EcoSport Club

Fórum de discussões sobre o Ford EcoSport


Olá pessoal, caso queiram participar do grupo de whatsapp, basta deixar o seu número no tópico WhatsApp. https://ecosportclub.forumeiros.com/t2104-whats-app-ecosport?highlight=whatsapp

Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

ECOSPORT 4WD: A MELHOR ECOSPORT DA FORD

Ir à página : Anterior  1 ... 10 ... 16, 17, 18, 19  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo  Mensagem [Página 17 de 19]

#1
 sandro

avatar
Membro
Membro
Relembrando a primeira mensagem :

OI PESSOAL,

SOU NOVO NO FORUM, MAS QUERO ABRIR UM ESPAÇO PARA COMENTÁRIOS DE QUEM JÁ TEVE, DE QUEM TEM E TAMBÉM DE QUEM ESTÁ PENSANDO EM ADQUIRIR O MELHOR JIPE URBANO DO BRASIL. A ECOSPORT E EM ESPECIAL A DE MELHOR CONJUNTO MECÂNICO A 4WD.


#401
 BASICO

avatar
Membro Pleno
Membro Pleno
Este tópico iniciado  em 16 Dezembro  2010  ou seja com apenas 41 meses, completa hoje a marca Histórica de:
1) 13.302  visualizações// 17 paginas, recordista ?? deste BLOG.
e o recorde  de

400 (quatrocentas) respostas.

Parabéns a todos nós que  temos  e gostamos dos nossos ECO/NOVOECO     4 W D.
Parabéns também aqueles que são fans  dele também.

Nestes   >41 meses  de    tópico foram 400 mensagens , com perguntas, opiniões  conceitos  todos sobre  esta configuração 4WD,
tão  "maltratada" em termos de divulgação por parte da FORD CAMAÇARI, sem falar no desconhecimento quase completo por parte dos famosos "CONSULTORES" revendas FORD.

Portanto parabéns a todos nós  por esta data histórica

Inicio tópico  16  DEZEMBRO 2010

DATA hoje     16 MAIO          2014

#402
 Josimar

Josimar
Diamond Titanium
Diamond Titanium
Caro amigo BASICO, como você bem sabe, sou fã desta versão que representa o mais puro espírito aventureiro do EcoSport.


Já houve uma época que este tópico era sim, o mais visitado e mais comentado aqui do clube...


Mas perdemos espaço para um assunto mais comum a todos os Ecos... CONSUMO.


Pois é, o tópico sobre consumo é um pouco mais antigo do que este (18/OUT/2010) e tem 25 páginas, 617 respostas e 15.045 visualizações.


https://ecosportclub.forumeiros.com/t50-consumo-de-combustivel


Mas ainda estamos no páreo, rsrsrs. 


Grande abraço!

#403
 BASICO

avatar
Membro Pleno
Membro Pleno
Josimar parece ser um tema de muita relevância, no meu caso como quem paga o combusivel e a empresa (mini mordomia), por isto não achorelevante. Tanto que so abasteço meu 4WD com ETANOL, <
Mas na verdade eu queria completar a 400 mensagem deste TÓPICO criado lá em dezembro 2010 com nome tão sugestivo.
ECOSPORT 4WD o melhor ECOSPORT da FORD.

Esta tradição continuou no NOVOECO 4WD. que apesar de vender pouco menos de 1% do total, recebeu da FORD

2 excelentes diferenciais Exclusivos do 4WD.

a)cambio manual 6 marchas

b)Novo sistema 4WD oriundo escape.

Alem de Reposicionar esta configuração na versão FRESTYLE
Retirando-a de ser TOP LINHA o que se tivesse continuado faria com que hoje esla custaria em redor de r$80.000(seria igual a TITANIUM).


#404
 Zenrik

avatar
Iniciante
Iniciante
Olá, saudações a todos

Tenho um Ecosport 4WD 2010, excelente carro - conforto, anda bem, consumo razoável (+ou- 9,5 km/L).

Bom, quando adquiri (em 2011 com 30.000 km), a transmissão 4x4 estava quebrada e troquei (R$4.000,00) agora com 80.000 km, começou a vazar óleo de câmbio, bem embaixo, na junção do motor e câmbio. Levei no mecânico, e para minha surpresa, disse que não há retentor externo e o interno não da pra tirar, tendo que trocar a "carcaça" toda do diferencial dianteiro. Perguntei qual era a causa desse vazamento e ele disse que foi pelo desgaste natural.
Mesmo se consertar o carro (que vai ficar em torno de R$5.000,00), corro o risco de ter esse "desgaste natural" novamente, e consequentemente ter que trocar a peça de novo.

Alguém já passou por isso? Podem me ajudar?

#405
 Zenrik

avatar
Iniciante
Iniciante
Alguém??

BASICO, JOSIMAR, erá que postei no lugar certo??

#406
 BASICO

avatar
Membro Pleno
Membro Pleno
Tive um ECOSPORT 4WD, comprado zero   no lançamento da linha 2010/2011 em fevereiro 2010.

Passei 3 anos com ele  utilizando-o bem em passeios praisticos e claro tratando com zelo.

Reconheço que comprar um 4WD usado como foi seu caso e meio complicado, por conta de haver 3  tipos de antigo dono do veiculo.


A)Aquele que       ESMERILHAVA O VEICULO SEM DÓ,  "assando" o veiculo, e pior sem da o zelo que ele merece.

b)Aquele como diz a propagando do BOM  NEGOCIO .COM   o famoso "INOCENTE", que comprou  o veiculo 4WD, POR UM ACASO DA VIDA.
Raramente utilizou veiculo fora de estrada, mas em compensaçãonunca abriu o MANUAL veiculo, podendo ater ter utilizado  BOTÃO TRAÇÃO LIGADO  NO ASFALTO, rsrsr

Sem falar no risco de ter andado em terreno igreme areal sem liga o botãodo painel e ai """ESQUENTANDO o sistema SILICONE EXPANDIDO.

c)Finalmente um ex-dono como eu zeloso e sabendo teoricamente tudo sobre veiculo, lendo   sempre seu manual, e utilizando-o sem
EXAGEROS.


Não sei se ex dono do seu atual veiculo, era opção A) ou opção B.

Mas com certeza opção C << não foi.

**Detalhe repassei para meu filho o ECOSPORT 4WD hoje com 60.000kms  funcionando perfeitamente. o que foi mudado do veiculo:

a)Bateria colocada uma nova de 60 amperes.

b)JOGO0 DE EMBREAGEM COMPLETO TROCADO COM 38.000KMS

C)direção HIDRAULICA  TROCADA NA GARANTIA com 25.000kms.

d)    4 AMORTECEDORES NOVOS
2 PNEUS PIRELLI SCORPION ATR  NOVOS COM 60.000LKMS.


COM 35 < meses de uso teve problema esquente motor, devido rachão discreo na mangueira
mais serviço foi feito na GARANTIA   FORD  3 anos lançada na linha 2010/2011.

Realmente o 4WD, e   como um cavalo de raça tem   de ser tratado   com carinho e atenção,   mas ele retribuirá  correspondendo ao  que você   espera    dele.
]


Um abraço e  mande noticias  aqui neste TOPICO  de grande sucesso

Pois aqui é a nossa casa, minha do amigo Josimar   e agora você.

#407
 Zenrik

avatar
Iniciante
Iniciante
Oi BASICO, obrigado pelo comentário.

Com certeza o antigo dono foi do tipo "B", o carro está novinho..., muito conservado (com chave reserva, manual do proprietário, manual do My Connection), faço revisões a cada 10.000 km - o carro está em dia!!!

Minha dúvida mesmo é se essa junção do motor com o câmbio tem algum retentor que possa ser trocado ou se precisa trocar carcaça toda.
Você sabe me dizer?

#408
 Josimar

Josimar
Diamond Titanium
Diamond Titanium
Zenrik escreveu:Olá, saudações a todos

Tenho um Ecosport 4WD 2010, excelente carro - conforto, anda bem, consumo razoável (+ou- 9,5 km/L).

Bom, quando adquiri (em 2011 com 30.000 km), a transmissão 4x4 estava quebrada e troquei (R$4.000,00) agora com 80.000 km, começou a vazar óleo de câmbio, bem embaixo, na junção do motor e câmbio. Levei no mecânico, e para minha surpresa, disse que não há retentor externo e o interno não da pra tirar, tendo que trocar a "carcaça" toda do diferencial dianteiro. Perguntei qual era a causa desse vazamento e ele disse que foi pelo desgaste natural.
Mesmo se consertar o carro (que vai ficar em torno de R$5.000,00), corro o risco de ter esse "desgaste natural" novamente, e consequentemente ter que trocar a peça de novo.

Alguém já passou por isso? Podem me ajudar?
Olá, Zenrik. Bem vindo ao fórum.

Infelizmente não tenho experiência com este tipo de problema e geralmente me abstenho de comentar sobre assuntos que não conheço para não falar bobagem, mas lá vai:

Primeiro, sobre trocar a transmissão, fiquei curioso porque você a trocou inteira. Eu mesmo tenho problema com o eixo cardan, mas isso já faz 35.000 km e até hoje só troquei o rolamento central, já que o preço da peça é um absurdo. E funciona tudo ok!

Seu problema foi no mancal central? Rolamento? Ou cruzeta?

Sobre o vazamento de óleo, eu procuraria uma segunda opinião. Aliás, foi numa CSS Ford? Seria interessante ter pelo menos a opinião deles.

Em tese, o conjunto motor/câmbio deveria ser o mesmo do Eco 4x2 manual 2.0. Não sei se este conjunto é diferente no 4WD, apesar das primeiras marchas reduzidas e do diferencial dianteiro...  

Se for igual, o tratamento deve ser o mesmo e a galera da CSS deve ter experiência do assunto.

Trocar a carcaça inteira parece realmente muito radical. Para isso existe retífica, se necessário. Já se foi o tempo em que se dizia que bloco de alumínio não permitia retífica. É um pouco mais cara, mas possível...

Enfim, minha sugestão é realmente procurar uma segunda opinião, preferencialmente de uma CSS Ford. Você não é obrigado a fazer o serviço com eles; faça o diagnóstico, veja o preço do serviço e, se não quiser, vá para outro lugar.

Mas, pelo menos em tese, eles são os mais indicados pra realizar um diagnóstico mais preciso.

De qualquer forma vou dar uma pesquisada para ver se encontro algo a mais na Web.

Boa sorte!

#409
 Zenrik

avatar
Iniciante
Iniciante
Saudações,

Basico, Josimar - conversei com o mecânico da Ford e consegui o impresso do diferencial dianteiro.

É o seguinte: existe um retentor que vai no pinhão do carro e se desgasta pelo uso, e se não troca somente o retentor - a retirada dele é muito difícil e o retentor (peça danificada) a Ford não vende, a solução é trocar o conjunto inteiro que sai a R$3590,00 só a peça.

Segue abaixo o link da foto do diferencial da Eco 4WD 2003 até 2012 - a seta verde é o retentor que "seria" trocado.
Obs.: O preço (R$3590,00) escrito a caneta é do próprio mecânico da Ford, e o conjunto a ser trocado é tudo isso que está dentro do "quadrado".

ECOSPORT 4WD: A MELHOR ECOSPORT DA FORD - Página 17 2s63j1x



E agora o link da foto do diferencial da Eco 4WD nova - a seta verde é o retentor, que agora sim, se encontra pra comprar e pode ser trocado.

ECOSPORT 4WD: A MELHOR ECOSPORT DA FORD - Página 17 2a0gdg4


Gostaria de ficar com o carro por um bom tempo ainda, pois está super conservado e atende muito bem o uso que faço dele, mas optei por trocá-lo.
É uma pena que a Ford não corrigiu o problema nas primeiras versões.

Abraço a todos

#410
 Josimar

Josimar
Diamond Titanium
Diamond Titanium
O colega julierme.rodrigues.3  também está passando por um problema similar.


"Minha Eco 4wd está vazando óleo no retentor do cardan(...). Aqui em Goiânia não tem essa peça em nenhuma concessionária e nem auto peças... Já troquei o retentor duas vezes por paralelo e não adiantou, o problema ainda persiste. Nas lojas ele só vendem a árvore de transmissão inteira. Você tem noção de onde posso encontrar essa peça??? Alguma sugestão? Um mecânico me sugeriu retirar o cardan, já que meu uso é urbano, mas não queria mexer com isso..."


Será que não tem solução mesmo, sem trocar a peça inteira?

#411
 Zenrik

avatar
Iniciante
Iniciante
Olá a todos!!

Então, com base nas pesquisas que fiz, visitas a mecânicos e concessionárias - o retentor do "cardan" a Ford disponibiliza essa peça (retentor) para troca, sim. O ideal é colocar original mesmo, o paralelo não aguenta.

No meu caso o vazamento era (no passado, pois vendi o carro) no diferencial dianteiro. Esse não tem jeito mesmo.

Se o julierme.rodrigues.3 não precisa do 4x4 e faz uso só urbano, acho que poderia pensar em trocar por um 4x2 - e até pesquisar modelos de outras marcas também.

Por ex.:  
          Ecosport 4x2 2.0  2013/2013 câmbio manual --- R$61.000,00  (é um carro de lançamento relativamente novo no mercado)

           TR4       4X2 2.0  2013/2013 câmbio manual --- R$58.900,00  (é um carro considerado tradicional, robusto)

           Duster    4X2 2.0  2013/2013 câmbio manual --- R$55.990,00  (este também tradicional, originário da Romênia, leste europeu com o nome de Dacia).                                                                                                  

Todos no site da web motors.

Espero ter contribuído.

Abrs

#412
 Josimar

Josimar
Diamond Titanium
Diamond Titanium
Valeu, Zenrik!



 Like

#413
 PedroHenrique

PedroHenrique
Iniciante
Iniciante
gente, bateu uma dúvida aqui sobre o 4wd... ele só vai funcionar se o botão no painel for acionado? se o botão no painel não estiver acionado, quando as rodas dianteiras patinarem, automaticamente liga a tração?

#414
 Josimar

Josimar
Diamond Titanium
Diamond Titanium
Olá, Pedro.


Na verdade a tração está ligada o tempo inteiro quando o veículo está em movimento. Mesmo em condução normal o eixo cardan gira constantemente. O que muda é o torque a ser enviado para as rodas.


Em linhas gerais, podemos dizer que normalmente são 95% de força para o eixo dianteiro e 5% para o traseiro.


Se houver necessidade (numa curva, na lama, areia, etc), em casos de perda instantânea de tração traseira, até 30% do torque pode ser transferido automaticamente para o eixo traseiro.


Contudo, ao enfrentar sabidamente terrenos difíceis (lama, areia, terrenos íngremes, neve) deve-se acionar o botão para balancear o torque para ambos os eixos (50% para cada).


Numa situação de atolamento, por exemplo, é imprescindível acionar o botão, pois senão corre-se o risco de danificar o sistema.


Por outro lado, na condução por terrenos firmes (asfalto, p. ex.), não deve-se usar o botão acionado, sob pena de também danificar o sistema...


 Driver

#415
 PedroHenrique

PedroHenrique
Iniciante
Iniciante
obrigado Josimar!!! Sem dúvidas agora... abraço!!

#416
 Josimar

Josimar
Diamond Titanium
Diamond Titanium
Há quase dois anos precisei trocar o rolamento do mancal central do eixo cardã:

https://ecosportclub.forumeiros.com/t102p250-ecosport-4wd-a-melhor-ecosport-da-ford#18888

Há algumas semanas notei novamente um ruído típico de rolamento vindo da parte inferior do carro. Ao investigar, descobri que era novamente no eixo cardã, mais precisamente no rolamento central. 

Até que durou mais do que eu esperava (40.000 km), devido ao desgaste da borracha onde ele está inserido. Ela fica no meio do eixo cardã bipartido (dentro do mancal do eixo cardã). A solução definitiva seria trocar a borracha. Só que a FORD não oferece esta borracha para troca. Recomendaram que eu trocasse o eixo completo. Só que esta peça fica pela bagatela de R$ 5.000,00, fora a mão-de-obra.


Comprei novamente o rolamento, por R$ 230,00 (Cód. BG4A4800AA) e levei em uma oficina de confiança para trocar. Gastei mais R$ 100,00. 


Aproveitei para levar o mancal a algumas oficinas que trabalham com embuchamento de borracha, para ver se daria uma retífica. Mas aconselharam a deixar com está. Depois posto umas fotos.


Mas enfim, o barulho desapareceu. Agora é só esperar para ver se aguenta mais dois anos...

#417
 AlexandreSilva

AlexandreSilva
Iniciante
Iniciante
peguei hj a minha 4wd aquela antiga amarela 2005
surrada ja com 153.000 km
mas o antigo dono revisou o motor
espero ter feito um bom negocio
estou estudando bastante o forum Very Happy
e pescando varias dicas
sempre tive carro 1.0 , pequeno
clio,corsa...
vamos ver bounce

#418
 Josimar

Josimar
Diamond Titanium
Diamond Titanium
Bem vindo, Alexandre.


Parabéns por sua aquisição. O Eco 4WD amarelo ficou no imaginário popular como sendo a versão mais esportiva do nosso SUV. Só o 4x4 vinha nesta cor.


Sei que no início dá uma grande vontade de sair testando a tração, então atente para o fato de só usar o botão acionado em caso de necessidade extrema, tais como areia fofa, lama, etc. Só rode com ele acionado no asfalto/calçamento se for por alguns minutos e em locais sem curvas acentuadas!


Boa sorte!

#419
 AlexandreSilva

AlexandreSilva
Iniciante
Iniciante
Josimar escreveu:Bem vindo, Alexandre.


Parabéns por sua aquisição. O Eco 4WD amarelo ficou no imaginário popular como sendo a versão mais esportiva do nosso SUV. Só o 4x4 vinha nesta cor.


Sei que no início dá uma grande vontade de sair testando a tração, então atente para o fato de só usar o botão acionado em caso de necessidade extrema, tais como areia fofa, lama, etc. Só rode com ele acionado no asfalto/calçamento se for por alguns minutos e em locais sem curvas acentuadas!


Boa sorte!

Valeu pela dica josimar, eu ainda nao apertei o botao, nao sou muito curioso kkk
tambem estava pesquizando sobre isso, estava querendo comprar uma ECO 1.6, mas como apareceu no negocio essa 4wd, abracei, nao pretendo usar a traçao, talvez na praia pra testar, Obrigado!!!

#420
 Josimar

Josimar
Diamond Titanium
Diamond Titanium
Finalmente removi o mancal central do eixo cardã do 4WD e tirei umas fotos. Fiz isso para troca do rolamento central, fonte de ruídos no eixo:

ECOSPORT 4WD: A MELHOR ECOSPORT DA FORD - Página 17 72ygqw


Olha a situação da borracha que envolve o rolamento: 

ECOSPORT 4WD: A MELHOR ECOSPORT DA FORD - Página 17 168g2kz

Mesmo assim troquei o rolamento com cuidado para preservar o que restou da borracha e coloquei de volta. Já que não há o mancal central para troca, tenho que me torcer para o conjunto aguentar...

#421
 ITIM

ITIM
Iniciante
Iniciante
Bom dia, tenho uma eco 4wd 2008,estou muito satisfeito mas ja comecei ater problemas , como: homocinética, falhas no motor ,,velas etc,,,a respeito de peças onde comprar originais com melhor preço,,aguardo.

#422
 Josimar

Josimar
Diamond Titanium
Diamond Titanium
Bom dia. Bem vindo ao fórum.


Manter um carro não é barato. Ainda mais se for um 2.0 16V e além disso tracionado.


Só de manutenção preventiva, nos últimos 6 meses investi quase R$ 4.000,00. E isso porque não precisei mexer com motor nem com a tração do Eco, com exceção da troca de uma rolamento do eixo cardan, como citado acima.


Se eu fosse trocar o eixo completo seria pelo menos uns R$ 5.000,00.


O eixo é uma peça de metal simples, sem ter nada diretamente ligado à capacidade de tração ou distribuição do torque entre as rodas, ou seja, o sistema Control Trac II, especialmente o Conversor de torque Batizado E-RBC que é a alma do sistema. 


Se a gente for falar de trocar este sistema... Não, melhor nem falar... Nem tenho nem ideia de quanto custa, mas seguramente estamos falando em algo em torno de R$ 15.000,00...


Bom, mas não disse isso para te assustar, apenas para lhe dizer que se você gastar uns R$ 1.000,00 a 2.000,00 com os problemas que citou já está de bom tamanho.


Faça uma cotação das peças na CSS Ford e em um distribuidor independente.  As velas originais, por exemplo, paguei R$ 66,00 há alguns meses na própria Concessionária. Fora dela era ainda mais caro.


Se não quiser ir lá, basta ligar e pedir para falar com o setor de peças. Mas faça uma visita e verá que a CSS não assusta tanto assim. Apenas não autorize nenhum conserto sem antes checar os preços.


Se a junta homocinética for dianteira, é igual às do Eco 2.0 4x2 e custa algo em torno de R$ 300,00.


Se for traseira é específica do 4x4 e custa um pouco mais. Em BH tem vários distribuidores e uma rápida pesquisa na Web pode lhe indicar os melhores preços.


Abs

#423
 Ezequias

Ezequias
Membro
Membro
Tenho uma Eco 4 WD  Amarela, é tudo de bom, uso sempre a tração com cautela, como moro no litoral norte de São Paulo, tenho diversão todos os Finais de semana, rsrs.

Quando chego e avisto o perigo ( morro, lama, agua, areia, buracos) paro o carro, respiro fundo, aciono a tração, e vou que vou.

Passando pelo obstaculo, desligo a tração e sigo meu passeio.

Me divirto muito com a Eco.

Abraços

#424
 Josimar

Josimar
Diamond Titanium
Diamond Titanium
Bem vindo ao fórum, Ezequias.


EcoSport amarelo é tudo de bom mesmo, rsrs. É uma cor exclusiva das primeiras versões 4WD!


Lembro que sempre ficava babando por uma, mas tinha medo devido ao mito da manutenção. Precisei comprar três Ecos 4x2 para depois me aventurar no topo da categoria!


Moro no litoral Sul da Paraíba. Amanhã já começam as aventuras do fim-de-semana.


Você está bem pertinho de Ilhabela. Já foi a Castelhanos com o Eco?


Há um colega no fórum que precisa de dicas sobre a ilha:


https://ecosportclub.forumeiros.com/t3580-ilhabela-e-castelhanos-sera-que-aguenta


Abs

#425
 Ezequias

Ezequias
Membro
Membro
Ola Josimar.

Obrigado pela receptividade, também fiquei babando quando vi o anuncio dela, você sabia que só foi produzido um lote do amarelo apenas em 2004 ?

Quanto a Castelhanos, fui sim, é muito legal, pelo fato de ser uma área de reserva ambiental, só pode ir para a praia até as 14 horas, e só pode voltar após este horário, só vai 4x4, e quando fui, muitos acharão que não chegaria.

No final da estrada, tem uma saída para a esquerda que dá acesso a trilha da cachoeira do gato. e para chegar lá, tem que passar pelo rio, no dia a maré estava baixa e a profundidade era de 40 centímetros, parei, respirei fundo, acionei a tração e fui ser feliz kkk.

Amanha vou postar fotos de lá.

Esta é a vista do Morro do Santo Antonio, padroeiro de Caragua.

ECOSPORT 4WD: A MELHOR ECOSPORT DA FORD - Página 17 10f3z8m

Mais uma vez obrigado e manteremos contato.

#426
 Conteúdo patrocinado


Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo  Mensagem [Página 17 de 19]

Ir à página : Anterior  1 ... 10 ... 16, 17, 18, 19  Seguinte


Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos