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Dúvida sobre ABS

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#1
 evaanv


Iniciante
Iniciante
Pessoal, sexta-feira passada adquiri uma EcoSport XLT 2.0 ano 2007 Completo com rodas de liga leve aro 15' com 48mil rodados. A coisa mais linda e um dos carros mais gostosos que já dirigi! No entanto tive um problema hoje durante a vistoria para transferencia do seguro por causa do ABS. É o seguinte, quando ligo o carro, não aparece a luz do ABS no painel. E me falaram que pudia ser que o ABS tinha dado defeito e eles "desligaram" o ABS. Não levei ela no mecânico pois o vendedor era de confiança (já comprei outros carros com ele e NUNCA deu problema, ele me garantiu que o carro estava OK), no entanto, gostaria de tirar essa dúvida. O que pode estar acontecendo? Bom, não entendo muito de mecânica mas acredito que se o ABS está "Desligado" ele nem freia correto? Pode ser algo grave ou algo simples como um fusível queimado?

Fora isso, o carro é ótimo! Estou adorando cheers Saí de 1.0 de 65cv e pulei pra um 2.0 de 143cv! Haha! Se eu soubesse que a ECO era tão boa assim (eu pensava que era um carro ruim), teria comprado antes. Depois posto fotos dela! Very Happy Abração pessoal e desculpe se fiz o post fora dos padrões ou local errado.

#2
 kingleer


Membro Gold
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evaanv escreveu:Pessoal, sexta-feira passada adquiri uma EcoSport XLT 2.0 ano 2007 Completo com rodas de liga leve aro 15' com 48mil rodados. A coisa mais linda e um dos carros mais gostosos que já dirigi! No entanto tive um problema hoje durante a vistoria para transferencia do seguro por causa do ABS. É o seguinte, quando ligo o carro, não aparece a luz do ABS no painel. E me falaram que pudia ser que o ABS tinha dado defeito e eles "desligaram" o ABS. Não levei ela no mecânico pois o vendedor era de confiança (já comprei outros carros com ele e NUNCA deu problema, ele me garantiu que o carro estava OK), no entanto, gostaria de tirar essa dúvida. O que pode estar acontecendo? Bom, não entendo muito de mecânica mas acredito que se o ABS está "Desligado" ele nem freia correto? Pode ser algo grave ou algo simples como um fusível queimado?

Fora isso, o carro é ótimo! Estou adorando cheers Saí de 1.0 de 65cv e pulei pra um 2.0 de 143cv! Haha! Se eu soubesse que a ECO era tão boa assim (eu pensava que era um carro ruim), teria comprado antes. Depois posto fotos dela! Very Happy Abração pessoal e desculpe se fiz o post fora dos padrões ou local errado.

A luz no painel não acende junto com as outras quando tu liga o carro, é isso?
Se fosse só o fusível do ABS, essa luz ficaria sempre acesa, indicando defeito. Não tenho certeza, cabe verificar.
Também já vi picareta desligando a luz do painel pra esconder o defeito (mesma coisa que voltar a quilometragem), mas como o vendedor é de confiança...

O carro freia igual a um carro sem o sistema se o ABS está desativado; ele só entra em ação quando há iminência do travamento das rodas. Pra testar é simples, pega uma rua vazia e freia forte... Se o freio tremer e o carro fazer um barulho alto, está funcionando Laughing



Última edição por kingleer em Qua Maio 02, 2012 4:14 pm, editado 2 vez(es)

#3
 evaanv


Iniciante
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Todas as luzes acendem, menos a do ABS! Agora fico na dúvida se o fusível do ABS é independente dos outros, ou não (pelo fato de apenas a luz do ABS ficar apagada). Durante o final de semana, tive que fazer uma manobra brusca utilizando o freio e freiou NORMALMENTE. Agora se travou as rodas como um freio "normal" ou não travou como um ABS. Outra dúvida, eu tenho 19 anos, 1 ano e 2 meses de CNH e moro em São José dos Campos - SP, o seguro ficou cerca de R$2000 com a minha mãe como motorista primária, meu pai secundário e eu como terciário. É esse preço mesmo? Referente ao consumo, qual melhor jeito de dirigi-la? Pois sempre pensei "AH, quanto menos RPM .. menos gasto de motor, menos gasto de combustível .. " Qual o melhor jeito de dirigir a ECO consumindo o mínimo possível?


Um abraço!

#4
 kingleer


Membro Gold
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O ABS sempre treme e faz um barulho de algo batendo quando é acionado. Põe 60Km/h na Eco e pisa fundo no freio pra ter certeza... Smile Não é toda pisada forte que aciona o sistema.

No manual tem gráficos mostrando o consumo/velocidade/marcha. Se a tua é automática, é só pisar leve. Mantendo 60 em 3ª ou 90-100 em 4ª, com o giro abaixo de 2000RPM, eu consigo 12Km/l. Já consegui fazer 15, mas foi descendo a serra... hehehe

#5
 Marcos-CWB


Administrador
Administrador
evaanv,

Faça o teste que o amigo Kingleer recomendou: acelere o carro até uns 60 km/h numa rua tranquila e depois pise rápido no freio até o fundo.
Se as rodas travarem é porque o ABS não está funcionando.

Tomara que o problema seja apenas o led do painel que não está funcionando.
Fusivel queimado não deve ser pois se o problema fosse nele, a luz do ABS iria ficar acesa o tempo todo.
Por via das dúvidas confira os seguintes fusíveis:

N° 21 (ABS / ar condicionado / desembaçador do vidro / travas das portas / lampada de cortesia do espelho)
N° 22 (Luz de freio / alavanca multifunção da coluna de direção / ABS)



ABS não é sistema barato de mexer, investigue o real problema e peça ao vendedor pra consertar o mais rapido possível.

#6
 evaanv


Iniciante
Iniciante
Entendi.

Obrigado pelas dicas, mas uma dúvida minha, se o fusível está queimado, como a luz no painel fica acesa o tempo todo?
Bom, verifiquei aqui, o problema não é fusível, pois as outras luzes estão acendendo normalmente .. aí amanhã vamos levar o carro no mecânico para ele estar verificando. Medo é ficar andando com esse carro sem seguro por aí, tsc tsc .. Bom, enfim, brigadão pessoal!

#7
 Marcos-CWB


Administrador
Administrador
Esse lance do fusivel eu não sei te explicar mas voce pode fazer um teste se quiser, retire o fusivel do ABS ou AIR BAG por exemplo e voce vai notar que a luz vai ficar acesa no painel (mesmo sem ele).

#8
 evaanv


Iniciante
Iniciante
Beleza! Brigadão pessoal! Cara, sinceramente eu estou AMANDO esse carro. É um trator MEESMO esse motor dela! Hahaha, outro dia coloco umas fotos dela aqui! Smile

#9
 ro101


Membro Advanced
Membro Advanced

Ée cara, o motor da eco é forte mesmo.....

tamo esperando as fotos da sua guerreira !!


Abraçoo !!

#10
 Smaylle


Membro Gold
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Surgiu uma duvida todas as Ecosport vem com sistema ABS de frabrica?

#11
 Marcos-CWB


Administrador
Administrador
Não, que eu saiba ABS é opcional apenas nos Ecosport 2.0

#12
 rafaelbohn


Iniciante
Iniciante
Bom dia amigos, é minha primeira vez no ecosportclub! Smile
sou propietario de uma EcoSport XLT 2.0 Completa 2005, esteve atrás de pesquisas e acabei vindo parar neste site,
estou com o mesmo problema, pois a luz do ABS no painel fica ligada direto, estou com medo que seja algum problema no sistema,
antes de levar a um mecanico, gostaria de entender as possibilidades deste LED estar acesso,

Postarei algumas fotos da eco, esta impecavel, toda preta muito linda!
desde ja eu agradeço a todos, forte abraço.


pratique EcoSport! Razz

#13
 renan.rj21


Membro Gold
Membro Gold
eh facil ... pega uma rua de terra e crava o peh no freio ... se sair arrastando tudo, o ABS nao esta tivo ... se der pequenas travadas ate parar ( e o pedal vibrar ), ele esta ativo!

#14
 APalma


Membro Pro
Membro Pro
Não esquece de apertar o pedal sem medo...

#15
 renan.rj21


Membro Gold
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APalma escreveu:Não esquece de apertar o pedal sem medo...

Verdade ... como diria meu pai " tem que chamar com raiva " rs

#16
 Eco_Don


Iniciante
Iniciante
Olá pessoal, tenho uma Ecosport XLT 2.0 aut. 07/08 e também tive um problema com o ABS (luz acesa direto), e gostaria de compartilhar para quem tiver esse problema e ficar desesperado (como eu).

Após acesa a tal luz do ABS,levei em três mecânicos para "dar uma olhada", todos me falaram que o problema estava no sensor dianteiro esquerdo e que eu teria que substituir - o mais barato me cobraria 680 reais. Continuei rodando normal (aparentemente apenas sem ABS, mas freiando normal).
Como tinha visto muitos tópicos aqui no fórum e outros perdidos pela internet, resolvi fazer alguns testes antes de desembolsar toda essa grana. Verifiquei: os fusíveis 21 e 22, assim como todos os demais (já que estava ali), troquei até de posição o relé de controle elet. com o relé do lado que é igual, vi se tinha algum mal contato na fiação do sensor (que fica atrás da roda), desconectei as conexões e as limpei, vi se tinha alguma folga e coloquei de volta. Após tudo isso, quem diria, a luz apagou. Estou rodando normal sem gastar um centavo, apenas dando uma atenção pro negócio.

Se isso não tivesse resolvido, ainda iria levantar o carro, tirar a roda e mexer no sensor, tentar limpá-lo, etc.

Espero ter ajudado.
Abs,

#17
 willian azevedo


Membro Jr
Membro Jr
Ótima dica!

#18
 efemota


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