EcoSport Club

Fórum de discussões sobre o Ford EcoSport


Olá pessoal, caso queiram participar do grupo de whatsapp, basta deixar o seu número no tópico WhatsApp. https://ecosportclub.forumeiros.com/t2104-whats-app-ecosport?highlight=whatsapp

Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

Óleo 15w40 ou 5w30 ??

Ir à página : Anterior  1, 2, 3, 4, 5  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo  Mensagem [Página 4 de 5]

#1
 eljusticeiro

eljusticeiro
Membro Jr
Membro Jr
Relembrando a primeira mensagem :

Galera, meu carro ficou pronto, está muito bom..
Gastei uma graninha , as pelo que paguei e pelo que ele está hoje tá bom d+.

Só uma coisa me preocupou, no manual está falando para usar óleo 5w30 sintético, e colocaram o 15w40, perguntei para o mecânico, de muita confiança, nunca me decepcionou, ele informou que motores mais velhos é bom ter um óleo de maior viscosidade.

Mas pesquisando na internet, todo mundo que usa este motor aconselha usar somente o 5w30.

Alquém pode me dar uma dica ???


#76
 gediael

gediael
Iniciante
Iniciante
Valeu pessoal, também penso assim, só queria ver mais opiniões !  Laughing

#77
 Moreira

Moreira
Iniciante
Iniciante
Bom dia pessoal!

Minha eco andava com o 10, agora coloquei o 5w30, e notei que quando liga, ela tá com um barulho diferente dá umas batidas e depois para, isso só acontece qdo liga, coloquei o Castrol 5w30, o que será antes não fazia nenhum barulho. ela está com 74.000 kms.

#78
 ifaleiro

ifaleiro
Iniciante
Iniciante
eu sempre usei o 5w30, porem como a minha eco esta com 200mil km foi recomendado na ford(canoas, montreal) usar o 5w40, será que esta certo?

#79
 Josimar

Josimar
Diamond Titanium
Diamond Titanium
É uma boa questão. A princípio o recomendado é seguir as especificações do manual. O que nós procuramos chamar a atenção é quando algum colega (como aconteceu com meu irmão) cai na conversa de um mecânico desavisado e coloca qualquer óleo, "porque é mais barato". Daí o barato pode sair caro...


Mas há uma discussão sobre colocar óleos mais viscosos (mais densos) em motores com km mais alta. Se para você esta recomendação veio de mecânicos treinados pela da própria Ford, que em tese recebem treinamento especializado e atualizado para cuidar de nossos veículos, daí isso tem que ser levado em consideração.


De qualquer modo, a diferença de densidade quando o motor está frio (que é o mais importante) é irrisória entre o 5W30  (0,848) e o 5W40 (0,853).


Se eu perguntar se podemos passar no sinal vermelho, a resposta padrão é não. Mas isso depende. Se um agente de trânsito sinalizar que a passagem está livre, então podemos passar sem medo...


Eu pediria uma outra opinião em outra CSS Ford, só por precaução. Se a recomendação se confirmar, opto pelo 5W40.


Driver

#80
 ifaleiro

ifaleiro
Iniciante
Iniciante
Vou fazer isso... Coloco resultado depois aqui...

#81
 dayz_sp

dayz_sp
Membro VIP
Membro VIP
bom dia pessoal!

Comprei meu primeiro carro em 2005 (era um gol 2003) e sempre sigo a recomendação do manual. Nunca me importei muito quanto a marca do óleo, mas sempre segui a numeração indicada.
Nunca misturei marcas na mesma troca de óleo, mas as vezes alternava elas...
Mas sempre ouvi pessoas que tinham carro velho falar que usavam óleo mais espesso no motor (fusca, corcel, brasília), alguns mecânicos realmente recomendam para os carros velhos que possuem desgaste nas peças do motor.

Enfim, eu usaria o óleo recomendado no manual!

Like

#82
 rafael69

rafael69
Membro Advanced
Membro Advanced
Penso igual o dayz_sp....segue o manual....

Qual o critério que este cara usou pra pedir pra vc mudar de óleo?

Ele abriu o motor pra ver? Não neh...rs só pq teu carro tem 200 mil km? Hummm sei naum viu.....rs

Se teu carro já tem 200 mil km, sempre usando o mesmo óleo e fazendo trocas regurlamente, e tá com o motor bom, não vejo pq mudar o óleo....

Eu tive um celta 2003 q ficou cmg até os 155 mil Km, e sempre usei o óleo recomendado que é o mesmo da Eco...5w30. ...

Bom, mas como a galera disse é bom vc se informar com quem realmente entenda....

Está só foi minha opinião, por favor procure se informar em outra css...

#83
 yago

yago
Iniciante
Iniciante
r

#84
 rafael69

rafael69
Membro Advanced
Membro Advanced
Fala galera....

Todos ja sabem que o óleo motorcraft agora é castrol magnatec...

Tava lendo a respeito deste óleo, e principal característica dele é as moléculas inteligentes que se aderem as partes móveis do motor para proteger na primeira partida do dia....

Entaum forma tipo um película nas peças, será que isso com o tempo não vira borra?

#85
 J Junior

J Junior
Membro Pro
Membro Pro
O correto é 5w30 em qualquer quilometragem. Tem que ser sintético 100%. Esse negócio de semi sintético é furada. Troquei recentemente o do meu pelo Lubrax Valora 5w30 sintético e gostei bastante do resultado. Até o som do motor mudou, e por incrível que pareça ficou mais econômico... Shocked

#86
 Convidado

Anonymous
Convidado
O correto é usar o 5W30. O que vale é o que está no manual, não importa a quilometragem.

#87
 efemota

efemota
Administrador
Administrador
Like

Boa dica xará!!



EcoSport FreeStyle 1.6 2009 Prata Enseada

#88
 kentakk

kentakk
Diamond Titanium
Diamond Titanium
alguem sabe se existe oleo 5w30mineral?   pois rodo muito pouco com o carro e a cada 6 meses trocar o oleo sintetico fica muito caro.
Pois dizem que nao importa a rodagem tem que trocar a cada 6meses.
Dizem que o problema eh criar borra.

#89
 Josimar

Josimar
Diamond Titanium
Diamond Titanium
Como assim, Kentakk?


Até onde sei o sintético tem a capacidade de durar muito mais do que o mineral (duas a três vezes mais). Colocar mineral não vai adiantar muito...


De qualquer forma, 5W30 só conheço semi-sintético (ACDelco 5W-30 API SM) e sintético. Mas o preço do primeiro é quase o mesmo do sintético. Então, acho que não vale a pena...

#90
 Zanetti

Zanetti
Diamond Titanium
Diamond Titanium
Tá louco trocar óleo a cada 6 meses, troco na quilometragem e olhe lá, nunca tive um motor com problema ou borra

#91
 kentakk

kentakk
Diamond Titanium
Diamond Titanium
Nao sei se eh enganacao mas todo mundo fala isso.... tipo tantos mil kilometros ou 6meses.... o que ocorrer primeiro...
Mas como tenho la minhas duvidas troco a cada 12meses.... e mesmo assim o oleo este ano nao rodou sequer 1000kilometros....
O que vcs acham???  o carro fica +parado que andando....
Dizem que qdo abrimos a lata do oleo sintetico a umidade do ar ja comeca a atacar a mesmo causando a borra.

#92
 kentakk

kentakk
Diamond Titanium
Diamond Titanium
Josimar o sintetico dura mais sim.... mas isso na kilometragem e nao no tempo de abertura da embalagem....

#93
 presley

presley
Membro Jr
Membro Jr
Marcos-CWB escreveu:Eu entendi amigo, mas eu faço exatamente isso de vez em quando.
Por exemplo: hoje eu troco o oleo do carro e uso HAVOLINE, daqui uns 3 ou 4 meses se eu precisar completar o nivel do oleo, eu uso qualquer marca
que aparecer mas sendo sempre. 


Acho que isso não é problema, é mais jogada de mercado dos fabricantes para que voce use sempre a mesma marca.
Eu particularmente não seguiria esta opinião, misturar óleos nem pensar, com qual objetivo? a não ser que você não se importe em ter um prejuízo a curto prazo então pode continuar fazendo isso mas saiba que não é o correto e nem indicado.

#94
 kentakk

kentakk
Diamond Titanium
Diamond Titanium
eu tambem sou contra a mistura de oleos....

#95
 dayz_sp

dayz_sp
Membro VIP
Membro VIP
BOM GALERA EU RODO UMA MÉDIA DE 600 KM POR MÊS E AS VEZES FAÇO UMAS VIAGENS PARA MAIS LONGE, NO ANO PASSADO RODEI 10.000 KM DE ECO (QUER DIZER DE OUTUBRO DE 2013 À OUTUBRO DE 2014)

NORMALMENTE EU TROCO O ÓLEO COM 8.000 KM, ISSO DEVE DAR A CADA 8 OU 9 MESES E SEMPRE USO O MESMO ÓLEO, NÃO COSTUMO MISTURAR.

T+

#96
 kentakk

kentakk
Diamond Titanium
Diamond Titanium
dayz_sp escreveu:BOM GALERA EU RODO UMA MÉDIA DE 600 KM POR MÊS E AS VEZES FAÇO UMAS VIAGENS PARA MAIS LONGE, NO ANO PASSADO RODEI 10.000 KM DE ECO (QUER DIZER DE OUTUBRO DE 2013 À OUTUBRO DE 2014)

NORMALMENTE EU TROCO O ÓLEO COM 8.000 KM, ISSO DEVE DAR A CADA 8 OU 9 MESES E SEMPRE USO O MESMO ÓLEO, NÃO COSTUMO MISTURAR.

T+
ate que vc roda bem com o carro, mas esse oleo sintetico vc pode rodar ate 15 ou 20mil km... pois o seu oleo nao ta vencendo pelo tempo e sim pela kilometragem... vc ta no lucro..... no meu caso fico no preju... nao rodo e tenho que trocar.

#97
 dayz_sp

dayz_sp
Membro VIP
Membro VIP
POIZÉ KENTAKK,

RODO UNS 400 KM NA RODOVIA E O RESTO NA CIDADE... NO TRÂNSITO URBANO NORMALMENTE SÃO TRECHOS CURTOS DE 8 A 15 KM, O CARRO NEM ESQUENTA DIREITO...

COSTUMO TROCAR O ÓLEO COM 8 PRA 9 MIL KM EM TODOS OS CARROS QUE TIVE, NUNCA DEIXEI CHEGAR NOS 10 MIL.

O TEU CASO É PARECIDO COM O DO MEU PAI, ELE TRABALHA 2,7 KM DE CASA E DE TARDE DÁ CARONA PRA MINHA IRMÃ QUE TRABALHA PERTO NO MÁXIMO 1 KM DO TRAMPO DO MEU PAI.
ELE RODA POUCO COM O CARRO, NEM ESQUENTA DIREITO E FICA NESTA DÚVIDA DE TROCAR A CADA 6 MESES OU PELA QUILOMETRAGEM QUE DARIA TROCA A CADA 1 ANO E MEIO...

OOO DÚVIDA CRUEL!!!

#98
 Zanetti

Zanetti
Diamond Titanium
Diamond Titanium
Existem dois tipos de pessoas que rodam pouco, o primeiro a pessoa que sai todos os dias e anda em média 5 Km e a outra que deixa o carro parado na garagem e só sai duas ou três vezes no mês.

Para o primeiro caso sugiro que siga as recomendações de troca, mas no segundo o carro fica parado e não há nenhum tipo de contaminação no óleo, ou ele contamina no frasco quando esta na prateleira?

#99
 kentakk

kentakk
Diamond Titanium
Diamond Titanium
Entao Days.... fica aquela duvida para qdo o percurso é pequeno tipo 1 km.... se nao esquenta direito acho que nesse caso o ideal eh trocar mais frequentemente, afinal a umidade nao deve ser bom para o motor inclusive para o escapamento que pode apodrecer mais precocemente.
No meu caso so uso em rodovias entao a possibilidade de criar umidade é menor pois o carro sempre vai trabalhar em temperaturas ideais..... Alem do que é uma vez ou outra que ligo o motor....

#100
 Moisés Simeão

Moisés Simeão
Iniciante
Iniciante
Eu acredito nos engenheiros que fizeram o carro, rs.

#101
 Conteúdo patrocinado


Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo  Mensagem [Página 4 de 5]

Ir à página : Anterior  1, 2, 3, 4, 5  Seguinte


Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos