Amigos, venho aqui compartilhar algo que pode ajudar a muitos!
Há 1 ano tenho a Eco 2.0 XLT 2006 câmbio manual com ABS e o freio dela sempre me incomodou muito, sempre exigiu muita força no pedal e o carro não segurava direito, me colocando em risco. Notei que há muitos relatos semelhantes.
Troquei disco, pastilha, fluido... tudo igual. Minhas desconfianças recaíram sobre servo freio, cilindro mestre, mangueira, vácuo do motor... porém tudo funcionando. Levei o carro em um local especializado em freios. O mecânico notou que meu freio de mão estava muito alto e pediu pra eu andar com o carro com o freio de mão levemente levantado. Resultado: o carro passou a frear mais.
A incorreta regulagem do freio traseiro, desgaste das peças etc deixa as lonas muito distantes e isso resulta em pisadas fundas, menor atrito e perda de pressão (pelo que entendi). Então ele desmontou as rodas traseiras, retificou, limpou, regulou o freio traseiro deixando mais "justo", freio de mão curtinho... pronto. Freio novo de novo, pedal alto e sensível, freando perfeitamente. Todo esse sofrimento foi resolvido com R$110,00 de mão de obra. Ele disse ser extremamente comum e que pouca gente se atenta. Disse também que as pessoas tendem a ter "preguiça" de regular o freio de mão pelas lonas e só mexem no cabo lá da frente e por isso a regulagem vai se perdendo.
Espero poder ajudar quem esteja na mesma situação, abraços, Bruno.