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4WD-2006 Como comprar?

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#1
 Cougar

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Iniciante
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Saudações membros do fórum,

Efetuando uma pesquisa a respeito do modelo 4WD, acabei conhecendo o fórum e resolvi me cadastrar para obter algumas informações importantes na hora de comprar um 4WD.

Bom, eu agendei para dia 07/06 uma visita a um particular que está vendendo um modelo 2006 4WD manual com 113.000km, gostaria de saber:

1-Qual é o melhor método para testar o sistema de acionamento e controle de tração em uma simples volta pelo quarteirão.
2-Fora a tração, um eco com esta idade tende a apresentar problemas em quais itens?


Obrigado

Neto



#2
 BASICO

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Membro Pleno
Membro Pleno
ai liga o botão anda pra frente depois coloca uma ré

AGORa 2006 so se o preço for bem defasado mesmo afinal
são 7 anos utilização ninguém sabe como ,ate porque não e de umaamigo um conhecido parente etc. que tenha HISTORICO VEICULO.

#3
 Cougar

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Iniciante
Iniciante
BASICO escreveu:ai liga o botão anda pra frente depois coloca uma ré

AGORa 2006 so se o preço for bem defasado mesmo afinal
são 7 anos utilização ninguém sabe como ,ate porque não e de umaamigo um conhecido parente etc. que tenha HISTORICO VEICULO.

Existe algum tipo de teste que possa efetuar para saber se há mal funcionamento ou desgaste?

#4
 Josimar

Josimar
Diamond Titanium
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Olá, Neto.

Seja bem vindo ao fórum.

Para testar a tração procure uma boa ladeira (pode até não ser de terra), onde carros 4x2 sabidamente tenham dificuldade para passar. Ou mesmo areia.

Leve o carro a uma oficina e verifique o eixo cardan. Ele não deve fazer nenhum barulho típico de rolamento com defeito quando o carro estiver funcionado. Peça para subir num elevador e deixe alguém dentro do carro para funcioná-lo enquanto você verifica a parte inferior. As quatro rodas devem girar.

Sem dúvida o 4WD é um excelente veículo. Já possuí três versões 4x2 e hoje possuo uma 4WD e uma 4x2. Como moro na praia, em local com ladeiras com barro, mato, etc., e também eventualmente ando por trilhas, o 4WD me é muito útil, mesmo assim em, digamos, 0,5% das vezes. Ou seja, ainda que eu tenha necessidade, praticamente não precisaria usar a tração. Minha vontade de comprar um 4WD sempre se baseou no fato de que ele era o modelo mais completo do Ecosport.

Então, gostaria de saber se você realmente tem uma utilidade específica prevista para o veículo.

Porque pergunto isso? Um carro com estas características demanda um maior custo de manutenção, especialmente se houver problemas na tração. A motorização 2.0 também tem uma manutenção (bem) mais cara do que o 1.6.

Vou procurar e postar alguns links aqui do fórum que trazem algumas informações mais interessantes sobre o veículo.

Como o colega básico falou, é uma compra que vale a pena se o preço for bem atrativo. Dependendo das condições do veículo, algo em torno de R$ 22.000,00 a 24.000,00.

Boa sorte!

#5
 Josimar

Josimar
Diamond Titanium
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Como são muitos tópicos, resolvi fazer um resumo:

Para verificar a tração por baixo, você deve procurar uma oficina que trabalha com suspensão e subir o carro para verificar o eixo. Será necessário que alguém fique na direção para acelerar o veículo enquanto você fica observando o inferior do carro.

Se houver barulhos de rolamento, pode ser no mancal central, que é fácil localizar. Na foto seguinte marquei a localização exata desta peça:

4WD-2006 Como comprar? Ecosportparteinferior

Algumas peças da versão 4WD são mais caras devido à diferença de motorização, suspensão e, especialmente, da tração.

Possuo as duas versões. Estou aqui com a NF da última revisão de ambas. Para o 1.6, o filtro de óleo custou R$ 9,66. Para o 2.0, custou R$ 40,00. Tive que trocar um dos suportes do motor do 2.0 - Só a peça custou R$ 429,00. Não sei o preço exato do equivalente no motor 1.6, mas o mecânico da Ford informou que seria em torno de R$ 160,00.

Já o preço de outras peças é o mesmo (óleo de motor, buchas, kits de revisão, pastilhas de freio, lâmpadas, lanternas, faróis, etc.).

Gastei nos últimos 12 meses R$ 3.487,12 com manutenção do 4WD. Isso porque não vou trocar uma peça que custa R$ 4.000,00 (todo o eixo central), devido a um desgaste na borracha do mancal central.

Com o 1.6, gastei exatos R$ 800,00 (uma única revisão). Detalhe: no último ano rodei 4.800 km com este carro e 18.500 km com o 4WD.

O eco 4WD não é um carro para se comparar a outros 4X4, especialmente no quesito altura. Há um problema de projeto neste carro: o escapamento é colocado por baixo da tração, reduzindo a altura em 7 cm em relação aos outros modelos do ECO.

Resumindo: tenho uma 4WD que reconheço como superior, mas é a primeira na lista de troca, pelas inúmeras despesas que pode originar. Não vou me alongar e falar do desgaste prematuro dos pneus, da manutenção cara do motor 2.0 - basta dizer que é muito difícil vender um 4WD usado... Especialmente nas versões anteriores a 2008. Sem contar que a versão 2008 é muito mais bonita...

Meu conselho: pesquise mais e compare várias ofertas. Com o lançamento da nova versão, há centenas de opções no mercado de usados. Sempre comprei carros usados e procurava até achar o melhor custo-benefício. Procure pelos que tenham manual, de preferência com revisões na autorizada.

cheers

#6
 Cougar

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Iniciante
Iniciante
Josimar,

Obrigado pelas informações, ficarei atento a estes detalhes.

Quando o carro for erguido, em qual situação as 4 rodas devem girar? sempre? , ou apenas quando estiver ativado o 4x4?



#7
 Josimar

Josimar
Diamond Titanium
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Uma das vantagens do sistema de tração do Eco é que ele funciona sob demanda, automaticamente. Isso quer dizer que, sempre que uma das rodas perder aderência, ela irá receber mais potência. No uso normal, ele funciona mais ou menos com 95% de potência dianteira e 5% traseira.

Por isso as quatro rodas giram sempre. Inclusive com o carro suspenso e desligado. Se você girar manualmente uma rodas, as outras acompanham...

Por que então existe o botão? Para situações de necessidade mais extrema, como andar por areia fofa, lama profunda, ladeiras muito íngremes, etc. Nestes casos, o acionamento do botão é obrigatório para evitar superaquecimento do silicone do sistema. Aí a tração fica igualmente dividida entre os eixos.

Abs

#8
 Josimar

Josimar
Diamond Titanium
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#9
 Cougar

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Iniciante
Iniciante
Valeu Josimar!

Vou dar uma lida nestes tópicos que sugeriu, e qualquer dúvida enquanto isto eu lhe posto aqui.

Edit:

Vejamos se entendi. 3 coisas..

1....O sistema da 4WD funciona em 2 modos
[Automático/Luz apagada]: Neste sistema uma caixa blindada que trabalha com um sistema de silicone e embreagens possuindo uma vida útil de 240mil KM faz a transferência de torque (variável entre (70%D/30%), devendo ser usado em situações normais (piso não derrapante, regular e c/ baixa inclinação)
[Manual/Luz acesa]: Uma vez acionado o manual, o sistema fixa a transferência de torque 50% D/T, devendo ser usado sempre que for enfrentar um terreno com piso derrapante, irregular com inclinação elevada, devendo ser ajustado em automático ao sair desta condições.

2....As 4 rodas devem girar independente da posição do botão durante um teste com o veículo suspenso. O mancal central do cardã tende " se desgastado" a apresentar ruido e vibração.

3....Andar com este sistema 100% do tempo em automíctico, tende a danificar a unidade de transferência de torque.

Uma pergunta:

O que ocorre se eu andar com a tração em manual (50% T/D) durante todo o tempo???????
Qual seria o sinal evidente de que o sistema por defeito está travado em manual????? é possível saber em uma simples volta? ou só no mecânico....


Abraço.

#10
 Josimar

Josimar
Diamond Titanium
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Ok! Está tudo certo.

Você deve ter lido que algumas pessoas retiram o cardã. Isso é fácil de conferir.

Fora isso, se houver qualquer problema com a tração, as rodas traseiras não vão girar no elevador.

Se houver uso não-recomendado do sistema, o silicone pode superaquecer e literalmente vazar. Daí é PT para a tração.

Tem uma maneira prática para testar o sistema. Não falei antes porque você precisava ler e entender um pouco seu funcionamento:

Com o carro parado, vidro abertos, saia e rode um pouco, só para sentir o peso do volante (a DH é mais dura neste veículo).

Pare e saia de novo, só que dessa vez esterce o volante para um dos lados, como se quisesse fazer uma volta. Se possível faça uma volta e observe a dinâmica do carro.

Depois tente fazer o mesmo do item anterior, só que desta vez com o botão do 4WD acionado. Se a tração estiver ok, as rodas traseiras deverão patinar um pouco, a embreagem vai sofrer e o carro praticamente não vai conseguir realizar esta simples manobra. Porquê? A tal da tração 50%/50% que você citou antes não permite (ou dificulta) que as rodas externas compensem a diferença de rotação gerada por uma curva.

Por isso é que não devemos usar a atração o tempo todo, a não ser claro, que você esteja rodando uns 150 km na praia, por exemplo...

No asfalto, o carro irá patinar nas curvas e o sistema pode ir para o espaço...

Abç





Faça
Pare e saia de novo, só que dessa vez esterce o volante para um dos lados, como se quisesse fazer uma volta. Se possível faça uma volta e observe a dinâmica do carro.


#11
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