EcoSport Club

Fórum de discussões sobre o Ford EcoSport


Olá pessoal, caso queiram participar do grupo de whatsapp, basta deixar o seu número no tópico WhatsApp. https://ecosportclub.forumeiros.com/t2104-whats-app-ecosport?highlight=whatsapp

Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

Óleo 15w40 ou 5w30 ??

Ir à página : Anterior  1, 2, 3, 4, 5  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo  Mensagem [Página 2 de 5]

#1
 eljusticeiro

eljusticeiro
Membro Jr
Membro Jr
Relembrando a primeira mensagem :

Galera, meu carro ficou pronto, está muito bom..
Gastei uma graninha , as pelo que paguei e pelo que ele está hoje tá bom d+.

Só uma coisa me preocupou, no manual está falando para usar óleo 5w30 sintético, e colocaram o 15w40, perguntei para o mecânico, de muita confiança, nunca me decepcionou, ele informou que motores mais velhos é bom ter um óleo de maior viscosidade.

Mas pesquisando na internet, todo mundo que usa este motor aconselha usar somente o 5w30.

Alquém pode me dar uma dica ???


#26
 aragorne

aragorne
Membro Pro
Membro Pro
Mobil é um dos melhores sem duvida

#27
 eljusticeiro

eljusticeiro
Membro Jr
Membro Jr
Galera,

Obrigado a todos, e como sempre o fórum me ajudou muito.
Resolvido, troquei o óleo, Lubrax 5 w 30 , parei no posto BR e pedi o melhor. Paguei 172 reais. Mas o consumo de 7,4 na cidade , aumentou para 8,9. A potência do motor também aumentou, parece que o carro agora está rodando mais tranquilo.

Valeu.... to postando mais uma dúvida.... em outro tópico..

#28
 Luiz Alberto Marzullo

avatar
Iniciante
Iniciante
é meu caro...seu mecânico me desculpe, ele te informou errado, assim como certas respostas acima, concordo que o óleo tem que ser 5w30 para qualquer KM...eu tenho uma belezinha que o ano dela é 2004, e só vai 5w30...okapa!!!

Abs...

Marzullo...

#29
 Makobjr

Makobjr
Membro Pro
Membro Pro
tanto no fit que eu tinha como na eco e só 5w30

Meu Pai tinha uma meriva e quando já estava com os seus 150 km rodado levou para a revisão e no manual do carro especificava o óleo 5w30 e o mecânico da concessionaria tinha um manual que deveria passar a usar o 20w50. Foi feito o serviço meu pai não entendeu o porque da troca mas BLZ.

Passou 3 dias ao ligar o carro se ouvia umas batidinha e parava depois de uma semana ficava ate o motor aquecer meu pai inquieto levo na css e falaram que era normal depois de duas semanas ele percebeu as valvulas batendo por um tempo mais prolongado e depois parava, foi na css e pediu para trocar o oleo por que o defeito era o óleo, eles negaram deixou o carro esfriar e ligou e mostrou o barulho trocaram o óleo para o 5w30 deixou o motor ficar frio e VuaLA não tinha mais barulho. DEFEITO: ÓLEO ERRADO, se meu pai não insistisse o que seria das pobres válvulas pois óleo não subia ate ficar mais fino e pra ajuda era inferno em Curitiba.

https://www.youtube.com/channel/UCD5sWCShHjbt6QMwMrsg--w

#30
 Phill Lima

Phill Lima
Administrador
Administrador
É Makobjr, infelizmente temos cada vez mais queixas sobre erros da CS, tenho tido aqui no fórum um esclarecimento sobre variadas questões, e uma coisa é unanime, sempre pesquisar antes de ir na CS, porque nem sempre o serviço é feito da maneira correta...

Uma pena.



Óleo 15w40 ou 5w30 ?? - Página 2 WwmQbLo
Óleo 15w40 ou 5w30 ?? - Página 2 NKBmntB
http://philldesigner.com.br

#31
 danilo.moura

danilo.moura
Iniciante
Iniciante
Boa tarde amigos!

Vendo esse tópico passei pelo mesmo problema, mas o antigo dono já havia passado para o óleo 10w, fiz uma troca em continuei com 10w, mas minha vontade mesmo é colocar o 5w, porque é o recomendado e porque também diz que ajuda na economia de combustível e rendimento do motor. Mas minha dúvida é a seguinte será que depois de tanto tempo rodando com o 10w teria problema eu colocar agora o 5w?

#32
 danilo.moura

danilo.moura
Iniciante
Iniciante
Alguém tem alguma opinião. ?

#33
 Phill Lima

Phill Lima
Administrador
Administrador
Danilo, eu acho que não, mas por isso não responde logo você, é só na base do "achismo", não tem base técnica, mais não vejo como o óleo ideal para o modelo prejudicar... na verdade acho que vai melhorar...

Mas aguarde algum membro experiente logar, a galera aqui sempre ajuda...

vlw



Óleo 15w40 ou 5w30 ?? - Página 2 WwmQbLo
Óleo 15w40 ou 5w30 ?? - Página 2 NKBmntB
http://philldesigner.com.br

#34
 danilo.moura

danilo.moura
Iniciante
Iniciante
Verdade phil, quero muito usar o 5w mas tenho o medo de voltar a ele e ter problemas. , vou aguardar... obrigado!

#35
 Josimar

Josimar
Diamond Titanium
Diamond Titanium
Olá, Danilo.

É complicado falar sem maiores dados técnicos, mas o colega que criou este tópico fez esta mudança, apesar de ter sido certamente em um tempo menor do que o seu.

Contudo, aparentemente não há problema em voltar ao óleo recomendado. Inclusive o próprio manual do veículo (2008) estabelece que se pode sim, trocar o óleo em uso, mas apenas por um superior, que é o seu caso.

Contudo, o manual do Eco 2009 diz literalmente algo que não foi considerado aqui:

Se não for possível encontrar o óleo recomendado (especificação Ford), pode-se utilizar SAE 5W-30 (preferível) ou SAE 10W-40. O uso destes óleos irá resultar em maior tempo de partida do motor, perda de performance do veículo, maior consumo de combustível e emissão de gases...

#36
 danilo.moura

danilo.moura
Iniciante
Iniciante
Josimar,

Muito importante sua observação, não tinha visto esse detalhe em meu manual que é 2009...
Então não tem problema usar o 10w como estou fazendo, e também não vejo problema em voltar pro 5w que é o correto. E é isso que vou fazer, pois devemos lembrar também que o 5w lubrifica melhor em temperaturas mais baixas, ou seja, na partida a frio que é onde se tem o maior desgaste, ele vai diminuir esse gasto. E também até o motor chegar a temperatura ideal ele estará lubrificando melhor q o 10w e o 15w, fora consumo de combustível entre outras coisas mais. ..
Obrigado!

#37
 Makobjr

Makobjr
Membro Pro
Membro Pro
Creio também que não haverá problemas, pois você estará colocando um óleo mais fino e que fica mais fácil de subir do que o 10w40 que e mais viscoso exercendo mais trabalho aos componentes para espalhar o óleo e devemos lembrar que os dutos para passagem do óleo são muito mais finos que antigamente. A Honda hoje esta usando óleo 0w30 nos novos motores.

Mas se ainda esta na DUVIDA melhor procurar lugares que trabalhem só com lubrificantes e tire a duvida, se falar que e tudo igual vai em outro. e procure sempre uma melhor resposta. Assim que tiver não esquece de passar para nos.

https://www.youtube.com/channel/UCD5sWCShHjbt6QMwMrsg--w

#38
 danilo.moura

danilo.moura
Iniciante
Iniciante
Fiz várias pesquisas e encontrei isso de melhor:

"Teoricamente, o óleo menos viscoso facilita a lubrificação na hora da partida, situação de maior desgaste do motor. Também em teoria, o óleo mais fino pode subir para a câmara de combustão e ser queimado com o combustível, aumentando o consumo do lubrificante. Mas na prática é difícil prever o que realmente vai ocorrer. Eduardo Polati defende o uso de óleos mais finos a frio, desde que a viscosidade a quente seja respeitada. "Cerca de 70% do desgaste do motor ocorre na partida a frio e nos primeiros minutos de operação", diz."

E isso também:


"Cada motor possui especificações próprias que devem ser respeitadas. Mas há uma tendência moderna para utilizar óleos cada vez menos viscosos. Estudos internos da Ford indicam que utilizar um óleo mais viscoso do que o indicado atualmente para seus carros zero-quilômetro (no caso, 5w30) aumenta o consumo em até 6%. É importante ressaltar que o motor foi projetado para utilizar especificamente este tipo de lubrificante - ou seja, não adianta utilizar óleos finos em motores antigos numa tentativa de reduzir o consumo."

E nossa resposta:

"Os lubrificantes homologados pelos fabricantes de automóveis são aprovados após testes extremos de temperatura. De uma forma geral, o risco é o seguinte: mais fino do que o indicado, a lubrificação pode falhar, porque a pressão do óleo será insuficiente e o motor sofrerá desgaste prematuro, já que a película de óleo entre as peças será fina demais; muito espesso, haverá dificuldade na partida e, novamente, desgaste prematuro, porque as partes altas do motor demorarão mais para receber o lubrificante."

#39
 danilo.moura

danilo.moura
Iniciante
Iniciante
Encontrei também o que significa aquelas letrinhas que vem na embalagem, fica melhor pra identificar a qualidade do óleo. ..


API - Instituto Americano do Petróleo, que normatizou a nomenclatura de aditivos para lubrificantes
SL - Nível de aditivação. Para motores do ciclo Otto, o índice sempre começa com um "S" (de serviço) e uma segunda letra. Hoje há óleos SF, SG, SH, SJ, SL e SM. Quanto mais para o fim do alfabeto, mais moderno e aditivado será o óleo
SAE - Sociedade de Engenheiros da Mobilidade, que normatizou a nomenclatura de viscosidade 15 - O número antes do "w" indica a viscosidade a 0oC. Quanto maior, mais espesso será o óleo W - Inverno, em inglês
40 - O segundo número indica a viscosidade a 100oC. Quanto maior, mais espesso será o óleo.

#40
 Josimar

Josimar
Diamond Titanium
Diamond Titanium
Excelentes informações, Danilo.

Apesar de conhecer o significado de algumas destas siglas, nunca tinha visto uma explicação ao mesmo tempo tão resumida quanto completa!

É importante discutir os assuntos com propriedade e informação. Muitas vezes nos valemos de nosso conhecimento empírico para emitir opiniões próprias, que tem mais a ver com nossa experiência pessoal do que com consensos técnicos.

É claro que a experiência prática é importante, mas a ciência está aí para nos ajudar a entender o universo à nossa volta, utilizando a experimentação e o raciocínio lógico.

Na época pré-internet, não havia esta facilidade em acessar tão facilmente o conhecimento. Para quem quer estudar, praticamente não há mais fronteiras...

 Like

#41
 danilo.moura

danilo.moura
Iniciante
Iniciante
Verdade josimar,

Estou indo comprar o 5w30....

Abraços!

#42
 Valter Melchiotti

Valter Melchiotti
Iniciante
Iniciante
Página 251 do Manual do Proprietário:
"Motor 1.6 (Flex) ou Motor 2.0 (Flex) - Lubrificante: Motorcraft SAE 5W30 que atenda à especificação Ford WSSM2C913- B (para intervalos de troca a cada 06 meses ou 10.000 km o que o primeiro ocorrer)"

Ouço muito dizer que mesmo o lubrificante Sintético deve-se trocar com 5.000 km e não 10.000 como é recomendado pelo fabricante.

#43
 danilo.moura

danilo.moura
Iniciante
Iniciante
Valter Melchiotti escreveu:Página 251 do Manual do Proprietário:
"Motor 1.6 (Flex) ou Motor 2.0 (Flex) - Lubrificante: Motorcraft SAE 5W30 que atenda à especificação Ford WSSM2C913- B (para intervalos de troca a cada 06 meses ou 10.000 km o que o primeiro ocorrer)"

Ouço muito dizer que mesmo o lubrificante Sintético deve-se trocar com 5.000 km e não 10.000 como é recomendado pelo fabricante.

Essa questão do tempo de troca fica a critério do proprietário pois os óleos sintéticos são fabricados para durar  entre 15.000 e 20.000 Km, pode ter certeza que se a ford coloca 10.000 km para troca esse período já está com sobras...

#44
 Josimar

Josimar
Diamond Titanium
Diamond Titanium
Valter, você encontra respaldo para sua dúvida na pág. 114 do mesmo manual (EcoSport 2010-12):

Condições severas de uso do motor: Se o veículo for utilizado em condições severas, a troca de óleo do motor deverá ser efetuada a cada 5.000 km ou 3 meses, o que ocorrer primeiro.


O que são condições severas?


Percursos curtos (inferiores a 5 km), nos quais o motor não chega a atingir a temperatura normal de funcionamento.


Utilização frequente em percursos de muita poeira ou regiões montanhosas.


Utilização em tráfego urbano pesado.

Utilização em autoescola, táxi, ambulância, uso militar ou atividade similar.


Uso prolongado com combustível adulterado.


Gostaria de chamar a atenção para um detalhe: temos que ter cuidado ao fazer recomendações para os colegas baseados no manual. É preciso deixar claro de qual modelo é o manual de que estamos falando.

Por quê? Por exemplo, se a questão fosse o ATF (óleo) usado para a transmissão automática, o mesmo manual - na citada pág. 251, fala que deve ser o MERCON V. Mas isso só se aplica aos Ecos 2010-2012.

Se este ATF for colocado em um Eco de gerações anteriores, provavelmente vai detonar a transmissão...

#FICA A DICA

#45
 EDSON JR CUIABA

EDSON JR CUIABA
Membro Pro
Membro Pro
willians.santana.3 escreveu:Uso na prática o óleo da BR há muitos anos. Só na moto é desde 2008. Inclusive minha moto é uma das poucas do clube da dafra que nunca precisou trocar juntas ou fazer nada de motor.

Já os que continuaram usando Selênia e Mobil, relatam até casos de travamento de motor.

Mesma coisa no Tigra que tenho desde 2005 e sempre usei óleo BR.

Os óleos da Texaco são excelentes, mas, ao contrário de diversas outras marcas, não vi ganhar em nada (a não ser preço) pros Lubrax. 

Inclusive tenho alguns amigos dos tempos de escola técnica que trabalham hoje no centro de controle de qualidade e no de pesquisa se lubrificantes do CenPes (centro de pesquisa da petrobrás). Todos usam e confiam no produto. Claro que, o grande mal que também ocorre, é a falsificação. Mas se a procedência é confiável, o óleo (que segue as normas internacionais de certificação conforme citei), é tão bom ou melhor que diversos outros no mercado.

[]s
Pessoal... boa noite.. tava sumido mais voltei.. minha eco troquei hoje o oleo coloquei Lubrax Oleo Sintetico Valora Lubrax 5w30, sempre ultilizo ele, no meu PALIO, e agora na ECO, pois aqui em Cuiaba um Lt do oleo MOTORCRAFT e 33 reais, e o Lubrax pagoo 19.90, e sempre troco o oleo antes do KM rodado, e troco tudo tmb, hj mesmo gastei na minha eco, 200 conto so na troca de oleo, filtro ar, combustivel, ar cabine, agua do reservatorio... entao do um grau nela sempre de 6 em 6 meses, queria saber qual o km que posso rodar com esse oleo Oleo Sintetico Valora Lubrax 5w30

#46
 lipedepoa

lipedepoa
Membro Jr
Membro Jr
Comprei minha eco em um leilão.
e eu não sei se o motor foi usado o 40 ou o 30
Tem problema se eu colocar o 5w30 mesmo sem saber qual óleo o proprietário antigo usava?

#47
 Zanetti

Zanetti
Diamond Titanium
Diamond Titanium
A principio não

#48
 sgmeira

sgmeira
Membro Advanced
Membro Advanced
NA PROXIMA TROCA VOU COLOCAR O RECOMENDADO

#49
 danilo.moura

danilo.moura
Iniciante
Iniciante
lipedepoa escreveu:Comprei minha eco em um leilão.
e eu não sei se o motor foi usado o 40 ou o 30
Tem problema se eu colocar o 5w30 mesmo sem saber qual óleo o proprietário antigo usava?

Amigo,

Na minha o antigo proprietário utilizava o 10w40, depois de fazer algumas pesquisas inclusive as que estão neste tópico coloquei o 5w30 e já rodei mais de mil km sem problemas, mas lembrando que a responsabilidade é do proprietário.

Na minha opinião o certo e fazer o que diz o manual, dê uma lida em todo o tópico e faça o que sentir segurança. study 

#50
 willians.santana.3

willians.santana.3
Membro Platinum
Membro Platinum
Só procure lavar o motor por dentro antes.
Existem produtos para isso.

O antigo dono pode ter usado óleo mineral e ele não deve ser misturado ao óleo sintético (recomendado para a eco).

[]s

#51
 Conteúdo patrocinado


Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo  Mensagem [Página 2 de 5]

Ir à página : Anterior  1, 2, 3, 4, 5  Seguinte


Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos