EcoSport Club

Fórum de discussões sobre o Ford EcoSport


Olá pessoal, caso queiram participar do grupo de whatsapp, basta deixar o seu número no tópico WhatsApp. https://ecosportclub.forumeiros.com/t2104-whats-app-ecosport?highlight=whatsapp

Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

Duvida sobre 4WD na saida de rampa.....

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo  Mensagem [Página 1 de 1]

#1
 kentakk

kentakk
Diamond Titanium
Diamond Titanium
Na verdade a minha eh freestyle 1.6, mas gostaria de saber sobre a 4wd numa saida de rampa bem inclinada e o botao na posicao desligada ou melhor na posicao automatico. Se caso sair acelerando forte ela patina o pneu dianteiro ou o sistema joga rapidamente a tracao para as rodas traseiras?
Sei que as vezes mesmo em chao de asfalto ou cimento molhado qdo acelero tem vez que o carro nem sai do lugar.

#2
 Carlos Russafa

Carlos Russafa
Membro Pro
Membro Pro
Kentakk, no meu prédio, tem uma rampa com pelo menos uns 30º de inclinação...(vou medir qdo chegar em casa, fiquei curioso agora)
Em todos carros que tive(4x2 dianteira), era necessário embalar para poder subir(aliás, de todos moradores hehe)
Logo na primeira vez que subi com a 4WD, senti uma boa diferenca, mesmo embalando, pareceu que subiu mais rápido e principalmente mais fácil.
Primeiramente achei que seria devido a ser 2.0, mas tive um Focus 1.8 16v, que embora não fosse uma usina de força, tinha mais torque e menos peso que a minha Eco 1.6. Entao, nos dias seguintes resolvi testar subir lentamente(mas com o 4x4 desligado, pois no piso de cimento pode danificar o sistema, cfe o manual)... e ela subiu bem devagar mesmo! foi, pra não dizer outra coisa, muito divertido(e isso que nao tem reduzida hein) ah, sem forçar a embreagem tb... depois fiz o mesmo teste de ré... mesma coisa... parando no meio da rampa e subindo de novo...(impossivel com um 4x2 sem patinar) enfim, brinquei como criança com um brinquedo novo hehe
Não é à toa que quem faz trilha com jipe de verdade adora e fica viciado.

Agora, que a tração ligou sozinha, isso sim, mas se atuou tantos % na frente ou atrás, aí já não sei dizer, o que dá pra sentir é que o carro joga força sim para trás, pois vc sente que o carro "empurra" por igual, agarra mesmo, quando num 4x2 dianteiro voce sente que "puxa", portanto, mais propenso a patinar...

Abraços

Carlos Russafa

#3
 kentakk

kentakk
Diamond Titanium
Diamond Titanium
Entao carlos, neste caso da rampa de concreto vc pode ligar o 4x4 sem problemas o que nao pode eh uso continuo e principalmente no concreto. No automatico acho que ele funciona como se fosse um AWD igual ao subaru.
Outro dia vi um video onde um cara pegou um pajero antigo e jogou na lama e lombada. Como ele entrou inclinado ele atolou pois girava em falso tanto a roda dianteira como a traseira. Ou seja mesmo sendo um 4x4 mas tendo diferencial na frente e atras, nisso o que faz a falta eh o blocante(igual que tem nos lockers da fiat). Neste caso iria tracionar as 4rodas dai nao iria ficar atolado. O diferencial nessa hora atrapalha pois, gira a roda que estiver mais leve.
Entao o sonho de consumo seria um 4WD com blocante e de quebra se viesse uma reduzida entao....

#4
 kingleer

kingleer
Membro Gold
Membro Gold
kentakk escreveu:No automatico acho que ele funciona como se fosse um AWD igual ao subaru.

desculpa, mas eu tive que rir disso ehehe

#5
 kentakk

kentakk
Diamond Titanium
Diamond Titanium
kingleer escreveu:
kentakk escreveu:No automatico acho que ele funciona como se fosse um AWD igual ao subaru.

desculpa, mas eu tive que rir disso ehehe
Dei uma pesquisada a respeito e os AWD sao bem superiorem em desempenho e engenharia. Segue um texto retirardo da NET em : http://www.jalopnik.com.br/qual-diferenca-entre-4wd-e-awd/

Existem três tipos de 4WD: manual, automático e permanente. No primeiro, o carro utiliza tração traseira ou dianteira apenas, até que o motorista acione a alavanca. Simples e eficiente, esse sistema não tem diferencial, e todas as rodas recebem a mesma proporção de torque e potência, o que funciona bem no off-road, mas definitivamente não serve para pistas. Cada roda percorre uma distância diferente durante as curvas e a falta de diferencial acabaria matando os seus pneus.



O segundo tipo se mantém 2WD até que os sensores do carro vejam a necessidade de dar uma forcinha para as outras rodas. Isso acontece quando há perda de tração ou mudança de terreno. Um pouco mais elaborado, este sistema tem diferencial, o que permite que possa ser usado durante todo o tempo.


Um carro com tração 4WD permanente está o tempo inteiro sendo tracionado pelas quatro rodas. Ele tem diferencial e utiliza sensores para determinar como deve ser a distribuição de torque entre os eixos. Alguns modelos mais elaborados podem utilizar automaticamente os freios para fazer uma roda que perdeu totalmente a tração (está no ar ou patinando no gelo, por exemplo), parar de girar.



AWD – All-Wheel Drive


A maioria dos carros com tração nas quatro rodas, cerca de 95%, nunca são usados para os fins "lamacentos" que lhe foram designados. Vai dizer que você não conhece quem tenha uma Hilux ou uma F250 e nunca colocou o carro na lama ou sequer encheu a carroceria com carga de verdade?


É por isso que o AWD foi criado, um sistema mais compacto, que definitivamente não prioriza as características de off-road ou trabalho pesado. Esta é a principal diferença para o 4WD. Por ser mais leve e menor, ele encaixa melhor em carros de passeio e esportivos, utilizando o potencial da tração nas quatro rodas para performance e segurança, como o caso do Gallardo e dos Audi Quattro.



Existem dois tipos de sistemas AWD. O On-Demand é mais simples e funciona apenas quando é necessário, quando sensores detectam mudanças de terreno ou derrapagem. Nesse caso, ele transfere força para outras rodas até estabilizar a situação. Alguns poucos permitem que a mudança seja feita também pelo motorista, mas geralmente o funcionamento é automático.


Já o Full-time obviamente funciona o tempo inteiro. São sistemas mais sofisticados e geralmente relacionados com alta performance, muito usados pela Audi, BMW, Porsche, Subaru, Mitsubishi e outras máquinas. Um Porsche Panamera tem a tração integral sempre ativa, mesmo que a distribuição de potência entre os eixos fique em 5/95%, frente/trás. Assim que é detectada a necessidade, o torque pode ser imediatamente redirecionado para aumentar a tração. Por outro lado, sistemas AWD raramente possuem o recurso da reduzida para escapar de atoleiros.


Na prática, o 4WD relaciona-se mais ao puro off-road, enquanto o AWD é geralmente voltado para a performance no asfalto. Nada, porém, obriga os fabricantes a seguirem essa lógica nominal – e é aí que começa a confusão.

#6
 MFerreira

avatar
Membro Pro
Membro Pro
kentakk, essa foi a melhor definição e é realmente isso que acontece...

A dificuldade não está em definir o que é, mas qual é... As marcas que definem a utilização do LOGO 4WD ou AWD, mas não necessariamente o 4WD é um 4WD...
Resumindo, teoricamente, o 4WD deveria ser utilizado mais para OFF-ROAD!

#7
 Josimar

Josimar
Diamond Titanium
Diamond Titanium
Tenho a impressão que cada vez mais os carros utilizarão este tipo de recurso. Apesar de ser obviamente mais caro do que a tração em apenas um dos eixos, o ganho de performance para situações como a descrita neste post justificam o investimento.

Quem mora em regiões montanhosas e especialmente usa estradas de terra de vez em quando sabe a diferença que faz um sistema de tração integral.

É como disse certa vez um sobrinho: "todo carro deveria ser 4x4"...

What a Face

#8
 BASICO

avatar
Membro Pleno
Membro Pleno
segundo o Manual dele diz.

""""este sistema e um sistema PROATIVO o que significa que ele Não só responde ao GIRO FALSO entre as rodas dianteiras e traseiras, mas também tem a capacidade de PREVER o patinamento das rodas e transferir o Torque para rodas Traseiras A N T E S dele acontecer.

Mesmo quando a roda Não Gira em Falso o sistema 4WD Inteligente ajusta continuamente a distribuição de Torque afim de melhorar o comportamento do veiculo em linha reta ou em curvas tanto na Estrada quanto FORA dela. """""

Lembrando que este sistema 4WD do NOVOECO e oriundo do ESCAPE americano.

diferente do Antigo sistema 4WD do ECO 4WD era oriundo do MADZA.
(trabalha com sistema silicone expandido).

#9
 Josimar

Josimar
Diamond Titanium
Diamond Titanium

Quer dizer que no novoeco não há mais o sistema de silicone? E qual seria então o princípio deste sistema de tração? Não achei muita coisa a respeito.

What a Face

#10
 Conteúdo patrocinado


Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo  Mensagem [Página 1 de 1]


Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos