EcoSport Club

Fórum de discussões sobre o Ford EcoSport


Olá pessoal, caso queiram participar do grupo de whatsapp, basta deixar o seu número no tópico WhatsApp. https://ecosportclub.forumeiros.com/t2104-whats-app-ecosport?highlight=whatsapp

Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

Pneus com bolhas nas laterais - como proceder?

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo  Mensagem [Página 1 de 1]

#1
 Josimar

Josimar
Diamond Titanium
Diamond Titanium
Há poucos dias, durante um encontro entre usuários do fórum, eu e o colega Básico discutimos um pouco sobre bolhas nos pneus:

https://ecosportclub.forumeiros.com/t2107-1o-encontro-interestadual-do-nordeste-paraiba#24395  
 
Em outro tópico, Básico alertou que outros usuários já se queixaram das mesmas deformações nos pneus: 
 
https://ecosportclub.forumeiros.com/t1894-diferencas-entre-as-versoes-modelos-16-do-novo-ecosport#24512


Já houve caso de pneu da nova Eco estourando:

https://ecosportclub.forumeiros.com/t1874-nova-ecosport-pneu-estourado-a-80-km-h#21214

Então resolvi criar um espaço para discussão do assunto. Quem já observou deformações nas laterais dos pneus (bolhas, bucho, caroço...). De que marca é o pneu? Qual a data de fabricação? Foi após algum pancada no meio-fio, por exemplo? 

Abs

#2
 Josimar

Josimar
Diamond Titanium
Diamond Titanium
Esqueci de dizer que as bolhas indicam que houve rompimento de fibras que compõem a estrutura do pneu, criando um ponto de fragilidade perigosa, o que pode levar o pneu a estourar a qualquer momento.

Para fundamentar o assunto, sugiro os seguintes links:

http://revista.webmotors.com.br/direcao-sustentavel/bolhas-nos-pneus/1334000144373

https://www.youtube.com/watch?v=EE02Hendl8s

http://olibonepneus.com.br/dicas/bolhas-no-pneus-e-agora

Abs

O autor desta mensagem foi banido do fórum - Mostrar mensagem

O autor desta mensagem foi banido do fórum - Mostrar mensagem

#4
 Josimar

Josimar
Diamond Titanium
Diamond Titanium
Caramba! Esse aí deu PT mesmo. O risco de estourar o pneu é muito grande... Tem que trocar...

Será que foi uma picada do escorpião ? rabbit 

Question

#5
 kentakk

kentakk
Diamond Titanium
Diamond Titanium
isto me faz lembrar quando ha poucos meses atras comprei 4 pneus atr aro 16 numa loja que vende pneus usados mas tem novos tambem....  os precos estavam bem abaixo da tabela.  Mas qdo levei os pneu pra casa notei que os pneus estavam com um manchao no meio da banda de rodagem.  Liguei pra reclamar afinal comprei os pneus como sendo novos, afinal eram zerados mesmo ate com pelinhos....
No final o lojista me devolveu o pneu, pois nem a pirelli soube explicar como esses pneus foram parar naquela loja.
Como a ecosport tem forte probabildade a capotamentos, nao vou arriscar.... pago mais caro mas vou comprar pneus com 5anos de garantia.... se eu compro um pneus desses cambalachos e o carro capotar eh capaz de nem o seguro pagar o carro e nem a pirelli indenizar o carro....
Neste caso em particular da foto tem que trocar mesmo, pois a bolha eh enorme.... e as fibras estao mesmo comprometidas...  o que muitos fazem eh virar o pneu ao contrario para esconder o defeito, mas eh perigoso.
Pode ser que opneu tenha sido mordida.... tipo assim pegar numa guia da calçada e ficar prensado entre a guia e a roda.... por isso pressao muito baixa eh ruim nessa hora.

#6
 Josimar

Josimar
Diamond Titanium
Diamond Titanium
Sobre a baixa calibragem dos pneus e a "mordida" da guia, faz muito sentido, Kentakk.

E talvez isso ocorra com mais frequência no 4WD devido ao fato de eventualmente baixarmos a pressão para rodar na areia e afins e nem sempre termos um local adequado para voltar à pressão recomendada. Deste modo acabamos rodando uma parte do trajeto em ruas calçadas ou asfaltadas com a pressão baixa...

Sobre os pneus zero (zero qualidade) que você comprou, fiquei com uma pulga atrás da orelha: será que não "empurram" pneus como estes para nós em lojas por aí? Ou mesmo em carros zero km? Com o pneu já montado, fica difícil perceber um manchão interno colocado na banda de rodagem...  

E é lógico que esses pneus saíram assim da fábrica - seja com consentimento da Pirelli ou por meio de algum espertinho que desviou pneus com defeito de fabricação (que deveriam ter sido eliminados) e colocou na surdina neste loja.

Minha dúvida é: em que proporção isso acontece?

Suspect

#7
 kentakk

kentakk
Diamond Titanium
Diamond Titanium
Josimar Medeiros escreveu:Sobre a baixa calibragem dos pneus e a "mordida" da guia, faz muito sentido, Kentakk.

E talvez isso ocorra com mais frequência no 4WD devido ao fato de eventualmente baixarmos a pressão para rodar na areia e afins e nem sempre termos um local adequado para voltar à pressão recomendada. Deste modo acabamos rodando uma parte do trajeto em ruas calçadas ou asfaltadas com a pressão baixa...

Sobre os pneus zero (zero qualidade) que você comprou, fiquei com uma pulga atrás da orelha: será que não "empurram" pneus como estes para nós em lojas por aí? Ou mesmo em carros zero km? Com o pneu já montado, fica difícil perceber um manchão interno colocado na banda de rodagem...  

E é lógico que esses pneus saíram assim da fábrica - seja com consentimento da Pirelli ou por meio de algum espertinho que desviou pneus com defeito de fabricação (que deveriam ter sido eliminados) e colocou na surdina neste loja.

Minha dúvida é: em que proporção isso acontece?

Suspect
Ola Josimar! Entao quanto a pirelli empurrar o pneu ruim acho que nao pois eh a reputacao da empresa que esta em jogo.... Mas de qualquer forma se estourar o pneu e detonar o carro pelo menos a empresa tera de ressarcir o prejuizo... Este eh meu grande medo..... de repente nem a pirelli e nem a seguradora assume o prejuizo. Por isso eh melhor comprar certinho com garantia e NF.  Ainda mais que uso este carro somente para rodovias onde a velocidade ja eh um pouco maior.
Quanto a murchar o pneu para pegar terrenos ruins o carro tem que usar geralmente pneus de perfil alto que eh o caso dos jipes....

#8
 Josimar

Josimar
Diamond Titanium
Diamond Titanium
Pois é, Kentakk. E no novo Ecosport o perfil do pneu do 4WD foi rebaixado em 1 cm. Então teoricamente aumentam as chances de dano. O Básico já havia suspeitado disso...

Quanto aos pneus que você citou, o fato é que eles saíram da fábrica da Pirelli - todo sistema de produção pode gerar produtos com falha em algum momento - para isso existe o controle de qualidade; mas a questão é como foram parar na loja - e porque a tal loja não lhe avisou sobre o problema. 

Vejo o caso dos produtos cerâmicos - existem as classificações A, B e C: este últimos são produtos que saíram da linha de produção com pequenos defeitos - mas podem ser comercializados sem problema - desde que o consumidor esteja ciente de que está levando um produto de qualidade inferior...

Estou até pensando em colocar pneus de perfil mais alto no meu Eco 4WD. Tipo 205/70 R15. Isso aumentaria o perfil do meu pneu em 1 cm (e a altura do carro, claro), ajudaria a prevenir danos e colocaria meu escapamento mais longe do chão.

Pena que a diferença de preço é desproporcional: o original 205/65 R15 custa algo em torno de R$ 400,00, enquanto o 205/70 R15 custa 50% a mais: R$ 600,00.

Crying or Very sad

#9
 kentakk

kentakk
Diamond Titanium
Diamond Titanium
Josimar Medeiros escreveu:Pois é, Kentakk. E no novo Ecosport o perfil do pneu do 4WD foi rebaixado em 1 cm. Então teoricamente aumentam as chances de dano. O Básico já havia suspeitado disso...

Quanto aos pneus que você citou, o fato é que eles saíram da fábrica da Pirelli - todo sistema de produção pode gerar produtos com falha em algum momento - para isso existe o controle de qualidade; mas a questão é como foram parar na loja - e porque a tal loja não lhe avisou sobre o problema. 

Vejo o caso dos produtos cerâmicos - existem as classificações A, B e C: este últimos são produtos que saíram da linha de produção com pequenos defeitos - mas podem ser comercializados sem problema - desde que o consumidor esteja ciente de que está levando um produto de qualidade inferior...

Estou até pensando em colocar pneus de perfil mais alto no meu Eco 4WD. Tipo 205/70 R15. Isso aumentaria o perfil do meu pneu em 1 cm (e a altura do carro, claro), ajudaria a prevenir danos e colocaria meu escapamento mais longe do chão.

Pena que a diferença de preço é desproporcional: o original 205/65 R15 custa algo em torno de R$ 400,00, enquanto o 205/70 R15 custa 50% a mais: R$ 600,00.

Crying or Very sad
Entao Josimar! quanto aos perfis de pneu eu sou meio chato, acho que fica mais bonito rodas de 1 ou 2 polegadas maiores... e pneus da nova eco...
ja se fosse um jipinho tipo samurai, niva, etc.... nesse caso o aro original eh 15, mas acho que fica mais bonito um aro menor e borracha maiores e mais largos.... tudo muda conforme o tipo de carro.

#10
 Josimar

Josimar
Diamond Titanium
Diamond Titanium
No novo eco eu concordo que não dá para aumentar muito, mas comparei as caixas de roda e a da geração anterior é maior, principalmente atrás.

A impressão que dá é que o conjunto pneu/roda é pequeno. Eu penso em aumentar um pouco o diâmetro do pneu, mas sem mexer na roda. 

Hoje, ao calibrar os pneus, percebi que o único original que restou no 4WD (coloquei os demais em outros carros) está no fim. Já começou a comer até o indicador de desgaste (T.W.I.).

O carro está com 61.000 km rodados... Até que não foi tão ruim, uma vez que a tração acaba desgastando mais os pneus.

Cool

#11
 Josimar

Josimar
Diamond Titanium
Diamond Titanium
Quero chamar a atenção novamente para este problema, já que foi tão grave que a Ford acabou por convocar um recall:

https://ecosportclub.forumeiros.com/t2407-recall-dos-pneus-nova-ecosport-2014

Básico, mesmo que o seu não tenha sido incluído no recall, acho que merecia uma visita à CSS Ford, caso você não tenha ainda resolvido o problema das bolhas na lateral, para cobrar uma reposição dos pneus...

 Suspect

#12
 BASICO

avatar
Membro Pleno
Membro Pleno
Estive na revenda FORD, la me infomaram que so tinham instruções da FORD, somente nos pneus da data relacionada no recall. rsJa imaginava isto, Já tinha feito o seguinte
COLOQUEI o que tinha "calombo" maior no suporte, Colloquei o suporte ZERADO atrás, ois na frente daria desnível de uso (um zero outro com mais 11.000kms.

Ficou perfeito sem problemas, ate porque Juntando as quilometragens do
Primeiro ecosport xlt 1.6 2008............35.000 kms

segundoECOSPORT 4WD 2010/2011....55.000 kms

terceiro NOVOECO 4WD 2013/2014....13.000 KMS

DÁ um total de mais 100.000 kms rodados, sem o DESPRAZER
de trocar nenhum PNEU.dos 3 veículos. rs rs

#13
 Conteúdo patrocinado


Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo  Mensagem [Página 1 de 1]


Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos