EcoSport Club

Fórum de discussões sobre o Ford EcoSport


Olá pessoal, caso queiram participar do grupo de whatsapp, basta deixar o seu número no tópico WhatsApp. https://ecosportclub.forumeiros.com/t2104-whats-app-ecosport?highlight=whatsapp

Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

Trocar pneus 205/65 R15 por 205/70 R15

Ir à página : Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo  Mensagem [Página 2 de 6]

#1
 Josimar

Josimar
Diamond Titanium
Diamond Titanium
Relembrando a primeira mensagem :

Olá, galera.

Sei que o assunto já foi discutido por aqui, mas já faz algum tempo. Gostaria de saber se algum novo usuário já trocou seu conjunto de pneus do Ecosport antigo 205/65 R15 por 205/70 R15, e qual a marca do pneu.

Sei que a alteração da medida do conjunto de rodagem é algo delicado. Pode alterar o consumo, velocímetro, hodômetro, relação de marchas, etc. Eu mesmo costumo alertar os usuários sobre os perigos deste procedimento, mas só nos casos em que a mudança ultrapasse os 3%. Neste caso, a alteração que proponho está nesta faixa, sem alterar a largura dos pneus.

Meu objetivo é aumentar um pouco a altura do veículo, além de colocar pneus mais vistosos. Atualmente uso o Scorpion ATR. 

Vou fazer uma cotação dos preços de pneus disponíveis e postar por aqui. Apreciaria opinião sobre as marcas.

Abs


#26
 Josimar

Josimar
Diamond Titanium
Diamond Titanium
Valeu, Willians. Gostei mesmo do resultado.

Eu queria ter coragem para colocar o perfil 75, mas aí vem a questão da estabilidade na estrada. E, como você deve concordar, segurança tem que vir em primeiro lugar... Mas deu vontade... Pelo tamanho da caixa de rodas, acredito que o pneu se acomode bem.

Sobre a questão do consumo, acabei de checar o último. O CB estava marcando 9,8 km/L. Rodei 82,5 km desde o último abastecimento (80% estrada) e coube 8,41 litros de combustível (gasolina). Exatamente os 9,8 km/L marcados no CB.

Fiz isso porque nos próximos dias não vou viajar e quero comparar meu consumo urbano anterior (7,6 km/L) com o atual, após a troca dos pneus.

De qualquer modo, aproveitei e coloquei 33 libras/pol2 em todos os pneus, já que desconfio que a dobradinha perfil alto + pneus macios possa ter contribuído para aumentar o consumo.

 santa

#27
 willians.santana.3

willians.santana.3
Membro Platinum
Membro Platinum
Na verdade acho que vai baixar o consumo. Pneus maiores têm diâmetro maior, o que vai requerer menos torque pra tirar o carro do chão. Basta lembrar das primeiras bicicletas de tração dianteira que tinham aquelas rodas ridiculamente grandes. A ideia era justamente diminuir o esforço e aumentar a distância percorrida.

Sem a reprogramação da central, o consumo talvez baixe um pouco por conta das arrancadas, mas vai ser ainda menor já que o carro vai estar contando cada volta da roda com o perímetro antigo e agora é maior, logo, vai ter andado x% a mais (onde X = a diferença de perímetro entre o jogo velho e o novo) que a média exibida do CB. Wink

O carro deve ficar ainda mais confortável e copiar menos ainda os buracos da pista, mas deve ficar um tremendo pudim nas curvas e sofrendo MUITO com o vento, seja ele frontal ou lateral por um cortar ou ser cortado por um veículo grande. Então cuidado nessas situações.

[]s

#28
 Josimar

Josimar
Diamond Titanium
Diamond Titanium
Pois é, eu também esperava que pudesse melhorar o consumo, mas notei justamente o contrário. Por isso citei esta questão.

Mas pode ser só impressão. Vou continuar monitorando nos próximos dias.

Quanto às curvas, não notei muita diferença, até porque não costumo ultrapassar (muito) os limites de velocidade e tenho muito cuidado em curvas, mas o vento deve ser um problema mesmo, pois normalmente já sentia o carro ser abalado por qualquer caminhão que passasse ao lado, imagine agora...

 Embarassed

#29
 Josimar

Josimar
Diamond Titanium
Diamond Titanium
Depois de algum tempo rodando, pude ter números mais confiáveis de consumo.

No consumo urbano, o CB marcou 6,4 km/L. Já o consumo medido na bomba (+3,08%) ficou em 6,0 km/L.

No consumo rodoviário, o CB marcou 9,9 km/L. Já o consumo medido na bomba (+3,08%) ficou em 11,3 km/L.

Para explicar melhor a correção, é o seguinte: na última marcação rodei 492,2 km em circuito misto. Só que os pneus maiores geram um aumento de 3,08% na distância percorrida.

Então devo considerar 507,4 km percorridos. Abasteci 61,6 litros de gasolina. São 8,24 km/L. O CB marcou 8,4 km/L.

 Cool

#30
 Xave

Xave
Membro VIP
Membro VIP
Josimar Medeiros escreveu:Depois de algum tempo rodando, pude ter números mais confiáveis de consumo.

No consumo urbano, o CB marcou 6,4 km/L. Já o consumo medido na bomba (+3,08%) ficou em 6,0 km/L.

No consumo rodoviário, o CB marcou 9,9 km/L. Já o consumo medido na bomba (+3,08%) ficou em 11,3 km/L.

Para explicar melhor a correção, é o seguinte: na última marcação rodei 492,2 km em circuito misto. Só que os pneus maiores geram um aumento de 3,08% na distância percorrida.

Então devo considerar 507,4 km percorridos. Abasteci 61,6 litros de gasolina. São 8,24 km/L. O CB marcou 8,4 km/L.

 Cool
Amigo, muito esclarecedor seu post sobre os pneus. Aproveito, neste meu primeiro post, para me nortear com a opinião dos colegas, explico: "Ocorre que, eu também tenho que trocar o jogo de pneus da minha 4x2 XLT 2009, porém pretendo manter as medidas originais de 205/65 r15.
Tenho em vista duas marcas e destas quero eleger o modelo do conjunto, sendo:
Opção 1 - MICHELIN EnergyTM XM2 205/65 r15 R$ 400,00
Opção 2 - Goodyear 205 65 R15 Fortera Comfortred 94H R$ 441,00
Opção 3 - Goodyear 205 65 R15 Wrangler Suv 94H R$ 419,00(lançamento da marca)

O uso do veículo é 90% urbano, minha preocupação são as mesmas que os demais, segurança na frenagem, boa aderência na pista molhada etc.
Eu iria comprar os Scorpion ATR, mas lendo os posts sobre este assunto(pneus), percebi que alguns pneus oferecem maior conformo e menor ruído.
Alguém usou ou está usando algum dos modelos destas marcas que citei? se sim, poderia compartilhar sua opinião?
Espero que nessa troca não influencie demasiadamente no consumo, atualmente com os Scorpion a media urbana fica em 9,4 km/L gas
Obrigado Smile

#31
 Josimar

Josimar
Diamond Titanium
Diamond Titanium
Olá, Xavier.

Só posso falar do Goodyear Fortera, que foi o que coloquei. Acho que descrevi neste mesmo post a diferença no conforto. É algo assustador. Ainda uso o ATR em outro Eco, e sinto a diferença assim que saio de casa... 

Na estrada, então... No último fim-de-semana voltei a viajar com o Eco 1.6 (que usa ATR). Estava esquecido de como estes pneus geram ruído no asfalto. Não dá nem para escutar o som direito. Com o Fortera, diminuí o volume de 12 para 5 ou 6...

Como tem chovido muito, pude testar a resistência à aquaplanagem. Com o ATR o carro dá uma puxada para os lados em qualquer poça de maior profundidade. Já o Fortera nem dá confiança para a água.

Ou seja, apesar de achar o design do ATR muito legal, não coloco mais estes pneus nos meus Ecos. 

Olhei o Wrangler Suv  e acredito que possa ser uma boa opção, já que ele possui sulcos direcionais, diferentemente do ATR. 

O Michelan é sempre uma boa escolha, mas eu não colocaria pela construção mais simples do pneu. Fica parecendo de um carro de passeio menor, e não de um SUV.

Veja nas fotos que postei como o Fortera fica bacana no Eco, devido à lateral estilizada (costado).

Abs

#32
 Xave

Xave
Membro VIP
Membro VIP
Josimar Medeiros escreveu:Olá, Xavier.

Só posso falar do Goodyear Fortera, que foi o que coloquei. Acho que descrevi neste mesmo post a diferença no conforto. É algo assustador. Ainda uso o ATR em outro Eco, e sinto a diferença assim que saio de casa... 

Na estrada, então... No último fim-de-semana voltei a viajar com o Eco 1.6 (que usa ATR). Estava esquecido de como estes pneus geram ruído no asfalto. Não dá nem para escutar o som direito. Com o Fortera, diminuí o volume de 12 para 5 ou 6...

Como tem chovido muito, pude testar a resistência à aquaplanagem. Com o ATR o carro dá uma puxada para os lados em qualquer poça de maior profundidade. Já o Fortera nem dá confiança para a água.

Ou seja, apesar de achar o design do ATR muito legal, não coloco mais estes pneus nos meus Ecos. 

Olhei o Wrangler Suv  e acredito que possa ser uma boa opção, já que ele possui sulcos direcionais, diferentemente do ATR. 

O Michelan é sempre uma boa escolha, mas eu não colocaria pela construção mais simples do pneu. Fica parecendo de um carro de passeio menor, e não de um SUV.

Veja nas fotos que postei como o Fortera fica bacana no Eco, devido à lateral estilizada (costado).

Abs
Josimar, Obrigado pela resposta.
Fui até uma revenda aqui na cidade onde moro para conhecer o pneu Fortera, bem bacana mesmo, o desenho dele, como Vc mostra nas fotos da sua nave, é espetacular e mantém o aspecto de off road sendo 70 x 30(70%asfalto e 30% estrada), por ser sábado e próximo do término de expediente não foi possível fechar a compra.
Vou retornar na semana próxima e tentar uma negociação em pelo menos 5% no R$ 440,00 do pneu ou no preço do kit de serviço que cobram R$ 250,00, pois ontem à noite encontrei o mesmo produto(Pneu Goodyear Fortera Comfortred 205/65 R15 94H) com frete free por R$ 349,00, para compra via internet.
Estive vendo em alguns sites e me parece que existe esse mesmo pneu com letras brancas, vou verificar esse detalhe.
Parabens pela sua nave, ficou legal pacas. Exclamation 
Abç

#33
 Igor

Igor
Membro Gold
Membro Gold
josimar, legias as fotos na nave 4WD meu pai ta pensado em trocar o pneu da eco. ele queria manter 2 scorpion atr e 2 de outra marca mistos. o problema é que a segurança fica comprometida então ou compra 1 scorpion ou troca os quatro. não sabia que o scorpion era 50/50, pra mim era 70/30. mas vale a pena trocar os 4, pois quando for vender, ele ja vao estar 1/2 vida e o proximo dono nem vai se preocupar ( ou seja, eu  Very Happy ), mais indo direto ao ponto, vale a pena trocar o atr por esse goodyear? estou voltando agora para o fórum, a volta para a escola, o curso de inglês e as provas e trabalhos me privaram do PC, mas agora estou mais ativo do que nunca  cheers cheers ( pelo menos eu acho rsrs geek )



Última edição por igor eduardo em Seg Fev 24, 2014 5:31 am, editado 1 vez(es)

http://www.odiariodeumaecosport.blogspot.com

#34
 aragorne

aragorne
Membro Pro
Membro Pro
Atualmente uso um da continental o scorpion nao rende muito comigo pq so ando em estrada

#35
 Igor

Igor
Membro Gold
Membro Gold
por isso que quero trocar o meu adriano. o scorpion faz muito barulho e como 65% da rodagem que faço no meu carro é estrada, ai fica dificil....

http://www.odiariodeumaecosport.blogspot.com

#36
 Phill Lima

Phill Lima
Administrador
Administrador
Eu gosto muito dos goodyear Igor... é bem macio, e para quem anda mais em estrada fica legal... eu acho que foi o Josimar que disse que parecia outro carro com o pneu goodyear, mais macio e menos barulho... (se não foi ele foi mal  Rolling Eyes )



Trocar pneus 205/65 R15 por 205/70 R15 - Página 2 WwmQbLo
Trocar pneus 205/65 R15 por 205/70 R15 - Página 2 NKBmntB
http://philldesigner.com.br

#37
 Xave

Xave
Membro VIP
Membro VIP
Pessoal, seguindo os relatos das experiências dos colegas aqui sobre a substituição dos pneus Pirelli pelos da Goodyear, tal como o fez o colega Josimar que postou fotos etc, me convenci e fiz essa migração de marca/modelo dos pneus, mantive o mesmo perfil dos ATR que também são ótimos pneus mas como o uso do meu veículo, em sua maioria, é urbano e rodovia, estes pneus da Goodyear ficaram ótimos, macios e confortáveis. E digo mais, não é propaganda mas senti muita diferença entre o ATR que pela sua característica e aplicação é um pouco mais firme.
Não sei até que ponto essa troca vai interferir no consumo, mas "não tô nem aí",  Laughing 
Para quem está em dúvida e pretende trocar, neste modelo independente do perfil, o (Pneu Goodyear Fortera Comfortred), ou é uma ótima opção, o que senti foi um rodar silencio e confortável, exatamente como o Josimar citou, até o volume do rádio dá para ser reduzido. Se vai durar bastante os pneus não sei porque isso depende de muitas variáveis bem como: "das pistas utilizadas, da maneira de conduzir o veículo(direção cuidadosa, esportiva, agressiva), e da qualidade dos pneus(matéria prima)". Exclamation 
Só para finalizar, minha Eco é uma XLT Freestyle flex 2009 e pela data de fabricação já tem 04 aninhos, mas independente do ano de fabricação, como todos sabemos, o importante é o veículo estar bem cuidado, o resto é só curtir a emoção da conquista.
Abçs Very Happy

#38
 Phill Lima

Phill Lima
Administrador
Administrador
Xave, que bom que você está contente com a troca, eu sempre indico Pneu Goodyear a diferença de conforto chega ser chocante né! o consumo pode aumentar um pouco, afinal nada vem de graça e o preço da maciez vai ser no consumo. (assim como você, acho que vale muito a pena)

http://philldesigner.com.br

#39
 Xave

Xave
Membro VIP
Membro VIP
Phill Lima escreveu:Xave, que bom que você está contente com a troca, eu sempre indico Pneu Goodyear a diferença de conforto chega ser chocante né! o consumo pode aumentar um pouco, afinal nada vem de graça e o preço da maciez vai ser no consumo. (assim como você, acho que vale muito a pena)
Opa, valeu amigo Phill Lima,
Sim, na minha opinião valeu a pena, os pneus ATR são muito bonitos e resistentes, tanto é que demorei um bom tempo pesquisando para só então criar coragem e migrar, afinal eu não queria perder o estilo do carro, e os Goodyear Fortera tem um desenho bem elegante também, no ombro tem alguns detalhes que chamam a atenção, e para uso mais urbano serve muito bem por ser (70% on-road x 30% off-road), ficou perfeito.
Abç

#40
 Josimar

Josimar
Diamond Titanium
Diamond Titanium
Boa escolha, Xave.

Que bom que você notou o maior conforto maior devido à troca dos pneus. É como o Phill disse: são mais macios...

Tenho boas notícias em relação ao consumo. A mudança não foi tão grande, eu é que estava exagerando um pouco no peso do pé. Devido à operação "Carnaval" nas rodovias federais, tive que aliviar um pouco e andar entre 90 e 100 km/h, sem choro...

Daí o consumo no CB ficou em 12,5 km/L, só que devo adicionar os 3,18% do maior giro do pneu 205/70/15, daí meu consumo ficou em 12,9 km/L na estrada. Cinco ocupantes + bagagem - nada mal.

#41
 Phill Lima

Phill Lima
Administrador
Administrador
Josimar Medeiros escreveu:Boa escolha, Xave.

Que bom que você notou o maior conforto maior devido à troca dos pneus. É como o Phill disse: são mais macios...

Tenho boas notícias em relação ao consumo. A mudança não foi tão grande, eu é que estava exagerando um pouco no peso do pé. Devido à operação "Carnaval" nas rodovias federais, tive que aliviar um pouco e andar entre 90 e 100 km/h, sem choro...

Daí o consumo no CB ficou em 12,5 km/L, só que devo adicionar os 3,18% do maior giro do pneu 205/70/15, daí meu consumo ficou em 12,9 km/L na estrada. Cinco ocupantes + bagagem - nada mal.
Bem vindo de volta Josimar... Poxa, 12,9 com o carro lotado, tá bem em Josimar!!!

 Like

http://philldesigner.com.br

#42
 Igor

Igor
Membro Gold
Membro Gold
ta decidido então, vou trocar meus pireli por esse goodyear ai. se o josimar aprovou então tá aprovado

mas vai demorar um pouquinho, da qui a uns 6 meses eu troco. eles estão bons ainda......

http://www.odiariodeumaecosport.blogspot.com

#43
 Xave

Xave
Membro VIP
Membro VIP
Josimar Medeiros escreveu:Boa escolha, Xave.

Que bom que você notou o maior conforto maior devido à troca dos pneus. É como o Phill disse: são mais macios...

Tenho boas notícias em relação ao consumo. A mudança não foi tão grande, eu é que estava exagerando um pouco no peso do pé. Devido à operação "Carnaval" nas rodovias federais, tive que aliviar um pouco e andar entre 90 e 100 km/h, sem choro...

Daí o consumo no CB ficou em 12,5 km/L, só que devo adicionar os 3,18% do maior giro do pneu 205/70/15, daí meu consumo ficou em 12,9 km/L na estrada. Cinco ocupantes + bagagem - nada mal.
Obrigado Josimar, confesso que eu estava tenso para fazer essa mudança, temia que não ficasse como eu esperava, ainda mais que eu havia conversado com um amigo aqui e ele falou que a Eco poderia ficar molengona igual a um pudim..ts ts ts, vê se pode um palpite desse...kkk
Mas a situação foi bem diferente, ficou exatamente como Vc citou no seu post, igual a um carro de passeio, silencioso e macio. O pneu Pirelli realmente é muito bonito sim, isso não se pode negar, mas como rodo mais na cidade então eu prefiro a maciez destes Fortera sem dúvida alguma. Que bom que o consumo não mudou, mas se mudar deve ser quase nada.
Hoje aconteceu uma coisa que me chateou: após abrir, esqueci de reapertar a tampa do reservatório de expansão, rodei uns 8kms e senti que a ventuinha estava a todo vapor, parei e percebi que vazou parte do liquido de arrefecimento, então fiz os procedimentos para essa situação, depois esfriar um pouco e ter completado com água, parece estar tudo normal, apenas deve ter entrado ar no sistema, mas amanhã vou esgotar e repor o aditivo que já comprei hoje mesmo. Espero que não tenha avariado nada. Ufa, que susto.
Abç

#44
 Ícaro

Ícaro
Iniciante
Iniciante
Phill Lima escreveu:
Josimar Medeiros escreveu:Boa escolha, Xave.

Que bom que você notou o maior conforto maior devido à troca dos pneus. É como o Phill disse: são mais macios...

Tenho boas notícias em relação ao consumo. A mudança não foi tão grande, eu é que estava exagerando um pouco no peso do pé. Devido à operação "Carnaval" nas rodovias federais, tive que aliviar um pouco e andar entre 90 e 100 km/h, sem choro...

Daí o consumo no CB ficou em 12,5 km/L, só que devo adicionar os 3,18% do maior giro do pneu 205/70/15, daí meu consumo ficou em 12,9 km/L na estrada. Cinco ocupantes + bagagem - nada mal.
Bem vindo de volta Josimar... Poxa, 12,9 com o carro lotado, tá bem em Josimar!!!

 Like




Olá Josimar no caso sua Éco esta consumindo menos que quando ela tinha os Pneus 205/65/15?

#45
 Josimar

Josimar
Diamond Titanium
Diamond Titanium
Olá, Ícaro. Bem vindo ao fórum.


É prematuro afirmar que está consumindo menos, até porque meu consumo é muito variável, porque viajo com frequência e alterno trechos urbanos e de estrada repetidamente.


Ontem mesmo visitei uma zona rual de um município vizinho e rodei muito em estrada de terra/areia, além de parte do ciclo em zona urbana.


Meu Computador de Bordo (CB) está marcando 6,5 km/L. Só que ele marca o giro do pneu - baseado no conjunto original do Ecosport. Como você deve ter visto,  troquei meu conjunto de pneus por 205/70/15, então cada giro aumentou 3,18% a distância percorrida. Neste caso, devo reportar meu consumo como 6,7 km/L.


Eu tenho a impressão de que o consumo aumentou um pouco, mas não consegui confirmar, pois já desencanei desta questão do consumo há muito tempo. 


De qualquer modo, não voltaria atrás, pois o conforto e a maior altura (além da beleza, claro) compensam um eventual aumento do consumo.


Estas medidas são do emu Eco 2.0 (4WD). O Eco 1.6 faz apenas 6,0 km/L na cidade, em condições similares. 


Ah! sempre usando gasolina!


Abs

#46
 Josimar

Josimar
Diamond Titanium
Diamond Titanium
A questão do consumo parece estar ligada a outros fatores. Estou até pensando em limpar os bicos injetores...


Nesta foto o jogo de sombras ajudou a reforçar a impressão de robustez que os novos pneus passam:


Trocar pneus 205/65 R15 por 205/70 R15 - Página 2 1swx

#47
 kentakk

kentakk
Diamond Titanium
Diamond Titanium
willians.santana.3 escreveu:Na verdade acho que vai baixar o consumo. Pneus maiores têm diâmetro maior, o que vai requerer menos torque pra tirar o carro do chão. Basta lembrar das primeiras bicicletas de tração dianteira que tinham aquelas rodas ridiculamente grandes. A ideia era justamente diminuir o esforço e aumentar a distância percorrida.

Sem a reprogramação da central, o consumo talvez baixe um pouco por conta das arrancadas, mas vai ser ainda menor já que o carro vai estar contando cada volta da roda com o perímetro antigo e agora é maior, logo, vai ter andado x% a mais (onde X = a diferença de perímetro entre o jogo velho e o novo) que a média exibida do CB. Wink

O carro deve ficar ainda mais confortável e copiar menos ainda os buracos da pista, mas deve ficar um tremendo pudim nas curvas e sofrendo MUITO com o vento, seja ele frontal ou lateral por um cortar ou ser cortado por um veículo grande. Então cuidado nessas situações.

[]s
pelo contrario diametro maior da roda precisa de mais torque para sair do lugar... imagine aquelas bicicletas antigas se a roda fosse menor teria que pedalar + para andar a mesma distancia. Se a roda for maior pelando-se menos anda a mesma distancia.

#48
 helder1971

helder1971
Iniciante
Iniciante

Sempre achei os pneus originais do ecosport meio desproporcionais em relação ao tamanho da carroceria do carro. Parece que os pneus são pequenos.
Este foi o primeiro ponto que me fez pensar em colocar pneus mais altos, além de aumentar o vão livre do carro, etc. A princípio estava olhando pneus com o mesmo desenho 50/50, mas como ando 95% do tempo em asfalto e após ler o relato do Josimar sobre o Goodyear (mais macio, menos barulho, etc), acho que vou considerar este pneu.

Mas estou escrevendo mais para falar sobre a diferença no velocímetro. Coloquei recentemente um GPS no carro e passei a notar uma diferença de uns 10% em relação ao velocímetro. Quando o velocímetro marca 100km/h o gps marca 90km/h. A primeira coisa que me ocorreu quando notei isso foi que, realmente, esses pneus são pequenos para o carro, já que se usar pneus maiores esta diferença diminui.

Gostaria de saber se algum de vocês já fez esta comparação, ou será que meu carro pode estar com o velocímetro "descalibrado"?

#49
 kentakk

kentakk
Diamond Titanium
Diamond Titanium
Na verdade essa diferenca nao eh porque ta descalibrado.... o que o gps mostra eh a velocidade real.... No velocimetro eles sempre colocam pra + creio que 10% e ainda tem um desconto de 10% nos radares..... isto para compensar eventuais descalibragens entao creio que nisso da uma margem de erro de 20%. Mas nao eh bom abusar.....

#50
 Igor

Igor
Membro Gold
Membro Gold
no meu a diferença é de 5-6 km/h para o velocimetro do meu android....

em questão dos pneus, não quero mais os pirelli.

são duros demais, e quase nunca pego estrada de terra, então um 70/30 é mais negocio para mim.

sem contar que esses ai são mais baratos, agora é so esperar até os 60 mil km...

http://www.odiariodeumaecosport.blogspot.com

#51
 Conteúdo patrocinado


Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo  Mensagem [Página 2 de 6]

Ir à página : Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6  Seguinte


Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos