carlosn2512 escreveu:Olá pessoal.
Li todos os tópicos sobre óleo do fórum... rsrs... e é quase unânime que o correto é usar o recomendado no manual 5w30.
Mas gostaria de compartilhar minha situação e ver se alguém mais passou por isso, porque estou bem confuso.
Adquiri minha Eco XLS 2007 1.6 8v a 3 semanas, com 77.000km e logo que peguei já fiz revisão e troquei o óleo.
Quando estava procurando uma para comprar, conversei e levei algumas para ver na oficina que meu tio trabalha. Ele e o patrão dele que já trabalhou muito tempo em concessionárias, e tem uma oficina muito bem conceituada, inclusive tem curso técnico e superior na área automotiva, sempre falaram que o correto é usar o 10w40.
Segundo ele, os óleos recomendados pelas montadoras não são adequados ao nosso clima e diminuem a vida útil do motor, gerando mais receita em manutenção nas autorizadas e em troca de peças...
Depois que adquiri a minha, só que em outra cidade, olhei no manual e vi que o correto seria o 5w30, mas o antigo proprietário já usava o 10w40, sendo assim resolvi manter o mesmo, que também foi o recomendado pela oficina que fiz a revisão, também muito conceituada.
O fato é que, nos dias frios, entre 3° a 10°(aqui o inverno é frio mesmo), depois que o motor aquece, começa um barulho que parece tucho de válvula. Levei no mecânico de confiança da cidade onde trabalho que cuida dos meus carros a anos, e ele disse que pode ser o óleo, pois na quilometragem que o carro está deveria ser usado o 15w40... kkk
Resumindo, estou cada vez mais confuso...
Então pessoal, depois de muita pesquisa coloquei o 5W30 e gostaria de compartilhar com vocês um resumo.
No manual diz que deve ser usado o 5W30 em qualquer quilometragem, daí tem mecânico que diz que está certo, mas a maioria que eu conheço fica doido dizendo que vai estourar o motor porque é muito fino, que teria que ser no mínimo 10W40 ou 15W30.
Então fui fazer umas pesquisas na internet e em 99% do que eu lí todo mundo diz que o certo é usar o do manual. Pesquisei em fórum de proprietários, de mecânicos, vídeos do youtube, etc.
Daí resolvi juntar as duas opiniões pra ver o que faz mais sentido dos contra e dos prós de usar o 5W30.
Contra: os fabricantes indicam o uso de óleos finos para acelerar o desgaste do motor e gerar mais assistência técnica e troca de peças;
Prós: os mecânicos indicam o uso de óleos grossos para acelerar o desgaste do motor e gerar mais assistência técnica e troca de peças.
Contra: o óleo fino não é adequado para o nosso clima quente, pois escorre rápido e deixa de lubrificar as peças gerando mais atrito e aquecimento, principalmente na partida a frio porque não fica uma camada protetora nas peças depois que desce pro carter;
Prós: dizem justamente o contrário e usam como justificativa o conceito de multiviscosidade. O 5W indica a viscosidade da partida a frio que por ser fino se espalha rapidamente no motor, e quando atinge a temperatura de operação ele fica com a viscosidade 30, por isso a temperatura externa não influencia em nada, já que a temperatura do motor vai estar nos 90°-110° independente o clima externo.
Contra: com o óleo fino o motor trabalha com uma compressão abaixo do recomendado ocasionando má lubrificação da parte superior;
Prós: o fabricante justamente estipula o óleo recomendado depois de muito estudo de engenharia e testes, por isso não faz sentido a compressão ser menor.
Na internet li relatos de motores Zetec com 300.000km usando só o 5W30, em compensação já ví mecânicos dizendo que vivem fazendo motores que estouram por causa do 5W30... kkk
Inclusive nesse fim de semana meu tio mecânico já citado estava me enchendo o saco por ter colocado o 5W30, e citou como exemplo que estavam com dois carros fazendo o motor por causa do uso desse óleo, uma Freemont com 70.000 km e uma Land Rover.
Minha experiência: o dono anterior da Eco disse que estava usando o 10W40, usei duas trocas com esse óleo e depois passei para o 5W30. Com o 5W30 o motor faz menos barulho, não tem vazamento nenhum, o nível não baixa com exagero, e o consumo melhorou em média meio Km por litro no álcool.
Mas de vez enquando ao dar a partida faz um barulhão estranho, como se estivesse tudo solto no motor, que nunca faz na presença dos mecânicos ... kkk
Mas que fica a pulga atrás da orelha fica... kkk