Zenrik escreveu:Olá, saudações a todos
Tenho um Ecosport 4WD 2010, excelente carro - conforto, anda bem, consumo razoável (+ou- 9,5 km/L).
Bom, quando adquiri (em 2011 com 30.000 km), a transmissão 4x4 estava quebrada e troquei (R$4.000,00) agora com 80.000 km, começou a vazar óleo de câmbio, bem embaixo, na junção do motor e câmbio. Levei no mecânico, e para minha surpresa, disse que não há retentor externo e o interno não da pra tirar, tendo que trocar a "carcaça" toda do diferencial dianteiro. Perguntei qual era a causa desse vazamento e ele disse que foi pelo desgaste natural.
Mesmo se consertar o carro (que vai ficar em torno de R$5.000,00), corro o risco de ter esse "desgaste natural" novamente, e consequentemente ter que trocar a peça de novo.
Alguém já passou por isso? Podem me ajudar?
Olá,
Zenrik. Bem vindo ao fórum.
Infelizmente não tenho experiência com este tipo de problema e geralmente me abstenho de comentar sobre assuntos que não conheço para não falar bobagem, mas lá vai:
Primeiro, sobre
trocar a transmissão, fiquei curioso porque você a trocou inteira. Eu mesmo tenho problema com o eixo
cardan, mas isso já faz 35.000 km e até hoje só troquei o rolamento central, já que o preço da peça é um absurdo. E funciona tudo ok!
Seu problema foi no
mancal central? Rolamento? Ou cruzeta?
Sobre o
vazamento de óleo, eu procuraria uma segunda opinião. Aliás, foi numa CSS Ford? Seria interessante ter pelo menos a opinião deles.
Em tese, o conjunto motor/câmbio deveria ser o mesmo do Eco 4x2 manual 2.0. Não sei se este conjunto é diferente no 4WD, apesar das primeiras marchas reduzidas e do diferencial dianteiro...
Se for igual, o tratamento deve ser o mesmo e a galera da CSS deve ter experiência do assunto.
Trocar a carcaça inteira parece realmente muito radical. Para isso existe retífica, se necessário. Já se foi o tempo em que se dizia que bloco de alumínio não permitia retífica. É um pouco mais cara, mas possível...
Enfim, minha sugestão é realmente procurar uma
segunda opinião, preferencialmente de uma
CSS Ford. Você não é obrigado a fazer o serviço com eles; faça o diagnóstico, veja o preço do serviço e, se não quiser, vá para outro lugar.
Mas, pelo menos em tese, eles são os mais indicados pra realizar um diagnóstico mais preciso.
De qualquer forma vou dar uma pesquisada para ver se encontro algo a mais na
Web.
Boa sorte!