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Duvida com cambio automatico ( uso do N em semároro)

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#1
 rondon

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Iniciante
Iniciante
Ola pessoal, a duvida é essa . Posso colocar no N (neutro) sempre que parar no semaforo? estou pensando em economia de combustivel e talves do sistema tambem, ou ele sera mais exigido pelas mudanças constantes ??Em tempo, eu adquiri o automatico pela oportunidade do negocio e nao por gosto , por isso gostaria de saber se posso cambia-lo normalmente . Desde ja Obrigado!

#2
 dponecator

dponecator
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Membro
Pode e deve. Assim economiza combustível e não sobrecarrega o conjunto de transmissão, pois desacopla a marcha do motor. Vc podetranquilamente passar de "D" para 1, 2... Para aproveitar melhor o desempenho do motor.

#3
 dblopes

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Iniciante
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Pode sim, sem ocasionar nenhum danos à transmissão. Veja no link abaixo a recomendação do Engº Boris Feldman do programa VRUM do SBT:
http://estadodeminas.vrum.com.br/app/noticia/vrum-na-tv/2012/05/25/interna_vrumtv,45894/boris-tira-duvidas-de-telespectadores-no-auto-papo.shtml

#4
 kentakk

kentakk
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dblopes escreveu:Pode sim, sem ocasionar nenhum danos à transmissão. Veja no link abaixo a recomendação do Engº Boris Feldman do programa VRUM do SBT:
http://estadodeminas.vrum.com.br/app/noticia/vrum-na-tv/2012/05/25/interna_vrumtv,45894/boris-tira-duvidas-de-telespectadores-no-auto-papo.shtml


eu acho que esse boris eh um burro. Pois tenho certeza que ao desengatar a primeira marcha e colocar em neutro isso vai desgastar a embreagem da primeira marcha, uma na hora de desengatar e outra na hora de engatar. Se no caso for fazer isso desengate antes que o carro pare, pois o esforco sera menor. E na hora de engatar nao tem jeito vai dar aquele soquinho. Mas gasta a embreagem da primeira.
A linha chevrolet astra, zafira tem o neutro automatico. Nao sei ao certo como funciona, se for a base do desabastecimento de oleo no conversor de torque ai nao gasta nada, pois apenas sem oleo no conversor ele nao traciona e tambem esta manobra nao gasta as embreagens. Mas nao sei ao certo como funciona, pois qdo vou as concessionarias ninguem sabe nada a respeito. Eu tinha um projeto pra inventar esse neutro control, mas qdo vi ja era tarde a honda no japao jatinha inventado isso.

#5
 kingleer

kingleer
Membro Gold
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Meu deus, gente. "Pode e deve?" VRUM?

Perguntem pra qualquer mecânico especializado em câmbio automático e ele vai te dizer que isso gera desgaste no sistema - é um pistão que é movimentado (embreagem à frente) toda vez que o carro vai de neutro para 1a marcha. Também há grande mudança de pressão na linha. No manual técnico do câmbio 4F27E que postei no outro tópico sobre câmbio automático isso é bem explicado. O kentakk está certíssimo sobre o funcionamento do câmbio da GM, também.

Passar as marchas manualmente também não faz muito sentido, já que 90% do tempo a seleção de marcha é feita pela posição do acelerador ("tocada"). Pise leve e o câmbio vai trocar as marchas em baixa rotação, pise mais fundo e ele vai esticar um pouco mais, pise tudo e as trocas só serão feitas em 6250RPM. Além disso, não é possível fixar o câmbio em 3a ou 4a marcha.

Esse Bóris é uma piada. É só assistir os reviews que ele faz (incluindo da EcoSport) para saber que não dá pra levar o cara a sério.

#6
 rondon

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Iniciante
Iniciante
Bom pessoal, pelo que entendi terei que dirigir o carro com bom senso, ou seja, o carro é automatico e precisa ser dirigido no dia a dia como automatico e reduções só em casos especificos (declives ou aclives)e o uso do N vai depender do transito (muito tempo parado ou não) é intuitivo. E apesar do automatico da eco ser 4 marchas eu nao devo ficar cambiando como se fosse um tiptronic. Uma vez ou outra tudo bem ,por exemplo se eu nao concordar com a marcha engatada na subida de uma ladeira (esporadico) ou quando da necessidade de reduzir a velocidade drasticamente em funçao de uma curva em estrada mal sinalisada (comum onde moro aqui na Bahia) , risco de colisão etc. Só vou pegar o carro quando for para São Paulo semana que vem , por isso a ansiedade e as duvidas , mas obrigado!!

#7
 kentakk

kentakk
Diamond Titanium
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rondon escreveu:Bom pessoal, pelo que entendi terei que dirigir o carro com bom senso, ou seja, o carro é automatico e precisa ser dirigido no dia a dia como automatico e reduções só em casos especificos (declives ou aclives)e o uso do N vai depender do transito (muito tempo parado ou não) é intuitivo. E apesar do automatico da eco ser 4 marchas eu nao devo ficar cambiando como se fosse um tiptronic. Uma vez ou outra tudo bem ,por exemplo se eu nao concordar com a marcha engatada na subida de uma ladeira (esporadico) ou quando da necessidade de reduzir a velocidade drasticamente em funçao de uma curva em estrada mal sinalisada (comum onde moro aqui na Bahia) , risco de colisão etc. Só vou pegar o carro quando for para São Paulo semana que vem , por isso a ansiedade e as duvidas , mas obrigado!!

Isso mesmo...
A proposito vc que he da Bahia pegou o carro em SP com preço bom?
Ja vai chegar amaciado ai na Bahia.

#8
 rondon

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Iniciante
Iniciante
Ola Kentakk...
O carro era da minha irmã (25000 km rodados) 2008 xlt. Eu acredito que a negociaçao tenha sido justa e não é sempre que se acha um veiculo nesse estado com esse tipo de procedencia ,ou seja , não deu pra dar aquela choradinha extra ..., mas com certeza valeu a pena!

#9
 kingleer

kingleer
Membro Gold
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Ela rodava pouco ou usava todo dia dentro da cidade? 25 mil km é pouco para um carro 2008. Te recomendo antecipar a troca de óleo do câmbio. O manual indica 50 mil km, mas não prevê uso severo...

#10
 rondon

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Iniciante
Iniciante
Ola Kingleer.
Eu acredito que ela use pouco pois ela nao trabalha , apenas buscar o filho na escola as vezes ,mercado, Banco,ou seja , ela não sai todos os dias com o carro que fica o tempo todo na garagem.Eu entendo que ela faça um uso severo como a maioria dos carros em uma cidade grande (eu acho que cidade pequena deva ser pior pelos trajetos muito curtos) , porem ela não faz uso diario .E ai será que é bom trocar esse óleo do cambio ,pois do carter eu ja programei pois trarei o carro aqui pra Bahia (1580 km cravados casa a casa) licencio por aqui devido ao ipva um pouco menor e para escapar do Controlar (vistoria anual), caso contrario vou sofrer todo ano para fazer o licenciamento!!

#11
 kingleer

kingleer
Membro Gold
Membro Gold
Acho que é bom levar em uma oficina especializada para olhar, mesmo que ela tenha feito todas as revisões em concessionária. As css aqui do RS terceirizam todo o serviço relativo a câmbio AT, então não confio muito nos "consultores". A troca é 50 mil km ou 5 anos - como ela é 2008, talvez precise. Olha se o fluído não tem cheiro de queimado, se não está escuro ou tem limalha, se está no nível (precisa verificar com o carro ligado, em N, depois de rodar um pouco). Se precisar trocar, TEM que ser o Mercon V. Não pode ser Dexron III que é o mais comum usado nas oficinas.

#12
 kentakk

kentakk
Diamond Titanium
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kingleer escreveu:Acho que é bom levar em uma oficina especializada para olhar, mesmo que ela tenha feito todas as revisões em concessionária. As css aqui do RS terceirizam todo o serviço relativo a câmbio AT, então não confio muito nos "consultores". A troca é 50 mil km ou 5 anos - como ela é 2008, talvez precise. Olha se o fluído não tem cheiro de queimado, se não está escuro ou tem limalha, se está no nível (precisa verificar com o carro ligado, em N, depois de rodar um pouco). Se precisar trocar, TEM que ser o Mercon V. Não pode ser Dexron III que é o mais comum usado nas oficinas.

Eu creio que todas as ccs do brasil terceirizam a manutencao do cambio automatico devido a incopetencia das mesmas. Uma vergonha.....
Apesar que aqui em sp tem uma casa de hidramaticos que tem mais de 60anos de tradicao e a anos atras pedi um conserto que nao ficou bom, gastei dinheiro e o carro ficou na mesma. Conclusao estudei o manual de manutencao e consertei eu mesmo o cambio. Era defeito eletrico por mau contato no modulo.
Eu ate pensei em montar uma oficina de diagnostico de cambios automaticos. Pois nao gosto de mexer no grosso que eh desmontar a parte hidraulica e mecanica. Mas na parte mais critica que eh a eletronica eu tenho muita afinidade. A maioria das oficinas consertar cambios na base da tentativa-e-erro.

#13
 kingleer

kingleer
Membro Gold
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O que eu notei na maioria das oficinas especializadas é que eles pegam muito mais carros antigos e importados do que novos, o que aumenta bastante o custo das ferramentas de diagnóstico. Hoje em dia é tudo padronizado, a variedade de câmbios é menor e os sistemas mostram informações mais detalhadas. Por isso elas ainda preferem ir no grosso, o que põe o custo diretamente no cliente e não no aprimoramento da oficina.

Rondon, uma coisa que esqueci de te falar. Tu comentou sobre precisar reduzir antes de entrar em uma curva. O mais perto disso é desligar a 4a (overdrive), o que não fixa na 3a. Nesse caso e em subidas e descidas de serra, usa o botão abaixo da manopla, que desliga/liga o overdrive. Fica uma luz laranja acesa no painel dizendo "O/D OFF" quando ele está desligado. Tu vai mexer bem pouco na alavanca pois o câmbio só fixa na 1a e 2a marcha e mesmo selecionando essas marchas elas só vão entrar em velocidade compatível, ou seja; se tu estiver a 130 e puxar a alavanca pra 2a o câmbio não vai reduzir. Outra coisa que pode ser difícil de se acostumar é que esse câmbio nunca reduz dando tranco como dá para fazer no câmbio manual. Quando tu está freando, a redução é bem suave, às vezes difícil de sentir. Mas pode ter certeza que ele vai detectar a velocidade e reduzir de acordo, sim, mas fazendo as trocas mais suaves, com o giro mais baixo. Alguns carros automáticos, mesmo com mais marchas, tem a redução mais forte, em giros mais altos, principalmente aqueles com configuração mais esportiva.

#14
 rondon

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Iniciante
Iniciante
Ola, peguei o carro!!
Muito novo, muito forte, cambio gostoso sem trancos e trocas suaves. Ainda nao peguei estrada . Troquei o óleo, filtro e verifiquei oleo do cambio automatico que estava muito, muito limpo (2008, 25000 km) , claro e sem cheiro , limalhas nada ,ou seja parece que esta tudo em ordem .Ainda não me acostumei totalmente ,principalmente na hora de estacionar (desligar) o carro, devido a todo aquele procedimento ( N , freio de mão, etc) O carro esta ótimo!!

#15
 Wagnão Lopes

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Iniciante
Iniciante
rondon escreveu:Ola, peguei o carro!!
Muito novo, muito forte, cambio gostoso sem trancos e trocas suaves. Ainda nao peguei estrada . Troquei o óleo, filtro e verifiquei oleo do cambio automatico que estava muito, muito limpo (2008, 25000 km) , claro e sem cheiro , limalhas nada ,ou seja parece que esta tudo em ordem .Ainda não me acostumei totalmente ,principalmente na hora de estacionar (desligar) o carro, devido a todo aquele procedimento ( N , freio de mão, etc) O carro esta ótimo!!

Rondon, estou na mesma, peguei o carro na sexta feira passada, e agora é que tô acostumando com esse negocio de P N D....

Mas vamos falar o que é verdade, o carro é show....

#16
 kingleer

kingleer
Membro Gold
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rondon escreveu:Ola, peguei o carro!!
Muito novo, muito forte, cambio gostoso sem trancos e trocas suaves. Ainda nao peguei estrada . Troquei o óleo, filtro e verifiquei oleo do cambio automatico que estava muito, muito limpo (2008, 25000 km) , claro e sem cheiro , limalhas nada ,ou seja parece que esta tudo em ordem .Ainda não me acostumei totalmente ,principalmente na hora de estacionar (desligar) o carro, devido a todo aquele procedimento ( N , freio de mão, etc) O carro esta ótimo!!

Cara, maravilha. Bom que tu gostou do câmbio. Se não tem limalha e o óleo estava ok, excelente. Verifica o óleo sempre, se achar alguma coisa estranha, vai em uma especializada - esse problema aqui está cada vez mais comum nesses câmbios (Focus, Fusion e EcoSport), e o primeiro indicativo é a limalha: http://www.rodaksul.com.br/webcontrol/upl/19_18_1.pdf

Isso aconteceu na minha, infelizmente. Primeiro carro automático que dá problema, de tantos que já tivemos na família...

#17
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