EcoSport Club

Fórum de discussões sobre o Ford EcoSport


Olá pessoal, caso queiram participar do grupo de whatsapp, basta deixar o seu número no tópico WhatsApp. https://ecosportclub.forumeiros.com/t2104-whats-app-ecosport?highlight=whatsapp

Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

Alinhamento da ECO 4WD - rodas dianteiras rodando juntas?!

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo  Mensagem [Página 1 de 1]

#1
 Heyde

avatar
Iniciante
Iniciante
Amigos,

sou novo no fórum, e peço a ajuda de vocês. Tenho uma ECO 4WD 2010/2011, e ontem fui fazer o alinhamento e balanceamento dela.

O pessoal da oficina ficou surpreso, pois quando tentaram alinhar a dianteira direita, a dianteira esquerda também rodava. O sistema de tração estava desligado. Mas quando a esquerda prendia no chão, a direita não rodava. O mesmo acontece com as rodas traseiras.

Eles acham que é algum problema no sistema do 4X4. Sinceramente, não sei se é. A luz fica desligada, e eu só uso mesmo em praia que não tenha perigo com algum banhista. Já tem algum tempo que não uso mesmo o sistema.

Fiquei preocupado pois um amigo mecânico me disse que o sistema poderia ter algo, e que eu estava no asfalto com as quatro rodas, e o consumo, bem mais alto.

Se algum dos amigos puderem ajudar, agradeço bastante.

Grande abraço a todos!
Heyde.

#2
 Josimar

Josimar
Diamond Titanium
Diamond Titanium
Olá, Heyde. Bem vindo ao fórum.

Parabéns pelo seu carro. São poucos os proprietários de Eco 4WD aqui no fórum.

Estou sem tempo de maiores considerações no momento. Em breve posto alguns links que serão bastante úteis.

Resumidamente:

As rodas do eco 4WD giram sempre em conjunto, mesmo com o carro desligado ou com o botão do painel acionado. Isso é normal. A tração funciona o tempo todo, independentemente de acionar o botão.

Não sei como foi realizado o seu balanceamento/alinhamento, mas NÃO pode ser feito com aquelas máquinas que fazem o balanceamento com a roda no lugar - isso detona o silicone da tração.

Até breve.

#3
 Heyde

avatar
Iniciante
Iniciante
Josimar, muito obrigado!

Era exatamente assim que o balanceamento estava sendo feito.

Era uma máquina com um banco e um rotor, pelo qual o mecânico acionava a roda.

O estranho é o consumo alto. Antes, o pc de borde marcava 7 km/l, agora marca 5.7 km/l, e não sobe mais! Smile 

#4
 Josimar

Josimar
Diamond Titanium
Diamond Titanium
Heyde, espero que não tenha ocorrido nenhum dano em seu veículo.

As informações sobre a tração do 4WD são vagas, mas vários colegas aqui do fórum entendem do sistema.

Veja a s considerações do colega Ecomarco:

1-Quando o carro estiver no elevador com as 4 rodas no ar, ao se acionar uma das rodas as outras irão girar, fiz isso na Ford no dia em que peguei minha Eco 0Km, é normal do sistema.

2-Tente arrancar com o carro na lenta e a direção toda virada para um dos lados, se o 4WD estiver acionado ela irá realmente apanhar para arrancar e poderá forçar o sistema de embreagem, pois como o sistema é 100% bloqueado não existe compensação nas rodas, o que fará com que a roda que ficar no lado de dentro da curva patinar e a que ficar no lado de fora irá arrastar, por isto que não se deve andar em asfalto ou pisos de concreto com o sistema acionado, já se fizer este teste na areia verá as marcas dos pneus e o carro não sofrerá.

3- Segundo os mecânicos da Ford onde levo meu carro me disseram que não devemos fazer balanceamento com a roda no lugar, pois colocando a roda para girar com as outras no chão estaremos aquecendo o sistema de Gel e caso ele aqueça muito pode se liquefazer e vazar, sendo necessário trocar parte do sistema.

Mais detalhes: https://ecosportclub.forumeiros.com/t163-problema-tracao-nao-sai-do-4x4#13428

Ou seja, seria interessante que você levasse o carro em uma CSS Ford para que o sistema fosse avaliado.

Abs

#5
 kentakk

kentakk
Diamond Titanium
Diamond Titanium
Por ai a gente ve cada ignorancia que fazem nos carros sem saber....
Nos automaticos acho queeh a mesma coisa... nao se pode balancear com o carro parado, ou pelo menos com o motor desligado, pois dizem que se girar a roda com o motor desligado a caixa ficara sem lubrificacao.
Mas no caso do 4x4 sera que levantar as 4 rodas e ligar a maquina ai acho que pode....

#6
 Ecomarco

avatar
Membro
Membro
Bem vindo Heyde!Very Happy 

Obrigado Josimar, por adiantar as infos:lol: 

Heyde, vc poderá ir a uma css para pedir esclarecimentos, mas talvez vc explique alguma coisa para os mecânicos, acontece aqui na minha cidade, são raros os mecânicos que sabem alguma coisa sobre este sistema, acredito que seja devido a idade deste projeto, pois os cursos foram dados lá em 2004 e agora para as novas ecos com sistema bem diferente, e o pessoal que fez o curso em 2004, provalvelmente não estejam mais na ford.

Bueno, talvez não tenha havido nenhum problema, eu também cheguei a fazer uma vez um balanceamento nas rodas trazeiras, mas como a roda que estava no macaco não rodava eles levantaram a dianteira do mesmo lado também, resultado, o carro todo tremeu e não deu para fazer e para minha sorte tiveram que fazer com a roda fora, depois disso, fui me informar melhor e me passaram as infos que o Josimar já postou anteriormente.

OBS: Acompanhe o piso de sua garagem para ver se não pinga algo no chão abaixo do diferencial traseiro, neste caso pode ser que tenha vazamento do gel, mas no geral o sistema é muito resistente, eu nunca fiz manutenção nesta parte, apenas na sanfona do semi eixo traseiro, este rasgou em um passeio na areia quando enroscou um fio de arame farpado no eixo, mas é outra estória.

Abraço!!Very Happy 
Marco

#7
 Conteúdo patrocinado


Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo  Mensagem [Página 1 de 1]


Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos