Postado Sáb Ago 19, 2017 9:02 pm
Introdução:
Efetuei a abertura desse tópico para ajudar a quem deseja desmontar o conjunto da bomba elétrica e tem medo ou receio em não conseguir, pois há vários vídeos como retirar do tanque, mas não há como desmontar o copo e trocar o refil , especificamente da Ecosport, achei de outros veículos que até me ajudaram, mas como acabei sofrendo um pouco....desta forma achei melhor ajudar a outros para não ter as mesmas dificuldades. Bom vamos lá...
1º passo
Abaixo está a foto do conjunto da bomba elétrica após retirado do tanque, da forma original....
2º passo
Na parte de baixo, da parte superior do copo, você deve tirar a mangueira do bico de encaixe (a foto está com o copo desmontado para facilitar as imagens e compreensão), utilize um soprador (mas tome cuidado para não exagerar no calor para não derreter alguma parte do copo), pois a mangueira fica muito ressecada e dura para retirar, por ficar mergulhado no combustível ou pode usar um esqueiro para amolecer a mangueira
3º passo
Retirar a mangueira do refil da bomba, que está na parte de baixo do copo, verá o estado da mangueira em relação a do segundo passo (que é a nova), pois esta é a original que estava mergulhado no combustível
4º passo
Retirar os 2 conectores dos fios da Bomba elétrica, 1 fica na parte de baixo, da parte superior do copo, ao lado da mangueira....poderá verificar o encaixe onde o conector é acoplado na imagem do 1º passo. O outro fica na parte de baixo, encaixado no sensor de nível +boia. Segue fotos dos 2 conectores
5º passo
Os 2 conectores possuem uma trava, que inicialmente parece ser parte do conector, mas deve ser retirada, para que possam remove-los dos locais....
6º passo
Agora você pode separar as partes que formam o copo. verá que possuem 2 hastes, uma com uma mola em volta e a outra lisa, sugiro antes de separar as 2 partes, tire uma foto, pois na hora de montar, poderá verificar a posição correta, para não inverter, assim quando devolver ao tanque estará com os conectores voltados para o lado correto.
7º passo
Retirar a bomba elétrica (refil) da parte de baixo do copo. Ela é presa por uma trava, abaixo coloquei 2 fotos, onde você verá que marquei onde consta a trava (primeira foto), onde deve ser apertada com um alicate de ponta fina e ao mesmo tempo, com uma chave de fenda, irá empurrar para baixo outra travinha, que está com um traço em volta...assim irá liberar a bomba elétrica! Demorei para entender como soltar essa trava! Na Segunda foto (b) , está mostrando as duas travas que devem ser apertadas com o alicate de ponta fina.
8º passo
Após retirada do copo, a bomba elétrica, na parte de baixo, possui uma espécie de pé de pato, onde deve ser retirada da bomba velha, com cuidado! Porque o novo refil que você deverá comprar, pode vir ou não com esse pé de pato....isso vai depender da marca, modelo e etc....por exemplo a minha a marca era Delphi....leve a sua para comprar o novo refil, pois assim não haverá engano.....eu encontrei várias, mas a maioria não tinha os fios conectores igual a minha.....quando encontrei .... da marca Bosch, custava R$ 350,00 o kit.....aí não dava...então achei de outra marca ....mas não vinha o pé de pato...mas foi a que deu para comprar....então reaproveitei a velha....segue foto abaixo como retirar, caso também precise!
Na Foto A, tem o pé de pato e poderá notar que existe um pino preto pequeno no meio que é um encaixe que é da bomba e encaixa no pé de pato......na foto B, você verá a uma parte metálica entre a bomba e o pé de pato....comece alí, com uma chave de fenda fina, colocando entre as duas peças, fazendo uma alavanca, assim separando as duas partes (bomba e pé de pato)
9º passo
Na minha opinião, foi o pior deles, recolocar as mangueiras, além de ser bem dura para conectar, precisará esquentar novamente as pontas das mangueiras....primeiro olhe as pontas da nova mangueira, elas são diferentes, uma mais grossa e outra mais fina, comece a colocar a parte mais fina da mangueira na bomba, antes, não esqueça de verificar como ela saiu.....pois ao recolocar a nova mangueira, precisará que a peça que está na foto, do passo 7º B, esteja por cima novamente da nova bomba, pois do contrário, não conseguirá coloca-la depois.......e a parte mais grossa, coloque na outra parte do copo.....detalhe, primeiro recoloque a bomba no local, trave e depois coloque a parte do copo que estava separada, de volta, conectando as duas partes....aí conecte a mangueira.....no meu caso a mangueira da parte de cima...foi mais fácil colocar que a da bomba....
aí por último só reconectar os plugs na parte de cima e no sensor de nível!
10º passo
Conjunto Pronto e montado.......agora só levar até o tanque e já era!
Espero ter ficado bem ilustrado, espero ter ajudado! ......e boa sorte!
Efetuei a abertura desse tópico para ajudar a quem deseja desmontar o conjunto da bomba elétrica e tem medo ou receio em não conseguir, pois há vários vídeos como retirar do tanque, mas não há como desmontar o copo e trocar o refil , especificamente da Ecosport, achei de outros veículos que até me ajudaram, mas como acabei sofrendo um pouco....desta forma achei melhor ajudar a outros para não ter as mesmas dificuldades. Bom vamos lá...
1º passo
Abaixo está a foto do conjunto da bomba elétrica após retirado do tanque, da forma original....
2º passo
Na parte de baixo, da parte superior do copo, você deve tirar a mangueira do bico de encaixe (a foto está com o copo desmontado para facilitar as imagens e compreensão), utilize um soprador (mas tome cuidado para não exagerar no calor para não derreter alguma parte do copo), pois a mangueira fica muito ressecada e dura para retirar, por ficar mergulhado no combustível ou pode usar um esqueiro para amolecer a mangueira
3º passo
Retirar a mangueira do refil da bomba, que está na parte de baixo do copo, verá o estado da mangueira em relação a do segundo passo (que é a nova), pois esta é a original que estava mergulhado no combustível
4º passo
Retirar os 2 conectores dos fios da Bomba elétrica, 1 fica na parte de baixo, da parte superior do copo, ao lado da mangueira....poderá verificar o encaixe onde o conector é acoplado na imagem do 1º passo. O outro fica na parte de baixo, encaixado no sensor de nível +boia. Segue fotos dos 2 conectores
5º passo
Os 2 conectores possuem uma trava, que inicialmente parece ser parte do conector, mas deve ser retirada, para que possam remove-los dos locais....
6º passo
Agora você pode separar as partes que formam o copo. verá que possuem 2 hastes, uma com uma mola em volta e a outra lisa, sugiro antes de separar as 2 partes, tire uma foto, pois na hora de montar, poderá verificar a posição correta, para não inverter, assim quando devolver ao tanque estará com os conectores voltados para o lado correto.
7º passo
Retirar a bomba elétrica (refil) da parte de baixo do copo. Ela é presa por uma trava, abaixo coloquei 2 fotos, onde você verá que marquei onde consta a trava (primeira foto), onde deve ser apertada com um alicate de ponta fina e ao mesmo tempo, com uma chave de fenda, irá empurrar para baixo outra travinha, que está com um traço em volta...assim irá liberar a bomba elétrica! Demorei para entender como soltar essa trava! Na Segunda foto (b) , está mostrando as duas travas que devem ser apertadas com o alicate de ponta fina.
8º passo
Após retirada do copo, a bomba elétrica, na parte de baixo, possui uma espécie de pé de pato, onde deve ser retirada da bomba velha, com cuidado! Porque o novo refil que você deverá comprar, pode vir ou não com esse pé de pato....isso vai depender da marca, modelo e etc....por exemplo a minha a marca era Delphi....leve a sua para comprar o novo refil, pois assim não haverá engano.....eu encontrei várias, mas a maioria não tinha os fios conectores igual a minha.....quando encontrei .... da marca Bosch, custava R$ 350,00 o kit.....aí não dava...então achei de outra marca ....mas não vinha o pé de pato...mas foi a que deu para comprar....então reaproveitei a velha....segue foto abaixo como retirar, caso também precise!
Na Foto A, tem o pé de pato e poderá notar que existe um pino preto pequeno no meio que é um encaixe que é da bomba e encaixa no pé de pato......na foto B, você verá a uma parte metálica entre a bomba e o pé de pato....comece alí, com uma chave de fenda fina, colocando entre as duas peças, fazendo uma alavanca, assim separando as duas partes (bomba e pé de pato)
9º passo
Na minha opinião, foi o pior deles, recolocar as mangueiras, além de ser bem dura para conectar, precisará esquentar novamente as pontas das mangueiras....primeiro olhe as pontas da nova mangueira, elas são diferentes, uma mais grossa e outra mais fina, comece a colocar a parte mais fina da mangueira na bomba, antes, não esqueça de verificar como ela saiu.....pois ao recolocar a nova mangueira, precisará que a peça que está na foto, do passo 7º B, esteja por cima novamente da nova bomba, pois do contrário, não conseguirá coloca-la depois.......e a parte mais grossa, coloque na outra parte do copo.....detalhe, primeiro recoloque a bomba no local, trave e depois coloque a parte do copo que estava separada, de volta, conectando as duas partes....aí conecte a mangueira.....no meu caso a mangueira da parte de cima...foi mais fácil colocar que a da bomba....
aí por último só reconectar os plugs na parte de cima e no sensor de nível!
10º passo
Conjunto Pronto e montado.......agora só levar até o tanque e já era!
Espero ter ficado bem ilustrado, espero ter ajudado! ......e boa sorte!