EcoSport Club

Fórum de discussões sobre o Ford EcoSport


Olá pessoal, caso queiram participar do grupo de whatsapp, basta deixar o seu número no tópico WhatsApp. https://ecosportclub.forumeiros.com/t2104-whats-app-ecosport?highlight=whatsapp

Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

Dúvida: ÓLEO 5W30 OU 10W40?

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo  Mensagem [Página 1 de 1]

#1
 Johnnatan Barbosa

Johnnatan Barbosa
Iniciante
Iniciante
Bom dia, pessoal!
Estou com uma pequena dúvida: Minha Ecosport (2011) usa, desde fábrica, o óleo sintético 5W30 e está com 82mil km rodados e já está na hora de fazer a troca. Gostaria de saber se, devido a essa quilometragem, posso colocar um óleo um pouco mais "grosso", por exemplo: 10W40 ou  continuar com o 5W30?

Obrigado.

#2
 kentakk

kentakk
Diamond Titanium
Diamond Titanium
eu acho que so experimentando mesmo... pois esse negocio de oleo ultra fino ja foi problema para a VW qdo lancou um motor para a linha gol e fox e começava a ratear, creio que era problema de falta de lubrificacao.... dai eles colocaram oleo mais fino....
creio que o grande problema do 10w40 eh na hora da partida a frio que se estiver muito grosso ele nao consiga lubrificar as partes.

#3
 Josimar

Josimar
Diamond Titanium
Diamond Titanium
Olá, Johnnatan.


Poder, você pode. Mas, segundo o manual do veículo (Versão 2011 - pág. 3-61), veja o que vai acontecer se usar o óleo 10W40:

1 - maior tempo de partida do motor;

2 - perda de performance do veículo;

3 - maior consumo de combustível e

4 - aumento no nível de emissões de gases poluentes...


Se achar que estas mudanças são aceitáveis, siga as orientações dos mexânicos muito essperientes que tem por aí e coloque um óleo mais grosso...


Explico: Nos motores mais antigos (até os anos 90), era comum a elevação gradativa da viscosidade do óleo, de acordo com a km rodada, como uma forma de mascarar as folgas entre componentes do motor.


Aliás, revendas de carros usados ainda usam este artifício para diminuir a emissão de fumaça que sai dos escapamentos dos carros com elevada km. Mas põe elevada nisso: estou me referindo a carros com 200, 300.000 km rodados...


O objetivo do óleo mais viscoso é justamente tapar buracos nas juntas do motor e evitar que fique queimando óleo junto com o combustível. Isso funciona bem para tapear, mas também acelera o desgaste do motor...


Ah! Mas se perguntar para o meu pai, ele vai dizer que o óleo tem que ser mais grosso mesmo. Perguntei quando ele trocou o óleo, e ele disse que nem lembra. Deve ter sido há uns cinco anos... Só completa o nível. Perguntei se troca o filtro... Que filtro????


Cá para nós, seu carro ainda é novo! Se você faz a manutenção correta, esqueça isso de óleo mais grosso. E se um dia ele começar a fumaçar (lá pelos 200.000 km...), é porque o motor precisa de manutenção, e não de óleo mais grosso... 


cheers

#4
 Conteúdo patrocinado


Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo  Mensagem [Página 1 de 1]


Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos