EcoSport Club

Fórum de discussões sobre o Ford EcoSport


Olá pessoal, caso queiram participar do grupo de whatsapp, basta deixar o seu número no tópico WhatsApp. https://ecosportclub.forumeiros.com/t2104-whats-app-ecosport?highlight=whatsapp

Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

freios ecosporte

Ir à página : Anterior  1, 2, 3, 4  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo  Mensagem [Página 2 de 4]

#1
 souza.ederson

souza.ederson
Membro
Membro
Relembrando a primeira mensagem :

boa noite pessoal!
Gostaria de saber se as ecosporte de vcs são ruins de freio tbm?pois a minha é estranha, sei lá, tenho um fiesta tbm e o freio dele é otimo, e a eco parece que demora pra atender!já vi as pastilhas e o freio e nada, tudo normal!!!!!


#26
 Josimar

Josimar
Diamond Titanium
Diamond Titanium
Pode até ser considerado "normal" se for uma eco da primeira geração. Nos modelos a partir de 2008 o sistema de frenagem foi recalibrado e esta sensação de que o carro demora a parar foi diminuída.

Very Happy

#27
 paesrm

paesrm
Membro Jr
Membro Jr
Em meus outros carros procurava sempre usar as pastilhas Cobreq, numa rápida pesquisa para a Eco seria a N152 que achei a R$ 106,00 na internet.
Qual seria uma outra opção de marca boa ?

#28
 Zanetti

Zanetti
Diamond Titanium
Diamond Titanium
O que notei no meu é que quando vc vai parando dando toquinhos no pedal para a frente dar aquela abaixada e voltar o freio fica duro e o carro não para, não sei se é problema no retorno do burrinho ou é normal no Eco



Última edição por zanetti em Qua Out 16, 2013 8:20 pm, editado 1 vez(es)

#29
 paesrm

paesrm
Membro Jr
Membro Jr
No meu, o freio só começa a atuar mesmo quando está na metade do percurso, mas felizmente ele para. Mesmo bombeando o pedal não há nenhuma alteração no esforço.
Mas que dá medo isso dá ! affraid

#30
 Josimar

Josimar
Diamond Titanium
Diamond Titanium
Paesrm, reparei na sua apresentação que sua Eco é 2007. Como comentei antes, é comum na primeira geração os freios não serem tão bons.

Meu primeiro Eco foi 2005. Passei maus bocados em relação a frenagens. Quando comprei o 2006 procurei um modelo com ABS. Daí dava mais segurança.
 
A sua é automática. Creio que ela veio com ABS, correto? Mesmo assim você sente que o sistema de freios é ruim?

Abs

#31
 paesrm

paesrm
Membro Jr
Membro Jr
Josimar Medeiros escreveu:Paesrm, reparei na sua apresentação que sua Eco é 2007. Como comentei antes, é comum na primeira geração os freios não serem tão bons.

Meu primeiro Eco foi 2005. Passei maus bocados em relação a frenagens. Quando comprei o 2006 procurei um modelo com ABS. Daí dava mais segurança.
 
A sua é automática. Creio que ela veio com ABS, correto? Mesmo assim você sente que o sistema de freios é ruim?

Abs

Sim, ela tem ABS e a sensação inicial é de que não vai frear, mas já peguei estrada e, apesar de ficar receoso, ela para. De qualquer forma vou procurar meu mecânico de confiança para ele me dar uma resposta mais exata.

#32
 anru

anru
Membro Jr
Membro Jr
Galera, tudo bém.
A minha eco é a 2.0 automatica com ABS 2011.

Támbém tenho a sensação de que a eco não vai parar quando aciono os freios.

Talvés seja o fato do cambio AT sempre está empurando o carro para frente quando em D ou mesmo em 1 ou 2.
Possa ser que estar com bolhas de ar no sistema ou problema no cilindro.

Nesta ultima semana, quase colidi com um carro a frente porque a minha frenagem não foi suficiente para parar a eco, tive que fazer um desvio.

Depois de verificar o sistema, se isso continuar, infelismente terei que trocar de carro pois minha esposa está tirando a carteira de motorista, se eu com 20 anos de carteira quase bati a eco, imagine a minha esposa? não irei arriscar.
valeu.

#33
 paesrm

paesrm
Membro Jr
Membro Jr
anru escreveu:Galera, tudo bém.
A minha eco é a 2.0 automatica com ABS 2011.

Támbém tenho a sensação de que a eco não vai parar quando aciono os freios.

Talvés seja o fato do cambio AT sempre está empurando o carro para frente quando em D ou mesmo em 1 ou 2.
Possa ser que estar com bolhas de ar no sistema ou problema no cilindro.

Nesta ultima semana, quase colidi com um carro a frente porque a minha frenagem não foi suficiente para parar a eco, tive que fazer um desvio.

Depois de verificar o sistema, se isso continuar, infelismente terei que trocar de carro pois minha esposa está tirando a carteira de motorista, se eu com 20 anos de carteira quase bati a eco, imagine a minha esposa? não irei arriscar.
valeu.
Anru, certamente a causa não é o fato de ser o Câmbio Automático um dos motivos para apresentar essa "anomalia" , já tive dois outros carros com AT (um corolla com ABS e uma pajero sem ABS) e nunca tive essa sensação que tenho com a Eco. Logo que comprei a Eco e senti o problema, levei em uma oficina para verificar a razão dessa provável anomalia e nada de anormal foi detectado; as pastilhas ainda estavam com meia vida, os discos em ótimo estado e as lonas ainda estavam quase novas. Mesmo assim troquei o fluido de freio e pensei que poderia estar resolvido, mas nada mudou no comportamento da frenagem. Bem, conforme os vários relatos neste mesmo tópico percebi que a coisa funciona dessa maneira mesmo, ou seja, dá aquela sensação de que não vai frear mais acaba freando, então eu teria que me acostumar com esse sentimento de que o carro não vai parar. Hoje já não tenho muita preocupação com esse fato, até porque carros com AT acabam te levando a "economizar" nos freios e aprendendo uma nova maneira de utilizar os mesmos.
Não sou nenhum conhecedor a fundo desse assunto mas tenho minhas dúvidas de que poderia ser o fato de que a Eco só tenha freios à disco nas rodas dianteiras e lona nas traseiras. No corolla e na pajero eram discos nas 4 rodas. Como a Eco é um carro alto e relativamente pesado talvez essas lonas não fossem a melhor escolha para esse modelo de carro. Minha pajero pesava 2.5 tons. e freava muito bem.
Sei lá, se tiver alguém aqui no fórum que pudesse falar um pouco mais sobre essa minha elucubração, que fique à vontade. Será bem vindo.
À propósito, a nova Eco tem disco nas 4 rodas ?

#34
 anru

anru
Membro Jr
Membro Jr
Isso mesmo meu brother,
A minha antiga eco 1.6 2012, não tinha essa sensação. Ao contrario, a bicha parava mesmo, dava mais segurança.
Se essa é a condição normal da ECO AT, acredito que donos devem se adaptar a ela. No meu caso, fico tranquilo porque a minha forma de dirigir não é agressiva mas, com relação a minha esposa, já percebi que ela pisa fundo mesmo. Talvés, quando for adquirir a nova ecosport, pensarei na 1.6 ao invés da 2.0 power shift.

#35
 Josimar

Josimar
Diamond Titanium
Diamond Titanium
Acredito que pelo que foi dito até agora o veredito é que em geral o EcoSport não é bom de frenagem mesmo. Já levei alguns sustos, especialmente quando o carro está muito pesado. Mas é uma questão de se acostumar com esta característica do veículo, conforme já assinalaram alguns colegas.

Contudo, queria frisar que precisei do Aurélio pra saber o que você quis dizer com elucubração, Paesrm. Daí descobri que também faço isso, constantemente.

Abs

#36
 willians.santana.3

willians.santana.3
Membro Platinum
Membro Platinum
Olha, eu quase porrei o Tigra no test drive antes da compra. Ia entrar na traseira de um Audi...
Demorou tempo, mas aprendi que, apesar de pouco eficientes, os freios são condizentes com o carro. Só tive que me adaptar com o freio progressivo e não com o "binário" do meu carro anterior.

A kansas tem um péssimo freio traseiro. Nessa não tem jeito. Tive que me adaptar também.

Já na eco, não achei os freios ruins. A minha é exatamente como a sua (2.0 AT com ABS).
Acho os freios até bons demais. O disco dianteiro é enorme.
Levei um tempinho pra me habituar aos freios pra não parar com freio "a mais" e dar aquele famoso tranco. Num carro manual, vc freia até quase parar e depois solta o freio. Num automático ele vai andar e vc vai bater. Então tem que regular o pé mesmo.
Até agora só precisei de uma ou 2 pisadas mais agressivas no freio, mas nada absurdo. Só pra não perder uma ou outra entrada ou algum engraçadinho reduzindo mais forte na frente. Mas nada de emergência.
Lembre-se que o carro tem ABS, então ele vai dar a famosa tremida no pedal quando agir. O carro VAI rolar e vc vai achar que ele não vai parar, mas comprovadamente vai parar num espaço menor que ele pararia sem o ABS com os pneus patinando.
Caso seu ABS não chegue a atuar, verifique o sistema como um todo. Eu também olharia os discos e pastilhas procurando por vitrificação.
Os freios dos nossos carros são bem mais exigidos que dos manuais. Isso pode ter vitrificado as pastilhas que estão deslizando e gerando menos grip com o disco. Aí a roda nunca chegará a travar e o ABS a agir.

[]s



Última edição por willians.santana.3 em Sex Out 18, 2013 12:22 pm, editado 1 vez(es)

#37
 Raul Maia

Raul Maia
Membro Jr
Membro Jr
Ola Galera !!
A minha tambem sinto uma folga entre o apertar e o freio começar a responder .
A luz do ABS no painel esta acesa ...Será esse o problema ??  ..Peguei ela  apouco tempo , o que pode ser o motivo desta luz do painel estar acesa  mesmo com o carro em movimento ??? Question Question Question Question

#38
 Josimar

Josimar
Diamond Titanium
Diamond Titanium
Olá, Raul.

Pode ser apenas um defeito de conexão dos cabos do sistema antitravamento, mas em geral se esta lâmpada permanecer acesa indica que o ABS não está funcionando. Terá que fazer uma visita a uma oficina especializada em Freios ABS, de preferência na própria CSS Ford.

O sistema de ABS é muito bom, contudo, sua manutenção é quase sempre muito cara! Verifique se vale a pena consertar, se for o caso. Dá para passar sem ele, dependendo do custo/benefício.

Para testar seu funcionamento, independentemente da luz acender, dirija (com segurança) em uma estrada de terra e acione os freios com vigor em vários momentos. Se o sistema estiver funcionando corretamente, você sentirá o pedal do freio e às vezes o próprio carro trepidar um pouco. Isso é normal e significa que o sistema está operante. E, claro, o veículo não deve derrapar nesta circunstância.

Contudo, verifique se a luz de advertência do ABS acende junto com a luz do sistema de freio (aquela que acende quando puxamos o freio de mão). Se isso acontecer, aí o problema pode ser mais grave.

Abs

#39
 Josimar

Josimar
Diamond Titanium
Diamond Titanium
paesrm escreveu:
À propósito, a nova Eco tem disco nas 4 rodas ?
Não, Paesrm. Continuam os freios a tambor nas rodas traseiras, do mesmo modo que as gerações anteriores. 

Abs

#40
 paesrm

paesrm
Membro Jr
Membro Jr
Josimar Medeiros escreveu:
paesrm escreveu:
À propósito, a nova Eco tem disco nas 4 rodas ?
Não, Paesrm. Continuam os freios a tambor nas rodas traseiras, do mesmo modo que as gerações anteriores. 

Abs
Grato pela informação Josimar.cheers cheers 
Á propósito, você saberia dizer quantos kms duram em média as lonas de freio da Eco ?
Fico grato por mais essa.Laughing 

#41
 SIMIONI

SIMIONI
Membro Pleno
Membro Pleno
Essa informação da lona eu também queria saber... E dos discos, alguém sabe?

Eu fiz um teste interessante. Tente apertar o freio com o pé esquerdo na Eco AT. A diferença é GRANDE... Acho que o pé direito ficou viciado lol!  lol!  lol! 

Abraços

#42
 Josimar

Josimar
Diamond Titanium
Diamond Titanium
Essa informação da duração da lona eu não tenho. Nunca cheguei a trocar. Quando o freio de mão começa a ficar alto, basta uma regulagem e tá tudo em ordem de novo. Se após a regulagem o freio de mão continuar alto, pode ser um indício de que as lonas estão gastas. Pelo que sei, uma inspeção periódica nos tambores é o melhor indicador de desgaste. Em tese, deve ser feita anualmente ou a cada 20.000 km.

No fórum os colegas já comentaram que a troca é feita em média aos 70.000 km (sempre troquei o carro pouco antes disso):

https://ecosportclub.forumeiros.com/t1186-freio-o-que-voce-ja-trocou-e-quanto-gastou#13840

Cool

#43
 SIMIONI

SIMIONI
Membro Pleno
Membro Pleno
Maravilha Josimar, obrigado pela informação!

De fato, o meu freio de mão já está alto... Esse ajuste você fez em casa ou levou na oficina?

Abraços!

#44
 Ronaldo Eco 2012

avatar
Membro Jr
Membro Jr
SIMIONI escreveu:Maravilha Josimar, obrigado pela informação!

De fato, o meu freio de mão já está alto... Esse ajuste você fez em casa ou levou na oficina?

Abraços!
Fala Simioni !!!

A minha fez a 3ª revisão a semana passada, reparei tbm que o freio estava um pouco alto, pedi para regular, o mecânico da Cc retirou a capa do freio de mão no console, e fez a regulagem em um parafuso do lado, agora está com 4 dentes ao todo.

Abraço !!!



Última edição por Ronaldo Eco 2012 em Ter Out 22, 2013 11:40 am, editado 1 vez(es)

#45
 SIMIONI

SIMIONI
Membro Pleno
Membro Pleno
Fala Ronaldo!

Show, vou dar uma olhada então... Estou familiarizado com essa capa e tudo mais, acho que se eu der uma fuçada consigo fazer! Se der certo eu tiro umas fotos.

Abraço e obrigado pela resposta Very Happy 

#46
 Josimar

Josimar
Diamond Titanium
Diamond Titanium
Olá, Simioni.

Sempre faço na CSS, durante as revisões. Mas o Ronaldo acabou de explicar como é realizada esta regulagem. Parece bem simples.

Esqueci de frisar que se o freio de mão, mesmo após regulagem, não conseguir "segurar" o carro em ladeiras, é um forte indício de que é hora de manutenção nos freios traseiros.

Mas em geral se trocam as pastilhas dos freios dianteiros umas duas a três vezes antes de ser necessário realizar a manutenção no sistema de frenagem traseira. Não porque o sistema a tambor é melhor, mas pelo fato do peso do carro ser deslocado para a dianteira durante as frenagens.

Abs

#47
 Ronaldo Eco 2012

avatar
Membro Jr
Membro Jr
Josimar Medeiros escreveu:Olá, Simioni.

Sempre faço na CSS, durante as revisões. Mas o Ronaldo acabou de explicar como é realizada esta regulagem. Parece bem simples.

Esqueci de frisar que se o freio de mão, mesmo após regulagem, não conseguir "segurar" o carro em ladeiras, é um forte indício de que é hora de manutenção nos freios traseiros.

Mas em geral se trocam as pastilhas dos freios dianteiros umas duas a três vezes antes de ser necessário realizar a manutenção no sistema de frenagem traseira. Não porque o sistema a tambor é melhor, mas pelo fato do peso do carro ser deslocado para a dianteira durante as frenagens.

Abs
Realmente é bem simples, eu acompanhei o mecânico, vcs podem até fazer em casa mesmo, acho que é uma chave 10mm que regula do lado da alça do freio, levou um minuto para regular...Agora não pode ficar com menos de 4 dentes, porque quando encher o tanque, mais as malas, e os passageiros pode ficar preso...O ideal são 4 dentes puxando no máximo, ok.

Abraço !!!

#48
 Ronaldo Eco 2012

avatar
Membro Jr
Membro Jr
Josimar Medeiros escreveu:Olá, Simioni.

Sempre faço na CSS, durante as revisões. Mas o Ronaldo acabou de explicar como é realizada esta regulagem. Parece bem simples.

Esqueci de frisar que se o freio de mão, mesmo após regulagem, não conseguir "segurar" o carro em ladeiras, é um forte indício de que é hora de manutenção nos freios traseiros.

Mas em geral se trocam as pastilhas dos freios dianteiros umas duas a três vezes antes de ser necessário realizar a manutenção no sistema de frenagem traseira. Não porque o sistema a tambor é melhor, mas pelo fato do peso do carro ser deslocado para a dianteira durante as frenagens.

Abs
Sei que o assunto aqui é freio, mas vamos lá...Como já relatei tenho uma Eco Freestyle 1.6 2012 com 2.000km. Levei a semana passada para 3ª revisão. Pois bem, moro em prédio, e minha garagem é muito silênciosa. Ao ligar ela em ponto morto, faz um barulho tipo "rolamento sem óleo" e quando piso na embreagem some...Cheguei a conversar com o chefe da oficina da Cc, e o mesmo falou que é normal, fiquei meio desconfiado de sua resposta, ai ele foi comigo no estoque de OK ligou uma Eco 2014 Freestyle e um Fiesta para verificar, e também faz o mesmo barulho de "rolamento sem óleo" portanto me disse, viu como é normal. Gostaria de saber se a de vcs também faz esse barulho quando tira o pé da embreagem. Agora quanto ao funcionamento está totalmente normal e macia.

Grato

#49
 Josimar

Josimar
Diamond Titanium
Diamond Titanium
Eu acho que este "barulho" merece um tópico... Vamos ver se a galera discute o assunto...

Enquanto isso, vamos especular: barulhos relacionados à embreagem em geral estão ligados a problemas a defeitos do colar (rolamento), e cessam quando se pressiona o pedal. Mas acho (muito) improvável que num carro tão novo haja qualquer problema na embreagem.

Novos proprietários de veículos sempre prestam mais atenção nos ruídos típicos do carro. Após algum tempo nos acostumamos a eles e nem percebemos pequenas variações. Digo isso porque provavelmente isso acontece nos nossos Ecos, mas nem percebemos mais.

Minha hipótese: Quando o carro fica muito tempo com o motor desligado (algumas horas), o óleo desce praticamente todo para o cárter e, quando ligado novamente, funciona alguns segundos sem óleo. Então este ruído deve ser de algum rolamento interno do motor, que demora 2 a 3 seg. para ser minimamente lubrificado.

Se for este barulho, ele já foi relatado em outros carros da Ford, como Ka e Fiesta.

Ronaldo, mesmo se você não pisar na embreagem, o barulho desaparece espontaneamente após alguns segundos?

Se ligar o carro com o motor já aquecido (e lubrificado), você percebe o barulho da mesma forma?

São só teorias, vamos aguardar e ver se alguém tem uma ideia melhor!

Abs

#50
 Ronaldo Eco 2012

avatar
Membro Jr
Membro Jr
Josimar Medeiros escreveu:Eu acho que este "barulho" merece um tópico... Vamos ver se a galera discute o assunto...

Enquanto isso, vamos especular: barulhos relacionados à embreagem em geral estão ligados a problemas a defeitos do colar (rolamento), e cessam quando se pressiona o pedal. Mas acho (muito) improvável que num carro tão novo haja qualquer problema na embreagem.

Novos proprietários de veículos sempre prestam mais atenção nos ruídos típicos do carro. Após algum tempo nos acostumamos a eles e nem percebemos pequenas variações. Digo isso porque provavelmente isso acontece nos nossos Ecos, mas nem percebemos mais.

Minha hipótese: Quando o carro fica muito tempo com o motor desligado (algumas horas), o óleo desce praticamente todo para o cárter e, quando ligado novamente, funciona alguns segundos sem óleo. Então este ruído deve ser de algum rolamento interno do motor, que demora 2 a 3 seg. para ser minimamente lubrificado.

Se for este barulho, ele já foi relatado em outros carros da Ford, como Ka e Fiesta.

Ronaldo, mesmo se você não pisar na embreagem, o barulho desaparece espontaneamente após alguns segundos?

Se ligar o carro com o motor já aquecido (e lubrificado), você percebe o barulho da mesma forma?

São só teorias, vamos aguardar e ver se alguém tem uma ideia melhor!

Abs
Fala Josimar, blz ???

Então esse ruído ao qual me refiro, tanto faz com o motor frio ou quente, a sensação que dá que o ruído vem do cambio, não do motor. E só dá para perceber em lugares com silêncio, pois no trânsito nas ruas nem da para perceber. Agora, o que me deixou mais tranquilo, é que o chefe da oficina fez o teste em 2 carros zeros, o qual também faz tal ruído. Já pesquisei nos fóruns do Clube ká, e Fiesta, que são os mesmos motores tbm relatam esse ruído.

OBS: O ruído parecendo "rolamento seco" só faz quando a embreagem não está acionada. Quando piso o ruído some, igual aos zero km que vi na Cc...

Abraço !!!



Última edição por Ronaldo Eco 2012 em Ter Out 22, 2013 8:12 pm, editado 1 vez(es)

#51
 Conteúdo patrocinado


Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo  Mensagem [Página 2 de 4]

Ir à página : Anterior  1, 2, 3, 4  Seguinte


Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos