Olá, Michelmar. Bem vindo ao fórum.
É realmente uma decisão difícil, pois a 1.6 certamente atenderá bem suas expectativas, enquanto a 4WD lhe proporcionará uma experiência mais off-road, se precisar trafegar por terrenos acidentados.
Possuo EcoSport há quase oito anos, sempre comprei modelos usados. Inicialmente uma 1.6 XLS 2005, depois uma XLT 2006 e uma XLT 2008, que ainda possuo.
Mas sempre sonhei com uma 4WD, especialmente depois de ler os relatos aqui do fórum. Era um modelo que trazia todos os opcionais, tinha pintura e detalhes de destaque além, é claro, da tração 4x4.
Então, há pouco mais de dois anos realizei este sonho e comprei este modelo. Hoje possuo a 2.0 e a 1.6.
Como gosto muito de viajar, acabo usando mais as características fora-de-estrada que a 4WD proporciona, contudo, acabo só usando este recurso em praticamente 1% do tempo... Ou seja, quase tudo que faço com a 2.0 faria também faria com a 1.6...
Entretanto, como dirijo as duas alternadamente (por exemplo, daqui a pouco saio com a 1.6 e à tarde com a 2.0 - por questão de ordem na garagem), posso afirmar que o recurso da tração vai além do off-road.
Tenho muito mais segurança ao dirigir em qualquer via quando uso a 4x4. Não sei dizer se é somente pela tração ou também pela motorização, mas o carro agarra nas curvas e tem muito mais estabilidade.
Acabo dirigindo mais a 2.0 e, quando estou com a 1.6 passo alguns apertos, como menos força em arrancadas (girador e semáforos) e especialmente porque ela desgarra um pouco nas curvas. Mas isso talvez se deva ao fato de que fico viciado na estabilidade da 4WD e exagero um pouco quando estou com a 1.6...
Mas, se tem algo que a 1.6 é melhor é em relação à embreagem e câmbio. A embreagem da 2.0 é um pouco pesada e o câmbio não tem engates tão precisos quanto a 4x2. Mas só percebi isso porque alterno os carros frequentemente. Talvez se só dirigisse a 4x4 eu não notaria esta característica.
Quanto à manutenção, sou muito zeloso e não me preocupo em fazer o que for preciso para manter os carros em ordem. Tanto que, contrariando a maioria, sou adepto da CSS Ford e todos meus carros tem todos os carimbos de revisão. Só falta o de 70.000 km da 4WD.
E, mesmo assim, a 4WD é o EcoSport em que mais rodei até hoje e o que menos me deu trabalho na manutenção. Só precisei fazer ações corretivas quando comprei. Até hoje foi o que deu menos despesas. E olha que eu abuso da danada...
Enfim, pode ser que eu tenha dado sorte, pois o bicho pega se for necessário algum reparo na tração. As peças são difíceis e caras, mas nada que não se resolva, como já assinalaram alguns colegas aqui do fórum.
Depois falo mais sobre os carros, está na hora de trabalhar...
Abs