EcoSport Club

Fórum de discussões sobre o Ford EcoSport


Olá pessoal, caso queiram participar do grupo de whatsapp, basta deixar o seu número no tópico WhatsApp. https://ecosportclub.forumeiros.com/t2104-whats-app-ecosport?highlight=whatsapp

Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

freios ecosporte

Ir à página : Anterior  1, 2, 3, 4  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo  Mensagem [Página 3 de 4]

#1
 souza.ederson

souza.ederson
Membro
Membro
Relembrando a primeira mensagem :

boa noite pessoal!
Gostaria de saber se as ecosporte de vcs são ruins de freio tbm?pois a minha é estranha, sei lá, tenho um fiesta tbm e o freio dele é otimo, e a eco parece que demora pra atender!já vi as pastilhas e o freio e nada, tudo normal!!!!!


#51
 paesrm

paesrm
Membro Jr
Membro Jr
SIMIONI escreveu:Essa informação da lona eu também queria saber... E dos discos, alguém sabe?

Eu fiz um teste interessante. Tente apertar o freio com o pé esquerdo na Eco AT. A diferença é GRANDE... Acho que o pé direito ficou viciado lol!  lol!  lol! 

Abraços
Bem, a duração das pastilhas, e lonas também, estão associadas diretamente a qualidade das mesmas. Se forem pastilhas ORIGINAIS compradas em Concessionárias, certamente devem durar entre 30 e 40 mil kms, se forem 'originais' compradas no comércio, podem rodar de 20 a 30 mil kms, agora se forem do tipo 'ching-ling', se chegarem aos 15 mil kms já está de bom tamanho.
Lonas de freio costumam durar cerca de 2 vezes mais que as pastilhas em média.
É importante frisar que peças (todas) compradas em Concessionárias têm qualidade bem superior a essas mesmas peças originais compradas no comércio em geral, isso porque o controle de qualidade das autorizadas é bem mais rígido. Seria como; para concesionárias qualidade classe A e para o comércio, qualidade classe B. Daí os preços entre as ORIGINAIS e as originais serem bem distintos entre concessionária x comércio.
Um outro detalhe; peças originais quando de fabricação legítima japonesa, indiscutivelmente são as melhores do mercado.
Eu tive uma Van Mitsubishi (modelo importado 0km) em que as pastilhas duraram 95.000 kms, amortecedores 80.000 kms, silencioso, vendí com 190.000kms e ainda estavam inteiros sem nenhum ponto de ferrugem, borrachas, vedações, correias, tudo com duração em média 50% superiores as peças da indústria nacional.
A borracha de vedação da porta lado motorista da minha Eco já está toda rasgada no local onde pisamos, parece até de papel de tão fina que é. Tenho que providenciar a troca dela imediatamente, só não sei ainda onde comprar.

#52
 willians.santana.3

willians.santana.3
Membro Platinum
Membro Platinum
Entrando de gaiato, a minha borracha da porta também está rasgada no mesmo ponto. Eita borracha sem vergonha...

#53
 paesrm

paesrm
Membro Jr
Membro Jr


Abs[/quote]Fala Josimar, blz ???

Então esse ruído ao qual me refiro, tanto faz com o motor frio ou quente, a sensação que dá que o ruído vem do cambio, não do motor. E só dá para perceber em lugares com silêncio, pois no trânsito nas ruas nem da para perceber. Agora, o que me deixou mais tranquilo, é que o chefe da oficina fez o teste em 2 carros zeros, o qual também faz tal ruído. Já pesquisei nos fóruns do Clube ká, e Fiesta, que são os mesmos motores tbm relatam esse ruído.

OBS: O ruído parecendo "rolamento seco" só faz quando a embreagem não está acionada. Quando piso o ruído some.

Abraço !!![/quote]
Na minha, que é automática, quando ligo pela primeira vez no dia faz um barulho parecido com o de um grilo 'cantando' lá na frente no lado do carona próximo ao radiador. Esse som 'grilado' dura cerca de 30 segundos e logo para. Esse eu acho que é de algum rolamento, só não sei ainda qual e onde.

#54
 Josimar

Josimar
Diamond Titanium
Diamond Titanium
Esse problema de rasgar a borracha de vedação da porta é comum no EcoSport. Quando vou comprar meus usados, é uma das primeiras coisas que olho. Em geral a da porta do motorista gasta mais precocemente, mas as outras também não escapam!

Particularmente, acho esteticamente muito feio. Se aparece qualquer rasgão, colo logo com adesivo instantâneo. Isso evita a progressão do dano. E. claro, tenho o maior cuidado para não pisar na dita cuja, pois senão é rasgão na certa...

Costumo colocar a soleira de proteção na entrada das portas. Acho que isso ajuda a evitar o ato de pisar em cima das borrachas, fato que, na minha opinião, é o responsável pelos danos observados.

Sobre o preço, valores e qualidade, alguns colegas já discutiram isso por aqui:

https://ecosportclub.forumeiros.com/t457-borracha-da-porta-dianteira-lado-motorista#5351

https://ecosportclub.forumeiros.com/t1577-borracha-carrao-eco-so-bucha#17663

Abs

#55
 Josimar

Josimar
Diamond Titanium
Diamond Titanium
Ronaldo Eco 2012 escreveu:
Fala Josimar, blz ???

Então esse ruído ao qual me refiro, tanto faz com o motor frio ou quente, a sensação que dá que o ruído vem do cambio, não do motor. E só dá para perceber em lugares com silêncio, pois no trânsito nas ruas nem da para perceber. Agora, o que me deixou mais tranquilo, é que o chefe da oficina fez o teste em 2 carros zeros, o qual também faz tal ruído. Já pesquisei nos fóruns do Clube ká, e Fiesta, que são os mesmos motores tbm relatam esse ruído.

OBS: O ruído parecendo "rolamento seco" só faz quando a embreagem não está acionada. Quando piso o ruído some, igual aos zero km que vi na Cc... Abraço !!!
Olá, Ronaldo.

Pois é, então acho que se trata mesmo de algo ligado à lubrificação insuficiente do motor - ou da caixa de câmbio. Quando acionada a embreagem, ela "desliga" alguns rolamentos e proporciona uma lubrificação adequada.

Isso me fez meditar sobre algo que faço errado - e acredito que você também - assim como talvez a maioria dos usuários...

Ao dar a partida no veículo, deveríamos antes pisar fundo no pedal de embreagem - Eu raramente faço isso.

Consultando o manual do veículo (Item "Partida" - no meu manual pág. 7-2), lá recomenda que este procedimento deve ser sempre realizado - eu só fazia se uma marcha estivesse engrenada - mas na verdade durante a partida a alavanca do câmbio deve sempre estar em ponto-morto - e o pedal da embreagem pressionado até o fim!

Então, fazendo este procedimento, este ruído verificado durante a partida deve cessar...

Abs

Cool

#56
 kentakk

kentakk
Diamond Titanium
Diamond Titanium
souza.ederson escreveu:boa noite pessoal!
Gostaria de saber se as ecosporte de vcs são ruins de  freio tbm?pois a minha é estranha, sei lá, tenho um fiesta tbm e o freio dele é otimo, e a eco parece que demora pra atender!já vi as pastilhas e o freio e nada, tudo normal!!!!!
entao souza.... segundo algumas revistas especializadas diziam que a partir de 2008 ou 2009 o freio foi redimensionado pois o antigo era meio xoxo....
A minha 2009 eh muito boa de freio.... tocou parou .....  as vezes me esqueço disso e ate me assusto com o freio.

#57
 willians.santana.3

willians.santana.3
Membro Platinum
Membro Platinum
Fim-de-semana eu fui pra Campos do Jordão com a Eco.
Carro cheio com 4 pessoas mais malas.

Deu pra sentir a eficiência dos freios e conhecer melhor o câmbio automático. Fiz uso diversas vezes do overdrive que, até então, tinha sido inútil, mas foi muito importante nos grandes aclives da cidade.
Até o ABS eu senti atuar. Na descida das serras (tanto te CDJ quanto das Araras), pude sentir a famosa trepidada do pedal uma ou 2 vezes. O carro não cantou pneu e não passou sensação de perda de controle em momento nenhum.
Os freios foram extremamente eficientes em todas as situações. Peguei chuva extrema e sol de rachar, velocidades altas e descidas de serra. Tudo que afeta os freios e eles foram impecáveis.

Ontem também, precisei usar o carro na cidade pra resolver uns problemas. Peguei um pouco da famosa Av. Brasil e, em uma ultrapassagem, um infeliz resolve me trocar de faixa sem sinalizar. Colei o pé no freio pra não acabar com a traseira do Golzinho (que nem se ligou na *agada) e os freios foram BEM eficientes. Especialmente considerando o peso do carro.

[]s

#58
 paesrm

paesrm
Membro Jr
Membro Jr
Josimar Medeiros escreveu:
Ronaldo Eco 2012 escreveu:
Fala Josimar, blz ???

Então esse ruído ao qual me refiro, tanto faz com o motor frio ou quente, a sensação que dá que o ruído vem do cambio, não do motor. E só dá para perceber em lugares com silêncio, pois no trânsito nas ruas nem da para perceber. Agora, o que me deixou mais tranquilo, é que o chefe da oficina fez o teste em 2 carros zeros, o qual também faz tal ruído. Já pesquisei nos fóruns do Clube ká, e Fiesta, que são os mesmos motores tbm relatam esse ruído.

OBS: O ruído parecendo "rolamento seco" só faz quando a embreagem não está acionada. Quando piso o ruído some, igual aos zero km que vi na Cc... Abraço !!!
Olá, Ronaldo.

Pois é, então acho que se trata mesmo de algo ligado à lubrificação insuficiente do motor - ou da caixa de câmbio. Quando acionada a embreagem, ela "desliga" alguns rolamentos e proporciona uma lubrificação adequada.

Isso me fez meditar sobre algo que faço errado - e acredito que você também - assim como talvez a maioria dos usuários...

Ao dar a partida no veículo, deveríamos antes pisar fundo no pedal de embreagem - Eu raramente faço isso.

Consultando o manual do veículo (Item "Partida" - no meu manual pág. 7-2), lá recomenda que este procedimento deve ser sempre realizado - eu só fazia se uma marcha estivesse engrenada - mas na verdade durante a partida a alavanca do câmbio deve sempre estar em ponto-morto - e o pedal da embreagem pressionado até o fim!

Então, fazendo este procedimento, este ruído verificado durante a partida deve cessar...

Abs

Cool

Josimar, esse procedimento de pisar na embreagem antes de ligar o carro é um detalhe que todo motorista deveria saber desde quando aprende a dirigir. Não só esse detalhe mas também não ter nenhum equipamento eletro-eletrônico ligado, ou em posição de ligar tais como: ar condicionado, ventilação, luzes em geral, GPS, celulares e rádios.
O pé na embreagem é para amenizar/facilitar o arrasto, o atrito das peças do motor ao se movimentarem e os equipamentos eletro-eletrônicos é para não sobrecarregar, alternador, bobina, velas, bateria, etc... pois é neste momento ao dar a partida em que há um grande pico de energia o que pode até danificar os equipamentos eletrônicos que estejam ligados (GPS, celular e rádio). Esquecer o ar condicionado ligado e farol alto são os mais comuns e talvez os mais prejudiciais para a parte elétrica do carro.
Seguindo esse procedimento simples, é possível ter um carro por mais tempo sem problemas elétricos ou mecânicos e com uma durabilidade maior para as peças.

#59
 Josimar

Josimar
Diamond Titanium
Diamond Titanium
Você tem toda razão, Paesrm.

É que a coisa acaba acontecendo tão automaticamente que acredito que tenho "esquecido" desse detalhe de pisar na embreagem. Mas hoje observei melhor e acho que me enganei. Parece que faço mesmo, só que como o colega Ronaldo citou o tal barulho durante a partida, que só cessava ao pisar na embreagem, concluí que ele não estava pisando antes de ligar o veículo e resolvi chamar atenção para este ponto, inclusive fazendo uma mea-culpa.

Quanto aos eletrônicos também faço questão de mantê-los desligados ao ligar o motor. Com exceção do rádio, que liga automaticamente. Acho um erro. Ele só deveria ligar após a ignição.

Cool

#60
 willians.santana.3

willians.santana.3
Membro Platinum
Membro Platinum
Meu rádio desliga e religa após a ignição.
Inclusive saindo do modo auxiliar (que é o que mais uso)

[]s

#61
 Josimar

Josimar
Diamond Titanium
Diamond Titanium
No meu isso também acontece, Willians. Acho que me expressei mal... Vou tentar explicar:

Eu quis dizer que ele deveria ligar alguns segundos após a ignição. Ele liga instantaneamente, assim que a chave chega na posição I. Quando nós estamos fazendo o movimento para a posição II e III, o rádio já ligou! Mas só que neste momento o sistema elétrico está sendo mais exigido, conforme descreveu  o Paesrm em uma mensagem anterior.

Falando nisso, já ouvi em algum lugar que é recomendável manter a chave na posição II por 3 ou 4 segundos, antes de virar para a posição III. isso facilitaria a alimentação elétrica de vários componentes ligados à ignição, especialmente a bomba de combustível. Será que isso procede?

confused

#62
 Josimar

Josimar
Diamond Titanium
Diamond Titanium
willians.santana.3 escreveu:Meu rádio desliga e religa após a ignição.
Inclusive saindo do modo auxiliar (que é o que mais uso) []s
É como uso também no meu 2008. Aliás, você já deu uma olhada no tópico:

https://ecosportclub.forumeiros.com/t1832-cabo-auxiliar-para-o-som-do-ecosport-2003-2008-usar-celular-ou-mp3#20590

No meu ficou legal.

Cool

#63
 willians.santana.3

willians.santana.3
Membro Platinum
Membro Platinum
Josimar Medeiros escreveu:No meu isso também acontece, Willians. Acho que me expressei mal... Vou tentar explicar:

Eu quis dizer que ele deveria ligar alguns segundos após a ignição. Ele liga instantaneamente, assim que a chave chega na posição I. Quando nós estamos fazendo o movimento para a posição II e III, o rádio já ligou! Mas só que neste momento o sistema elétrico está sendo mais exigido, conforme descreveu  o Paesrm em uma mensagem anterior.

Falando nisso, já ouvi em algum lugar que é recomendável manter a chave na posição II por 3 ou 4 segundos, antes de virar para a posição III. isso facilitaria a alimentação elétrica de vários componentes ligados à ignição, especialmente a bomba de combustível. Será que isso procede?

confused
Procede pra qq carro.
Na verdade o motivo principal é pra dar tempo da bomba de combustível pressurizar a linha. Ao girar a chave dá pra ouvir o som dela executando o serviço. Claro que não faz mal aos demais componentes do carro, mas eles são preparados para trabalhar com uma faixa bem grande de voltagem. Justamente por isso.

Quando montei meu primeiro CarPC, quando isso ainda nem era discutido em fóruns, um dos maiores problemas era justamente a queda absurda de voltagem durante o arranque que quase sempre desligava os PCs. Mas depois, com o desenvolvimento das fontes especificas para automóveis que funcionam de 4 a 16v, isso praticamente acabou.

Mas por hábito, sempre liguei meus carros depois de 2 a 5 segundos (quando as luzes do painel apagam e a bomba pára de trabalhar) e com o pé na embreagem (nos outros já que a eco é automática).

[]s

#64
 Josimar

Josimar
Diamond Titanium
Diamond Titanium
Pois é. Assim como você, também tenho o hábito de aguardar alguns segundos antes de passar para a posição III da ignição. Contudo, ao fazer isso o rádio liga, desliga após girar para a posição III e depois liga novamente.

E este liga/desliga/liga me incomoda. Fico achando que pode gerar algum problema no rádio. 

Acho muito prática esta automação do sistema de som, mas às vezes desligo o som antes de parar o veículo, para que ele não ligue automaticamente e eu possa aguardar na posição II por alguns seg. Depois ligo o som por meio do botão.

Cool

#65
 willians.santana.3

willians.santana.3
Membro Platinum
Membro Platinum
Não acredito que vá queimar por ser preparado para as oscilações elétricas do carro.
Me incomoda mais ele sair do modo auxiliar d volta para o rádio (geralmente o que estava antes).

No tigra é pior ainda pois o meu dvd desliga automaticamente com a chave e está ligado no pós chave. Então tenho que ficar com a chave na posição II sempre pra ele poder funcionar com o carro parado.

Por diversos OUTROS motivos, estou pensando em trocar o rádio por um myconnection.
O MC também tem isso de desligar e ligar? E de sair do modo auxiliar quando desliga?

Depois que eu resolver melhor meus planos, divulgo pra galera o q pretendo fazer.
Acredito que vá interessar a muita gente. Wink

[]s

#66
 Josimar

Josimar
Diamond Titanium
Diamond Titanium
Eu também acredito que o som aguenta o liga/desliga. Sou eu que fico meio incomodado com o fato, pois em geral mantenho no modo USB e ele tem alguns problemas para ler o pendrive, às vezes. Isso ocorre justamente no MC.

Mas, respondendo à segunda pergunta, nunca utilizei o My connection no modo AUX, pois como ele tem entradas USB e para iPod, deixo meu cabo AUX só no outro carro.

Então acabei de fazer um teste: OK, ele mantém o modo AUX após religá-lo. Mais um ponto para o My connection.

Eu uso dois EcoSports alternadamente, sendo que um é 1.6 e o outro 2.0. Claro que prefiro o 2.0, mas na verdade é mais pelo My connection do que pela motorização. As marchas do 2.0 são mais difíceis de passar e a DH é mais dura.

Cool

#67
 willians.santana.3

willians.santana.3
Membro Platinum
Membro Platinum
Josimar Medeiros escreveu:Eu também acredito que o som aguenta o liga/desliga. Sou eu que fico meio incomodado com o fato, pois em geral mantenho no modo USB e ele tem alguns problemas para ler o pendrive, às vezes. Isso ocorre justamente no MC.

Mas, respondendo à segunda pergunta, nunca utilizei o My connection no modo AUX, pois como ele tem entradas USB e para iPod, deixo meu cabo AUX só no outro carro.

Então acabei de fazer um teste: OK, ele mantém o modo AUX após religá-lo. Mais um ponto para o My connection.

Eu uso dois EcoSports alternadamente, sendo que um é 1.6 e o outro 2.0. Claro que prefiro o 2.0, mas na verdade é mais pelo My connection do que pela motorização. As marchas do 2.0 são mais difíceis de passar e a DH é mais dura.

Cool
Realmente acho a DH da eco 2.0 AT meio pesada. Chegou a cansar meu braço na viagem que fiz no fim-de-semana. Isso nunca tinha ocorrido no Tigra. Mas acho que também se deve ao fato do carro ser automático e, por isso, o braço ficar na direção o tempo todo.
Vou acabar providenciando um descanso de braço pro carro.

Que bom que o Myconnection mantém a configuração do auxiliar. O cara preta volta pro modo anterior e tenho que manter o botão do auxiliar apertado por 5s pra ele mudar de modo outra vez Sad
Agora é qse certo que vou trocar o cara preta pelo MC. Só tenho que achar mais uma outra coisinha.... Wink

[]s

#68
 kentakk

kentakk
Diamond Titanium
Diamond Titanium
willians.santana.3 escreveu:Meu rádio desliga e religa após a ignição.
Inclusive saindo do modo auxiliar (que é o que mais uso)

[]s
Quanto ao modo auxiliar nao sei te responder.
Mas o normal eh qdo desliga o carro o radio tb desliga e quando liga o carro o radio volta. Mas acho que na posicao que tava.

#69
 willians.santana.3

willians.santana.3
Membro Platinum
Membro Platinum
kentakk escreveu:
willians.santana.3 escreveu:Meu rádio desliga e religa após a ignição.
Inclusive saindo do modo auxiliar (que é o que mais uso)

[]s
Quanto ao modo auxiliar nao sei te responder.
Mas o normal eh qdo desliga o carro o radio tb desliga e quando liga o carro o radio volta. Mas acho que na posicao que tava.
No cara preta MP3 (meu caso), eu garanto que ele sai do modo auxiliar voltando pra um dos outros modos anteriores
No MyConnection o Josimar testou e ele permanece no modo auxiliar mesmo depois de religado Wink

[]s

#70
 paesrm

paesrm
Membro Jr
Membro Jr
willians.santana.3 escreveu:Não acredito que vá queimar por ser preparado para as oscilações elétricas do carro.
Me incomoda mais ele sair do modo auxiliar d volta para o rádio (geralmente o que estava antes).

[]s
Pessoal, eu penso que os rádios de hoje já tem essa proteção contra oscilações elétricas, mas celulares ou GPS's pode sim danifica-los.
O rádio do meu carro não é original, é um modelo da Pionner que eu posso ligar e desligar ele antes de dar a partida no motor, bastando pressionar a tecla 'on' por alguns segundos para desliga-lo. Quando eu o instalei fiz questão de deixar no modo de somente ligar quando a chave está na ignição e no primeiro estágio. Sem a chave nesta posição ele não liga.

#71
 Makobjr

Makobjr
Membro Pro
Membro Pro
Gostaria de falar sobre os freios da minha eco.
Quando peguei estava uma merd...... ate cheguei encrencar com o vendedor mas eles nem quiseram saber.
mas preferi trocar com pessoas que confio pois não gosto dos mechanicos de ccs.

fez troca total do fluido e sangria. o freio fico uma maravilha comparado ao que veio, é um pouco pesado mas sempre respondeu muito bem.
Depois que me acostumei, quando precisei segurou muito bem e tbm por causa do ABS.

As pastilhas se não me engano  e da bendix.



A minha eco e uma 2008 AT.

https://www.youtube.com/channel/UCD5sWCShHjbt6QMwMrsg--w

#72
 kentakk

kentakk
Diamond Titanium
Diamond Titanium
Makobjr escreveu:Gostaria de falar sobre os freios da minha eco.
Quando peguei estava uma merd...... ate cheguei encrencar com o vendedor mas eles nem quiseram saber.
mas preferi trocar com pessoas que confio pois não gosto dos mechanicos de ccs.

fez troca total do fluido e sangria. o freio fico uma maravilha comparado ao que veio, é um pouco pesado mas sempre respondeu muito bem.
Depois que me acostumei, quando precisei segurou muito bem e tbm por causa do ABS.

As pastilhas se não me engano  e da bendix.



A minha eco e uma 2008 AT.
esse negocio de lojinha de carros eh bom comprar em uma que tenha algum renome na praça..... pois eh direito do cliente reclamar de eventual problema no veiculo....

#73
 Makobjr

Makobjr
Membro Pro
Membro Pro
kentakk escreveu:
Makobjr escreveu:Gostaria de falar sobre os freios da minha eco.
Quando peguei estava uma merd...... ate cheguei encrencar com o vendedor mas eles nem quiseram saber.
mas preferi trocar com pessoas que confio pois não gosto dos mechanicos de ccs.

fez troca total do fluido e sangria. o freio fico uma maravilha comparado ao que veio, é um pouco pesado mas sempre respondeu muito bem.
Depois que me acostumei, quando precisei segurou muito bem e tbm por causa do ABS.

As pastilhas se não me engano  e da bendix.



A minha eco e uma 2008 AT.
esse negocio de lojinha de carros eh bom comprar em uma que tenha algum renome na praça..... pois eh direito do cliente reclamar de eventual problema no veiculo....
Então o problema que não era uma lojinha mas sim na Ford MIX na Cantagalo no bairro do Tatuapé.
mas eu mesmo não quis prolongar muito, confio mais no pessoal que sempre mexeu no meu carro que é na prisma pneus no Tatuapé, não é uma mecânica mas mas na parte de freios suspensão esta coisas que ficam na parte de baixo sempre levo lá.

https://www.youtube.com/channel/UCD5sWCShHjbt6QMwMrsg--w

#74
 anru

anru
Membro Jr
Membro Jr
GALERA, BOM DIA.

ESTA SEMANA, REALIZEI UM TESTE COM A MINHA ECO 2.0 AT, FREIANDO-A COM O PÉ ESQUERDO EM UMA RUA SEM MOVIMENTO.

ACELEREI ATÉ 30 KM/H AÍ PÉ NO FREIO: A FRENAGEM FUI BRUTAL. COM O PÉ DIREITO (O NORMAL) ISSO NÃO ACONTECEU. OBS: NÃO SOU CANHOTO.

SERÁ QUE A GALERA TEM UMA EXPLICAÇÃO PARA TAL? E QUANTO AOS MOTORISTAS CANHOTOS?

VALEU, TUDO DE BOM.

#75
 SIMIONI

SIMIONI
Membro Pleno
Membro Pleno
Fala Anru,

Não sei se você viu mas eu comentei isso aqui mesmo nesse tópico, não faz muito tempo!

De fato, a frenagem com o pé esquerdo é BRUTAL (você usou o termo perfeito). Para mim a única explicação que faz sentido é o "costume". O pé direito já está acostumado a pressionar o pedal do freio, nosso cérebro já está "treinado" para fazer aquele movimento... Com o pé esquerdo a história é diferente, pois não "sabemos" quanta força precisa ser aplicada no pedal e temos muito menos sensibilidade nesse pé justamente pela falta de uso!

Eu já fiz um outro teste que meio que comprovou a minha teoria. Primeiro tente frear normalmente, como você sempre faz (com o pé direito). Depois repita o teste posicionando o pé de outra forma (tirando o calcanhar do chão e apoiando o pé somente no pedal). Você vai perceber que já muda bastante.

Não acredito que o ponto em que o pé encosta no pedal faça diferença, acho que a força e velocidade aplicada no pedal é que faz a diferença... No fundo o que quero dizer é que o que muda a reação do carro é a maneira (variada, diferente) que aplicados o freio.

De qualquer forma é errado frear com o pé esquerdo, mesmo quem é canhoto não deve fazer isso.

Abs

#76
 Conteúdo patrocinado


Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo  Mensagem [Página 3 de 4]

Ir à página : Anterior  1, 2, 3, 4  Seguinte


Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos