era a diferença dos motores....aí ele não soube responder.....como gosto de fundamentos, decidi pesquisar a diferença.....rs

Seria muito importante agente saber dessas diferenças dos motores dos nossos carros, até pra não sermos enganados por vendedores ou mecânicos.....kkkkk

#2
 Igor

Igor
Membro Gold
Membro Gold
claro, isso é verdade mesmo.

pelo que me lembro, foi uma regulagem na central para o carro ficar mais ecológico, consequentemente mais econômico, mas com perda de potência......


mas temos de investigar se também houve perda de torque, que pelo jeito também abaixou......

vamos investigar mais sobre isso.

http://www.odiariodeumaecosport.blogspot.com

#3
 rafael69

rafael69
Membro Advanced
Membro Advanced
Igor, isso mesmo vamos investigar mais.....

Olha este é o cabo que o vendedor disse que é o correto pro meu motor:

Motor zetec rocam 1.6 flex 29o614z

Claro que este é um Original Motorcraft.....ele me ofereu de outro marca mas, do mesmo modelo deste....


Agora este outro é apartir de 11/2008:


Motor zetec rocam 1.6 flex 2qx7peg


Notem que ele possui um tubo em sua ponta....aparentemente bem mais resistente que o modelo anterior.....

Eu optei por este modelo mas, o vendedor insistiu que pro meu carro tem que o outro....questionei o por que, ele nem soube responder....

Só que eu tinha um fiesta do mesmo ano e com o mesmo motor...e usava este cabo com o tubo sem problemas....

Aí vem a questão o por que da mudança deste cabo....será foi por qualidade ou etc......

#4
 Ecolife

Ecolife
Membro Pro
Membro Pro
Comprei na semana passada Bobina, velas e também cabos tudo Motorcraft,
meu cabo e vela o dono antigo era da NGK, que são conhecidos como linha top de ignição,
comprei os cabos no site OUTPECAS, a parte de encaixe da vela na foto é emborrachado,
mas recebi igual a este da NGK com base de metal com molas, acho que não faz diferença,
papo de vendedor essa teoria de cabos,coloquei Motorcraft porque acredito ficar longe de problemas de ignição por um tempo Driver 

Cabos Motorcarft  $109
Bobina Motorcarft $140
Velas Motorcaft    $52
Mão de obra vela  $20

os cabos e bobina eu mesmo troquei, 3 ofinas me cobraram 60 pra trocar tudo achei caro scratch

#5
 rafael69

rafael69
Membro Advanced
Membro Advanced
Poxa pagou baratinho na bobina....

Teu carro tava falhando.?

#6
 Ecolife

Ecolife
Membro Pro
Membro Pro
Quando esquentava não dava partida, tinha que colocar um pano úmido em cima da bobina pra esfriar ai pegava,
troquei tudo e por enquanto parou o problema, as velas estava cansadas, o cabos acho que dá pra revender na olx seilá hehe,
a bobina era da magnetti 1 ano de uso, meu amigo tem um focus 2008 e estava falhando, o mecânico dele é ex-func. da ford,
e indicou que ele comprasse a bobina da motorcraft, pois as paralelas costumam dar defeitos com mais frequência,
agora cabos e velas da NGK são da linha ford também e são mais baratas.

Tem umas baratas no Mercado livre

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-564852507-kit-cabos-velas-ford-originais-ecosport-ka-fiesta-courier-_JM

A bobina foi uma promoção do site Italia Ricambi Like

achei uma barata:

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-570531730-bobina-de-ignicao-kafiestaecosportfocus-zetec-ate-2008-_JM

#7
 Josimar

Josimar
Diamond Titanium
Diamond Titanium
Pois é, Rafael. Nem aqui no fórum discutiu-se muito este assunto. Talvez porque quando a mudança ocorreu o fórum nem existia...


Só achei dois comentários sobre a questão:


https://ecosportclub.forumeiros.com/t1445-duvida-quanto-ao-motor-do-ecosport


https://ecosportclub.forumeiros.com/t168-motor-16-ford-diferenca-basica 


 Driver

#8
 BASICO

avatar
Membro Pleno
Membro Pleno
Me lembro bem deste fato porque em >>AGOSTO 2008 << comprei meu primeiro ECOSPORT XLT 1.6, na época estava interessado em um 2.0 mas como não era FLEX recuei. Motor 1.6 tinha potencia de 111 cv (etanol) e 106 gasosa. (claro devido aos 5 cv a ++ so andava de etanol)

Em Novembro FORD lançou a linha 2008 modelo 2009 com seguintes mudanças

MOTOR 2.0 passou a ter a versão FLEX com 5 cv a ++
MOTOR 1.6 devido a problemas "ecológicos" como escreveu amigo Josimar
a FORD baixou 5 cv a menos, ou seja a partir de >> |Novembro 2008 o motor 1.6 ficou com menos potencia, houve uma chiadeira triste, mas não adiantou. quem teve as versões 2009// 2010// 2011 e primeiro semestre 2012 motor 1.6 "ficou com ECO 1;6
motor menos potente.
Com lançamento NOVOECO outra versão motor 1.6 com 111 (gasosa) e 115(etanol)

Posterior

#9
 Karla Volponi

Karla Volponi
Iniciante
Iniciante
Boa tarde.

Gostaria de saber se alguém teve ou tem problema com o Cambio/Embreagem da Ecosport 2013 Titanium 2.0?

#10
 BASICO

avatar
Membro Pleno
Membro Pleno
Karla Volponi escreveu:Boa tarde.

Gostaria de saber se alguém teve ou tem problema com o Cambio/Embreagem da Ecosport 2013 Titanium 2.0?

a minha é NOVOECO 4WD (foto premiada mês Julho) rs

Com um ano de utilização e 17.000kms rodados. nenhum problema na embreagem.

Minha anterior ECO 4WD tive problemas e troquei embreagem aos
38.000 kms, lembrando que pelo fato de ser 4WD, andava muito em praias, arei fofa etc. submetendo embreagem a um USO não ortodoxo. por isto so durou 38.,000kms <

#11
 Josimar

Josimar
Diamond Titanium
Diamond Titanium
Karla Volponi escreveu:Boa tarde.

Gostaria de saber se alguém teve ou tem problema com o Cambio/Embreagem da Ecosport 2013 Titanium 2.0?

Olá, Karla. Bem vinda ao fórum.

Tivemos alguns relatos, mas com a versão automatizada (Power Shift). Como este caso:

https://ecosportclub.forumeiros.com/t2422-trepidacao-embreagem-automatico-powershift

#12
 rafael69

rafael69
Membro Advanced
Membro Advanced
Fala Josimar, Basico....Obrigado por citarem o tópico....

Então galera até agora foi entendido as "mudanças" dos motores zetec rocam...

Mas.....rs

O intuito deste tópico é saber se foi só a reprogramação da central, ou se também houve mudanças físicas nos motores....

Exatamente 2 meses atrás eu troquei a bomba de água da minha eco que ainda possuía o modelo original...a bomba de água do meu carro, tinha a carcaça de ferro e a hélice de plastico....encontrei vários modelos com a hélice de ferro também...

Decidi comprar na CSS, e o modelo que a CSS me vendeu era com a carcaça revestida totalmente de plastico e hélice de plastico...

Questionei o vendedor por que era tudo de plastico....aí ele me disse que era apenas um revestimento na carcaça da bomba, que a FORD tinha mudado para evitar corrosões....que a peça continuava sendo de ferro, porem revestida com plastico....parecia tipo uma borracha...muito bem acabada a peça....


Isto que é interessante agente saber....peças que tiveram algumas melhorias....e que agente pode usar sem problemas....

Se eu estivesse deixado pro mecânico correr atrás, o cara poderia colocar qualquer uma...até uma com a hélice de ferro...se esta hélice de ferro se soltar do eixo da bomba, pode comer todo o bloco do motor por dentro, quanto a de plastico se quebra sem causar danos sérios ao bloco do motor.

#13
 AMÉRICO SOARES

AMÉRICO SOARES
Iniciante
Iniciante
Boa noite senhores entendidos da coisa. Antes de lhes revelar a minha duvida vou dar uma voltinha no tempo até para justificar a duvida.
Comprei uma Eco 2004 XLS 1.6L carro este que vem a ser o meu segundo automovel. O meu primeiro foi um Chevrolet Caravan 1990 4.1 Confort Shift(falo de automovel por que antes tive um Vemagueti 62 e um fusca 77). Comprei essa Caravan em 1990 pelo consorcio e fiquei casado com ela até o mes passado quando uma carreta baú tombou encima dela na RJ 116 km. A seguradora deu PT e indenizou e não tem mais caravan zero para comprar. Ia comprar um Eco Zero mas como a mudança é significativa, digo, de uma Caravan para uma Eco, resolvi comprar um usadinho primeiro para ver se me adapto. A intenção é tambem colocar um velho jipe 65 numa cristaleira, desde que não seja na minha casa. Bem, comprei essa 2004 e parece que ela da conta das minhas duas necessidades; rodar na estrada e ir para a fazenda. Até então eu usava um carro para cada percurso. Claro que não posso comparar o motor 1.6 cansadinho (77.000km) da Eco com o 4.1 cansadissimo da caravan que já batia 673.000km, mas tenho notado que a Eco na subida dá uns soluços, disfarça e perde giro. Seria questão de limpeza dos bicos? Outra pergunta é: Esse carro é FLEX. Eu comprei numa agencia mas não tem manual e o sujeito não sabe informar se é ou não. Eu não tenho intimidade com motores MPFI por que passei a vida toda com um carro de "inGestão faraônica". Abraços a todos.

#14
 Josimar

Josimar
Diamond Titanium
Diamond Titanium
Olá, Américo. Bem vindo ao fórum.


Foi um casamento mesmo com a Caravan, hein? Teve até o "até que a morte os separe"..., rsrsrs.


Os modelos de EcoSport 2004 não são flex. Salvo engano, as primeiras versões flex datam do final de 2005/início de 2006.


Já tive um Eco 2005 monocombustível. Até hoje foi meu Eco mais econômico.

 
Abs

#15
 Conteúdo patrocinado


Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo  Mensagem [Página 1 de 1]


Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos