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Caixa da Direção Hidráulica com Vazamento

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#1
 Fábio HM

Fábio HM
Iniciante
Iniciante
Forumeiros, boa tarde. Levei minha Eco ao mecânico e ele me disse para procurar um especialista em direção hidráulica, pois está com vazamento na caixa da direção hidráulica. Alguém já teve esse problema e sabe +- o quanto terei que dispor de $ para essa manutenção.
Abraços, Fábio.

#2
 marcio tottene

marcio tottene
Membro Pro
Membro Pro
Fabio,
Vendi a minha Eco 2008 faz 30 dias e na semana da venda, descobri que estava com vazamento.
No abastecimento o frentista disse que precisava completar o Oleo da DH. Isto não deveria ocorrer.
Na oficina foi quase 1/2 litro, o que levou a desconfiança que fazia tempo que esta baixando. Nao ouvir nenhum baruho, a direção continuou igual e não pingou 1 gota de oleo.

A estimativa para recondicionar com qualidade, estimou em R$1.400, para trocar a bomba em torno de 2.500 com M.O.

Abraço
Marcio

#3
 Josimar

Josimar
Diamond Titanium
Diamond Titanium
Olá, Fábio.

Já tive problemas com vazamento de óleo da DH em três carros (Fiat Palio, Palio Weekend e Fiesta). Em todos a troca dos reparos foi feita com sucesso e custou em torno de R$ 400,00, mas isso já faz alguns anos. Estimo que o mesmo serviço estaja na faixa de R$ 800,00.

Tive este problema em apenas um EcoSport. Paguei para fazer o reparo mas de nada adiantou; levei em três oficinas especializadas e nada.

Tive que cair nas mãos da CSS Ford. Foram R$ 3.000,00 há dois anos.

Abs

#4
 paesrm

paesrm
Membro Jr
Membro Jr
Putz...
Chegando em casa 5ª-feira à noite e percebo um barulho estranho vindo do motor, principalmente quando faço curvas, e sinto que a direção está ficando cada vez mais pesada, entro com certa dificuldade de manobrar o carro na garagem, saio e abro o capô para verificar o que poderia estar acontecendo e noto um vazamento de óleo, logo fico imaginando várias possibilidades, seria óleo do câmbio automático, motor, direção, freios ???
Bem, se tive dificuldades na direção logo deduzi, deve ser óleo da direção mesmo. Na 6ª-feira ao final do dia levo o carro numa oficina com muita dificuldade em manobrar (a direção fica dura e pior do que em carros sem DH) e constata-se ser mesmo um vazamento de óleo da DH pois o reservatório estava zerado. Como já era final do dia e a oficina já estava fechando, ficou para o dia seguinte, sábado.
Chego em casa, abro a internet vou ao fórum e encontro de cara esse tópico em evidência na mais pura coincidência do dia. Depois de ler os comentários do Josimar já fico imaginando o tamanho do prejuízo ($$$$$) que vou ter no dia seguinte.
Hoje, sábado, já me dirijo para a oficina antevendo o tamanho da conta. De cara ficou constatado que o vazamento era no tubo de alimentação do óleo porque ele estava furado. Só essa notícia já foi um baita de um alívio e pensei logo no caso do Josimar, ufa !!!!
Beleza, seria só retirar o tubo e aplicar uma solda no local, recolocar e pronto, serviço feito. Só que retirar esse tubo dá o maior trabalho. Para facilitar é necessário retirar o radiador, o farol, a grade da frente, o protetor de cárter e vários fios e conexões. O mecânico resolveu optar por não retirar o radiador e assim o fez, deu um pouco de trabalho já que o espaço é muito reduzido para se trabalhar com as mãos e as ferramentas.
Pessoal, o que gerou esse furo foi a proximidade do radiador ao tubo então acontece que, toda vez que se liga o carro, com a trepidação do radiador encostado ao tubo isso vai ralando, ralando, ralando até que há o desgaste do tubo nessa região e ele por sua vez acaba furando. Tirei algumas fotos e se conseguir vou posta-las aqui para que vocês possam ver o estrago silencioso que essa proximidade faz. E tem mais, bem próximo tem uma polia que também estava encostando na tubulação do ar condicionado e essa tubulação já estava bem desgastada e por sorte minha devido ao conserto da mangueira de óleo pude (o mecânico) ver esse problema antes que a tubulação do ar também fosse danificada.
Conclusão:
Mão de obra: R$ 100,00
Óleo DH: R$ 15,00
Solda: R$ 10,00
Gorjeta: R$ 5,00

Caso eu não consiga postar essas fotos aquí, posso envia-las por e-mail para alguém que saiba fazer isso.
Caixa da Direção Hidráulica com Vazamento M4su
Caixa da Direção Hidráulica com Vazamento AymnI9nvrrNsr8oIbrz3yMNbkJGdQQzc5en6sbSwFA=w295-h221-p-no
Caixa da Direção Hidráulica com Vazamento XPgrNhe7kJK5w0eqUQZrJHM3_9hrjp4VMNfeNKhY3Q=w166-h221-p-no
Caixa da Direção Hidráulica com Vazamento 0XDHDVeGelPKCMKB-17fP371SsE6aKJQpRyiBiw3ug=w295-h221-p-noCaixa da Direção Hidráulica com Vazamento 0XDHDVeGelPKCMKB-17fP371SsE6aKJQpRyiBiw3ug=w295-h221-p-no
Caixa da Direção Hidráulica com Vazamento VvxU9lBUCatUm6XOuinaXO78dZestVxCiOSkhBA-hA=w296-h221-p-no

#5
 paesrm

paesrm
Membro Jr
Membro Jr
Complementando,
Consegui enviar as fotos. A repetida é da mangueira estendida (parece uma cobra).
A última é a da região da polia com a tubulação do ar condicionado já um pouco corroída.
Bastou afasta-las um pouco para que não encostem novamente.
Então é isso.

#6
 Zanetti

Zanetti
Diamond Titanium
Diamond Titanium
Paesrm, que bom ter sido só isso, eu já fiquei sem DH e sei o quanto fica duro para dirigir, seria bom vc dar as coordenadas exatas de onde encosta esse tubo da DH pra que possamos dar uma verificada ou até mesmo uma foto já direcionava melhor

#7
 paesrm

paesrm
Membro Jr
Membro Jr
zanetti escreveu:Paesrm, que bom ter sido só isso, eu já fiquei sem DH e sei o quanto fica duro para dirigir, seria bom vc dar as coordenadas exatas de onde encosta esse tubo da DH pra que possamos dar uma verificada ou até mesmo uma foto já direcionava melhor
Boa Zanetti,
Ambos os tubos ficam, olhando o carro de frente, embaixo do farol a sua esquerda (farol lado carona). É a primeira curva que o tubo faz na saída do reservatório do óleo de DH. Ele passa por baixo do radiador, vai até o outro lado e segue em direção a entrada da DH. Por ser uma tubulação com muitas curvaturas, ele tem cerca de dois metros de comprimento, sua retirada dá bastante trabalho. A última foto foi tirada de baixo para cima junto a roda. O carro estava em um elevador. A visão do tubo da DH é bem ruim por ter cor preta, pois ele fica quase que camuflado entre as peças. É preciso usar uma lanterna. O tubo do AC é o que aparece em tom mais claro na foto. A correia da polia está solta bem ao lado dessa tubulação.

#8
 Zanetti

Zanetti
Diamond Titanium
Diamond Titanium
Ah tá, eu cheguei a comentar quando tirei o farol para colocar o LED que tinham dois canos de alumínio encostando no radiador, vou tirar o farol e dar uma olhada nesse tal tubo da DH, valeu pela dica

#9
 Marcos-CWB

Marcos-CWB
Administrador
Administrador
Galera, para consertar apenas um "vazamento" não precisa ser um especialista em DH, qualquer mecanico troca uma mangueira furada.

O ideal é tentar descobrir em casa onde é o vazamento, as vezes é apenas uma abraçadeira frouxa que apertando resolve.

Especialista, voce deve consultar se o problema for caixa de direção ou na bomba.

#10
 Fábio HM

Fábio HM
Iniciante
Iniciante
Galera, obrigado pelas dicas e respostas postadas. Já levei no mecânico e ele diagnosticou que o vazamento é na caixa de direção mesmo. Porém, a direção não está com barulho e nem "dura". O mecânico me passou o contato aqui em Sorocaba de uma oficina especialista para reparar a cx. de direção, pois, segundo ele, fica bem mais em conta que uma caixa nova e eles garantem o serviço. Assim que tiver uma conclusão para esta manutenção posto aqui no fórum. Abraços ...

#11
 paesrm

paesrm
Membro Jr
Membro Jr
Estive pensando se isso não seria um motivo para um 'recall' da Ford. E se esse vazamento acontece em pleno movimento numa rodovia, por exemplo ?
Você a 100/140 kmh e de repente a direção fica dura ?
Eu comecei a sentir a diferença na direção (mais pesada) no momento que saia do estacionamento de um supermercado a poucos minutos de minha casa.
Não seria o caso de se repensar no posicionamento desse tubo da DH ?
Será que já houveram casos iguais a esse como o meu ?
Certamente isso não é um caso de falta de manutenção ou relaxamento por parte do usuário. É, na verdade um defeito de projeto mesmo.
Alguém aqui do fórum já teve esse problema ou conhece alguém mais que já passou por isso e que possa reforçar essa minha tese ?
Fica aqui minha dúvida.

#12
 Zanetti

Zanetti
Diamond Titanium
Diamond Titanium
Com a Eco nunca, mas com Monza eu estava a uns 90 na Av Brasil e a bichinha pifou me deixando na mão, a sorte é que foi na reta, mas se fosse em uma curva acredito que iria passar reto, pois fica muito dura a direção, por isso até prefiro a direção reduzida igual a do Chevette antigo que tive

#13
 SIMIONI

SIMIONI
Membro Pleno
Membro Pleno
Eu acho que a DH deveria ter um sistema secundário para evitar esse tipo de acidente, em todos os carros!

Recentemente eu estava com a patroa na Raposo Tavares (bem no começo, trecho com muitas curvas) em um Subaru Impreza e assim que ela começou a fazer uma curva a correia de acessórios estourou e adeus DH, alternador e por aí vai... A sorte é que não tinha nenhum outro carro do lado (só atrás). Ela conseguiu jogar o carro para a direita (estava na faixa da esquerda) e parar em um recuo do ponto de ônibus... Foi sinistro galera, acho que a gente deu bastante sorte. Estávamos a uns 100 km/h lol! 

Abs

#14
 paesrm

paesrm
Membro Jr
Membro Jr
SIMIONI escreveu:Eu acho que a DH deveria ter um sistema secundário para evitar esse tipo de acidente, em todos os carros!

Recentemente eu estava com a patroa na Raposo Tavares (bem no começo, trecho com muitas curvas) em um Subaru Impreza e assim que ela começou a fazer uma curva a correia de acessórios estourou e adeus DH, alternador e por aí vai... A sorte é que não tinha nenhum outro carro do lado (só atrás). Ela conseguiu jogar o carro para a direita (estava na faixa da esquerda) e parar em um recuo do ponto de ônibus... Foi sinistro galera, acho que a gente deu bastante sorte. Estávamos a uns 100 km/h lol! 

Abs
Pois neste seu caso Simione o motivo não foi no projeto e sim em peças que poderiam ser de qualidade ruim/duvidosa ou esquecimento em troca-las.
No caso do tubo e do radiador, como falei antes, a responsabilidade maior seria da montadora, já que para o consumidor essas não são peças de manutenção ou troca periódica.

#15
 SIMIONI

SIMIONI
Membro Pleno
Membro Pleno
Com certeza Paersm, no meu caso foi falta de manutenção adequada mesmo... Diferente do erro de projeto que provavelmente causou o seu problema!

#16
 paesrm

paesrm
Membro Jr
Membro Jr
Na verdade dei início a esse assunto por vício de ofício já que minha profissão é de projetista mecânico industrial, onde minha missão é encontrar soluções e/ou alternativas seja desenvolvendo, aperfeiçoando, corrigindo ou "gambiarrando" uma máquina, equipamento ou um componente para que funcione a contento.
É fato que em todo projeto sempre devemos levar em consideração que nem sempre teoria e prática falam o mesmo idioma.
Um novo projeto de máquina ou equipamento pode levar dias, meses ou mesmo até alguns anos para que um simples erro no projeto se manifeste, e tudo isso vai depender de sua complexidade.
Diante disso eu penso que para que uma montadora tenha a iniciativa de realizar um "recall' seria necessário que este problema fosse recorrente e significativo, que um número maior de proprietários viessem a reclamar ou que acidentes tenham sido motivados por este problema.
No meu caso específico, para não fugir da rotina, analisei por vários aspectos o que poderia ter motivado esse atrito e consequentemente resultado em um furo no tubo de alimentação da DH, então por hábito da profissão me fiz questionamentos (brainstorms) tais como os que fazem parte de minha rotina de trabalho como:
1- Foi o tubo que encostou no radiador ? Porquê ?
2- Foi o radiador que encostou no tubo ? Porquê ?
3- Seria algum ponto de fixação que se soltou ? Porquê ?
4- Uma provável desmontagem e posterior remontagem inadequada do radiador ?
5- Algum tipo de colisão que provocasse o deslocamento de uma ou ambas as peças ?
6- Tipo de material inadequado na fabricação do tubo ?
7- Espaçamento incompatível entre as partes envolvidas ?
8- Etc..., etc..., etc...
Então como se pode observar, há uma infinidade de fatos que poderiam ocasionar tal problema e como eu não participei do projeto e nem sou o primeiro e único proprietário do veículo, no máximo  poderia responder pelas questões 3, 4 e 5.
Tenho a quase convicção de que há um erro de dimensionamento entre essas peças e que elas somente  começam  a apresentar esse problema de atrito, e consequente desgaste em situações em que o veículo rode constantemente em estradas de terra onde o piso irregular provoca intensa trepidação. E esse é o meu caso. Sad Crying or Very sad Mad Embarassed

#17
 Josimar

Josimar
Diamond Titanium
Diamond Titanium
Que interessante seu trabalho, Paesrm. Parece bastante estimulante! Com a sua experiência você certamente tem muito a contribuir com o fórum!

Falando em erros de projeto, se tiver um tempinho analise um problema sobre o qual não canso de me queixar (porque convivo com ele diariamente)  e, se possível, deixe sua opinião por lá:

https://ecosportclub.forumeiros.com/t1960-nova-ecosport-4wd-freestyle-4x4-altura-livre-do-solo#22392

Abs

#18
 paesrm

paesrm
Membro Jr
Membro Jr
Josimar Medeiros escreveu:Que interessante seu trabalho, Paesrm. Parece bastante estimulante! Com a sua experiência você certamente tem muito a contribuir com o fórum!

Falando em erros de projeto, se tiver um tempinho analise um problema sobre o qual não canso de me queixar (porque convivo com ele diariamente)  e, se possível, deixe sua opinião por lá:

https://ecosportclub.forumeiros.com/t1960-nova-ecosport-4wd-freestyle-4x4-altura-livre-do-solo#22392

Abs
Josimar,
Deixei alguns comentários na página indicada por você. Boa leitura.
cheers 

#19
 Fábio HM

Fábio HM
Iniciante
Iniciante
Galerinha, tudo beleza ???? Novos capítulos do meu problema: levei a minha Eco em um lugar que é especialista em DH, só que, pra meu azar, o cara me falou que a Ford não está mais liberando a venda do kit de reparos originais da Ecosport como a minha....  Embarassed 
Ele também não me indica colocar kits paralelos e nem a caixa da DH recondicionada, ou seja, a melhor opção que ele me passou é colocar uma caixa nova. Liguei na Ford aqui da minha cidade e a caixa nova custa R$1.340,00 mais R$600,00 se eu trocar na própria Ford ... affraid 
Como o meu vazamento ainda não é grande, estou me programando para fazer esse serviço mais pra frente ...

#20
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