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Dúvida sobre automático

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#1
 Zanetti

Zanetti
Diamond Titanium
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Me surgiu uma dúvida, o que acontece caso eu esteja a 80 por hora e o motor venha a apagar, seja por falha elétrica ou falta de combustível?

O carro fica na banguela, prejudica a caixa...

#2
 APalma

APalma
Membro Pro
Membro Pro
Se o carro "apagar" e ir diminuindo rapidamente até parar, dificilmente haverá dano, pois o tempo de rodagem será pouco.

Agora se apagar em uma descida longa (serra por exemplo) e você continuar rodando poderá haver dano, isso sem contar no superaquecimento dos freios, pedal duro (por ser hidráulico) e outros perigos.

O mesmo vale se for reboca-la: a alavanca deve estar em N.

Se o motor apagar em velocidade você deve passar para N e conduzir o veículo para o acostamento (ou onde conseguir parar). Eu já passei por isso com uma Grand Cherokee.

Abraço.

#3
 Zanetti

Zanetti
Diamond Titanium
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É, o carro automático tem mais contras do que a favor, eu particularmente só comprei automático por falta de opção, só de saber que não pega no tranco já é muito ruim

#4
 APalma

APalma
Membro Pro
Membro Pro
Respeito sua opinião Zanetti, mas não troco carro automático por nada...o conforto é incomparável ao de um carro manual.

Carros com injeção eletrônica você não deve dar "tranco", pois há o risco de danificar o catalisador ou até mesmo o módulo (em alguns casos). O que pode ser feito é andar com um jogo de cabos para partida auxiliar (vulgo chupeta! Shocked )

Fora isso, e o valor um pouco mais alto de consumo e na manutenção, não vejo "grandes problemas" em um veículo automático. Very Happy

Abração!!!



#5
 SIMIONI

SIMIONI
Membro Pleno
Membro Pleno
Interessante a pergunta, eu já tinha pensado nisso também...

O conforto do carro automático realmente é indiscutível. Não sei se vocês moram em São Paulo (capital), mas quem tem carro manual por aqui anda sofrendo bastante... O trânsito é infernal e nessas horas não é nada agradável ficar trocando de marchas o tempo todo.

Para mim o único ponto negativo do carro automático é, em alguns casos, a falta de controle sob o sistema. As vezes é necessário dar aquela reduzida e nem sempre é possível... o sistema acaba demorando um pouco mais para fazer isso.

Vale lembrar que se a pane for nos freios e não no motor, é possível utilizar o freio motor selecionando as posições 2 e 1 do câmbio e para finalizar utilizar o freio de mão se este ainda estiver em funcionamento. É legal utilizar essas configurações também em descidas e subidas fortes. Existe a opção O/D OFF também que desativa a 4ª marcha se não me engano... me corrijam se estiver errado!

Abraços

#6
 APalma

APalma
Membro Pro
Membro Pro
É isso aí mesmo, Simioni!! Very Happy

#7
 kentakk

kentakk
Diamond Titanium
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eu tambem sempre pensei nisso.
Mas acho que tando em velocidade o proprio fato de o carro estar correndo talvez ela propria crie pressao para manter a marcha engatada.... Mas isso eh suposicao....
Para pegar no tranco ate imaginei.... porque nao inventaram um tipo de bomba eletrica de oleo que em caso de pegar no tranco aciona-se a bomba eletrica, engata-se o carro e saia-se empurrando a mesma....
Pois nao eh sempre que tem um carro do lado para fazer chupeta.

#8
 Zanetti

Zanetti
Diamond Titanium
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Até entendo que existe essa recomendação de não dar tranco, mas imagina vc com sua família em uma estrada deserta e sem poder ligar o carro, estou até pensando em comprar uma bateria auxiliar para quando viajar.
Pra mim não importa se vai estragar o catalisador, explodir os bicos ou avariar outra coisa, quero é tirar a família de uma situação de risco
Imagina vc estacionado em uma ladeira entra no carro e o motor não pega, no manual basta soltar o carro e ele pega e no automático Ó
Vejam que estou dando minha opinião e não sendo grosseiro com quem respondeu

#9
 fellipeborges

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Iniciante
Iniciante
zanetti escreveu:Até entendo que existe essa recomendação de não dar tranco, mas imagina vc com sua família em uma estrada deserta e sem poder ligar o carro, estou até pensando em comprar uma bateria auxiliar para quando viajar.
Pra mim não importa se vai estragar o catalisador, explodir os bicos ou avariar outra coisa, quero é tirar a família de uma situação de risco
Imagina vc estacionado em uma ladeira entra no carro e o motor não pega, no manual basta soltar o carro e ele pega e no automático Ó
Vejam que estou dando minha opinião e não sendo grosseiro com quem respondeu
Sua preocupação com a família é louvável Zanetti.
Mas lendo-a eu fiquei pensando: quem hoje em dia com um carro que não seja velho fica parado com tanta frenquência? E quando fica, fazer ele pegar no tranco resolve?
Eu já tive carros manuais e 2 automáticos e as poucas vezes que fiquei na mão, fazê-lo pegar no tranco não resolveria (o último problema que tive foi uma bobina de ignição queimada).

A minha Eco (2007 XLT) é meu segundo carro automático. Antes dela tive um Civic 2000. Carro automático pra mim agora é prioridade. Quando resolvi trocar o Civic por uma Eco, o primeiro requisito pra mim foi esse: câmbio automático. Depois veio kilometragem, opcionais, cor, etc.

Vale dizer que eu moro em São Paulo e trabalho próximo à Av. Paulista, então a maior parte do tempo que dirijo é em CONGESTIONAMENTO. Quando ocorre de precisar vir trabalhar com um carro manual, como já acostumei com o AT, fico desesperado rsrsrs Shocked

Eu caí na maldição do carro automático: depois que experimentou, não quer nem passar perto de carro manual. Very Happy

#10
 kentakk

kentakk
Diamond Titanium
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fellipeborges escreveu:
zanetti escreveu:Até entendo que existe essa recomendação de não dar tranco, mas imagina vc com sua família em uma estrada deserta e sem poder ligar o carro, estou até pensando em comprar uma bateria auxiliar para quando viajar.
Pra mim não importa se vai estragar o catalisador, explodir os bicos ou avariar outra coisa, quero é tirar a família de uma situação de risco
Imagina vc estacionado em uma ladeira entra no carro e o motor não pega, no manual basta soltar o carro e ele pega e no automático Ó
Vejam que estou dando minha opinião e não sendo grosseiro com quem respondeu
Sua preocupação com a família é louvável Zanetti.
Mas lendo-a eu fiquei pensando: quem hoje em dia com um carro que não seja velho fica parado com tanta frenquência? E quando fica, fazer ele pegar no tranco resolve?
Eu já tive carros manuais e 2 automáticos e as poucas vezes que fiquei na mão, fazê-lo pegar no tranco não resolveria (o último problema que tive foi uma bobina de ignição queimada).

A minha Eco (2007 XLT) é meu segundo carro automático. Antes dela tive um Civic 2000. Carro automático pra mim agora é prioridade. Quando resolvi trocar o Civic por uma Eco, o primeiro requisito pra mim foi esse: câmbio automático. Depois veio kilometragem, opcionais, cor, etc.

Vale dizer que eu moro em São Paulo e trabalho próximo à Av. Paulista, então a maior parte do tempo que dirijo é em CONGESTIONAMENTO. Quando ocorre de precisar vir trabalhar com um carro manual, como já acostumei com o AT, fico desesperado rsrsrs Shocked

Eu caí na maldição do carro automático: depois que experimentou, não quer nem passar perto de carro manual. Very Happy

Automatico é assim ou voce ama ou odeia.....
Ja tive um automatico que so deu dor de cabeça e prejuizo no bolso....
Automatico pra mim tem que ser com 5 anos de garantia e qdo acabar a garantia passar o carro pra frente.
Nao nego o conforto, mas fico apreensivo.... No transito so de imaginar o carro engatado e a gasolina se esvaindo pelo escapamento.... todos os automaticos deveriam ter o "neutral control" que coloca em neutro qdo parado no transito. Assim é no astra e zafira da GM. POis carro parado o conversor ainda envia torque para as rodas e parado acaba virando calor(desperdicio).
Nao entendo como foi queima a bobina no tranco.... Ate entendo de eletrica e eletronica, mas nao vejo como foi acontecer isso.

#11
 fellipeborges

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Iniciante
Iniciante
kentakk escreveu:Automatico é assim ou voce ama ou odeia.....
Verdade. Brasileiro geralmente odeia, mas por falta de experimentar. Ainda é cultural: brasileiro gosta de carro MT.
Sinceramente acredito que boa parte nunca mais iria querer voltar caso experimentasse o AT.

kentakk escreveu:Automatico pra mim tem que ser com 5 anos de garantia e qdo acabar a garantia passar o carro pra frente.
Haja medo hein? rsrsrs

kentakk escreveu:Nao nego o conforto, mas fico apreensivo.... No transito so de imaginar o carro engatado e a gasolina se esvaindo pelo escapamento.... todos os automaticos deveriam ter o "neutral control" que coloca em neutro qdo parado no transito. Assim é no astra e zafira da GM. POis carro parado o conversor ainda envia torque para as rodas e parado acaba virando calor(desperdicio).
De fato há essa sensação.
Mas eu quando vejo que o trânsito ou o semáforo vão demorar muito, coloco no neutro e depois quando anda coloco de novo no D. Óbvio que não é em qualquer situação, senão o cambio AT perde um pouco do seu sentido.
Mas geralmente as coisas funcionam assim: mais conforto = mais gasto
É a mesma coisa do ar condicionado: o cara compra o carro com AC, mas fica com dó de usar pra economizar combustível...
Uma vez eu disse pra um amigo: a vida é muito curta pra não ligar o AC pra economizar rsrsrs Very Happy

kentakk escreveu:Nao entendo como foi queima a bobina no tranco.... Ate entendo de eletrica e eletronica, mas nao vejo como foi acontecer isso
A queima da bobina não teve nada a ver com "pegar no tranco", até porque foi no Civic AT.
Eu coloquei esse exemplo para ilustrar a questão do "ficar na mão com o carro".

#12
 Zanetti

Zanetti
Diamond Titanium
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Talvez não tenham visto o tópico onde digo que o primeiro problema que tive quando comprei o carro foi o arranque, como sabem em um carro manual não seria problema, pois o mesmo pegaria com um pequeno empurrão e quanto ao tranco eu já tive que fazer carro pegar no tranco e nada aconteceu, teriam que me explicar direitinho e tecnicamente o que realmente poderia acontecer, pois não vejo nada que poderia afetar o carro, quer dizer que descendo uma ladeira se o motor morrer vc vai usar o arranque e não deixar o carro andar engatado para pegar novamente

Dúvida:
Alguém me explica o significado desse rotativo que desde que entrei no fórum vejo e nada acontece

A 2ª fase do concurso para visita a Tatuí já começou, vamos contar historias de suas EcoSport's!

#13
 kentakk

kentakk
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zanetti escreveu:Talvez não tenham visto o tópico onde digo que o primeiro problema que tive quando comprei o carro foi o arranque, como sabem em um carro manual não seria problema, pois o mesmo pegaria com um pequeno empurrão e quanto ao tranco eu já tive que fazer carro pegar no tranco e nada aconteceu, teriam que me explicar direitinho e tecnicamente o que realmente poderia acontecer, pois não vejo nada que poderia afetar o carro, quer dizer que descendo uma ladeira se o motor morrer vc vai usar o arranque e não deixar o carro andar engatado para pegar novamente

Dúvida:
Alguém me explica o significado desse rotativo que desde que entrei no fórum vejo e nada acontece

A 2ª fase do concurso para visita a Tatuí já começou, vamos contar historias de suas EcoSport's!

Entao caro amigo Zanetti! no tranco nao pega porque precisa de pressao hidraulica para que as embreagens entrem em acao e engatem as engrenagens.... Por issoqdo o motor esta virando tem pressao hidraulica. Sobre arrastar o carro automatico(no guincho) com motor desligado ele estraga porque o sistema vai ficar girando sem lubrificacao. Tem que guinhcar com a frente levantada ou encima das plataformas.

#14
 Zanetti

Zanetti
Diamond Titanium
Diamond Titanium
Não, eu falei no caso de problema no arranque o manual pega e o automático fica esperando o reboque

Piada:
Tinha que ser igual ao meu primeiro carro um Gordini que nesse caso podia usar a manícula, dei muita poeira em fusquinhas com ele

Dúvida sobre automático Gordini_01 Dúvida sobre automático Ferramenta-manicula-carro-antigo_MLB-O-209585441_9456

#15
 kentakk

kentakk
Diamond Titanium
Diamond Titanium
zanetti escreveu:Não, eu falei no caso de problema no arranque o manual pega e o automático fica esperando o reboque

Piada:
Tinha que ser igual ao meu primeiro carro um Gordini que nesse caso podia usar a manícula, dei muita poeira em fusquinhas com ele


Eh serio mesmo que esse carro tem manivela? Pensei que era coisa da vovo Donalda..... Razz

#16
 Josimar

Josimar
Diamond Titanium
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Eiiiitttta saudade... Foi o primeiro carro lá de casa também... Na primeira volta meu pai rodou até gastar a gasolina (o que não deve ter demorado muito, uma vez que os vendedores deixam só "vapor" de gasosa no tanque...).

Daí não adiantava rodar a manivela até cansar o braço... Teve que aparecer um cristão que percebeu o lógico: faltava o essencial... Encher o tanque. Embarassed

Pô, mas eu era criança... Isso faz um tempo danado...

lol!

#17
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